Hélio Schwartsman > Como tratar ex-presidentes? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Essa fala do Lira lembra no livro Revolução dos Bichos só em o que estava escrito no quadro no inÃcio e depois no final. Quem leu sabe.
No Brasil a situação é ainda mais complexa porque ex-presidentes não se aposentam da carreira polÃtica, ao contrário do que ocorre nos EUA (Trump é umas das poucas exceções na história americana). Investigar, processar e condenar um ex-presidente já é algo delicado, mas quando o alvo é um ex-presidente candidato a situação torna-se ainda mais complicada. Ocorre que não punir ex-governantes é um erro fatal, como podemos observar em Israel. Netanyahu voltou ao poder ainda mais radical.
É totalmente falsa a relação que vc estabelece entre condenação judicial de polÃtico e negação em deixar o poder. E outra, a PF sobre Lula e Dilma atuaram sem interferência polÃtica, problema começou com temer e Bolsonaro.
Uma coisa reforça a outra. O medo de ser punido após o mandato leva a buscar forçar a barra para permanecer. O medo dos adversários em relação ao forçador de barra leva a encontrar qualquer motivo para puni-lo depois que ele saiu. No mÃnimo impedi-lo de se candidatar novamente.
Disse tudo. Por quê alguns são mais iguais que os outros, quer dizer, com mais direitos, mesmo eles sendo os piores? Os que deveriam ser paradigmas são exemplos da pior qualidade e permanecem impunes e o pior incentivando que outros façam o mesmo. Reis já foram condenados e executados por menos, aqui essas coisas permanecem impunes, coisas que foram e são eleitos por ludibriados ou cúmplices. Enquanto isso continuar assim, não teremos porvir.
Os executivos, incluindo o presidente, tem que respeitar as normas e leis durante o exercÃcio de poder, caso contrário que seja afastados, cassados, durante o mandato!
(continuação) A competência do Congresso Nacional restringir-se-ia aos crimes de responsabilidade, afastando a possibilidade de ele interferir , na esfera criminal comum, no recebimento da denúncia e condenação: tudo se daria no âmbito do Poder Judiciário. Em relação àqueles crimes estabelecer prazo para que o Presidente da Câmara se manifeste sobre o recebimento da denúncia. Se inobservado o prazo, automaticamente, o processo passa a tramitar.
Não vejo como tratar os ex-presidentes de modo diferenciado em relação ao cidadão comum. Por isso, as mazelas que possam responsabilizá-lo poderiam ser apuradas e, caso punidas, a sanção penal ou administrativa, para minimizar os impactos daà decorrentes, seria executada após o término do mandato, ficando o ex-presidente ficha suja para disputar qualquer cargo eletivo, inclusive a reeleição para a presidência, sem qualquer possibilidade de anistia, indulto ou graça. ( continua)
Correto. Antes havia uma gritaria de acerca de suposta tentativa de instrumentalização da PF pelo governo Bolsonaro. Agora ninguém faz o mesmo com o atual governo, apesar das arbitrariedades que se vem cometendo, agora pelo Judiciário, vertido em braço polÃtico do governo. Vai demorar muito tempo para cair a fixa e se perceber o ambiente de insegurança polÃtica e jurÃdica do paÃs com o Estado policialesco atual, a pretexto de preservar a democracia.
Por acaso ex-presidente faz parte de um grupo de pessoas exaltadas? Vejam os mesmos tem muitas regalias e este último então abusa de todas. O presidente da Câmara deveria estar muito mais preocupado em como o cidadão comum é tratado.
Diagnóstico correto, solução inadequada. O necessário é aperfeiçoar a procuradoria-geral da República e presidência da câmara dos deputados. A omissão destes dois quase nos levou ao caos.
É difÃcil governa uma cleptocracia . A exceção , Getúlio Vargas , Jucelino Kubstechek e Fernando Henrique Cardoso .
