Hélio Schwartsman > Populismo sanitário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O problema essencial é a usurpação que o legislativo faz sobre o espaço regulatório e fiscalizador da Anvisa. Ozonioterapia nunca deveria ser objeto de lei. Mas, em tempos estranhos os parlamentares entendem que devem legislar sobre tudo e isso causa confusão. Clamar pelo veto do executivo para uma lei é um clamor pela autocracia que também devemos superar. No fim das contas a lei sem regulamentação específica deixa os conselhos profissionais e a Anvisa como responsáveis pelo uso do procedimento

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    A expectativa de melhoria é um fator poderoso. Quando as pessoas acreditam sinceramente que um tratamento vai funcionar, isso pode ativar mecanismos psicológicos que levam a melhorias reais. A sugestibilidade, ou a tendência de acreditar e responder a sugestões, também pode influenciar como as pessoas percebem os efeitos de um tratamento. O efeito placebo é um efeito notavelmente poderoso, onde a crença em um tratamento falso resulta em melhorias reais nos sintomas. Isso acontece!

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Estelionato eleitoral? Era pela ciência, era pelo meio ambiente, cumé q fica

    Responda
    1. neli faria

      Duplo estelionato do Boiadeiro atual. Ele disse no debate da globo que não iria indicar amigo para o stf. Fez até pose de estadista. Voltou a ser o que sempre foi. Oportunista . só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Agora o Meio Ambiente: e eu que votei, duas vezes para o atual boiadeiro, por minhas crianças da Fauna e da Flora.

  4. josé SOARES

    Ontem li algumas opiniões de médicos no sentido de que o uso do ozônio deve ser aplicado por profissionais capacitados e com instrumentos próprios, não há uma restrição generalizada como insinua o articulista e longe de comparar com o trágico uso da cloroquina durante a pandemia. Conhecimento do tema e honestidade antes de opinar faz bem

    Responda
  5. José Cardoso

    Quando se tem mais de 60, se não há nada doendo, cuidado pois pode-se estar morto. Só que as dores variam, algumas passam, outras surgem. Se tomarmos remédios, ou rezarmos, ou fizermos alguma terapia esotérica para elas, vamos acreditar que foi por isso que elas passaram. É como o galo acreditar que o dia nasce porque ele canta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaha, como aquela velha tirada: A senioridade é a idade do Condor: dói tudo! Agora, quanto ao galo, ele tem razão, é verdade o bilete. No dia em que ele não cantar, e for tocar bateria, cê vai ver só, acabou-se o mundo.

  6. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo, jornalismo é feito de oportunidade temporal também, né? Mas tratar disso justo quando a Pasternak e colega estão na berlinda, da margem à grita sobre populismo acerca do tema. Pode haver coisa que não seja lá sólida, Hélio, mas a fosfoetanolamina não foi caso de crendice: aquilo foi ciência que, mal feita (salvo engano) e/ou avaliada, deu ruim. Já usei lavarraboterapia com ozônio e não funfou. Parei. Não era pr'aquela infecção que me matava. Mas o Benzetacil também não. Empirias

    Responda
  7. Maria Clara Araújo de Almeida

    Que fique claro: estou plenamente de acordo com Hélio Schwarztsman. Li alguns dos comentários sobre o texto e vi que quase todos eles estão furados.

    Responda
  8. Nelson Vidal Gomes

    A crítica à Psicanálise e é de supor que o mesmo ocorra, in casu, com a homeopatia acontece quase sempre por quem as ignoram senão sob o ponto de vista teórico o prático. Ou seja, critica-se o que, a priori, se rejeita conhecer por preconceito ou vaidade intelectual. É assim também com o espiritismo. Quem o critica o desconhece completamente. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito Nelson. A cura e uma vida melhor Estão no auto conhecimento E em a natureza. Seus 3 exemplos mencionados podem levar a pessoa a isso. Preconceito, como dissestes, é fruto da ignorância e a vaidade e filha do orgulho que é a grande chaga da humanidade segundo o espiritismo mencionado. Do orgulho irradia-se nossas grandes mazelas.

