Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Todo carbono amazônico sul-americano equivalem à apenas nove anos do similar consumo de consumos fósseis mundiais. População consciente deve ser contra empresas comprarem créditos de carbonos, adiando limpeza do ar, repassando custos aos consumidores.

    Responda
  2. Antônio João

    Quanta bobagem, a Alemanha, o país símbolo da busca de soluções energéticas sustentáveis voltou a usar o carvão, a França, energia nuclear, o Brasil importa combustíveis fósseis, importou a inflação, por isso pagou Selic de 13,75 pp, arrebentando o equilíbrio fiscal; desprezar petróleo, sacrificar Estados do norte pobres, porque o Petro palpitou!?

    Responda
  3. Geraldo Lourenço Brita

    Lula (que ainda me representa...!), menciona o Plano Marshall, me parece, apenas para sua fala repercutir na mídia dos países centrais, pois não se vê aonde isso se implementa, até porque ele próprio não detalha em absolutamente nada sua proposta...! Fico no aguardo...!

    Responda
  4. Mario Rique Fernandes

    A experiência com o Pré-Sal não serve de lição? Depois da descoberta do Pré-Sal o Brasil descambou para o abismo. Foi golpe atrás de golpe. Boa parte do capital drenado para as grandes petroleiras e a promessa de investir o dinheiro na educação e saúde só ficou na promessa mesmo. O petróleo é uma maldição. Deixa ele quietinho lá.

    Responda
  5. Mario Rique Fernandes

    Petro está certo, explorar petróleo na Amazônia é negar a ciência. Há um consenso científico que temos pouco tempo para evitar o colapso. As evidências que estamos neste caminho são inegáveis. Não há tempo suficiente para fazer essa transição. Fácil falar e tomar decisões dentro de salas refrigeradas. Não adianta nada conter o desmatamento queimando petróleo na floresta. Se o petróleo pode ajudar a financiar a transição energética, as jazidas do Pré-Sal já não seriam suficientes?

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Lula tem razão A questão aqui é de patriotismo. O Petróleo é nosso. O mundo carecerá dessa energia por muito tempo que usem os nossos. Os europeus nazis não acreditam que possamos explorar sem destruir e tivemos de fato um fato caótico recente brumadinho de extração mineral legal. O Brasileiro é capaz de fazer bem feito e a petrobras há muitas décadas prova isso.

    Responda
    1. marcos machado

      O seu politico predileto está milionário, ou bilionário, voce está na miséria ( não só social) e mesmo assim voce não aprende a ser inteligente?

    2. Rodrigo Cabral

      Negacionista.

  7. João Carmo Vendramim

    Bravo, Presidente Petro! Os esforços amazônicos são de abandonar quaisquer projetos de exploração combustíveis fósseis. Lula erra redondamente em defender direção contrária

    Responda
  8. Juliana Alves

    Correto precisamos ser o continente do futuro Gustavo Petro Colombia esta correto, podemos liderar o mundo com bio combustivel Energia solar e Eolica ate mesmo fibra da cannabis

    Responda
  9. Eduardo Elói

    Não seria Petro de petróleo a criticar o petróleo na região?

    Responda
  10. Jose Ferreira

    Vê-se que o presidente da Colômbia é um homem , além de jovem e culto , consciente e merecedor do cargo que ocupa . Ao contrário , temos um falastrão autodidata que se julga estadista e fala bobagem em série . Isto o mundo já está percebendo .

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Lula tem razão e O Petróleo é nosso Ferreira. Isso é influência dos europeus nazis que dizem que não somos capazes de extrair sem destruir. De mais a mais a bacia está longe da floresta. Nós damos conta de fazer bem feito se quisermos. Carece de patriotismo e acreditar no Brasileiro

    2. Jose Ferreira

      *jovem perto do encantador de serpente .

  11. Alexandre Pereira

    Ok, um idiota jogando para a platéia. Deve estar com problemas com seu governo mambembe.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O Petro, não que o Lula seja lá essas coisas.

    2. Rodrigo Cabral

      O Lula, né?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      O lula ?