Opinião estapafúrdia! A PolÃcia Federal só entra nessa história por ter havido, no mÃnimo, fortes indÃcios de crimes cometidos. Face à realidade presidencial brasileira, a inação da PF significaria a absolvição prévia a criminosos da polÃtica. Quem tem que responder por tais calamidades, para além da evidente culpa dos eleitores quando elegem criminosos, são o Presidente do Congresso (a quem cabe abrir investigação interna e, eventualmente, processo de Impeachment) e o PGR.
Hoje, pelo que se deduz, implicitamente há um artigo na Constituição Nacional que reza: o Brasil. existe apenas para sustentar polÃticos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, lula, bolsonaro, ateu , religioso, oposição, situação: todos colocam se dão as mãos como se fossem irmãos. Exemplos? Descaracterização da lei da improbidade, Juiz de garantia, pec da anistia aos partidos polÃticos que descumpriram a lei eleitoral. Em suma:são oportunistas iguais! E o bovÃdeo aplaude.
O B rasil não é uma Nação: existe, repiso-me, apenas para sustentar polÃticos.
Lira só se preocupou após o golpe dar errado, tivesse dado certo estaria nele.
Como é que é? Que pô é isso? Que pô é essa?
Todos os agentes públicos devem responder pelos seus atos. Mas, como em outros casos de outros presidentes, nunca apresentaram provas consistentes. E , como diz o articulista, a PF deve voltar a sua função institucional, e não polÃtica. Virou a Gestapo do Alexandre de Moraes. Um condenado foi descondenado, outro teve sua condenação mas a sentença não foi cumprida, o outro deixou uma inflação de 80%, outro comprou a reeleição. E la nave vá
Respeito não se impõe! Se ex-presidentes não respeitam os cidadãos, são antiéticos para ser suave, logo não inspiram respeito e merecem ser tratados desrespeitosamente!
Fazer o que se os mhelhianthes não se dão ao respeito?
Que o Sr Lira defenda a impunidade absoluta para ex-presidentes é perfeitamente natural. Afinal, Lira pertence a um cÃrculo polÃtico, o baixo clero, que sempre viu na "classe polÃtica" uma espécie de nova nobreza, com toda sorte de privilégios e licença para enriquecer e delinquir à vontade. Pobre do paÃs que tem tal personagem à frente do Parlamento.
Aqui as instituições não funcionam, o gestor de então nas tres esferas se acham imperadores romanos e fazem do dinheiro público o que desejam, inclusive pra vencer o pleito, temer não fez isso, mas deu benesses mil, a exemplo de comissão pra procuradores e auditores em arrecadações, foi a farra do boi, o orçamento público foi inchado cm as demandas remuneratórias do judiciário, a pf e cgu devem agir sim e devem ser fortalecidas e não esvaziada. Por isso a carga tributária só faz subir
sem anistia
Com o Trânsito em Julgado da condenação de Collor e com provável prisão do Coiso o Brasil terá 3 dos últimos 05 presidentes eleito presos. Todas inexoravelmente devidas. Collor teve que fazer curso pra ser preso, tentou e pelejou de todas as formas. Lula nunca soube de nada, Mensalão mas não sabia de nada, petrolão mas não sabia de nada, mesmo assim indicou a min. das minas e energia para sucede-lo, o Coiso também não sabe de nada, terrorismo, traição e joias tudo assessor. Bom Senso.
Impressionante a falta de noção desse artigo. Tivesse governado, não sabotado a saúde na pandemia, não se apossado de uma montanha de joias e não tentado um golpe de estado,não estaria assim.
Você leu o artigo inteiro? O que ele defende é exatamente que o Ex seja responsabilizado.
Pois é. Se o Lula fosse honesto, não seria preso. " se ".