    2. Nelson Vidal Gomes

      * Psicanálise, Homeopatia e Espiritismo. Namastê!

  9. Maria Clara Araújo de Almeida

    Achei no gúgou um exemplo dessa falácia: Post hoc ergo propter hoc. Um pouquinho de filosofia não faria mal a ninguém.

    Responda
  10. adenor Dias

    Olhando por este lado, dou graças a Deus por Bolsonaro ser o presidente do Brasil durante a pandemia de covid-19. Há milhões de pessoas que não se vacinaram, e o vírus mortífero sumiu. Talvez a obrigatoriedade de se vacinar, do uso de masca, seria muito maior com um populista na presidência. Me lembro de um procurador sendo abordado numa praia por não está usando masca ao ar livre! um absurdo! Palavras de um esquerdista!

    Responda
  11. Nelson Vidal Gomes

    A questão acerca de saúde, doença e tratamento entra na seara do "existe mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor a nossa vã filosofia" . Acerta o governo em permitir terapias alternativas, desde que não prejudiciais quando não eficazes. Aqui, por exemplo, se fala em quântico como algo glamoroso mas que ainda não ganhou o status científico que se quer dar. O fato, este sim mais científico do que se lhe reconhecem, é que o homem é corpo, mente e espírito. Namastê!

    Responda
  12. José Ricardo Braga

    Duas maldades minhas com o Hélio:

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Referente a esta afirmação taxativa no texto: "apesar de todos os órgãos técnicos terem recomendado" (o Veto). A reportagem do assunto na Folha, manchete de primeira página, descreve muxoxos de grupos, nunca unanimidade.

    2. José Ricardo Braga

      No Senado a matéria descreve ainda que um de seus membros, que também é médico, teria ficado bastante contrariado com a Aprovação da matéria na Casa, mas foi voto vencido. Falando nessa Aprovação da matéria no Senado, o Senado estaria em guerra com todos esses Órgãos Técnicos precisando de uma medida de força de Lula para vetar seus impulsos?

    3. José Ricardo Braga

      Primeira maldade minha com o Hélio, portanto: Dizer "todos os órgãos técnicos " seria ele fazendo uso daquelas três mentiras diárias a que temos direito estatisticamente? (segundo ele). Aquelas exageradas rétóricas que às vezes a gente se permite?

    4. José Ricardo Braga

      Segunda maldade minha: Vetar a Ozonização contradiz um valor que Hélio defende muito por aqui - a liberdade de um indivíduo fazer o que bem entende com seu corpo, desde que não faça mal a outros. Drogas Hélio usa como exemplo constantemente.

    5. José Ricardo Braga

      A Ozonização, feita por profissionais, dificilmente será mais danosa que uso de drogas. Porquê Vetá-la?

    6. José Ricardo Braga

      Ou Lula deveria vetá-la para não ser populista? (Passar a imagem de não ser). É estranho esse foco no Lula como o responsável por um projeto que veio do Legislativo. Altercar com eles é necessário por quê? Vetar o projeto seria retirar autoridade deles, né?

    7. José Ricardo Braga

      E ainda arrumar essa briga por uma causa estranha, a fé que o pessoal tem no ozônio deveria ser combatida, vetada nos órgãos públicos, lugares que já aceitam homeopatia, acupuntura, etc... (as "Bobagens" da Pasternack e do Orsi)

    8. José Ricardo Braga

      Hélio, o Lula cortar o barato dos ozonistas seria apenas queimar filme inutilmente com eles. Se isso é populismo é inteligente também - deixa que o pessoal tome aquele arzinho azedo onde quiserem, se não fizerem mal a mais ninguém. Proibir isso seria só chatice com as manias dos outros...

  13. Julio Shiogi Honjo

    Sinal de que o lobby dos ozoniterapeutas é poderoso.

