Ana Cristina Rosa > As cotas abrem portas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As cotas abrem portas para uns e fecham para outros. Quem as decide são os polÃticos, mas eles próprios não definem cotas para si: não existe no ministério, no congresso, nem nos tribunais. Não lhes convém. Mas impurram-nas goela abaixo para a sociedade.
Eu tive um colega de trabalho negro que estudava à noite numa faculdade particular para ganhar um diploma. A razão era que sem curso superior não seria promovido à gerente. Há tantos formados, que as empresas podem se dar ao luxo de exigir esse sarrafo mÃnimo. Mesmo que continue usando as mesmas planilhas eletrônicas de sempre, e esqueça rápido o que aprendeu na faculdade.
Se o aluno não aprender matemática no Ensino Médio, não será o professor da faculdade de Engenharia que irá ensiná-lo. Ele simplesmente irá reprová-lo na disciplina e mais um abandonará a faculdade ! Sem qualidade no Ensino Médio, não há milagres e cotas são demagogia !
Xará, meu caro, as universidades tem uma infinidade de iniciativas de apoio acadêmico àqueles de menor qualidade de formação. E que surtem efeito muito rápido: salvo engano, final do segundo ano, em média, tá todo mundo maiomêno na mesma.
Na colação de grau de meu filho havia seis formandos em engenharia Elétrica e oito formandos em Engenharia Mecânica . De nada adianta abrirmos a porta para cem alunos no Vestibular, se a metade abandona o curso no primeiro ano, por falhas gritantes no Ensino Médio .
É esse o pobrema, carÃssima: quem abre porta tem que ficar ali mêmo, abrindo porta. Servindo café, limpando o chão e outros blás "menores". É uma luta e tanto. E é pro filho do porteiro entrar na universidade, não estamos falando da empregada doméstica indo à Disney, pra pegar duas só2 asserções do Jjjeegues, o Jjjuumento - que deve ter ido pra ChiKHago com bolsa de doutorado, senão não chegava nem até ChiMijo. Pra fazer esse monte de Herda na nossa cabeça. "Lazalento!", diz Confúsio, o Sábio.
Cotas representam a legalizaçao da discriminaçao racial. Pessoas são tratadas de forma diferente conforme a raça. A Suprema Corte americana já teve o bom senso de declarar que isso é ilegal e que as universidades não podem levar raça em consideraçao no processo seletivo. Algo mais ou menos óbvio.
Não sabe de nada inocente. Tivesse um filho negro e morasse no subúrbio teria mais empatia. Leitura tb ajudaria, não è ? Seu vesgo.
Ops! Como eu bati o dedo no joinha, agora me obrigo a me desdizer, Paulo. À Suprema Corte, tá faltando decidir que o mundo não pode Soder, desde pequenino, gente preta. Nem por fome, nem por falta de passagem de ônibus, nem por humilhações variadas, nem por goteira na cabeça, nem por ausência de material escolar. Depois que impedirem a Soda generalizada, uai, tá bão: impeçam a "discriminação que conspurcaba noção de mérito". MeretrÃcio do Baralho!
Enquanto não houver escola pública básica e de qualidade, cotas não resolverão a exclusão dos pobres (pretos ou não)
A população negra não precisa disso. Todos somos humanos e iguais e assim devemos ser tratados. Chega de identitarismo que segrega!
Cotas devem abrir cotas para pobres. Distinguir entre pobres com base na cor é desumano e criminoso.
Estamos por demais atrasados com esse projeto... a dÃvida é longa levamos gerações pra melhorar... e ainda tem uma enorme parcela da população que cota com quem sempre foi declaradamente racista.. precisamos estar sempre alertas.
Não existe dÃvida, existe falta de oportunidades.iguais.
A população afro descendente é maioria. Que votem e elejam dos seus para mudar a estrutura do pais e não ficar vivendo de migalhas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > As cotas abrem portas Voltar
Comente este texto