Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Esse posicionamento é coisa de português. Dar credibilidade a esse grupo de governantes omissos, liderados por esse falastrão chamado Lula, não pode ser coisa séria. Os problemas da Amazônia são de décadas e décadas atrás. O PT passou quase quinze anos no poder e nunca se preocupou com isso. Agora, quer posar de mocinho e convocar um time de derrotados para cuidar do problema. Todos sabemos que os países envolvidos com a Amazônia são literalmente dominados pelos traficantes. Não tem negociação!

    Responda
  2. Fábio Trigueirinho

    E o trabalho análogo ao escravo na agricultura em Portugal, ninguém fala nada? Os alojamentos dos trabalhadores migrantes são vergonhosos. Empilhamento de gente em locais sujos. Não atendem aos requisitos mínimos da NR 31 aplicada no Brasil. O princípio da reciprocidade tem que ser aplicado ao acordo UE-Mercosul.

    Responda
  3. Gustavo Oliveira

    Realmente, espero que o tratado de livre comércio UE-Mercosul avance e seja ratificado o quanto antes, bem antes da cúpula do meio-ambiente em Belém, no ano que vem (e que esse fórum sirva para discutir questões concretas e definidoras para o futuro, não mais pautas do passado).

    Responda
  4. JORGE MAGALHAES

    Prezado José Manuel Diogo, entendi e compreendo seu posicionamento, entretanto, discordo. Sem maiores delongas, posso dizer que sua fala é colonialista e eurocentrista, com uma visão européia míope sobre a Amazônia, principalmente a brasileira. Você poderia informar, também, a preocupação do Brasil em relação ao atual posicionamento europeu em relação ao meio-ambiente, onde os dirigentes daquele continente estão usando esta pauta em benefício de seus interesses comerciais e protecionistas.

    Responda
  5. elthon borges saraiva

    Mais um encontro em que os hotéis, restaurantes e...., vc sabe, ficam cheios e definir algo importante nada. Esses encontros nunca irão definir nada, pois os que podem mudar alguma coisa, com seu poder econômico, apenas sabem rasgar os acordos já firmados.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil tem tudo para ser modelo ambiental, basta vontade política. Em outras gestões de Lula avançamos na questão energética. tem hoje 11%de energia eólica e 65%de energia hidraulica. da para investir pesado na solar e ou fotovoltaica que está a menos de2% onde o governo pode e deve propagandear e incentivar. temos cerca de um quarto a base de carbono sendo que dessa só 8%de biomassa. não chegaremos a meta até o fim da década, mas o Brasil é dos poucos que tem todas condições de chegar perto.

    Responda