Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gregorio Amarante

    Só perdemos para os USA em quantidade de procedimentos esteticos e consumo de produtos de beleza, e junto com eles somos caretíssimos e quando tentamos ser livres, somos sempre vulgares, porque assim usamos a nudez. A nossa "artista" tipo exportação, Anitta que ilustrou a matéria é o simbolo disto e no futuro também será uma vovó fitness.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    A nudez é assexuada e representa o estado mais básico de uma pessoa, mas por que isso muda? Seria talvez porque elas passam a 'vestir' um gênero e aí começam a confundir nudez com sexo e vice-versa?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura veste o corpo de significados

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      A nudez é assexuada e representa o estado mais básico de uma pessoa, mas por que isso muda? Seria talvez porque as pessoas passam a 'vestir' um gênero e aí começam a confundir nudez com sexo e vice-versa?

  3. Nilton Silva

    Somos muito mais conservadores que os catalães. É só ver a quantidade de gente que vota no bozo e acha que fazer sexo é pecado.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Mania de socar política em tudo. Texto de tantas reflexões e lá vem (e sempre vem) alguém lembrar que o Bolsonaro existe e destilar as suas frustrações. Relaxa cara! A política não está em todos os aspectos do cotidiano, Sr. Nilton. E só para você saber, lá na Espanha eles estão flertando com a extrema direita e nem por isto deixam de andar nus.

    2. Mirian Goldenberg

      Diferentes corpos, diferentes culturas

  4. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Inusitadamente, a maior parte da Europa é muito mais relaxada com a nudez do que no Brasil e EUA. O topless é relativamente comum mesmo em países conservadores como Espanha e Itália. Inclusive, podem ser listadas mais de 40 praias de nudismo, algumas bem antigas. No Japão, há os onsen (fontes e águas termais) onde toma-se banho nu naturalmente ao lado de conhecidos e desconhecidos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura veste ou aprisiona o nosso corpo

  5. Maria Cecília Miranda

    É verdade esse “bilete”?

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Eita, sô, que saco, hein, caríssima? Nunca experimentei tamanha peladeza, e acharia estranho, creio, mas não impeditivo. Tô muito acostumado a ficar nu em casa, seria só uma extensão da liberdade doméstica. Mas a coisa do corpo como capital, é cruel: óia a quantidade de coisas que a "vovó" faz pra se capitalizar? Jesus da Marombeira, é muito ziriguidum - e só é necessário no mercado das bimbas às centenas, e olha lá. Ah, liberdade de uma engordadinha: em 3semanas na casa da mãe, 3,5kg. Vazei!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O corpo como capital e como prisão, no Brasil, especialmente para as mulheres

  7. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Quando você vai a um acampamento nudista, rapidamente descobre que nudez e sexualidade não têm relação, até as crianças entendem e levam tudo isso numa boa. Infelizmente, a maioria das pessoas insiste em vincular nudez e sexo e vice-versa, mas isso se dá por influência de tradições religiosas que sempre reprimiram essa facetas humanas. Há, inclusive, especialistas que entendem o celibato religioso do clero católico como uma das causas do abuso de menores por agressores vestidos de padres.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura veste o nosso corpo

  8. filipe moura lima

    O importante é sentir-se bem nu ou vestido, malhado ou flácido. E viver sem amarras sociais ou culturais.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito difícil, não é Filipe?

  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não estou certo. Mas talvez o BR seja o país mais hipócrita do mundo. Tirar a roupa não pode, mas expor a nudez das faltas: princípios, humanismo , empatia, crueldade , fiquem a vontade. Metade votou no estrupicio facista. Ele estava nu, mas tudo bem.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura da aparência

  10. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O Brasil não é mais um país de jovens, então que será dos estereótipos que vão de encontro a isso? Que será das nudezes? Há um processo envelhecimento, de redução das parcelas mais jovens e da feminilização dos idosos por causa da longevidade da mulher. Entretanto, no imaginário social, o envelhecimento está associado com o fim de uma etapa; é sinônimo de sofrimento, solidão, doença e morte. Esse negativismo tem sido construído historicamente.na sociedade.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  11. geraldo magela sobrinho

    Um belo texto, como sempre, da Mírian Goldemberg.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Geraldo

  12. Gelson Otavio da Silva Silva

    As mulheres com suas curvas mas ou menos sinuosas,são uma maravilha, seja peladinha, vestidinha, acanhadas ou introvestidas,culta ou não, é a criação divina, com todo meu respeito, e inesplicavel atração sexsual que algumas delas exalam, não importa se pelada ou vestida, doidera pura, espero que não tenha se sentido menos mulher.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Nossa, que cavalheiro você é.

  13. ISAIAS DA SILVA

    Malha 8 horas por dia. Ou está enganada ou está enganando na academia. Isso no ecsiste.

