Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BRUNO ETTORE PAVAN

    O Problema não é a ideologia dos deputados Nordestinos é quantidade desproporcional quanto ao tamanho da população eles valem mais que os Brasileiros do Do sul e do Sudeste especialmente os de São Paulo, que pagam a conta. Um brasileiro um voto direito iguais para todos significa representatividade igual para todos.

    Responda
  2. Marcio Machado

    A conclusão é que a massa do eleitorado vota na pessoa com quem se identifica, não em ideologia, mesmo porque a grande maioria, infelizmente, por um problema de educação, sequer tem conhecimento para fazer escolhas ideológicas.

    Responda
  3. Egon Kutomi

    Lula é quase um Deus no Nordeste porque fez um mínimo por um povo que nada era feito anteriormente, mas o Brasil e o Nordeste merecem muito mais.

    Responda
  4. josé SOARES

    Análise precisa é verdadeira da nossa geopolítica, desconhecida até por governadores de Estados, como o mineiro.

    Responda
  5. josé SOARES

    Análise precisa é verdadeira da nossa geopolítica, desconhecida até por governadores de Estados, como o mineiro.

    Responda
  6. Igor Cornelsen

    O que está errado é a desproporção da representatividade no Congresso Nacional. Não pode o eleitor dos estados do sul estarem desproporcionalmente representados por menos deputados que os estados do norte do nordeste e do centro-oeste. Deveríamos ter, como em qualquer país civilizado, voto distrital, não só para a população ser representada mas para cada brasileiro saber quem é o seu representante no Congresso Nacional. O que temos é ridículo!

    Responda
  7. Gustavo Moraes

    É isso aí! Renan calheiroxx para presidente! Sérgio Cabral vice! Viva o "consórcio"! Queremos que fique tudo como está!!!

    Responda
  8. José Cardoso

    Nas eleições presidenciais, a divisão regional do Brasil se acentua desde Lula 2, quando disputou contra o Alckmin. Lula, Dilma e Haddad venceram com folga no Nordeste daí em diante. O RJ e RS, que pendiam mais para a esquerda, se transformaram com o tempo. Talvez haja uma correlação com o crescimento dos bíblias no país. O Nordeste é a região onde os papistas menos perderam terreno para eles.

    Responda
  9. Nilton Silva

    E por lulismo não ser petismo é bom o pt calçar as sandálias da humildade e começar a se preocupar em criar novas lideranças, porque o presidente já está fazendo hora-extra na política.

    Responda
    1. josé SOARES

      Hora extra com uma vitalidade surprendente, implementando novas e boas políticas públicas na Saúde,Educação, na área social e com projeção e atuação respeitadas internacionalmente, tudo isso corrigindo o descalabro do governos anterior.Por enquanto.

  10. Gilberto Rosa

    Com alguns dados verdadeiros o colunista montou uma lógica falsa. Centrão não é conservador, é explorador, o povo não vota nestas figuras por ser conservador, mas por ser enganado.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Infelizmente nossa imprensa, que deveria informar, incluindo a Folha do Aécio, dosgolpes, da defesa dos juros... é dominada por interesses bilionários e de oligarquias locais.

  11. Aderval Rossetto

    Com mão de obra ainda barata e energias renováveis, contrárias das fósseis em desabono mundial, será a região mais rica do Brasil em poucas décadas. Basta promover assistências e bens primários públicos à população, mascarando o salário para competitividade internacional, daí atraindo investidores estrangeiros em indústrias de ponta. As pobres commodities agrícola e matéria prima se compra.

    Responda
  12. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A dita elite econômica quer bobos da corte no executivo. Esses são os Novos travestidos de Zema, Bolsonaro, Tarcísio e afins.

    Responda
  13. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Análise perfeita. Sou do nordeste e aqui vivo. É isso mesmo.

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    ... Anhangueras-do-Sudrste e Anhangueras-do-Nordeste so Sao diferentes no sotaque, no modo de falar, as manifestações de núcleos ßão ressonantes, senåo as mesmas manifestações orquestradas!!!... Enquanto o Anhangueras-sudeste atraem alguns humanos para escorregarem para dentro de suas gaiolas, anhangueras-nordeste atraem outros humanos para suas gaiolas!!!...

