Ruy Castro > Expectativa e decepção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NACIB HETTI

    Na época do Tom o mercado já era privilegiado. Agora é só o mercado, o mercado e o mercado.

    Responda
  2. RUI DE SOUZA

    O xará é um excelente jornalista e escritor. Mas péssimo analista político! Desde sempre. E que alma de Tom Jobim descanse em paz.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Uai Rui com i, ótimo analista seria ele elogiando o Bozo e escondendo dados sobre o desmatamento atual?

  3. Orasil coelho pina

    Ruy lembra da expressão sexo sujo, nos anos 50 os casais levavam para o leito o paninho da porra!

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Orasil que figura vc kkkkk

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, que poético! Limpava pervesão, meu caro? Hahahh!

  4. Ivo Ferreira

    Interessante, mês a mês, não falta um elemento do gado pra dizer que o Lula está há apenas X meses no governo e por isso não fez isso ou aquilo. Pior, as vezes a mesma justificativa é utilizada pra alguma lambança. Gado é gado. Não importa a cor.

    Responda
    1. André Luiz Coelho Martins

      Perdeu, Mané! Não amola! rsrsrs Chora mais, porque eu adoro. Leia melhor as notícias e veja, por exemplo, o que o Lula lançou hoje no RJ. Larga esse negócio de se informar pelo Zap do Gado

  5. SERGIO saraceni

    Aplausos, Ruy!!

    Responda
  6. José Cardoso

    A defesa do ambiente é uma antiga pauta conservadora, e a exploração dos recursos naturais uma pauta progressista. Quanto mais alta a classe social, maior a tendência de ver o mundo como um jardim a ser cuidado. Quem é pobre, como muitos moradores da Amazônia, pensa mais em como tirar algum ganho da natureza bruta. Daí a dificuldade de políticos populares abraçarem a pauta ambiental.

    Responda
    1. José Cardoso

      Flavio, é só você ver que é nos países mais ricos como na Escandinávia, e não nos mais pobres, que o movimento ecológico tem mais força.

    2. Flavio Camilo

      Poxa vc vai me perdoar mas " quanto mais alta a classe social maior a tendência de ver o mundo como um jardim a ser cuidado" me parece muito rasa ou pueril demais

    3. José Cardoso

      André, seu comentário é compreensível. É um erro bastante comum. Mas basta ver a atitude do Lula (que é de esquerda) para entender que um político progressista tem propensão à exploração comercial da natureza. O povo trabalhador apoia a intervenção do ser humano transformando-a. Os conservadores a querem intocada na medida do possível.

    4. André Luiz Coelho Martins

      Gente, esse Povo pensa que os outros são bur-ros. Quem acaba mais com a Natureza, senão as Empresas de extração de petróleo, de gás, de carvão, de ouro, de pedras preciosas, de recursos marítimos, como peixes e frutos do mar, feitos de maneira explosiva e mecânica? Ou o Cidadão aí acha que os donos e acionistas dessas Empresas são de Esquerda? O que é que você fumou???

  7. Nilton Silva

    A Marina já ferrou com belo monte e agora quer fazer o país perder o dinheiro do petróleo enquanto o mundo ainda precisa de petróleo. Só romantismo ou falta de visão mesmo?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Todas as usinas hidroelétricas fazem isso Benassi. Talvez possam ser melhor planejadas, mas aqui no Sudeste e no Brasil como um todo causaram enorme estrago. Mas o Brasil já chegou praticamente no máximo desse tipo de energia. Tem de ser rios de planaltos (senão alaga tudo) tem um tanto ainda na parte brasileira do hemisfério norte (amapá e Roraima). Mas trazer a energia para cá ainda é difícil e perde muito no caminho. Mas é 100% limpa.

    2. Marcos Benassi

      Belo Monte já ferrou com as áreas e populações contíguas, e *não pode ser repetida*. Um fracasso energético que poderá ser objeto de muito estudo no futuro.

    3. Ney Fernando

      A falta de visão não é dela.

  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Vamos torcer para Marina morena Marina se pintar para "guerra santa" da proteção da Amazônia e não deixar que explorem petróleo no rio Amazonas! Afinal já conseguimos em 7 meses reduzir em quase à metade o desmatamento e estamos fechando as porteiras abertas pelo inelegível/inominável aos garimpeiros e desmastadores!

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Putz, é vero, o Tom batia na tecla. Literalmente, aliás, quanta música para bicho, passarinho e floresta ele não fez? Lembrei do Samba de Maria Luísa, pra neta: o cabra era uma pessoa voltada pro futuro. Enfim, vamo em frente. É tanta expectativa em relação ao Luloverno, tanta civilidade a ser posta de novo no trono, nas ações... Não pode é demitir gente que presta pra botar estrupício, e sob as demandas de pppiicareta do centrão, que tem que ser confrontado com essa responsa.

