Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gabriel França

    Acho que os amigos não sabem ler ou não entendem o sentido da palavra "proporcional"... Além disso é triste ver como gente que se pensa como privilegiada, mas na verdade é ralé se comparada aos verdadeiros e pouvos privilegiados, os defende - e a seus privilégios - com unhas e dentes, submissos em todos os sentidos...

    Responda
  2. Luis Nunez

    Gostei do trocadilho, França, criativo. Mas indo ao ponto, você não acha natural que defendamos a nossa própria família? Acha razoável que uma pessoa queira deixar seus bens para a sociedade? Ainda estamos a milênios desta evolução, não acha?

    Responda
  3. José Cardoso

    Um achado do colunista esse bolsa 'família'. É a pura verdade. A maior parte de quem nasce em família com renda digamos maior que 10 mil mensais não trabalhará na vida. Será professor, jornalista, economista, músico, gerente, consultor, político, magistrado, militar, coisas desse tipo. Os eletricistas, encanadores, pedreiros, soldadores, desenhistas, pintores, gesseiros, lixeiros, motoristas e demais trabalhadores costumam vir de famílias com menor renda.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Assim é a vida, meu caro, em qualquer lugar. Mas as pessoas podem mudar seu destino!

  4. Gabriel França

    As classes mais altas são as que mais usufruem do Estado, através dos mais diversos serviços de infraestrutura, Universidades (educação) e até mesmo saúde (quem se acidenta vai para hospital público assim como quemse vacina). Isso sem falar nos gastos estatais nos bairros privilegiados, que são muito maiores do que na perifa ou nas favelas...

    Responda
    1. José Cardoso

      O Luiz está certo. Essa é daquelas afirmações muito repetidas e falsas. Os assalariados de alta renda não tem como fugir: pagam alíquota máxima do IR além de todos os impostos indiretos em seu consumo. E praticamente não usam a saúde e educação estatal. Os muito ricos são em geral sócios de empresas, que pagam cerca de um terço de IR em seu lucro, que constitui afinal o grosso de sua renda.

    2. Gabriel França

      O Luiz está por fora, mas quer lacrar... Proporcionalmente indivíduos pobres pagam muito mais impostos que ricos (e em termos absolutos também, pois são muito mais numerosos e também consomem produtos e serviços, embora de forma menos abundante "per capita"). Os muito ricos, do topo, pelo contrário tem muitos bem em paraísos fiscais, tem as mais diversas regalias em isenção de impostos e vivem as custas de quem trabalha pra eles. Deveriam se coçar, em dos países mais desiguais do mundo.

    3. Luis Nunez

      Quanta imagi-nação, Gabriel......per capita os po-bres pagam MUITO POUCO de impostos (em R$) e usufruem MUITO do estado (energia, água, bolsa família, aposentadoria de quem nunca contribuiu, transporte, educação, saúde). Só para vc ter uma ideia o IPTU dos melhores bairros é MUITO alto. Coloque na mesa argumentos reais, por favor.

  5. Pedro Cardoso da Costa

    E se o ministro insistir em negar as imagens, receberá a necessária consequência legal?

    Responda
  6. Antonio Araújo

    E tome-lhe ressentimento contra a propriedade alheia...

    Responda
  7. Luis Nunez

    Engraçado, o cara herda dos pais e vive dos próprios recursos, sem jogar a conta para a sociedade. Não usa os serviços públicos de educação, saúde, transporte, etc...e ainda paga impostos para os demais. Qual é o problema disso?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Eita ignorância... Ainda bem que os leitores aí abaixo foram capazes de te elucidar um pouco...

    2. Marcia Sandoval Gregori

      Não usa a coisa pública, é? Pois as ruas são asfaltadas e sinalizadas com o dinheiro público, os empregados que trabalham para essas pessoas só chegam ao serviço com o transporte público, as melhores universidades são públicas e são frequentadas sobretudo pela população mais abastada, impostos sobre consumo custam mais de 50% da renda das famílias mais pobres e não chegam a 10% da renda do andar de cima, lucros e dividendos NÃO PAGAM IMPOSTO no Brasil. Enfim, conta outra, porqur essa não colou.

    3. Rafael Pimenta

      Paga imposto? Isso é piada né, rico não paga imposto no Brasil. O rico tem o sistema ao seus pés, jurídico, legislativo, tributário etc., sistema esse sustado pelos pobres. Os pobres sustentam os ricos no Brasil, não inverta o óbvio, não cola (só cola pros liberalóides, mas esses desconhecem a história e as ciências sociais, normal, estudo não é seu forte).

    4. Paulo Augusto

      E quem disse que há algum problema ?

  8. Helio Marcengo

    À bolsa familia dos ricos, vale aquela máxima " avô rico,filho nobre e neto pobre". Mas o dinheiro é deles .....

