Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS FERNANDES

    O presidente aposta as fichas no petróleo pra resolver a incompetência de seu governo em gerar riquezas. Dai claramente quer passar por cima das questoes ambientais numa regiao rica em biodiversidade. Qualquer acidente envolvendo petróleo seria um desastre sem precedentes.

    Responda
  2. Ricardo A Schmitman

    Gente que não entende nada de petróleo, nem de energia, nem de meio ambiente é chamada a opinar. É uma barbaridade continuar apostando em petróleo, o certo é aplicar em energias limpas. O imediatismo é o pai dos males.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    A fantasia de governo preocupado com o meio ambiente era so eleitoreira, ne marina?

    Responda
  4. Paulo de Cardoso

    O faturamento brasileiro com exportação de seus recursos minerais e petrolíferos é via única, sem reposição. A falta de minas de carvão mineral impede o país de aproveitar suas riquezas do subsolo. Além disto sua incapacidade de converter seus minérios de ferro em aço o impede de ter indústria. Nem para lavoura produz ferramentas, pois desde uma pá manual não dispõe de aço para sua fabricação. E, pior, nos consideramos, indevidamente, um povo fraco e sem brilho e com pouca inteligência.

    Responda
  5. Maria jose dos santos

    Votei nesse governo para tirar o Passa boiada agora vem essa raposa esperta que não respeita as decisões dos seus Ministros e toma decisão eleitora num falso discurso de vamos proteger nossas florestas .Ele esta usando a figura da Ministra Marina conceituada no mundo para fazer o que ele quer passando sua boiada tambem em cima do IBAMA..

    Responda
  6. neli faria

    E votei para esse oportunista por causa do Meio Ambiente. Por minhas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que nem ele,lula, nem o Boiadeiro anterior tem: amor pelo Brasil! Ao digitar, nos dois turnos, meu voto, não deletei minha inteligência , senso crítico e memória. Oportunista! Elegeu bolsonaro em dezoito e seu seguidor em São Paulo em vinte e dois.

    Responda
  7. Luiz Martins

    Uma coisa óbvia é que a poucos Km de distância estão explorando petróleo. E o pior é que pelo princípio dos vasos comunicantes, um posso do outro lado da fronteira do mar brasileiro estará retirando petróleo do lado de cá da fronteira. E um acidente lá vai impactar nosso mar também. Em suma, ficamos com os riscos e perdemos as riquezas.

    Responda
  8. Ubiratan Marques

    O título é mentiroso! O petróleo encontrado está a 500km da Costa do Amapá, e não na Foz do Amazonas. Além disso, a Petrobras faz a extração de petróleo há décadas em outros pontos semelhantes do Brasil (que não são melhores e nem piores do que esse), com total segurança. A quem interessa demonizar a produção de riquezas para o país?

    Responda
  9. Fabio Mendes

    Assistam o Aldo Rebelo na CPI das ONG's no youtube e vocês entenderam o que está por detrás desta trama envolvendo a Amazônia...

    Responda
    1. Fabio Mendes

      Entenderão*... corretor d3sgraçado

  10. Tadêu Santos

    Se o governo anterior extremamente ultradireitista (JMB) tratou as questões ambientais terrivelmente com descaso, não será o atual tendo a frente a ministra Marina MMA e o Agostinho do IBAMA. Não dá pra comparar o governo Lula da Silva com o "nega cionista bo Zona Zi". Não será a AGU, o ME ou a Petrobrás que irá decidir se a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas pode causar impacto ecológico aos ecossistemas da bacia hidrográfica. Além do MMA e Ibama, a proposta tem que passar p CONAMA

    Responda
  11. Wilson Bazzani

    Agora pode? E a devastação? Os pobres indios e ribeirinhos sendo eliminados pelo progresso do ouro negro.

    Responda
  12. Severo Pacelli

    Ricos e países ricos querem petróleo. Venha de onde vier. O capitalismo não pode parar. Acumular é sua principal meta, mesmo sabendo que o homem não vive mais que 80 anos em sã consciência. Bora destruir Gaia, um planeta que hoje pertence a meia dúzia de poderosos. A destruição tem pressa. Sorte da Amazônia que é Lula, caso fosse Boso, Temer, Aécio, nem floresta tinha mais.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Por que sorte que e' lula, porque a destruição ser@ mais lenta???

  13. José Cardoso

    O petróleo só é extraído para ser queimado, e gerar CO2. Para neutralizá-lo, e evitar o aquecimento do planeta, é preciso numa conta grosseira plantar uma nova árvore para cada barril. O que torna essa exploração na foz do Amazonas chocante é lembrarmos que a área está sendo desmatada, e não replantada. Mas enquanto isso, a Noruega que nem precisa do dinheiro pois já é rica, não abre mão dos seus 2 milhões de barris por dia. E certamente não planta milhões de árvores todo dia.

    Responda
    1. José Cardoso

      Luiz, para esses outros usos só é necessária uma fração ínfima da atual produção mundial.

    2. Luiz Martins

      Do petróleo se faz plástico, naftalina, corantes, fármacos, tecidos, asfalto, produtos de limpeza, cosméticos, borracha sintética. E à medida que nos tornarmos maiores aproveitadores das energias renováveis, se pode aumentar a proporção desses produtos citados e diminuir a produção de combustíveis, isto é, tem como "transformar" combustíveis em outras coisas.

  14. Sérgio Pombo

    A cada vez que o governo se defronte com as barreiras ambientais de nossa "parafernália legislativa" ele dá um jeito de contornar ou, até mesmo, passar por cima com rolo compressor. Pena que o brasileiro comum não tenha essas prerrogativas e o máximo que ele pode fazer é ficar com o nome sujo e milhões em multas que geralmente excedem o valor de sua propriedade. Fazer o quê, isto é Brasil!

    Responda
  15. Alexandre Pereira

    A 500 km da foz é pertinho? E nem sabem se tem óleo, ainda! Exploração, prospecção é pesquisa pela existência de petróleo, não sua produção. Ficam transparecendo que se a Petrobras encontrasse óleo na segunda já estariam produzindo na sexta! Conversa de lunáticos irresponsáveis posando de bons moços.

    Responda
    1. Dario Lima

      Alexandre, existem pessoas no Brasil, que não conhecem nada de petróleo nem da indústria petrolífera e essas pessoas são aqueles que decidem. Você tem total razão, é um absurdo.