  12. Antônio João

    Essa postura de Petro não é merecedora de respeito, se vamos continuar importando petróleo, ou derivados, a altos preços, este é o produto que puxa todas as altas de inflação; nossa matriz energética é a mais limpa do mundo, ainda que seja uma como reserva estratégica, é preciso ser conhecida.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Enxergar de modo mais amplo, e sem paixoes, é sempre difícil.

  13. José Speridião Jr

    Essa reunião foi no Brasil ou nos Emirados Árabes? Só se fala em petróleo?

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      Leia o título da reportagem.

  14. Ricardo A Schmitman

    Não é negacionismo. É ganância.

    Responda
  15. Dario Lima

    Teremos mais 100 anos pela frente, com a humanidade dependente do petróleo, menos no uso em combustão, mas na dependência da química de hidrocarbonetos = petróleo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Espero que sua profecia se concretiza mas nada indica isso. a previsão é de que chegaremos ao fim do sec. com 11 bilhões de pessoas e há um real crescimento econômico no mundo (em que pese ser lento). O aumento da produção, do consumo, cumulado com o aumento populacional teremos que o ser humano carecerá mais do que nunca de Energia.

  16. RAYMOND KAPPAZ

    Nada comi ouvir um presidente com p maiusculo.Lula: veja se aprende alguma coisa com Petro.Ele deu uma lição ao Lula de como é ser um estadista, cousa que Lula será.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pare de usar seu carro e não consuma nada de plástico.

  17. Ricardo Arantes Martins

    Fim da exploração do petróleo? faz me rir. Recentemente o Brasil teve questões na extração de minério legal com brumadinho e mariana o que é um absurdo. então o brasileiro tem que admitir que é um inútil que não damos conta (o que o 1º mundo fala) o que é uma aberração ou fazemos Bem feito. precisa é de vontade política. O Petróleo é nosso e levará muito tempo até que o mundo o substitua como energia. que usem o nosso. parte do dinheiro revertido para aquela área. Mente aberta e vontade política

    Responda
  18. Henry Galbiatti

    A Amazônia brasileira, onde fica a bacia sedimentar, vem sendo pesquisada a anos e não se mostra com um bom potencial para a produção de petróleo. Considerando o bom histórico da BR em pesquisas, não há petróleo. Por outro lado, onde se fala em ocorrência de petróleo atualmente é na foz do rio Amazonas, a 500 km da floresta, portanto no mar. No oceano Atlantico. Este assunto, tá desfocado a meu ver. Muita ideologia e pouco discussão técnica. Mais dinheiro público indo para o ralo.

    Responda
  19. Marcos Longaresi Carvalhães

    O presidente da Colombia é um fanfarrão, não votei no Lula, mas se for para explorar o petróleo de forma sustentável, que o Lula vá atrás dos interesses que vão ajudar o povo brasileiro, tem que parar de ficar dando ouvido para esse exportador de cocaína.

    Responda
  20. Marcos Longaresi Carvalhães

    O presidente da Colombia é um fanfarrão, não votei no Lula, mas se for para explorar o petróleo de forma sustentável, que o Lula vá atrás dos interesses que vão ajudar o povo brasileiro, tem que parar de ficar dando ouvido para esse exportador de cocaína.

    Responda
  21. Pery Pedro

    Só um governo fascista que não protege o meio ambiente para promover a continuação da exploração dos povos e recursos da Amazônia. Precisamos de um governo de esquerda, de preferência condenado por corrupção com amplas provas, e que nunca foi inocentado. Paulinho Land Rover? Vaccari? Quem pode finalmente acabar com o legado da extrema direita rentista, que tem milhões declarados e não declarados, e protege seus filhos corruptos? Quem nos salva de Lul@?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O próprio juizeco corrupto admitiu na sentença dele que não havia provas contra Lula. Mas a senhora afirma que as tem. Pois, apresente-as!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O vendedor de relógios

    3. Ricardo Arantes Martins

      Veja o Coiso nada fez para o Brasil. Não vimos um projeto novo em andamento no Congresso em sua gestão. O Coiso e filhotes sempre foram inúteis e se somarmos temos décadas deles no Congresso e aprovaram duas leis insigniifcantes. O ócio sempre foi uma marca daquele clã. Ele agiu por omissão no caso de extração ilegal de minérios na Amazônia. só assim para agir, no ilegal.