    Responda
  14. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkkk

    Responda
  15. Adolfo Santos

    Como dizia um professor:" A maior das doenças evolui para a cura, com, sem ou apesar do médico."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaj, como blague é excelente! Bom, na prática, duvido que se possa refutar: morreu, 'cabou a doença, né? Curou.

  16. Joaquim Rosa

    Populismo sanitário? O quê? O governo agora vai incluir vaso sanitário na cesta básica? É isso mesmo? Vou querer um da deca, que vi na leroy. Coisa linda.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tem que demandar assento fofinho. Não adianta ser linda e a gente sentar como se fosse um tronco no mato. Ah, cuidado com a Leroy: depois de el'Rey seBozo, fiquei desconfiado da monarquia.

  17. Ernesto Pichler

    Deveria ser liberado o tratamento apenas veterinário, onde placebos não funcionam, como pesquisa.

    Responda
  18. Valdir Teixeira da Silva

    Atribua a responsabilidade ao respectivo pai, se foi o congresso que aprovou, quem deve ser atacado é o congresso. Temos que parar de tratar o congresso como incapaz e inimputável. Também não faz sentido o executivo ficar vetando as medidas legisladas.

    Responda
    1. Rui Furtado

      Entao para que serve o executivo? Pela seu comentario so' posso concluir que deve aprovar tudo que cai na mesa.

  19. Hugo Sotero

    Com Lula o Sr Hélio Schwartsman recorre ao eufemismo e chama de “populismo sanitário”, imaginem como esss senhor iria se referir ao ex presidente se adotasse essa mesma medida …. Outra coisa, se a ministra era contra, quer dizer que Lula tem um “gabinete paralelo” ??

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Num sotera suas ideias, Hugo, elas sufocam. O Bozo, *receitando* cloroquina e sabotando as demais providências, foi assassino. Populismo é outra coisa, é de Bípede, o Bozo não chega a tanto.

  20. Ricardo Pereira Ignacio

    Ops faltou uma coisa . Genocidaaaaaaa e ladrão

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Faltou muita: genô, ladrão, fraquejado, burrro, covarde, porco, e tantas mais qualidades do conjo da misscheck.

  21. Ricardo Pereira Ignacio

    Genocidaaaaaaa

    Responda
  22. Adalto Fonseca Júnior

    Prezado colunista....mundo relativistico e quântico....pelos poderes de Kant e Platão. Que raios você quer dizer com esta escolha de palavras?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, também estranhei, a princípio. *Mundos nos quais as regras da física Newtoniana são inválidas". Fica comprido demais... Hahahah

  23. Eduardo Giuliani

    Siga o dinheiro e use método científico, ou seja, não acredite em análises e opiniões de pessoas em conflito de interesse. A indústria farmacêutica vive de doenças, então usam dinheiro para maximizar doenças. Lobby no Congresso, nas agências de governo e em institutos de pesquisa (financiando pesquisadores fake), para escreverem contra qualquer genérico ou prática que diminuam as doenças. Vitamina D, miocardite de vacinas, muita coisa escondida na mídia tradicional, por quê?

    Responda
  24. Lineu Raymundo Graeff

    Cloroquina, ivermectina, ozônio terapia durante o governo do mito teve repercussão igual senhor Hélio ?

    Responda
  25. Lineu Raymundo Graeff

    Cloroquina, ivermectina, ozônio terapia durante o governo do mito teve repercussão igual senhor Hélio ?

    Responda
  26. jose mário fonseca

    Colunista viúva dos tucanos fracassados

    Responda
  27. Gustavo Ferreira

    Fica autorizada a realização da ozonioterapia...observadas as condições: I-a ozonioterapia somente poderá ser realizada por profissional de saúde de nível superior inscrito em seu conselho de fiscalização profissional; II-a ozonioterapia somente poderá ser aplicada por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal devidamente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou órgão que a substitua; III-o profissional deverá informar que possui caráter complementar

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      engenheiro biomédico, engenheiro clínico, ou quem sabe um nutricionista... assim vai.

