Ilustrada > Falácia da meritocracia reforça polarização política, diz filósofo Michael Sandel Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Em nossos dias, alguém desembarcando dalhures neste mundo teria tendência a notar a profunda desconfiança que há, nestas paragens, contra palavras tais qual meritocracia. Nenhum grande pensador a defende nos termos nos quais ela é normalmente evocada e criticada. Penso que Michael Sandel luta contra tigres de papel, fumos de em-si. Antes de analisar o mundo, é preciso ver um pouco o mundo. Claro, com nossos olhos deturpadores, que todos temos, e diante do invislumbrável númeno.

    Responda
  2. Raymundo De Lima

    O prof. Sandel trabalha com argumentos consistentes em forma de dilemas, nos três livros que li e estudei: Sobre Justiça, sobre Meritocracia e O que o dinheiro não compra/compra. Meu temor é o anarco-capitalismo e nazicapitalismo, este mostra hoje a cara satânica nos Estados Unidos, desde Trump negam o direito a um SUS: atual/hospitais jogam nas ruas, literalmente, os enfermos que não podem pagar. Sistema humanista esse?

    Responda
  3. Clécio camatrgo

    Esta colocação me lembra a frase, mais ou menos assim: "a democracia é o pior regime com exceção de todos os outros". Enfim, qual seria a alternativa melhor que a meritocracia?

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Social-democracia, como nos países escandinavos.

  4. Henry Galbiatti

    Por ele todo esforço pessoal, seja lá qual for é desigual, é errado. O que é o certo, então? Criticar é muito facial. Qual o caminho correto? Como alcançá-lo?

    Responda
  5. Paulo Augusto

    Os que pregam meritocracia não colocam os filhos em escola pública para competirem de igual para igual com o resto da sociedade. E olha que somente este ato ainda assim não seria equidade de condições.

    Responda
    1. Lenna Feijão

      Excelente, Paulo Augusto!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.