Ruy Castro > José Murilo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Realmente precisaríamos crescer 3% por ano em média para sermos um imenso Portugal daqui a 50 anos. Em anos sem grandes solavancos como o atual (com boas safras e reservatórios cheios) seria preciso crescer mais ainda para compensar inevitáveis anos ruins. E isso vale para toda a América Latina, que tem a metade da renda per capita de sua matriz ibérica. Todos estamos devendo.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Orra, Ruy, é só perca, Mano... Coisa horripilante e desanimadora. Um pensador desse quilate, com sorte, quantas décadas não leva pra se formar? Eu também não creio em redenção coletiva, nacional ou mundial, acho que já saltamos no abismo da terra plana - o que não me imobiliza, obviamente, mas sou cético como seu confrade. Só resta lamentar a vacância aí na sua vizinhança. Força, carissimo, vamo que vamo.

    Responda
  3. Leão Machado Neto

    E ele tem razão. O governo tenta taxar os fundos exclusivos e as offshores, investimentos apenas de gente muito rica, mas encontra inúmeras dificuldades no Congresso e nas elites. Eles nunca cedem em nada. Estou muito pessimista com o futuro do Brasil.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    As elites alienadas armaram para essa massa de pobres e miseráveis. Tudo foi armado. Todas as instituições existem para manter esse aleijao social que eh o BR. Se as massas não aprenderam a reagir , morrem de necessidades básicas, a mingua. Se tentam reagir, as forças de armas existem para conte-las. Realmente eh uma situação de impasse. Há quinhentos anos.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    O historiador busca a verdade baseando suas investigações na experiência passada, tem como obstáculos as aparências que levam a falsas interpretações. Sua teoria explanatória da história dificilmente se livra da autoridade. O conhecimento histórico seria um justificacionismo, a busca pela certeza inalcançável. A alternativa é o falibilismo, criar conhecimento implica em entender melhor o que há, através de conjeturas, critica e testagem. O que um escritor pode fazer pelo Brasil?

    Responda
  6. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Haverá saída para a situação que vivemos? Com uma marginalidade tão grande pela "elite" corrupta/brasileira. E, para complicar saímos do governo do milico miliciano bozo, voltamos para o Lula que agora tem que suportar um 1º ministro Kit Robótica da sofrida Alagoas.

    Responda
  7. Márcia Caetano

    Desconheço a obra desse Sr., infelizmente, mas não é necessário ser nenhum intelectual ou profundo conhecedor de nossa história para pensar dessa forma, qquer pessoa com bom senso é perfeitamente capaz de fazê-lo. Como já disse em oura oportunidade, o governo Fernando Henrique foi o canto dos cisnes de nosso país - antes dele a esperança era tênue, agora ela está soterrada de vez.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Permita-me sugerir do autor "Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi", publicao em faz tempinho. Além de bom escritor, José Murilo de Carvalho analisa o que foi a Revolta da Vacina, que foi reeditada agora em forma de redes antisociais e da necropolítica bolsopata.

  8. Antonio Pimentel Pereira

    Tinhámos um rumo bonito ao iniciarmos a redemocratização, plano real, mas depois não conseguimos fazer a reforma política pra desinchar o legislativo a do judiciário pra conter a sanha por remuneração no teto e extra teto, a do presidencialismo de coalizão cm trinta partidos, a carga tributária só fez se ampliar e a vida ficou péssimo cm o avanço dos entorpecentes, quadro difícil

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Com as elites econômicas que temos fica difícil pensar qualquer reforma.

  9. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Ótimo artigo sobre o magistral intelectual José Murilo,o diagnóstico cruel e real exposto ao brilhante jornalista Zuenir Ventura será difícil,quiçá impossível de uma reversão.

    Responda
  10. raimundo campos

    Fará muita falta. Descanse em paz.

    Responda
  11. Maria Jaqueline Vasconcelos

    Muito tocante seu comentário sobre o historiador José Murilo de Carvalho. Eu, infelizmente, não conheço a sua obra. Qual dos livros dele você sugeriria para um primeiro contato? Agradeço antecipadamente pela sua sugestão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, pessoal, ficarei de olho aqui nessa conversa, grato. Jaquelinee, a dona Hermínia faz uma sugestão em seu artigo de hoje, também.

    2. Fabiano Boldrini

      Se me permite, eu sugiro "Cidadania no Brasil: um longo caminho." Os caminhos da cidadania no Brasil era um de seus principais temas. Foi graças o José Murilo de Carvalho que interessei-me pelo tema.

    3. Hernandez Piras

      José Murilo de Carvalho escreveu uma bela biografia de D. Pedro ll. É uma boa introdução a sua obra.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.