  22. Mario Silveira

    Ninguém se entende nesta cópula . Ops cúpula .

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vinte concordaram. Um discordou.

  23. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Acredito que a liberação de tributos para veículos híbridos e/ou elétricos seja uma boa forma de proteger o meio ambiente e não depender tanto do petróleo. Obvio que esses veículos também consomem gasolina, mas, podem ser utilizados com etanol. Qual e de quem é o interesse por manter esse tipo de tecnologia inalcançável para a maioria da população?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Aonde vamos enterrar as baterias de lítio ?

    2. Luis Nascentes

      A culpa é do custo das novas tecnologias, que necessitam escala para baixar o custo. A redução de preços vira, exceto para o Brasil e seus impostos absurdos.

  24. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Petro é contra o petróleo que destrói a Natureza e os animais - inclusive humanos! Lula é a favor do petróleo que destrói a Natureza e os animais - inclusive humanos! Aquela ironia do roteirista de nossas vidas.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nossa, que pensamento profundo, não é mesmo?

    2. vicente oliveira

      Rogai por nós pecadores,se tudo fosse tão simples assim...,Petro isso,lula aquilo, não é que sim,talvez,porque não,o buraco seja bem mais embaixo.

  25. Wellington Serpa Monteiro

    O futuro são energias Renováveis e não baseada em combustível fóssil, como o petróleo. Leiam Tributação Sustentável, da editora Lumen Juris, e verão lá.

    Responda
    1. Wellington Serpa Monteiro

      Agora, uma transição energética é a realidade que se impõem.

  26. Marenildes Pacheco da Silva

    Eu, com meus tico e teco, acho um contrassenso a exploração de petróleo na amazônia, a não ser que tudo que se fala de combustível fóssil, seja apenas falácia.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      na verdade, contrassenso é explorar, fomentar e usar combustível fóssil em qualquer lugar e não só na amazônia, mas os interesses comerciais falam mais alto que a preservação de vidas.

  27. Johel Souza Filho

    E o Rei Sol leva mais um peteleco para ver se acorda e deixa de ser tonto. Sois Rei, Sois Rei!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      O problema do Rei Sol não é sono ou letargia mas, sim, estupidez. As primeiras têm cura, a última, não.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Aí aí dor de cotovelo dói dói...

  28. Dionisio DeBarros

    Essa conversa do presidente da Colombia nao tem relacao alguma com a protecao do meio ambiente, mas sim com a vontade de nao deixar a industria Brasileira se desenvolver. Colombia se tornou uma proxy de alguma potencia internacional (quem sera?), que tenta a qualquer custo manter o Brasil no 3o mundo. China e Arabia Saudita produzem 70x mais CO2 que o Brasil. Pq a Colombia nao protesta contra esses paises?

    Responda
    1. vicente oliveira

      Protesta sim

    2. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Talvez, Dionísio, porque China e Arábia Saudita não façam parte do mesmo continente que o nosso, porque não tenham parte na Amazônia, porque não prrometeram na eleição cuidar do Ambiente, porque tenham ouvidos surdos...opa, Lula também tem ouvidos surdos!Nnguém que ele ouça a lhe dizer no privado: petróleo na Amazônia não! Ah, é esse presidente br que incentiva pecuária incansavelmen?A pecuária que produz mais GEE do que toda a cadeia de transportes? Coitada de Marina. A gente já viu esse filme

    3. Hernandez Piras

      A desculpa de certa esquerda para qualquer contradição é sempre o imperialismo americano. E ai do líder de esquerda que não se curvar ao Nosso Guia: torna-se logo "lacaio dos ianques". Puro atraso!

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Poisé, Dionisio... Esse pessoal é o tá ri o demais. Daqui a pouco vem um Michel Temer da vida dá uma canetada liberando exploração de petróleo até em terra indígena, e essa notícia mal sai na imprensa. É um jogo muito mais bruto e pesado do que essa gente sonha em pensar.

  29. Florentino Fernandes Junior

    Aqui eles sao a favor fo meio ambiente so até a eleiçao

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Petros, a reaçao do redbanho sera terrivel

    Responda