O presidente da câmara Arthur Lira é outro perverso que usa a polÃtica como uma forma de empreendedorismo de carreira pessoal, além de ser bozonazista igual a quadrilha que habita BrasÃlia, incluindo AAras. Não concordo com os acordos que o Lula da Silva faz com o Lira, o poderoso chefão do Centrão. Entendo que o Lula teria história para trilhar outros caminhos que não fossem transformar a polÃtica um balcão de negócios financeiros, usando verbas públicas no toma lá dá cá. Mas porém todavia cont
Seu Schwartsman, vc chama uma democrácia de democrácia quando um eleito se recusa a sair do poder porque ele assim o quer? O que vc aqui descreve é a vida como ela é. Os poderosos dando as cartas e a plebe no opium.
Tenho a impressão que o amigo fez uma troca substantiva, ou seja, no lugar de PF deveria ser militares. A PF é a polÃcia que temos e que não embarcou na canoa furada do coisa ruim, com exceção de alguns elementosque não conhecem o papel constitucional da corporação e precipitaram no abismo do bolsonarismo.
Bolsonaro me causa arrepios. Mas tb ando pensando na questão da pacificação social. Muito cansativo viver nesse ciclo infindável de más notÃcias.
Esse finalzinho, hein? Volte mais tarde pra desdobrar isso. Bem esquisito
É um gasto milionário e inútil para um monte de mequetrefe.
Lembro da discussão sobre o local de detenção do Lula. Ex-presidente não pode ficar em cela comum. Não por ele, mas pelo paÃs. Imagina um ex-presidente sofrendo violência? Tirando isso, tenho de lembrar ao Hélio de FHC e do Itamar. Esses dois acabam com o argumento do Lira. E como bem lembraram, Mandela e Lula saÃram maiores da prisão.
Os outros presos podem sofrer violência? Não são todos iguais perante a lei.
Acho q tem mais a ver com caráter do q com regras e leis. Há muito ñ temos polÃticos confiáveis. Aliás polÃtico e confiável ñ cabem na mesma frase.
Ei Hélio (Sofia) Schwartsman, se tirar o investigador da cena, como vai responsabilizar alguém pelos crimes? Sem investigação? Aà a democracia foi para o beleléu.
A impunidade é o mal maior. Ante isso, a polÃcia judiciária é imprescindÃvel.
Lula Janja não teria se transformado em um polÃtico melhor se não tivesse sido preso. A cobra foi para a prisão com bastante ódio e teve tempo para aprender a ler e refletir com mais responsabilidade. É uma pessoa muito mais madura até com ares de estadista no momento, junto com Janja, provavelmente a melhor primeira dama de nossa História. Direitos e responsabilidades. Punição é muito importante para a evolução humana e da sociedade.
Janja teve poucos meses e já se saiu muito bem, desde a posse. Transformou o Lula, que é criminoso, principalmente por seu passado, mas melhorou muito e nos livrou e um fascista terrÃvel. Ajudou Brasil mais q o próprio Moro q apoiou o fascista. Bom é inimigo do Ótimo. Lula é o melhor q temos no momento e veio c equipe q impressiona, inclusive enfrentando nosso pior inimigo o Banco Central.
Lula saiu da cadeia pior do que entrou. Sabe que não é inocente. Finge que foi absolvido. Foi usado pelo STF para desencadear a soltura e anulação das provas contra centenas de delinquentes. Saiu espumando de ódio da Lava Jato e seus operadores principais Moro e Dalagnol. Zombou da Lava Jato e de parte do povo brasileiro indicando Zanin p o STF. Não estou questionando a competência de Zanin( não pode ser pior que Tofolli e Nunes Marques). Mas indicar seu advogado foi constrangedor.
A deslumbrada Janja não chega aos pés de Ruth Cardoso, idealizadora dos programas sociais que garantiram o sucesso dos dois primeiros governos Lula. Primeira dama não tem mandato. Deve ficar quietinha no seu canto e não ficar dando palpite em tudo. Não é republicano. É confundir o público com o privado.
