Wilson Gomes > Por que acreditamos em fake news, mas não no jornalismo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Berenice Gaspar de Gouveia

    Um dos problemas é que a mídia corporativa, com frequência, flerta com a especulação, a meia verdade e o falseamento dos fatos. Sempre de forma tendenciosa. Tempos de opinião unânime, sem contraditório, geram desconfiança

    Responda
  2. ELLIS A OLIVEIRA

    Não me incluo nesse pessoal. Um jornalismo sério, seja da grande imprensa, seja de TVs ou Rádios também sérios e responsáveis, têm credibilidade. Sigo esses. Fake news, grupos de fofocas com os milhares que existem, não merecem nem ter nosso conhecimento. Não perco tempo com tais.

    Responda
  3. José Cardoso

    Uma vez li (seria fakenews?) sobre uma frase que a mulher de um clérigo inglês teria dito após saber das teses de Darwin: 'espero que não seja verdade, e que se for, que não se espalhe'. Acho que é mais ou menos por aí. Não importa se uma notícia é verdadeira, pois se prejudica nossas convicções deve ser ignorada, e se tivermos poder para isso, censurada. Já nos milagres atribuídos à Cristo ou aos santos, por mais inverossímeis que fossem, aquela senhora acreditava.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Até onde eu sei, milagre verossímil é um paradoxo, não, amigo? Ou mesmo um oximoro. Milagre , por definição, é um fato incrível. Confira seu conceito segundo o dicionário Houaiss: "1 ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais".

  4. Cristiano Jesus

    Adorno tratou disso em seu texto sobre a Astrologia. Os sentimentos primários são como o mar. O navegador tem confiança na sua segurança, mas é porque as águas não ameaçam engoli-lo. Em situação de bonança nossos tubarões internos até convivem sem oferecer perigo com estranhos, satisfazem-se com histórias de horóscopo, ovnis, música da Xuxa tocada ao contrário, mas basta uma ameaça a preservação física aparecer que até invadir Brasília e explodir o prédio do STF topam depois de uma fakenews.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Porque ambos distorcem a realidade ao interesse do seu umbigo!

    Responda
  6. MAKOTO SHIMIZU

    As fake news são como fast food. Lixo saboroso cheiroso fácil de obter e consumir preguiçosamente, satisfação imediata, prazerosa, que silenciosamente entope as artérias que irrigam o cérebro, causam alienação e alucinações de poder

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Perfeita analogia !

  7. Marcelo Fernandes

    Wilson Gomes, brilhante e cirúrgico como de costume. Obrigado, professor!

    Responda
  8. Ricardo Arantes Martins

    As fakes news sempre existiram e são mecânismos para distorcer a realidade. Veja o discurso petista, sempre que qualquer um era pego num esquema era Sempre o mesmo discurso, a culpa é dazelite, da globo, folha, congresso golpista, STF. e batendo nas instituições. Onde o Bozo e filhotes inovaram foi trazer A Indústrias das fakes nas mídias sociais, importando um novo discurso da Elite branca Ianque de identitarismo e preconceito racial ou regional. mas copiaram o PT no resto. a culpa é da globo..

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Gil, veja que não falei nada de Lula. Falei da prisão da cúpula partidária. E as coisas erradas Devem Ser Ditas Para que não não se repitam. Sem Socialismo não há saída, mas carecemos de exemplo e de seriedade. Não se trata de uma caso isolado, mas antes frequente. Não Houve Autocrítica e os fanáticos os defendem como se nada tivesse acontecido e isso é um absurdo. para um truculento Coisista prevemos a brutalidade da ignorância. Mas não para aquele que dizem querer um mundo melhor.

    2. Gilberto Rosa

      Ricardo, você ainda deve acreditar que o triplex, que estava no nome da construtora, servindo de garantia de empréstimo da própria construtora, sem prova alguma de que era de Lula e nunca utilizado pelo Lula, era do Lula mesmo. Não vou lhe questionar se havia alguém no Pt que fosse corrupto, o partido é enorme, mas prenderam Lula e golpearam Dilma. Você não entendeu o conjunto da história, continua a se apegar ao antipetismo fomentado, que levou ao desastre do monstro das joias e dos 700 mil.

    3. Ricardo Arantes Martins

      ah Gilberto tudo isso que voce falou é verdade, mas é você quem não entende nada. Esse é o discurso Negacionista, veja que um erro jamais justifica outro nego. A sucessiva prisão da cúpula petista 3 presidentes, 2 tesoureiros 1 secretário, 1 líder de governo no senado e 1 líder na camara delcidio e paloci Confessos. a petrobras loteada e 3 diretores Confessos, 1 PT, PP e mdb. dolar na cueca e vai. Enquanto passarmos o pano para esses zé ruelas e não vermos a realidade fica tudo igual.

    4. Gilberto Rosa

      Ainda não entendeu nada, isto depois de Aécio, Cunha, Temer, Moro e o monstro das joias, da gasolina, dos juros e dos 700 mil.

  9. ROBERTO VENANCIO JUNIOR

    A "cegueira deliberada" e a omissão da grande imprensa a respeito de fatos de suma importância, como, por exemplo, a transferência de grande parte do fundo público para algumas famílias de banqueiros, mediante a fixação de taxas de juros astronômicas e irrazoáveis para remuneração do financiamento da dívida pública, é um relevante indício das "tenebrosas transações" que ferem a credibilidade do jornalismo tupiniquim.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, basta ver os jagunços da Folha defendendo os juros que beneficiam o bilionário banqueiro, parasita de juros e dono da Folha, Frias.

  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Talvez porque a mídia nunca foi, não é e nunca será livre . Está a serviço do dono do jornal.

    Responda
  11. João Orlando Santos

    Eu acredito píamente na Imprensa informativa do Globo,Folha,GZH. Até hoje não vi em nenhum destes orgãos de informação nenhuma notícia falsa ou tendenciosa. Duvido que alguém mostre uma notícia falsa destes orgãos, E duvido que alguém duvide do Jornal Nacional e da Globo. Ao contrário do Jornalismo opinativo que reflete apenas uma opinião de um ser humano que ocupa espaço na mídia, e nem sempre retrata o fato, a verdade mas retrata o que pensa e muitas vezes o pensar é altamente tendencioso.

    Responda
  12. Pedro Luis S C Rodrigues

    No caso do jornalismo, a chave é credibilidade. A imprensa jogou a sua fora alegremente ao se tornar cada vez mais descaradamente partidarizada e militante. Os exemplos de militância travestida de noticia, e os erros decorrentes, são inúmeros. Wilson se esquece desse pormenor na sua analise. Como se a própria imprensa não tivesse a maior responsabilidade no processo. No mais, quem propala alucinações do tipo "existem mulheres com pe nis" não tem moral para cobrar adesão a realidade de ninguém

    Responda
  13. PAULO CURY

    porque poucos praticam jornalismo honesto, a maioria pratica um jornalismo partidário, isto deixa o leitor confuso, ai ele busca outras fontes e as fake news estão logo ali.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.