Comentários para:

Olho na Petrobras

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio João

    O maior lucro de todas as petroliféras em 2022 foi da Petrobras, 188,3 bilhões de reais, resultado dos preços elevados, respolsável direto pelo aumento da inflação, da passagem do ônibus, do gás, do transporte de mercadoria, todos os brasileiros transferiram seu dinheiro para os acionistas da Petrobrás. Se o maior acionista é o povo brasileiro, é necessário que ele seja o principal benefíciário.

    Responda
  2. eli moura

    A Petrobrás tem que ter assegurada sua sustentabilidade extrativa, tem fazer os investimentos para que o país possa refinar toda a sua demanda e exportar os excessos. É um assalto contra a população, a Petrobrás ter trocentos incentivos e isençoes para produção e cobrar da população o mesmo de empresas internacionais que não tem nada disto bancado pela população. Se for para ser assim fechem a petrobrás e importem tudo, porque assim nao se gasta com isençoes e preservam as reservas nacionais.

    Responda
  3. João carlos Gonçalves de souza

    Tem opiniões que são difíceis de entender. Quando a Petrobras praticava preços dolarizados , chegou a ser a empresa do mundo que mais pagava dividendos , nem as petrolíferas privadas fizeram isso . Esse descontrole acabou gerando inflação no Brasil e empobrecimento da população. Mas a Folha não deu um pio se quer. Passou uma fase acritica , igual fez com Moro.

    Responda
  4. Sergio Iatchuk

    Impressionante a FSP. Por que não divulgou aos seus leitores que todas as gigantes multinacionais do petróleo tiveram seus lucros reduzidos no segundo trimestre, e não apenas a Petrobras. Seriam todas administradas pelo PT?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Nessa gestão não sei se é bem ou mal administrada. Espero que Lula não volte a seus antigos esquemas. Se ele errar novamente ou fracassar na economia o Coiso volta e será o caos. quanto a gestão da empresa pública em foto, temos que Rockfeler já disse que o melhor negócio do mundo é uma empresa de petroleo bem administrada e o 2º melhor e uma empresa dessas mal administrada.

  5. CARLOS SANTOS

    A Petrobras foi criada para servir à nação, não para se servir dela e transferir renda para rentistas. Não se esqueçam, sem Lula e o pré-sal, a Petrobrás já não existiria.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      garantias legais e constitucionais que a petrobras já tem para a extração do petroleo, graças a isso o Coiso não conseguiu privatizá-la. que se amplie a área de atuação com mais refinarias e outros empreendimentos, mas com garantias, senão mais dia ou menos dia serão privatizadas. Tem que fazer bem feito, senão o dinheiro público será usado em vão.

    2. Ricardo Arantes Martins

      menos. a petrobras sempre investiu em pesquisas e qualidade e não parou de crescer nos militares, décadas de 80 e 90. não descobriu o pré sal em razão da gestão Lula, mas durante a gestão lula. teria descoberto de qualquer forma. Lula erra ao voltar investimentos na petrobras em outras áreas que poderão ser privatizadas noutra gestão. é bom lembrar que numa democracia sempre haverá alternancia de poder. Essa ampliação tem de ter garantias constitucionais.

  6. Marcos Gandelsman

    Fui censurado por elogiar a atusl política de preços da Petrobras. Pode?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      algorítimo do programa censor, digo

    2. Ricardo Arantes Martins

      são algumas palavras, termos ou letras maiúsculas Marcos. Esses BoBó. C@s da Folha não entendem . as vezes basta usar símbolos ou dar espa-ços ou pontos. o algorítimo é muito antigo

  7. Marcos Gandelsman

    A política de preços de combustíveis, largamente elogiada pelos neoliberais, apenas gerou uma distribuição de dividendos gigantesca em comparação com as outras empresas do setor, enriquecendo os investidores e sendo o maior peso no índice da inflação em 2022. Palmas para a política atual da Petrobras.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Que política? O liberalismo econômico (que é o legítimo capitalismo selvagem) é a não intervenção na economia.