    Responda
  9. Helio Marcengo

    Antônio Ermínio de Moarais disse uma frase sobre Lula que se aplica a 90 % dos políticos brasileiros: " Lula quer o voto dos pobres e o dinheiro dos ricos. Depois engana os dois". Para a politicalha, quanto + necessitados do bolsa familia, melhor. Dão com uma mão ( esquerda) e tiram com as duas ( direita e esquerda) através da chorrupissao. Tem que haver uma forma de nutrir melhor a população carente. Mas quando essa função é exercida por gente sem escrúpulos, a conta sai bem + cara.

    Responda
  10. Dionisio DeBarros

    E o bolsa familia dos ricos, que eh a selic acima dos treze porcento? A Folha nao vai falar nada?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Lacrou...

  11. PAULO VAGNER FONSECA

    Análise muito pertinente.

    Responda
  12. marcus ciocci

    Bolsa Família deve ser temporário e com contra partida. Definitivo deve ser a erradicação da ignorância / analfabetismo e desnutrição Como diz a musica de Luiz Gonzaga e Zé Dantas "....uma esmola a um homem que é são. Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão."

    Responda
  13. Ary Dantas oliveira Junior

    O bolsa familia dos mais ricos e' financiado pelos próprios pais. Não e,' financiado por dinheiro alheio. De todo modo programas de transferência de renda devem sempre ser utilizados pelo bem de toda a sociedade, porém com a contra partida de quem recebe!

    Responda
  14. Ivan Zacharauskas

    Bolsa Família é um programa social que provavelmente precede um programa nacional de renda mínima. É atrelado a uma série de contrapartidas familiares, como crianças na escola, entre outros. Agora, Michael, assim como você mencionou, nem todo bolsista é acomodado, nem todo filho de rico é acomodado e nem todo rentista que recebe aluguel é rico e acomodado. Realmente ricos e privilegiados no Brasil são 1% e deveriam sim pagar mais impostos.

    Responda
  15. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    O Bolsa Família é um mecanismo de acomodação prejudicial à Nação. É uma esmola constante que não incentiva se galgar algum degrau. O PT, está criando uma sociedade de vagabundos, preguiçosos, sem perspectiva alguma de crescimento social. Não se constrói um País com a inépcia de seu povo. O Brasil está sendo moldado na esteira dos princípios primitivos de produção, onde os resultados dão mau para a sobrevivência, não permitindo crescimento sustentado.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Fonte: zap da fami lícia...

    2. Hercilio Silva

      Mundo paralelo.

    3. Dionisio DeBarros

      Ta ai um exemplo de conservador que nao muda de opiniao, mesmo quando os fatos dizem exatamente o contrario daquilo que ele pensa. Qual seria a alternativa entao, deixar milhoes na fila para compar osso, ou pior deixa-los morrer de fome?

  16. João Leite Leite

    O bolsa família e outros programas assistenciais no Brasil levou ao empobrecimento da massa trabalhadora porque os custos cai tudo em cima do lombo dos trabalhadores. O trabalhador no Brasil paga mais de 60% de impostos. Imposto de renda 27,5% e toda compra que vamos fazer pagamos acima de 35% de impostos mais IPTU, IPVA e outros. Sem contar que o salario mínimo está valendo 10% do valor legal que esta na constituição. E ainda pagamos as mordomias e corrupção dos políticos

    Responda
  17. Hernandez Piras

    Segundo o mesmo raciocínio de Mr Marcus, os países escandinavos já deveriam ter hordas de preguiçosos vivendo à custa de Estados falidos. No entanto, todos eles se encontram entre as vinte economias mais competitivas de mundo. Para alguns, evitar que alguém morra de fome já é socialismo.

    Responda
  18. Aderval Rossetto

    O que vem fácil vai fácil! Os norte-americanos se acomodaram com extravagantes ganhos monetários por décadas e os norte-ocidentais por séculos. Aqui idem às custas dos afrodescendentes. Daí alguém ocupa seu lugar na cadeia financeira, sejam os chineses, depois indianos e posteriormente africanos.

    Responda
  19. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    And the chicks for free

    Responda
  20. Ricardo Arantes Martins

    Muito bem fundamentado o artigo e se não fosse os imigrantes lá, já estariam em declínio de produção e consumo há tempos. No Brasil não temos mais a pirâmide populacional que estudei na escola. levei um susto quando vi o gráfico no presente. as projeções dão que em meados da década de 40 estará morrendo mais gente do que nascendo aqui e teremos problemas com mão de obra se não houver nova leva de imigração.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Ótimo, assim vai ter emprego com salário bom e não 100 milhões de pessoas sobrando para a sociedade sustentar.

  21. Cristiano Kock Vitta

    Artigo extraordinário.

    Responda