Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Giuliani

    Ideologia liberal que não fica de pé com o uso de método científico. Assume Estado e governo incompetentes para ficar tudo nas mãos de setor privado mais honesto. Singapura e China demonstram o contrário. Vários setores onde a iniciativa privada não tem interesse ou o perfil de risco adequado para executar, entra as mãos do governo. O desafio é criar o devido incentivo para os profissionais do governo terem os mesmos incentivos do setor privado: remuneração com estrutura adequada (fixo/variável)

    Responda
  2. Cláudio Dias de Almeida

    Rapaz... isso não deveria estar na parte de opinião, não? Muitas afirmações de fato sem demonstração de premissas e, claro, mas aí já seria pedir demais, sem enfrentamento a quem pensa de forma contrária. Pareceu conversa de bar....

    Responda
  3. Norton De Almeida

    Que me perdoem os liberais superherois, mas o Brasil nada seria, ou talvez nem existiria, se não fossem as ações goverrnamentais no sentido de criar uma industria nacional. Será que os ricos dinheirinhos hoje e sempre guardados construiriam a Embrapa, a Embraer, a Usina de Volta Redonda, o ITA, a Eletrobras e a Telebras? Será que sairiam de suas cadeiras de balanço para realmente investirem numa indústria nacioal?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Esqueceu de citar a Sete Brasil. Lembra dela?

  4. PAULO CURY

    no final nos pagamos a conta, quer o governo fabricando ou comprando de terceiros, no caso da Petrobras a briga é antiga, desde sua criação, o melhor era ela já ter sido alienado e o governo apenas arrecadando e aplicando os recursos de forma eficiente. Ainda mais agora que estamos nos livrando do petrokeo

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Livrando do petróleo onde ? No Fantástico Mundo de Bob ?

  5. Alberto Henrique

    Cuidando da saúde,do saneamento da educação e da segurança já está ótimo,mas nem isso conseguem. Isso vale pra qualquer governo.

    Responda
  6. José Cardoso

    Qualquer empresa que investe para vender a um único comprador corre um alto risco. Imagina se a Embraer crescesse nos anos 90 dependendo fundamentalmente da demanda da Varig. Há muitos produtos, e navios são um exemplo, que só se viabilizam com o mercado mundial.

    Responda
  7. edilson borges

    o governo subsidia a escrita de material nacional sobre economia, a grande maioria das bolsas de estudo são dadas por entidades que recebem dinheiro do governo. vc deve ter tido ao menos uma.

    Responda
  8. Enrique Castro

    Quando o colunista passeia por Londres, por Paris ou por Milão de metrô e todo o transporte público interligado não fala mal do estado inglês, francês ou italiano, certo? A Alemanha estatizou, em 2022, a maior empresa alemã do setor elétrico. Porquê não estuda e comenta esses casos?

    Responda
  9. Paulo Augusto

    Informação errada: a Petrobras teve endividamento para bancar a construção dos navios-plataforma que hoje atuam no pré-sal. Não foi gasto e sim investimento. O néscio acha que a dívida foi comprando jujuba e pipoca.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Vinicius, quem construiu foi a iniciativa privada e não o Estado.

    2. Vinicius Branco

      Navios plataforma que custaram o dobro dos coreanos. Ate hoje não aprenderam que o Estado eh pessimo empreendedor. Não consegue cuidar nem da fila do SUS, e quer se meter a fazer petroleiros?

  10. Joao Antonio

    Creio que essa coluna devia estar na página da editoriais.

    Responda
  11. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Brasil precisa se reindustrializar, apostando nas suas potencialidades. Fazemos hoje o que fazíamos na colonização, agricultura e mineração. O sopro industrial está perdendo força. Recuperar a indústria exige presença do estado. Aplique o raciocínio do articulista nos EUA e a indústria de armas e o programa espacial americanos desaparecem (até que sumir com a lógica armamentista seria bom).

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Vocês da esquerda ainda estão nos anos 1930 e 1960.

  12. Alvaro Neder

    O neoliberalismo é um cadáver apodrecido mas desesperadamente tentam convencer o povo que ele é cheiroso.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Acho que os cadáveres estao apodrecendo em Cuba, Venezuela, Nicaragua e Coreia.

    2. Felipe Araújo Braga

      Claro, quem foi um exemplo de sucesso foi o Socialismo.

    3. joão moreira

      Errado, Álvaro. Nem tudo é preto no branco como sua cabecinha pensa. Mesmo para nós, que acreditamos em um capitalismo com um mínimo de regulamentação, a presença do Estado na economia, seja protegendo setores específicos ou mesmo produzindo, deve ser sempre questionada.

  13. Felipe Araújo Braga

    O Estado brasileiro sequer cuida de saúde e educação, segurança e saneamento. E mesmo assim a esquerda quer que o Estado comande tudo: com corporativismo, estabilidade e indicação política. Isso é um obstáculo para uma economia pujante de mercado, com empreendedores gerando emprego e oportunidade. Sentem saudades da URSS.

    Responda
  14. Laudgilson Fernandes

    Neste país falou em privado, corre. Estamos sendo assaltados em todos setores aonde o governo entregou à iniciativa privada. Transporte, água, esgoto, luz, telefonia, saúde. Imagina quanto nos custaria um navio construído por estas empresas e vendido ao estado?

    Responda
  15. Alípio Dias dos Santos Correia

    Mera propaganda neoliberal!

    Responda
  16. Valdir Teixeira da Silva

    Então tem que fechar a Renault, GM, Volkswagen e muitas outras com participação estatal. Sem falar que todos esses governos não permitem estrangeiros comprem suas principais empresas privadas. Exemplo: os americanos não deixaram os chineses comprarem a Qualcomm. Esse artigo é uma falácia.

    Responda
  17. Luiz Garcia

    O Estado até não deve ser fabricante de nada, em qualquer lugar do mundo; mas em qualquer lugar do mundo, o Estado pode ser o administrador ou o dono do(s) ente(s) que podem fabricar tudo, desde que seja de forma eficiente. Essa condição, de forma natural já exclui a possibilidade do Estado fabricar tudo e em todo tempo.

    Responda
  18. Dario Lima

    O texto é infantil e tendencioso. Sem conhecimento da indústria do petróleo.

    Responda
    1. marcos machado

      Mais um que acredita piamente que exista almoço de graça......sofrendo do efeito dunning kruger e o pior: não aprende com as lições do passado. em suma: o cara apoia o governo construir navios!