  8. Ricardo Arantes Martins

    mesmo assim a estatal faturou 30bilhões de reais no primeiro semestre. a empresa pública de energia nesses tempos tem de ser usada para a população. no caso temos a inflação as portas e o Brasil tem a distribuição de produtos e serviços basicamente via estradas o que influencia diretamente no preço final dos produtos. Não estou preocupado com a petrobras, um Rockfeler já disse que oo melhor negócio é uma empresa de petroleo bem administrada e o 2º melhor e uma empresa dessas mal administrada.

    Responda
  9. Hercilio Silva

    A Folha na defesa de dar bilhões a poucos investidores as custas de preços nas nuvens. Tá distribuído 45% do caixa livre em dividendos, antes era 60%. Isso sim é ameaça. Onde no mundo se paga isso?

    Responda
  10. Miro Costa

    Há mais em curso, porém. Previsão acertadíssima.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Muuuuu

  11. Luís Costa

    Trata-se de um jornalismo que defende os interesses neoliberais, do lucro dos acionistas e das privatizações sem pensar nos interesses da maioria da sociedade brasileira...um jornalismo que defende esses interesses querendo se passar como defensor do interesse de todos...

    Responda
  12. Luciano Siqueira Mina

    Me conove a forma dissimulada que essa Folha lamenta o fim da política que enriqueceu ainda mais os " acionistas" as custas do couro de quem tem carro, assim como a forma que este jornal ignora ( por ter apoiado) o papel de um ex- juiz suspeito e sua tresloucada operação que foi fundamental pra quase enterrar a empresa, mas esperar o quê de um jornal cujo desejo é a privatização da Petrobrás?

    Responda
  13. Peter Janos Wechsler

    Avidamente à espera de novas Abreu e Lima e Pasadena. Mas, o petróleo é nosso. Com a corrupção já embutida e a impunidade garantida.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Muuuuuu

  14. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A rentabilidade da empresa recém divulgada esta acima da repugnante taxa Selic de 13,25%? Se sim, ainda é pouco? Se não, então que se coloque o monopolismo, privado e estatal, em ritmo acelerado?

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    A Petrobrás foi submetida a um butim depois do golpe na Dilma. Fatiaram a empresa para privatizá-la em fragmentos, como no caso da distribuição e dos oleodutos. Agora que a empresa reage, reconstruindo seu patrimônio a folha faz um desserviço á informação, sugerindo que trata-se de ato populista. Como sempre a folha se posiciona como porta-voz de um neoliberalismo mofado e inepto, que implementou no Brasil a miséria e a fome.

    Responda
  16. Gil Carlos Dias

    A Folha jamais vai admitir que governos petistas estejam certos, ao manterem a estatal como tal. Vão meter o pau nas políticas pela estatal, pois o que querem mesmo é que ela seja cada vez mais explorada pelos acionistas rentistas e especuladores. Lula está no caminho certo. A Folha é que deve se explicar.

    Responda
  17. Ricardo Arantes Martins

    O Coiso tentou privatizar a petrobras, mas não conseguiu amparo constitucional/legal em razão do monopólio que a Empresa tem sobre o mercado. conseguiu algumas brechas para privatizar usinas. Essa reedição de investimentos da petrobras em novas áreas como fertilizantes ou novas usinas carece de proteção constitucional pétrea (imexível como diria Magri ou Collor). Sempre haverá alternância de poder numa democracia. De nada adianta investir para entrar ouro zé ruela como o Coiso e desfazer.

    Responda
  18. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Que grande bobagem. Completo desconhecimento do tema e de macroeconomia. A Petrobras tem na prática o monopólio no Brasil e estava atuando para dar (alta) margem de lucro aos importadores independentes. Estão com o robô preso com quem?

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Putz, que chatice, phôia. Nem argumentarei, ademã.

    Responda
  20. paulo werner

    A iniciativa de investir em pesquisas que deram na descoberta do pré-sal recebeu a mesma avaliação negativa do jornal. Só tem olhos para os dividendos. Outra: artificial é a paridade internacional.

    Responda