Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    Minha falecida viveu seus 80 anos sempre com ótimas amigas, as mesmas por décadas, nem por isto falhou em educar meus cinco filhos, quatro deles mulheres, com muita maestria. Nosso relacionamento fluiu saborosamente por cinquenta e três anos, nunca o assunto com as amigas refletiu-se mal sobre nossa felicidade conjugal. A devoção exclusiva ao matrimônio, de uma mulher sem amigas, perde o reflexo da felicidade que a amizade com as amigas transmite à mulher.

    Responda
  2. Blanda Donanzam

    Que incrível essa sua vivência. Infelizmente não foi assim comigo, e o que eu vivencio na prática, mostra que é uma exceção. A rivalidade feminina existe sim, é majoritária, e deveria ser vista e pesquisada com maior atenção. Gostaria de ter um manual anti rivalidade, pra poder me vigiar e previnir esses traços tão nocivo à relação feminina.

    Responda
  3. neli faria

    Acho que não sou mulher! Homem também não! O que sou eu? Acho que nem nasci. Devo ter ido para o além no passado remoto.

    Responda
  4. Vitor Heisenberg

    Dar um pedaço de papel escrito dos dois lados: "Vire do outro lado.", as mulheres não param de virar até a exaustão. Estão condicionadas desde que nascem a receberem ordens sem contestar.

    Responda
  5. ISAIAS DA SILVA

    Não sei como as mulheres são criadas, pelo fato não ser uma. Mas, se outro homem, mais alto, bonito, rico, gente boa sentar no balcão do bar e puxar papo de futebol, na hora viramos amigos de infância. Acho que para nós é mais fácil.

    Responda
  6. Fabiana Menezes

    A Mirian está certíssima e na sua sensibilidade. Passei a te ler com outros olhos quando vi seu afeto pela ciranda de mulheres e pelo imenso bem que essa cooperação de almas e corações faz à vida da gente. Mariliz, outro dia ouvi uma coisa bem interessante, um certo desejo de um especial inferno às mulheres que prestam um desserviço civilizatório ao reproduzirem estruturas corrosivas no trato com as suas semelhantes. Um brinde às irmãs que a vida nos presenteia.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Amei

  7. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Essa questão da "amizade" é muito importante, não só para e entre mulheres. Entre homens também. Parabéns pelo texto maravilhoso. E que "os homens" aprendam com ele.

    Responda
  8. Regina Célia Baldin

    Acompanho trabalhos de mulheres que se lançam em atividades antes ditas masculinas, como caminhoneira, tratorista, agrônoma, engenheira industrial, produção, e tenho visto que elas se acompanham cada vez mais, repassando conhecimentos, experiências e porque não, dificuldades pessoais. Isso tudo porque, os espaços pelo qual lutaram e, não foi fácil, foram se ampliando e elas se colocando, e hoje fazem parte de grandes conglomerados em que pode haver competição, mas uma luta por poder mais amena.

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Lindo!

    Responda
  10. José Cardoso

    Recentemente assisti o filme 'Orgulho e Preconceito', na Inglaterra do final do século 18. Um (bom) casamento era a única chance de escapar da total dependência econômica após a morte dos pais. Embora existam hoje muitas alternativas para as mulheres, essa opção não desapareceu. Seria essa (ainda) a força matriz da rivalidade?

    Responda
  11. Raymundo De Lima

    Mariliz sempre corajosa. Eu sempre me perguntei pq as mulheres são rivais e invejosas. Na atualidade, a inveja é direcionada para Janja. Alguém me explica a causa? Outro ponto que sempre me perguntei é pq há mulheres machistas, criam meninos machistas não somente no Afeganistão, Irã, Arabia Saudida, Nigéria, tb no Brasil?

    Responda
  12. CLAUDIA ROVERI

    Sou amiga até hj de todas as minhas chefes, protejo as meninas que trabalham comigo e acho uma bobagem sem tamanho isso de rivalidade feminina. Não porque não exista, mas porque existe a rivalidade, a inveja, a raiva. Isso é do ser humano, não do seu sexo. Ou gênero.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Idem

  13. Alcides alcantara

    Pois eu agradeço ter nascido homem; não me imagino mulher. Tática do patriarcado coisa nenhuma! Como gênero, vocês são invejosas uma das outras, estabelecem discriminações e competem dissimuladamente ou às escâncaras entre si. Põe uma recém divorciada num bloco de casais e vê o fuzilamento de olhares. Ah, acho o seu feminismo fora de moda, tolo.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      Vc está enganado. Tenho a mesma visão da Mariliz, tenho amigas da época de colégio, amigas que foram colegas de trabalho. Quando tive oportunidade, apoiei mulheres talentosas a quem o machismo não dava palco e chance de brilhar. Ha mulheres invejosas? Claro. Homens, os há também, e muitos. O cenário que vc descreve é o de casais, uma bolha que não tem nada a ver com que a Mariliz descreve e tantas de nós vivemos e pensamos.