    2. Gustavo Ferreira

      um engenheiro pode aplicar e ninguém pode restringir, simples assim.

    3. Gustavo Ferreira

      Simples né. está autorizado e pronto, basta ter curso superior, ter equipamento de ozônio medicinal, ou seja, puro e informar ao paciente que é complementar. Agora o que acham que a pessoa que vai fazer esses charlatanismos vai importar com isso? estão vendendo terreno no seu e ganhando um terreno na cova

  28. Ricardo Arantes Martins

    O Congresso e o PT não resistem a um populismozinho diz o cronista e quanto isso não há dúvidas é só ver a questão dos carros elétricos. A rede elétrica brasileira é sustentada por 16% de combustíveis fósseis e 8% por biomassa. Um quarto da energia elétrica é gerada por carbono. Para piorar Sempre que transformamos térmica em energia elétrica parte da energia se dissipa o que consome mais combustível. Até que tenhamos carbono zero o carro elétrico gerará mais poluição deixará mais caro a energia

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Debatemos sim nego. Não creio que a energia solar e/ou fotovoltaica irá suprir (pelo menos a curto e medio prazo) nossa rede elétrica a ponto de suprir esses 25% que ainda faltam para liquidarmos com o carbono. e mesmo se suprir teremos de ter energia limpa extra para a frota. até lá Benassi o uso do carro elétrico será deveras prejudicial a natureza e ao bolso podendo levar o Brasil a um caos energético.

    2. Marcos Benassi

      Já debatemos um 'cadim sobre isso, né, Ricardo? Populismo bão mêmo foi botar quinhentos milhão pra baixar preço de carro. Essa doeu.

    3. Ricardo Arantes Martins

      E quem pagará por isso são os mais pobres. Que se discutam as questões antes de autorizar a fabricação em massa no Brasil. Logo entraremos num caos energético.

  29. Marco A Moreira

    Senhores Lulopetistas o mestre errou mais uma vez, poderia não sancionar a lei. Agindo desta forma aproximou-se do mestre Bolsominion com suas terapias mágicas. Simples assim!!!!

    Responda
  30. Ary Dantas oliveira Junior

    Quando certas pessoas recorreram para a ozônioterapia contra covid foram alvos de chacotas!!!

    Responda
  31. José Ricardo Braga

    Hilária a nossa Folha. Esse assunto ia dar manchete de qualquer maneira. Se Lula veta a manchete seria: "Lula impede tratamento experimental". Se não veta, como foi o caso, "Lula faz populismo sanitário". O projeto é do Senado, foi votado e aprovado por eles lá... Lula nada tem a ver com isso...

    Responda
  32. edilson borges

    a lei teve origem legislativa, foi aprovada pelo congresso. o jogo democrático tem dessas coisas.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Isso não impede o veto presidencial!

    2. Gustavo Ferreira

      pra isso existe veto. Mas só usa nesse caso quem acredita na ciência.

  33. Lizia Helena Nagel

    Quando a prepotência fala e a vaidade intelectual se impõe a qualquer saber até a homeopatia é apresentada como burrice!

    Responda
  34. Antônio João da da Silva

    Para quem não entendeu, antes da lei sancionada, a prática estava num limbo legal, não era possível vetar o uso, agora, só mediante aprovação da Anvisa. Para aprovar o uso a Anvisa exige os testes clínicos, que só serão aceito mediante as condições científicas para aprovação de qualquer medicamento, ou prática médica.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Justa Lerda, essa observação foi preciosa.

    2. Antônio João da da Silva

      Gustavo, preste atenção no inciso dois do artigo primeiro, o advérbio somente é claro: a ozonioterapia somente poderá ser aplicada por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal devidamente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou órgão que a substitua. Atualmente só existem duas autorizações da Anvisa, para limpeza de pele e na odontológico. Antes havia várias outras práticas, agora não podem mais se não autorizadas pela Anvisa.

