Marcos Mendes > Governo do PT faz contabilidade criativa outra vez? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O déficit total, que inclui as despesas financeiras, devia ter mais destaque que o primário, e merecer mais acompanhamento. Este último é primo do Ebitda da contabilidade corporativa, um indicador importante sem dúvida. Mas o lucro lÃquido, que inclui as despesas financeiras recebe mais atenção.
O maior problema do atual governo é administrar as heranças malditas de uma turma que tomou o governo com golpe, sem ter a menor condição de assumir as responsabilidades. O resultado foi fome, miséria, desindustrialização, destruição de várias instituições, colapso das pesquisas, total desrespeito ao meio ambiente, inflação descontrolada e tratada com medidas equivocadas. A questão dos precatórios é pequena e vai ser resolvida como todo o resto vem sendo resolvido.
o que o cara quer é que o governo não mantenha um compromisso desenvolvimentista, que leva o aumento de produção e uma distribuição de riquezas via trabalho. O quadrupede de orelha longas monetarista quer o governo, controle seus gastos e mantenha a atual politica de transferencia invertida de rendas via divida publica. Precatórios tem que ser pagos e a economia tem que ser baseada em produção. Pela culionésima vez, perdeu mané.
Na prática, se entendi bem, o autor propõe que o gasto com precatórios seja contabilizado como despesa primária e que fossem feitos cortes nos gastos governamentais para compensar os pagamentos. Sempre que alguém propõe corte de gastos, seria bom que dissesse quanto, como e (principalmente) onde cortar. Sem isso, a proposta é vazia. Não dá para saber se é factÃvel e, sendo factÃvel, se é aceitável.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Tudo isso à custa de dÃvidas, como um pai que financia um carro importado sem ter condições de chegar ao fim do financiamento.
Coitado do L... Nunca soube de nada, nunca teve nada em seu nome, como a grande maioria dos brasileiros... Nem triplex, nem sÃtio... Até o ap em que morava era de um amigo...
"A corrupção que houve não teve o envolvimento do Lula"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quando a gente acha que já se falou todo absurdo nessa seção, me aparece uma dessas. Não bastasse esse comentário eternamente "copia e cola" que convenientemente esconde que Lula vendeu nosso futuro em troca de sair bem na foto do presente, o Governo era do Lula, com indicações do Lula, em benefÃcio do Lula, mas o Lula nunca soube de nada. Que surreal
Não Hermes, as reservas cambiais é dinheiro do governo, que fica guardado para eventualidades.
com pedaladas
Paulo, as reservas são acumuladas quando o governo converte dólares do comércio internacional em reais e estes são repassados aos exportadores. De fato, os dólares passam a pertencer ao governo mas não foi ele que os gerou. Quem gera riqueza é o setor produtivo, governos tiram o que podem e nos devolvem péssimos serviços.
Hermes, as reservas internacionais são do governo brasileiro e não das empresas privadas. A corrupção que houve não teve envolvimento do Lula, tanto que o partido com maior número de indiciados foi o PP.
Ah, é? Se o Brasil chegou a 6ª economia na época, por que não se manteve? "Voo de galinha" insuflado pela China? Reservas internacionais foram acumuladas exclusivamente pelo setor privado, Lula não tem nada que ver com isso. Lula e Dilma inauguraram 4 universidades, as demais foram desmembramentos de universidades já existentes, é só procurar os decretos que as criaram. O que Lula conseguiu e ninguém tira dele é o tÃtulo de chefe do maior esquema de corrupção da nossa História!
O autor desconhece questões básicas de contabilidade aplicada ao setor público. Recomendo ler o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Está em sua 9ª edição e é bem elucidativo. A tÃtulo de ilustração da validade do Manual, poderá o autor compreender melhor o que são Despesas Correntes e o que são Despesas de Capital, assim a confusão no artigo com relação a precatórias em atraso poderá ser esclarecida.
Publicaram agora… não sei porque fazem isto. As vezes até parece perseguição relacionada com o que escrevo. Saudades do jovem Frias.
Se meu comentário, que foi técnico, não for publicado, vou cancelar a assinatura.
Calma Joel.
Vou cancelar a assinatura. Está bom agora, moderador?
Ou seja, com o governo federal quebrado em 2025 as despesas serão pagas com impressão de dinheiro. Em seguida vem a hiperinflação e em 2026 seremos uma Argentina. 40 anos em 4. Para trás.
exatamnete isso. Pt vai conseguir....
Contabilidade criativa? Não me lembro deste comentário na época dos cri mi nosos presidente e ministro da economia anteriores.
Dois erros não fazem um acerto....
Senhor Mauricio mostre onde o colunista errou. Ele disse alguma inverdade?
Contabilidade criativa e vender acervo presidencial na bacia das almas.. Como a fsp ainda da espaço
"Meu polÃtico de estimação é péssimo, mas o seu é ainda pior". Canseira
O que tem uma coisa a ver com a outra senhor Mário? Qual a inverdade que o colunista escreveu?
PT ira destruir a economia de novo...questao de tempo...
Não sei nada de econômes. Sei que há algo de humano em Lula e algo de trabalho. é só ver noutras gestões os investimentos sociais, bem como os investimentos em infra, construção civil e Energia. Por enquanto é o que temos. Importa que ele não tem direito de errar pois o Coiso ou um de seus filhotes voltam e será o caos.
Hermes, o problema da completa despreparada é q ela é mais preparada q o ex-condenado, q só sabe mentir o tempo todo.
Lula só pensa em si, tem muito pouco de humano e menos ainda de trabalho. Se Lula pensasse no paÃs teria aproveitado o bom momento da economia mundial em seus governos e eliminaria o déficit de saneamento básico do paÃs, por exemplo. Preferiu investir em estádios ou nas ditaduras amigas. Escolheu uma completa despreparada para sucedê-lo, certo de que ela lhe devolveria o cargo ao fim do mandato, e ela nos jogou na pior recessão da nossa História. Muito se pode falar sobre a "humanidade" de Lula.
Enquanto Bolsonário for o espelho de Lula esse paÃs não vai pra frente...
eu vi...no passado recente destruiram a economia!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
os comunoides ficam loucos!
ja estao....
A verdade é um general de pijamas corrupto
Vai vender acervo publico nos eeuu. Ma né
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > Governo do PT faz contabilidade criativa outra vez? Voltar
Comente este texto