Creio nisso. Que o AltÃssimo ajude Lula e o mais importante ele não tem o direito de errar. não pode voltar aos velhos esquemas ou errar na econômia senão um coisinho volta. é importante ter em mente que o brasileiro é negacionista e que o Coisismo não morrerá com eventual iminente prisão do Coiso. Eles são fortÃssimos nas mÃdias sociais e usarão a fórmula petista que funciona, veja é só colocar a culpa na globo, folha, congresso golpista, Supremo Golpista. Não erre Presidente.
Coluna algo tautológica. Me parece que o americanófilo Hélio deixou passar a solução mais óbvia: adotar a regra dos EUA de aposentadoria compulsória após 2 mandatos presidenciais. Claro, a regra falhou no caso de Trump (falharia no de Bolsonaro) porque ele não foi reeleito, mas esse evento é uma exceção absoluta. Toda essa guerra com ex-presidentes (Lula, Temer, Dilma, Bolsonaro, Trump) tem origem no fato de que eles continuam potenciais candidatos. Aposentados seriam deixados de lado.
O artiguinho vai indo, quase que escorrega, mas se apruma só para no finalzinho se estabacar de vez: "...enquanto não tirarmos a PF da arena polÃtica, não voltaremos a respirar ares de normalidade". O que o Hélio quis dizer com isso? Que não se deve nomear diretores "aliados", como fez o inelegÃvel? Concordo! Que a PF não deve investigar os crimes realizados pelos polÃticos, talvez para não "criminalizar a polÃtica"? Discordo! O Hélio poderia continuar este assunto na próxima edição.
Veja Helio, Collor teve toda chance do mundo, fez curso para ser preso e agora é inevitável. Já Lula não sabia de nada, vem mensalão mas é reeleito e diz que o povo me absolveu e como a impunidade é a semente do novo crime fez petrolão e elege a ministra das minas e energia para seu lugar. O Coiso (além de geno e inútil) é traidor confesso, sempre disse que não aceitaria o resultado das urnas e para golpe desmoralizava instituições imprensa, culpa da globo folha, congresso golpista, STF.
Não entendi a ilação da PF. Ela está onde devia estar, investigando crimes. Será que não é o caso de tirar definitivamente os militares da arena polÃtica?
quem tem o poder tpublico em uma enorme responsabilidade, não pode fletar com a corrupção com a segregação ou com o descumplimento da constituição. O ministério publico e o judiciário devem, ser muito exigentes, sem corromper o processo legal. O que o juiz do STF fez ao encerrar as investigações sobre o presidente da camara, foi mostrar o total desprezo pelo contrato social, entre brasileiros, que forma a nação e chama-se constituição. Parecem juizes de elites de currais.
Se o projeto do Lira for aprovado para privilegiar ex ,imaginem o que um novo extremista poderá fazer..
Pelo que propõe, acho que Lira sonha em ser presidente.
"Isso significa que, se cometerem crimes, precisam responder por eles, idealmente sem nenhum tipo de regalia." Se for assim por que Lula não cumpriu pena numa prisão comum como qualquer cidadão? Recinto particular com TV e esteira não é regalia?
Um ex-presidente deve ter o mesmo tratamento dos demais servidores do Estado. Com respeito, segurança adequada e sem privilégios aristocráticos como vemos ainda nos dias de hoje. Sendo todos iguais perante à Lei, não faz sentido determinados privilégios ou mesmo os absurdos que vemos principalmente no Poder Judiciário Brasileiro.
A PF não deve ser retirada coisa alguma,ao contrário deve estar na arena sempre que dela se necessitar
Olha quem fala: o Lira. Se já não bastasse a lentidão da justiça para julgar os poderosos, agora querem anistia antecipada. Cheque em branco pra cometerem crimes e um futuro impune.
O bolsista ainda resiste. Quer um relógio ?
P último dos moicanistas
O que Lira fala, é só puxar a cordinha da casinha de alÃvio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como tratar ex-presidentes? Voltar
Comente este texto