Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Stalinistas e fascistas estão sempre juntos, exemplo a guerra da Ucrânia: Stalinistas brazucas junto com bolsominions apoiando o ditator genocida russo. Qd putin apoiou trump dai Stalinistas não lebram né? E os Stalinistas quercistas do mr8?

    Responda
  2. Hernandez Piras

    Stalin era um tirano criminoso, paranóico e brutal ao extremo, mas entre reconhecê-lo e desculpar a loucura de Hitler em atacar a União Soviética vai uma distância oceânica.

    Responda
  3. Hernandez Piras

    Macarthismo repulsivo!

    Responda
  4. Roberto Rangel

    É sempre bom ver surgirem novas análises históricas, com visões diametralmente opostas às visões aceitas quase por unanimidade. Agora, achar que Stalin estava se preparando para uma guerra contra a Alemanha fica difícil de aceitar, visto que Stalin, desconfiando da própria sombra, praticamente destruiu a cadeia de comando do exército da URSS pouco antes da Operação Barbarossa. Quanto ao fato de Stalin ter se aproveitado ao máximo da aliança temporária com o Ocidente, isso é evidente.

    Responda
  5. fernanda fontes

    Você está mesmo comparando Stalin com Hitler? Quantos campos de concentração o primeiro montou? Quantos milhões de pessoas foram exterminadas por ele?

    Responda
    1. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Hitler matou 8 milhões e stalin 3m20 milhões. E ainda sujou a imagem comunista. Os 2 uma praga como putin hoje. Melhor seria se Trotsky tivesse matado o genocida stalin. Você deve ser stalinista, ok, tenho a mesma compaixão com você que tenho com os bolsominions tb. Faz parte!

  6. Edimilson Volpe

    Como corolário: o Maccartismo e que estava certo. É isso? Que coisa, a extrema direita que usa talheres ma FSP. Daqui a pouco o Carlito vai dispor de uma coluna.

    Responda
  7. Antônio João da da Silva

    Todo artigo de jornal que traça perfil psicológico de alguém, Stalin brutal, sanguinário, etc., para mim, já não merece crédito, quem o constituíu juiz e detentor do conhecimento do bem e do mal? Porque não dar a mesma qualificação para quem autorizou jogar as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki? São artigos de ideologia. Outra coisa são os fatos da história, sem psicologismos.

    Responda
  8. Maria Lopes

    A opinião de que Stálin contribuiu mais que Hittler para a conflagração mundial já invalidou o resto. Não foi Stálin quem começou invadindo e tomando países para ampliar o tal espaço vital germânico. Sem contar que quem definiu finalmente os rumos da guerra foram russos e seus vinte milhões de mortos no conflito.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Veja, começaram quase juntos. Levou metade da Polônia e os países bálticos, e logo após invadiu a Finlândia. Stalin foi um esperto manipulador, hábil e genial. Hitler perto dele não passava de um amador.

    2. José Cardoso

      Maria. Começaram juntos. Invadindo em conjunto a Polônia e os russos a Finlândia.

  9. Marcelo Menna Barreto

    Além de ex-neopentecostal que virou Católico ultraconservador que contesta o Concílio Vaticano II, e defensor do Trump, esse cara é Macarthista! Não dá para entender a FSP.

    Responda
  10. Antonio Araújo

    Eitcha que a FSP tá cheia de pró gulag...

    Responda
  11. Clarice Maria Serra Pierre Carneiro

    Manipulador é o autor desse "artigo". Prmeiramente recomendo a ele e a todos tentar saber o que é realmente comumismo e em segundo lugar recomendo a leitura de "Stalin - História Crítica de uma Lenda Negra" de Domenico Losurdo para ouvir o outro lado da História.

    Responda
  12. Ernesto Solis

    Uma biografia do Stálin escrita por um americano anticomunista, e a campanha eterna dos americanos contra a Russia, pura gastação. Quero saber por que o filme que mostra tudo, não mostrou sequer UMA imagem das vítimas da bomba atômica? Uma imagem apenas das crianças queimadas cheias de radiação, teria destruído a hipocrisia estética hollywoodiana que é o filme do Nolan, que só serve para dizer que a América é a melhor, mesmo quando faz algo ruim.

    Responda
  13. Paulo Pinheiro Machado

    Que matéria fraca. Apologia pobre do anticomunismo.

    Responda
  14. José Cardoso

    Concordo totalmente com essa análise. Só faço um reparo quanto aos adjetivos. Tanto Stalin como Hitler não eram 'maléficos'. Apenas seus objetivos conflitavam com as potências dominantes: França, Inglaterra e EUA. Stalin tinha aprendido na escola que a Finlândia e a Polônia eram partes do império histórico russo. Assim como Hitler sabia que boa parte do leste europeu era do império histórico austro-húngaro. No final Hitler perdeu e Stalin venceu. Tem razão o colunista.

    Responda
  15. Victor Silva

    O fantasma do colunismo ainda assusta muita gente...

    Responda
  16. Carlos Ernesto de Oliveira

    Mr. Douthat é muito bom resenhista, mas sua visão de bem contra o mal é de uma infantilidade única;

    Responda
  17. Pablo Leite

    É simplesmente engraçado como há pessoas que gostam de minimizar os erros das "democracias" jogando a culpa do outro lado! Se não fosse pelo fantasma do comunismo, erros nunca teriam sido cometidos! Que ingênuo!

    Responda
  18. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Tem jornalista que ainda tem a cara de pau de escrever versão romantizada da 2ª guerra como se os americanos fossem os heróis e os bonzinhos, enquanto os soviéticos os malvados aproveitadores. Esquecem que os russos perderam um milhão de soldados e os esperavam em Berlim.

    Responda
    1. Clarice Maria Serra Pierre Carneiro

      E 30 milhões de cidadãos.

    2. Carlos Ernesto de Oliveira

      De acordo, Ricardo; e mais, embora todos saibamos das atrocidades de Stalin antes e depois da 2a. guerra, o domínio dele do que chamamos depois de Europa Oriental, foi uma concessão dos aliados; e pelo simples fato de que sem a contraofensiva dele contra os alemães, que finalmente o levou a Berlim, foi vista como essencial para ganhar a guerra na Europa.

    3. Carlos Ernesto de Oliveira

      De acordo, Ricardo; e mais, embora todos saibamos das atrocidades de Stalin antes e depois da 2a. guerra, o domínio dele do que chamamos depois de Europa Oriental, foi uma concessão dos aliados; e pelo simples fato de que sem a contraofensiva dele contra os alemães, que finalmente o levou a Berlim, foi vista como essencial para ganhar a guerra na Europa.

  19. Aderval Rossetto

    Norte-americanos sempre serão os piores! Nada se perdoa após duas bombas atômicas em cidades japonesas. Ainda, mataram milhões pós segunda guerra, por fome e guerras com seu petrodólar e Bretton Woods. E continuarão matando, com suas emissões poluentes OITO vezes maiores percapitas que todas nações sulistas.

    Responda