    Responda
  10. CLELIO LEITE PINTO

    Ninguém, absolutamente ninguém, imprensa, ONGs, sociedade civil, políticos, claro, toca em uma questão óbvia por sua obviedade (perdão): O enorme número de pessoas que habitam o planeta. A única pessoa que apontou o dedo para o problema foi o saudoso Juca Chaves em uma entrevista, há uns dez ou quinze anos. Estamos todos realmente cegos. Oito bilhões de almas. É gente demais. Malthus, há duzentos anos, fez suas considerações, com a população crescendo segundo uma progressão geométrica.

    Responda
    1. Márcia Caetano

      Alertava sobre isso desde o final dos oitenta, mas as pessoas sempre me olharam ou com desdém ou com ódio - isso mesmo, ódio. O ser humano não tem filhos porque deseje realmente - ao menos não a maioria - está em nosso DNA como está em todas as outras espécies, a diferença é que pretensamente temos cérebro e eles não - será?

    2. Aroldo Zella

      População enorme significa mercado. Parece que não encontraram uma outra forma de geração de riqueza através de circulação monetária. Uma hora a nave não vai aguentar mais e vai cair no vazio do espaço sideral.

  11. paul constantinides

    Esta cúpula do Amazonas : um bando de politico querendo parecer pro mundo que se preocupam com a preservação da Amazônia e jogando pra ver quanto levam nesta. O mundo precisa de novas direções, partir pra explorar outros tipos de energia que não a fóssil. Viva o Jobim! Sempre foi vanguarda.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Mas como fazer isso com a grande hipocrisia europeia, com a falta de inteligência dos pseudointelectuais verdes? Para Merkel atingir maioria (parlamentarismo) aliou-se aos verdes e seu projeto de fim da energia nuclear. Resultado, hoje a Alemanha de um enorme passo para trás. A urgência é o carbono e por ai vai, tem inúmeros casos como o carro elétrico que queimam combustíveis fósseis para virar elétrica perdendo energia no processo poluindo mais no final.

  12. Ricardo Arantes Martins

    E por que não explorar o petróleo na foz. Ou o brasileiro não dá conta de fazer direito, é isso que os europeus pregam pós um brumadinho. Nós somos capazes de explorar, revertendo parte dos Royalties para o progresso da miserável região. Infelizmente o mundo carecerá de petróleo por um longo tempo, que usem o nosso. De todos os países o Brasil é o único capaz de chegar perto das metas da conferência de Paris. O resto é só hipocrisia europeia.

    Responda
  13. Mário M Dias

    Usando Tom Jobim pra falar mal do Lula. Bom mesmo era o outro presidente né, do ministro que queria passar a boiada. Tsc-tsc.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Bastou uma levíssima crítica ao Lula e os petistas surgem para passar pano nele. Não adianta, lulistas e bolsonaristas são a mesma coisa com sinal trocado.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Um erro nunca justifica outro Mario. Mas nesse caso Lula atua com patriotismo (nada a ver com o Coiso) e inteligência, defendendo os interesses do Brasil.

  14. Tadêu Santos

    Desde 95 passei a olhar a natureza de outra forma e passei a perceber o qto somos ecoburros. Depois de uma intensa dedicação voltada voluntariamente ao meio ambiente, agora estou mais calmo (...distante e isolado!), apesar do perigo iminente e sem volta do desequilíbrio climático de alcance e âmbito global. Pelo fato de haver gostado do seu texto, descrevendo o lado ecologista do Tom Jobim, descrevi um pouco minha trajetória como cidadão comum, porém de senso crítico. Outro dia gostei muito...

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Outro dia gostei muito da descrição de um carioca sambista que gostava de Jazz e que conhecia NY e Paris. Qto ao atual cenário, não acredito que os mandatários da Humanidade irão frear as dinâmicas que movem o planeta Terra. A ganância infecciosa descrita pelo Alan Greenspan do FED, deve promover alguma sensação de conquista prazerosa, mesmo sendo medíocre e degradante. O Lula da Silva acho que está visualizando mais o petróleo no Atlântico Equatorial que a preservação da Amazônia...não?!

  15. Jorge Ceretta

    Lula botando os pés pelas mãos. Só falta chanar o Salles prá ministro.

    Responda
  16. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Acorda Lula! Viva Tom!

    Responda
  17. MARIA STELA C MORATO

    Também estou bem decepcionada com Lula.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Calma Bete, ops, Maria. Em 7 meses de um governo que quase sofreu um golpe no início e encontrou um cenário de terra devastada, já em 7 meses temos boas novas como a redução em quase à metade do desmatamento na Amazônia. Isso não é pouco!

    2. Márcia Caetano

      Como sempre disse - e por isso não votei em ninguém - são duas faces da mesma moeda. Tolos os que acreditam neles e aprendem jamais. O que esse pessoal quer é dinheiro no bolso e projeção, nada mais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.