Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIELA Krause

    Questão difícil. Chega a época do filho entrar no ensino superior e os pais têm dinheiro poupado, mas não para pagar a faculdade. O filho, se não passar na federal, não fará faculdade. Empréstimo para pagar faculdade é beeeem complicado, já sai endividado e prolonga a dependência. Só tem resposta simples para essa questão quem não tem filho. Que sim, é a maneira mais econômica de viver. Eu tb não tenho essa resposta, mas especularia que a maioria dos seguidores do colunista não têm filhos.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A maioria dos casais tem filhos.

    2. Galdino Formiga

      Uma boa opção é o ensino técnico gratuito.

  2. MATEUS VAZ DE S Sá

    Sempre tive dificuldade em fazer poupança guardando dinheiro, razão pela qual há 18 anos busquei uma outra modalidade de guardar para o futuro. E passei a me interessar pelo silvicultura. Hoje tenho 20 hectares de árvores, dentre as quais, mogno africano, teca e eucalipto. E cada dia que passa as árvores mais crescem e engrossam, agregando valor e contribuindo com o meio ambiente. E assim, aos 83 anos, a minha terapia é cuidar da floresta e a floresta minha economia.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Siga feliz em frente.

    2. Investidor Individual

      Olá Mateus, obrigado pelo comentário. Não deixa de ser algo similar. Vc pode não ter achado que correu mais risco, pois tudo deu certo. O risco não deixa de existir só pq o resultado foi positivo. Vc correu mais risco e acabou sendo premiado pelo risco. Parabéns

  3. ALCY DE CASTRO MELLO

    Raciocínio mais do que correto, no mínimo lógico. Neste comentário o Autor nos chama a atenção para algo fundamental para as gerações de hoje: criar o hábito de poupar. Os mais velhos, como eu, viveram numa época de inflação extremamente elevada e descontrolada onde o dinheiro, na forma de papel era menos valorizado que os bens imóveis e de consumo. Isto acabou. Parabéns pelo tema.

    Responda
    1. Investidor Individual

      Obrigado Alcy

  4. ANTONIO RIBEIRO BURGOS NETO

    Os filhos vão continuar dependendo financeiramente dos pais se eles não ajudarem no custeio da faculdade!

    Responda
  5. Emanuel Mello

    Bota o moleque pra fazer federal

    Responda
    1. DANIELA Krause

      mas as tentativas de entrar para as federais, que dependendo do curso, pode ser muito difícil, podem prolongar o período de dependência do filho.

  6. Galdino Formiga

    Nunca poupei com o objetivo de aposentadoria e faculdades de filhos. Simplesmente trabalhei muito, investi de modo conservador, economizei e proporcionei a própria aposentadoria e estudos para os filhos.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    texto repleto de dúvidas : o filho chegará à Universidade ? , v. chegará á velhice ? ,

    Responda
  8. CARLOS Alberto Corteletti

    Análise perfeita professor. Parabéns!

    Responda
  9. Arno Costa

    Simples, é melhor não ter filhos

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Os casais geralmente querem filhos. O arrependimento somente chega depois.