    2. Alcides alcantara

      Deste mesmo, Cláudia Roveri. Apenas não sou alienado, ao contrário, penso ser um atento observador do mundo, sobretudo das mulheres, das quais gosto muito e amei outras tantas.

    3. Alcides alcantara

      Nada, Fernando é a realidade.

    4. Fabiana Menezes

      Well, já presenciou o ciúme de homens em relação aos outros? Já observou no mundo natural, o jeito pavão de ser, como são capazes de quase tudo para terem atenção? A conversa aqui é sobre afeto genuíno.

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nooossa, querido Alcides. Pensamento mais antigo.

    6. Maria Peppe

      Concordo que existem diferentes tipos de sentimentos prejudiciais à saúde da mulher, mas não são características somente delas. Homens também são invejosos, dissimulados e adoram guerrear. Dificilmente constroem laços afetivos de amizades com outros homens. Para uma mulher se fortalecer, ela se ceca de outras mulheres com o mesmo objetivo!

    7. CLAUDIA ROVERI

      Jesus, de que século vc saiu meu Senhor? 19?

  14. adenor Dias

    Pois eu sou um homem que admira por demais as mulheres, mas não quero ser mulher nem numa sonhada reencarnação! Eu tenho umas 8 irmãs 3 filhas e duas netas, que elas sejam a mulher que eu nunca quero ser...

    Responda
  15. Ricardo Arantes Martins

    Seus exemplos familiares são contundentes, né? As mulheres sempre mais fortes e determinadas que os homens. Viva elas. Li a matéria há horas e fiquei matutando. Criado com uma família de homens, coitada de minha mãe, primos próximos, sobrinhos meu filho, impressionante aqui. Não tenho a menor ideia da criação de uma menininha, mas vejo extrema competitividade entre as mulheres, até preconceitos. Mas cada um é cada um.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É porque seu olhar é muito masculino.

  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Quando era pequeno, onde minha mãe ia me levava, Como carrapafo, grudado e sugando o hospedeiro, mas em lugar de sangue, sugando amor. Mas havia um lugar que me encantava mais que todos, o Armarinho. O Armarinho era o Templo, o círculo do conselho de sábias da tribo, entre aviamentos, linhas, bordados, agulhas de tricô e crochê, ponto russo. O seu play ground. Preciso levar minhas netas,Sempre pensei como seria um serralho, onde guardadas por um eunuco, umas só tem às outras. Como no Afeganistão

    Responda
  17. DANIELA FRANCO

    Gostei muito da sua declaração, mas creio que as mulheres, em geral, são criadas pra serem rivais (interessa pro patriarcado), infelizmente.: sororidade é uma palavra linda que, por enquanto, praticamente, só existe no dicionário.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Sim, o fomento da discórdia tem suas razões estratégicas. Infelizmente há aquelas que escolhem o lado negro da força. Porém, que vive a cooperação sabe a imensa força transformadora e disruptiva para um ambiente mais feliz

  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Na qualidade de homem, tendo nascido cego, a presença do feminino em minha vida é muito marcante. Minha mãe, algumas tias, que me enfiaram na cabeça que eu era inteligente. Depois as tias do Instituto Benjamin Constant, algumas irmãs escolhidas daquele tempo e hoje, minhas meninas, companheira e filha. Não cabe na minha cabeça como um cidadão consegue tocar numa mulher, sem ser para fazer carinho.

    Responda
    1. Regina Célia Baldin

      Vanderlei adorei o que escreveu e saiba, vc enxerga melhor do que milhões de homens. Meu abraço carinhoso.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bonitp

  19. Erica Luciana de Souza Silva

    Maríliz, eu sempre digo isso: mulheres são criadas para serem inimigas. Eu luto contra isso e ensino a minha filha a não cair nessa. Adorei o seu texto. Um dos meu sonhos é conhecer pessoalmente vc e a Mirian. Sou professora do ensino superior em uma instituição federal. Levo vcs duas através de seus textos constantemente para minhas aulas.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Idem, idem, idem.

    2. Mirian Goldenberg

      Adorei Erica

  20. Mirian Goldenberg

    Amei a nossa conversa de amigas e parceiras de vida. Sempre juntas

    Responda
  21. Márcio Queiroz

    Vc Maríliz é única e sensacional, suas crônicas nos enriquecem imensamente, e nos ajudam a compreender o mundo maravilhoso das mulheres. Parabéns, e sucesso sempre.

    Responda
  22. Ricardo Batista

    Isso aí, impossível gostar de todo mundo. E quem comparece a uma reunion de cinquentões logo se dá conta : ao contrário do que se pensava antigamente, as mulheres envelhecem melhor que os homens (isso que dá vida desregrada demais, kkk). E elas também são melhores para cultivar velhas amizades, é só ver cafés e os ônibus de viagem. Mas cada um, cada um. E seria legal ver esse bate-papo entre você e a Mirian.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Foi maravilhoso