Priscilla Bacalhau > Mais uma década de cotas universitárias Voltar
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O sistema de cotas foi criado para esconder a dura realidade brasileira: ensinos fundamental e médio públicos de baixa qualidade. Se o Ministério da Educação pretendesse realmente melhorar o ensino, poderia perfeitamente fazê-lo, pois verba existe - mas sobra incompetência.
Necessário se faz termos Ensino Médio de qualidade . De nada adianta entupir as faculdades de gente se poucos se formam . Nos cursos de Engenharia , cem começam e menos de dez concluem o curso . A maioria reprova nas matérias do primeiro ano . Na turma do meu filho foi assinam - Colação de grau com oito engenheiros ! .
Ora, pois, Bipedalismo, enfim. Isso será cada vez mais enriquecedor pras universidades públicas, de alto nÃvel: também está comprovado por pesquisas as mais diversas que o nÃvel dos coristas se equaliza em pouco tempo. O pessoal rala e avança. O Universo sócio-cultural é muito mais do que a classe média e acima, e isso magnifica a formação de todos. Agora, confesso: olhei sua foto no tipo da coluna e vi o cabelão, mindeu uma inveja... Não quero cota pra careca, mas uma mudinhas de cabelo era bão
Kkkkkkk boa. Fiquei curiosa em conhecer o percurso de formação da colunista. Sou muito a favor das cotas.
No final do ano letivo de dois mil e oito; minha filha, loira, patricinha estava terminando seu primeiro ano no CEM-UFPR. O professor pediu um voluntário para ajudá-lo a limpar o laboratório no final do ano - lavar vidrarias etc . Apenas a patricinha se ofereceu . Os demais (cotistas inclusos) foram curtir a praia . Aquele professor a acompanhou até o final de seu Doutorado . É a vida .
Caro Dario - suas palavras podem, em tese, ser enquadradas nos artigos cento e trinta e oito e cento e quarenta do CP.
Caro xará - os alunos são folgados e quem "não presta" é o professor ! brilhante conclusão ! isso é que é valorizar um professor !
Caro Benassi . A vida é repleta de experiências e oportunidades . E cabe a cada um, aproveitá-las . As coisas não caem do céu , mesmo quando há que pense o contrário . .
Poi Zé. O que não quer dizer que eles não tenham entrado em outras iniciativas, absolutamente. Sua filha, que podia já devia ter identidade com o professor, aproveitou muitÃssimo bem o que apareceu. É a vida. Não sei se ela gostava tanto assim de praia, se o professor não era um mala - e sua filha, mais resistente à chatice. Não dá pra ser simplista, meu caro Xará.
Dario, seu comentário é totalmente descabido .
Bolsonarista preconceituoso e racista, vc segue a regra, não entende a dimensão de um problema, armas, esse é o seu campo de atuação.
É preciso alunos engajados na Universidade, independente de serem corintianos, palmeirenses ou são paulinos .
e cotas para os canhotos ? nem pensar . Somos uma minoria de treze por dento da população e adivinhem se há cadeiras com braço esquerdo nas Universidades . Não há ! só aquelas mal-di-tas cadeiras de braço direito . E nós, canhotos, sofremos com isso .
A atribuição de cotas é bem aceita por quem que tem sensibilidade, compaixão e solidariedade com o próximo (aliás, para os cristãos que não sabem, são virtudes). Sou canhoto e considero que as minhas dificuldades de ajustamento com o braço direito das carteiras foram totalmente insignificantes em comparação com a perversidade e violência social sofrida por tanta gente que as cotas na educação estão procurando compensar. A questão das cotas merece respeito e seriedade.
Nos últimos 50 anos a fração de mulheres nos cursos superiores aumentou muito. E isso se reflete por exemplo nos profissionais de saúde, médicos e dentistas. Que eu saiba isso foi conseguido sem cotas. Por enquanto não vejo nada parecido em relação a profissionais negros, apesar das cotas.
E você tirou suas conclusões do grupo de zapzap da famÃlia? E sua ignorância sobre os números referentes aos profissionais negros terá alguma relevância para alguém além do mesmo grupo de zapzap?
“Assim como há indivÃduos privilegiados que reconhecem essa sua posição”, uma afirmação de que considera que só negros são pobres? “Desconsidera 50% de cotas para as escolas públicas? Só um burguês faria uma argumentação tão reducionista. No final estamos discutindo qual a cor da burguesia universitária, ou pensando em desprivilegiados? Distinguir entre pobres é desumano e criminoso, classificar quem justifica isso demanda criar novos adjetivos.
São problemas estruturais que precisam ser superados com o fim da desigualdade social estrutural.
Exatamente . É preciso ter ensino Médio de qualidade para todos . De nada adianta entupir as faculdades com vários mecanismos se a grande maioria desiste durante o curso por falta de preparo . No cursos de Engenharia, começam cem e se formam dez ! Essa é a realidade .
Gostou ne? Como dizia o velho chacrinhaÂ….
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