Ian Bremmer > Política nos EUA se tornou disfuncional, e problema se agrava Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hercilio Silva

    O autor esquece de dar nome ao problema, o extremismo de direita que tomou conta do partido republicano. Sem conseguir formar partido, a extrema direita toma conta do partido republicano e parece querer revanche da derrota na guerra de secessão.

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Sempre fui levado a achar que os 'EUA' eram mais evoluídos que nós brasileiros, concepção induzida pela Sétima Arte do cinema, uma ilusão que não é verdadeira, bem semelhante ao que estou sentido atualmente com a leitura deste artigo do Bremmer, focando o perfil dos norte-americanos 'nega cionistas' do 'trump ismo', tão 'patri Otários' e ecoburros qto os 'bozo nazistas', que atuavam mirando o ex-capitão que copiava as burradas do Trump!!!

    Responda
  3. Giovani Ferreira Vargas

    Sim, sintoma do governo democrata do Biden.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    Não estou lá, não sei, minha conclusão é feita pelo que vejo nos filmes e leio. Minha sobrinha que mora lá diz que é bem por ai, mas ela não é muito afeita em seguir as questões políticas. O que vejo é que eles estão presos a questões históricas que não conseguem ultrapassar como aborto, pena de morte, questão dos estrangeiros, racismo. Não se atentam as questões pontuais e aos reais anseios da nação e do povo. Tem os republicanos populistas sustentados pelo subsídio no midwest. são terríveis.

    Responda
  5. José António Eleutério

    Vejo aqui, ainda que em menor escala, os mesmos elementos básicos de inquietação, instabilidade e radicalismo que o articulista destaca.

    Responda
    1. Joao Dored

      Para nossa sorte, o trump jeca local é pobre de dinheiro e de inteligencia...

  6. José Cardoso

    Nos mapas de apuração nos EUA, a divisão do país fica nítida entre moradores de grandes centros urbanos (liberais) x cidades menores, subúrbios e áreas rurais (conservadores). É algo que começa a se ver em São Paulo, onde o interior é bem mais conservador que a capital.

    Responda
  7. Francisco Jen Ou

    A queda do império pode demorar, mas parece difícil de reverter.

    Responda
  8. Aderval Rossetto

    Otimista, não tem dinheiro nem pra rolarem a dívida? É, a mídia acordou o mundo, de que os EUA, independente do partido, os fazem pagarem suas contas. Até sua grande parceira Europa não quer mais a força do petrodólar; claro que via pressão ambiental após todos norte-ocidentais envenenarem OITO vezes percapitos o ar do planeta. O sul agora dominará, com energia renovável e mão de obra barata. Tchau gringos.

    Responda
  9. PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO

    A democracia liberal está destruindo a democracia liberal.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.