    3. Gustavo Ferreira

      Não é verdade. Não espalhe informação falsa. a lei autoriza a prática, a Anvisa só é citada na lei para atestar a qualidade da máquina que produz ozônio, para que seja puro o suficiente para uso. Se tiver a máquina pode usar. Como usam em crianças, especialmente pela via a nal, infelizmente acham pessoas como você pra defender o indenfesável.

  35. Antônio João da da Silva

    O articulista erra, pois na prática, a ozônio terapia foi proibida, pois sua prática precisa de aprovação da Anvisa, que por sua vez exige testes clínicos, é só lembrar das vacinas de Covid-19, passar pelos testes de duplo cego, etc. A crítica apressada, com preconceito de orientação, dá nisso, desinformação.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Não é verdade. Não espalhe informação falsa. Alei é simples, só tem dois artigos. A lei autoriza a prática, justamente contra a Anvisa, senão nem precisava de lei. A anvisa só é citada tão somente para a questão da pureza do ozônio, para ozõnio medicinal, para atestar a máquina produtora de ozônio. Se tiver a máquina pode usar.

  36. Fernando Alves

    O congresso aprovou e não recebeu nenhuma crítica. Tudo que o bobo da corte do jornal quer é arrumar um jeito de criticar o chefe do executivo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Basta vetar e o congresso basta derrubar o veto, causando apenas indisposição política

    2. Gustavo Ferreira

      pelo óbvio né. se o presidente é contra a prática basta vetar. Detalhe muito importante que a imprensa ainda não disse: O ministério da Saúde não concordou, tanto que não assinou a lei junto com o PR, somente o Ministro do MJ.

  37. neli faria

    O bovideo pelo atual boiadeiro dirá: e o bolsonaro? Digo e o bovídeo anterior?

    Responda
    1. neli faria

      Verdade , Felício. Quem começou com a história do Bovídeo, foi alguém da manada do Boiadeiro anterior.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Ruminantes ao beberen na água veem-se refletidos imaginando todos os outros como semelhantes. Arthur Schopenhauer.

  38. Nilo Mismetti

    Hélio, Você, por algum motivo, esperava alguma decisão racional de um apedeuta? Ou tem baksheesh na parada (ainda existe jornalista investigative?) ou é dica de algum "amigo" ou ainda para agradar uns deputados. Escolha?

    Responda
  39. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Engraçado. Os mesmos médicos que acham que o Lula errou em sancionar a lei que aprova a ozonoterapia calaram a boca, ou pior, concordaram com a cloroquina do Bolsonaro. Não há ciência. Há ideologia

    Responda
  40. Victor Silva

    Eita artigo injusto, hein. O articulista procurou saber os bastidores dessa decisão? Por que o Lula iria contra a ministra que ele tanto defende, que se mostrou contra esse tratamento? Claro que foi para melhorar a relação com o congresso. E outra, a lei mantém exigência de aval técnico para utilização desse tratamento... Mas esperar o que do Schwartsman né?

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Não é verdade o que diz. A lei é simplória, com dois artigos. A prática está autorizada e pronto, a única exigência é que a máquina produza ozõnio puro, medicinal, e essa máquina, que já existem várias, estando regularizada com a regra da Anvisa, de pureza, pode ser usada sem a intervenção de ninguém.

  41. Ernesto Pichler

    Se funciona em veterinária, não é um efeito placebo. Tem que haver mais pesquisa.

    Responda
  42. MARCOS CESAR MORAES

    A decisão do presidente foi simples: por que se indispor com congresso se o STF poderá julgar inconstitucional? Lula quer cooptar parlamentares, ao menos não bater de frente neste momento. Ozonioterapia é uma questão menor para o governo, apesar do custo ao sistema saúde e fortíssimos interesses empresariais ligados.

    Responda
  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Se não sanciona vc iria dizer q as ordens médicas aprovam. Amb crms cfm aprovam... se liga....

    Responda
  44. PAULO CURY

    cada um com a sua cloroquina

    Responda
  45. Andre Ramos Lievori

    O governo do PT gosta de nome difíceis para 'coisas' que eles dizem ser o milagre.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.