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Marcus, vendo o geral da discussão retorno: há a questão do paradoxo local x nacional, já tratada por você anteriormente, e a do personalismo, idem, e que inclui o tipo de discussão do Seu Lavareda, seu colega. Percebo que me@s colegas foram críticos e preciosistas com o "conservadorismo", e talvez não devessem sê-lo pra tirar proveito do raciocínio. Eu os lembro que um lugar com excesso de miséria e valores morais muito estritos fica mais sujeito ao clientelismo personalista direitóide.

    Responda
  16. Cleomar Ribeiro

    ... enfim, os Anhangueras-jornalistas estão lendo as dritribuições e arranjos reais da composição de grupos politicos, parabéns,seja bem-vindo!!!...

    Responda
  17. FRANCISCO FARIAS

    E? Nem uma palavra sobre as toneladas de dinheiro que Bolsonaro repassou para os deputados do Centrão? E o que dizer de uma região com sentimentos e interesses específicos e nunca atendidos? É simplória essa análise murada e compartilhada. O nordeste eternamente explorado, não é de esquerda e nem de direita, é simplesmente irresignado.

    Responda
  18. Aderval Rossetto

    Pobre pode ter padrinhos extras, além da proteção pela esquerda!

    Responda
  19. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Beleza de informação ! Obrigado

    Responda
  20. Maria de Felipe Martinez

    Taxar Lula de esquerdista e o Centrao de conservador equivale a colocar carimbos ideológicos irreais. Lula mantém políticas de centro esquerda, de acordo a qualquer parâmetro político e o Centrao dedica-se ao clientelismo e a rapinagem. Conservadorismo e outra coisa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, cara Maria, a gente pode entender os carimbos com fins didáticos. O centro-esquerdismo, enquanto explicação política, não atinge o fundo da coisa, no seguinte sentido: observando os efeitos de uma Polit pública complexa como o bolsa-familia, que amarrava vários auxílios à escolarização, vacinação etc, ao longo do tempo, vê-se que "empoderou" as famílias. As mulheres, com mais independência, empregos menos ruins pra garotada que cresceu debaixo do guarda-chuva. Houve *inteligência* nela.

  21. Marcos Benassi

    Marcus, caríssimo quasi-xará, devo discordar veementemente: o zEma abriu a caixa de gordura, não a de Pandora. Pandora é muito fino pra esse jjjuumento que os mineiros tiveram a infelicidade de botar no trono. O respaldo do hominho é etílico, soltando essas frases de bêubdo em balcão de boteco. Como é que pode? Eu vou ficar de olho vivo: vendo minha casa antes do início do Grande Êxodo, pra não vender na xepa, chamo Granero e vazo pra Pernambuco. Na vizinhança desse eixcroto, eu não fico.

    Responda
  22. José Antônio

    Marcus, como saber se o povo é conservador se eles, em sua imensa maioria, não tem a mínima ideia do vem a ser conservadorismo?

    Responda
  23. Jorge Viana Da silva

    Os eleitores votam em pessoa não no partido essa é a razão de Lula vencer e não conseguir eleger deputados.

    Responda
  24. MARIA STELA C MORATO

    Comentário perfeito.

    Responda
  25. eli moura

    O que tem a ver centrão com ser conservador? Centrão trabalha em como se apoderar de dinheiro publico e dinheiro publico e as vezes dinheiro publico, to dinheiro saqueado, um decimo vai para os seus currais eleitorais e o restante para uma conta em miami.

    Responda
  26. Carlos Mello

    É essa incongruência a causa principal do famoso tomá-la da-cá. É o nosso analfabetismo político. Vota na esquerda pra presidente e na direita para o legislativo. A maioria dos eleitores do Lira também são do Lula!

    Responda
    1. fauzi salmem

      Carlos, Lula sempre foi da direita cristã, um estadista que se preocupa em incentivar a economia, buscando a união política para aprovação de projetos que objetivam o progresso do país, sem descuidar dos pobres (basta ser progressista para ser rotulado de esquerdista). Acho que o rótulo contrapõe-se ao de entreguista da direita radical.