Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vera Maria da Costa Dias

    Muito bem resumido e esperança temos sempre que ter. Mas dá calafrios quando a gente vê o Executivo "abrir espaço" para poder tocar seu programa. Quem segura esses indicados por partidos sem nenhum compromisso com coisa alguma? Talvez só com seus próprios interesses? A depender deles, novamente só vai dar pra realizar uma pequena parte do todo.

    Responda
  2. Ricardo Pereira Ignacio

    Saudades da corrupção desenfreada nesse país . Saudades dos nossos estádios bilionários no meio das florestas preservadas . Saudardes das olimpíadas e seu e seu legado.

    Responda
  3. Adauto Lima

    Voltamos ao estado desindutor do desenvolvimento. Trilhões de investimento, acredite quem acredita em papai noel. Melhorar seria um desemPACar para as milhares de obras não concluídas. E um conciliação entre as obras das emendas parlamentares com as do governo, para evitar conflitos de prioridade e garantir a sinergia entre elas. Mas isso nunca vai acontecer.

    Responda
    1. Vera Maria da Costa Dias

      Incrível, mas as obras paradas estão contempladas no programa, e com prioridade. A ver.

  4. Eduardo Giuliani

    A boa execução depende de governo competente e independente da corrupção corporativa. A Lava Jato assustou os políticos e parece que o Lula Janja veio com equipe mais competente e honesta (Haddad e Dino, com certeza). Como o centrão e outros partidos vão se comportar neste mundo pós Lava Jato ainda é um mistério. A remuneração dos políticos e servidores precisa ser turbinada com interesses alinhados ao da população, como Singapura e China. Só assim poderemos acertar desta vez.

    Responda
  5. Miro Costa

    "Estado indutor do desenvolvimento" é estado marxista. Que aliás não induz desenvolvimento nenhum, a não ser o da corrupção. O que é o normal do PT.

    Responda
  6. José Cardoso

    Se for voltado ao mercado interno será mais um fracasso, beneficiando empresários amigos por algum tempo, e/ou gerando empresas estatais zumbis que durarão décadas, protegidas na obscuridade. A mãe de todos os PAC's é o acordo nuclear Brasil-Alemanha do anos 70. Angra 3 ainda não está pronta.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Por que a iniciativa privada não faz ?

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Novo PAC, velhos resultados. Na minha modesta visão, Lula e o PT não tem projeto para o Brasil porque não sabem o que leva efetivamente à geração de riqueza, não sabem quais são os incentivos necessários que o governo - ou Estado - pode criar neste sentido.

    Responda
  9. osmir vieira

    Quero ver um consórcio empresarial chegar para o estado e fazer uma proposta do tipo; transformo essa grande favela em um bairro moderno, em troca da exploração DESCENTE! de todo serviço que hoje é público, por tantos anos... água, luz, telefone, internet, ônibus, metrô, saúde, escola... Tudo começado do zerooo.

    Responda
  10. osmir vieira

    Sem o dinheiro do estado, o empresariado brasileiro não anda, estão sempre na espreita esperando a próxima privatização pra pegar um negócio já pronto, e só aguardando o lucro de preferência sem investimento, as estradas aqui no Paraná é um exemplo, fizeram alguma coisinha só sob o julgo da lei.. picaretas

    Responda
  11. jose prado

    É correto o Estado indutor subsdiar a producao de grãos como soja, milho, algodão? E subsidiar seguro e aquisição de maquinas agrícolas? É correto a sociedade bancar as isencoes fiscais tipo Imposto Territorial Rural ITR?

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Se for pra colher resultados pra sociedade, como os bilhões de dólares da balança comercial, que permitem a estabilização do câmbio, as importações e por consequência a economia, ainda é pouco pra vc?

  12. osmir vieira

    Aponte um unicozinho grande empresário tupiniquim, que tenha um bom projeto de desenvolvimento em qualquer setor que seja, e eu serei um leitor contumaz seu, o agro não vale! Já teem bilhões do estado em mãos, para se refestelarem.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Mas nem o agro coça o bolso: ficam pedindo isenções e enchendo o saco para o governo bancar a malha ferroviária para escoamento da produção.

  13. Ricardo Arantes Martins

    O PAC sem dúvida pode fomentar a economia e ajudar a desenvolver o Brasil. O investimento Estatal para fomento em determinadas áreas, em momentos pontuais na história foi o que destoou a europa ocidental do liberalismo economico, criando um Estado de Bem estar social (objetivo final do Estado), a tal da social democracia. Lula já fez isso antes com ótimos resultados em infra, Energia e construção civil. Lula só não tem o direito de errar, se voltar a seus velhos esquemas um coisinho volta.

    Responda
  14. paulo werner

    Parece que o rapaz não leu o programa. Estado indutor do desenvolvimento? Já vou desenvolvimento sem indução do Estado? O rapaz poderia brindar seus leitores com exposição de sociedades wue se desenvolveram a partir da ação voluntariosa de indivíduos a procura de maximizar seus investimentos.

    Responda
  15. PAULO CURY

    estado indutor? o paquiderme mal para de p, se ele não se mexer já ajuda muito.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Dizem que o paquiderme vai fazer mais motociatas. Como são empreendedores, vão tentar vender relógios e joias no evento.

  16. ALBANO SILVEIRA MACHADO

    Se o Estado Brasileiro não for indutor do desenvolvimento, esqueça a economia girando. Empresário tupiniquim só anda se tiver a muleta do Estado. E ainda promete que quem tá gerando emprego é seu empreendimento e não o plano govenamental. A questão da corrupção pode ser uma doença viral de corruptores e corrompidos, mas pode ser dizimada, desde que o empresariado não compute seus lucros de forma exorbitantes. O pessimismo do articulista indica que quer criticar, mas não oferece a solução.

    Responda
    1. Marcelo RM

      O Estado não é uma figura abstrata: economicamente se sustenta em tributos pagos. Grande parte do empresariado não depende de muletas do Estado, pelo contrário, depende de intervenção estatal correta. A questão da corrupção depende mais do Poder Público do que dos “lucros exorbitantes”. Se fosse assim não existiria corrupção em pequena escala, com o pequeno empreendedor e agentes de fiscalização por exemplo. O articulista oferece solução: boa execução dos planos governamentais apresentados.

  17. Samuel Fagundes

    Coerente. Sem ideologismos que só atrapalham, tanto a esquerda, quanto a direita

    Responda