Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Segundo a proposta genial do deputado, uma família que ganhasse 5 mil de renda não seria pobre o suficiente para merecer isenção, mas seria ''rica'' o suficiente para pagar a mensalidade do filho. É a mesma distorção que vemos no imposto de renda: o sujeito que ganha a partir de 4 mil e pouquinho se sujeita à mesma alíquota de quem ganha 10, 20, 30 mil. Em resumo, a classe média ficaria alijada de cursar universidade pública. Conseguimos estragar até o que dá certo neste país.

    Responda
  2. José Cardoso

    Certíssimo. Alguém paga porque afinal os funcionários e professores não trabalham de graça. O mais lógico é que sejam os que se beneficiarão com o diploma. Só quem realmente não tem condições deveria ser isento.

    Responda
  3. Bira Scutari

    No passado a Universidade Pública era pra rico, impossível de pobre passar no vestibular, visto o ensino básico público ser de qualidade inferior ao privado. Depois criaram cotas que facilitou e muito o acesso às universidades públicas (federais), de alunos pobres, agora querem cobrar o ensino público via lei absurda, próximo passo é privatizar às Universidades Públicas só aumentando as desigualdades.

    Responda
  4. Thiago dos Santos Molina

    Uma comparação sim plista, mais para saber do ab surdo: curso de 4 anos em Harvard custa em torno de 1 milhão de reais (200 mil dólares, 50 mil por ano, só a anuidade). Supondo q a USP cobre 400 mil reais por diploma de bacharel, quem tem renda para gastar com anuidade 100 mil reais por ano? Pq o custo com professores e laboratórios de ponta, como os das universidades estaduais paulistas, são até maiores q minha conta de padaria.

    Responda
  5. jose eduardo serrao

    O deputado não sabe o significado de público.

    Responda
    1. Dario Lima

      Bolsonarista é contra as cotas para pessoas desfavorecidas, bolsonaristas são contra a ciência.

  6. Carlos Antonio

    Propõe cobrar pois tem dinheiro para pagar a universidade pública, que são as melhores do país. Que o setor privado lhe ofereça a vaga com a mesma qualidade, se deseja tanto. Quanto à universidade pública, que tal mantê-la gratuita, vivendo das contribuições dos impostos dos ricos e, apenas disponibilizando vagas para os pobres do país? Aí acredito que o nobre liberal deputado não irá concordar, certo?

    Responda
  7. Vicente Valcarcel

    Tá certíssimo, o aluno de medicina não paga nada e vai sair ganhando um salário inicial que o brasileiro médio nunca vai ver na vida. A universidade pública é um gerador de desigualdade

    Responda
    1. Joao Luiz Coimbra

      Vicente, vamos refletir mais profundamente. Você acredita que alguém de recursos limitados, seja pertencente à classe média ou de origem mais humilde, conseguiria arcar com uma mensalidade de 12.000 reais em uma universidade privada para cursar medicina? A disponibilidade do ensino superior público gratuito proporciona uma oportunidade de esperança para aqueles com menos recursos almejam uma formação universitária.

    2. Dario Lima

      Esse é o motivo das cotas pra pessoas pobres que os bolsonaristas odeiam, os bolsonaristas não gostam de ciência,apenas de armas e Deus da morte.

    3. Carlos Antonio

      É só deixar a universidade pública gratuita atender apenas os necessitados e pobres...

  8. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Mas hoje replica-se nas universidades a mesma lógica per versa que permite após 5 - 6 anos de aulas "gratuitas" os egressos podem ir pro mercado e dar um adeus a grande parte da população que não vai ter recursos pra ter acesso a seus serviços. E assim perpetua-se a cultura de falta de solidariedade e compromisso social. É o.país do Gerson e com o nosso belo quadro social (e politico). E assim permaneceremos com privilégios para alguns em detrimentos de todos...

    Responda
  9. Samuel Fagundes

    Gosto de votar no PT, mas essa ideia eu apoio. A grande maioria dos estudantes das faculdades públicas são filhinhos de papai. Gratuidade apenas para os menos favorecidos

    Responda
    1. jose eduardo serrao

      Isso não é verdade. É um estereótipo. A maioria é das classes C e D.

    2. Carlos Antonio

      Deixa o público gratuito para os pobres e necessitados, os ricos como você podem pagar, certo?

  10. ROBERTO VENANCIO JUNIOR

    Ladroagem !!!

    Responda
  11. Landson Abercrombie

    Mais uma proposta toska vinda de alguém q não tem noção da finalidade do Ensino Superior público, cuja função é produzir Ciência de ponta via pesquisa de qualidade. Mensalidade nao atende nem de longe essa demanda. A nao ser q os valores fossem exorbitantes, o que tornaria a USP ainda + excludente. Para evitar isso é preciso investimento público por meio da arrecadação de impostos garantida pela Constituição estadual e mais investimento no ensino basico público. Mas Tarciso prefere Feder...

    Responda
  12. José Lino da Silva Lino

    Proposta apoiada!

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      Apoiada? Para os tempos atuais, seria aboiada.

  13. Paulo Raimundo

    Sem noção...

    Responda
  14. Edison Luciano

    Só podia ser um bo...fe!

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    Não sei se funcionaria no país onde empresários bolsonaristas, militares bolsonaristas e funcionários federais bolsonaristas pediam e conseguiam Auxílio Emergencial...

    Responda
  16. PAULO CURY

    Premissa errada, o valor deveria ser igual para todos, quem não puder pagar será custeado pelo estado e devolve após se formar e virar alguém produtivo. Simples ainda deveria ser controle que seria usando a declaração de imposto de renda.

    Responda
  17. PAULO CURY

    Premissa errada, o valor deveria ser igual para todos, quem não puder pagar será custeado pelo estado e devolve após se formar e virar alguém produtivo. Simples ainda deveria ser controle que seria usando a declaração de imposto de renda.

    Responda
  18. Andre Amorim

    Universidade publica foi criada para aqueles que não tem condições de pagar, so que a maioria dos estudantes que esta em universidades publicas tem um poder aquisitivo muito superior aos que tenta um vaga e não consegue. Cobrança nas universidade publica já passou da hora de ser cobrada.

    Responda
    1. IARA MARTINS SOBRINHO

      Universidades públicas para aqueles que tem a capacidade de ingressar. O investimento tem que vir no ensino base. Cuidem dos alunos a partir da pré escola.