    Responda
  14. Claudio Messias

    Compactuo da mesma opinião que ti, Miriam. Na real, a mesma acepção acerca da nudez no contexto citado. Compreendo, sim, quem a entenda, em situações como ambientes de naturismo, como forma de liberdade. Mas, ficar nu nas circunstâncias citadas, não me proporciona liberdade. Na real, minha aspiração por liberdade não perpassa por essa trilha. Admiro, compreendo, mas, daí a aderir... não vejo necessidade. E nem é porque tenho barriguinha e uma cicatriz de "safenas" no peito. Relevo, saca?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura veste o nosso corpo

  15. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Conforme os seus valores e agendas, diferentes atores sociais insistem em se apoderar do corpo físico de cada indivíduo numa sociedade, mas nenhum sofre ou é mais cobiçado que o corpo feminino.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O corpo capital

  16. DANIELA FRANCO

    Acho triste q a maioria das mulheres famosas no Brasil falam que aceitam bem a velhice e tal , que a velhice é a melhor fase da vida delas etc , mas vc olha pra elas e elas fazem uso de TODOS os recursos possiveis ($) pra nao aparentarem a idade q tem. Dai, esta dupla mensagem é ruim demais. Nao seria melhor e mais honesto ,elas falarem q, no BRA,infelizmente, elas tem que usar todos os recursos possiveis pra parecem jovens e que sao refens do corpo capital?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Será que têm consciência disso?

  17. Nelson Oliveira

    Já tirei a roupa num grupo de terapia quando de um trabalho meditativo às margens de um córrego. Não posso dizer que me senti totalmente à vontade, mas também não foi um Deus nos acuda. Houve muito respeito da parte de todos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Nunca consegui

  18. edilson borges

    e antes quieu mesqueça: chega de sentir vergonha que o corpo continua nú sob a roupa.

    Responda
  19. edilson borges

    apenas uma ova! são lindas maravilhosas deliciosas glândulas mamárias que servem prá muito mais que isso. e devem ficar livres e desimpedidas na medida que a dona delas achar adequada. abaixo o sutiã, viva os biquinhos marcados. menos moralismo, mais delinquência senil...

    Responda
  20. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Na prática budista medita-se sobre a impermanência do corpo, permitindo reconhecer que você não é seu corpo. Desde bebê não para de ocorrer a substituição dinâmica de átomos e células que resultaram neste corpo que existe agora. No entanto, você associa uma identidade a ele como se fosse permanente. A essa coleção transitória de átomos aparecendo como carne, osso, sangue, cabelo etc., você imputa uma nudez, beleza, feiura, magreza, obesidade e assim por diante.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura veste o corpo

  21. Flavio Colker

    O engraçado nessa matéria é a mulher sendo abordada educadamente por um homem desconhecido, completamente nú. Nudez em sí não é liberdade; apenas um costume, hábito, cultura. Assim como cabelo grande e calça desbotada tampouco são liberdade.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A Cultura veste e aprisiona o corpo

  22. MARCIA LEDA DE MELO CANEDO

    Minha mãe tinha DPOC e frequentadora assídua de hospitais. Com tantos cuidados de enfermeiros lidava com a nudez naturalmente e bem humorada. Meu pai sempre saudável, com 75 anos fez cirurgia e precisei acompanhá-lo no banho, que experiencia constrangedora para ambos. Escolhi criar meus filhos de uma forma que me vissem nua de forma natural exatamente para evitar constrangimentos futuros, escolhi ser como minha mãe.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura aprisiona o corpo

  23. Marcus Acquaviva

    "Se alguém fotografar uma execução no Vietnã, vai ganhar um Pulitzer. Se eu fotografar uma mulher nua ou um casal transando, serei preso e processado" - Larry Flynt.

    Responda
  24. Ricardo Arantes Martins

    Não hpa problema nenhum na mulher de topless. são apenas glândulas mamárias que servem para alimentar nossos filhotes.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Não há problemas, digo.

  25. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    A identidade corporal talvez seja a referência mais básica que toda pessoa faz de si e das demais pessoas. Mas é esse referencial que vai se sobrepor à uma nudez que é manifestada ou encoberta conforme os padrões culturais da sociedade. Algumas pessoas lidam mal outras bem com a sua identidade corporal e nudez, bem como as alheias, surgindo daí condutas que podem ser ou não desumanizantes (importunação, preconceito etc.).

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Preconceitos e prisões

    2. Flavio Colker

      A referencia mais básica é a posição social, o dinheiro no bolso.

  26. José Cardoso

    O que existe pelo menos no Rio de Janeiro é uma maior continuidade estética entre a praia e a rua. Embora não se tire a roupa completamente na praia, é comum os homens desfilarem de sunga e as mulheres de biquini nas redondezas. Mesmo exibindo corpos nada esculturais.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  27. Ricardo Arantes Martins

    A nudez será castigada, mas como dizia um amigo do interior de minas Não sei se nudeiz é bom, mas é melhor nudeiz que no nosso né?

    Responda
  28. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O corpo e a nudez que o acompanha são livres mas nos distanciando deles com camadas de conceitos (padrões culturais, valorações religiosas etc.) que determinam como devemos reconhecê-lo, abordá-lo enfim lidar com ele. Mesmo bebês já construímos uma identidade corporal onde antes havia uma nudez isenta de traços culturais, mas logo teremos que lidar com costumes, valores religiosos, a exploração publicitária, cuidados sanitários e todos que querem determinar nossa identidade corporal e nudez.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Preconceitos

  29. Hercilio Silva

    Li há pouco que uma famosa comprou sua casa postando fotos nuas num aplicativo conhecido. É literalmente um capital.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Eu não pagaria para ver, mas se há quem pague quem queira receber para tirar a roupa, isso é assunto apenas das partes envolvidas, com trocadilho.