Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bueno

    Desde quanto tempo escondem este Movimento, distorcem os seus dados, assassinam até muitos de seus líderes! Mas, agora, na tentativa de "criminaliza-lo" estão tendo que ouvir sobre suas atividades, têm que aceitar os dados reais do sucesso de seu empreendedorismo, têm que aceitar as líderanças colocadas sob holofotes.

    Responda
  2. José Bueno

    A verdade do sucesso do Movimento dos Sem Terra (MST) nos libertará!

    Responda
  3. Maristela Mafei

    Maravilhoso! Parabéns ao MST!!!

    Responda
  4. filipe moura lima

    Sem o MST o povo pobre do campo seria exterminado pelos latifundiários.

    Responda
  5. Lutemberg Souza

    Impressiona a ignor de alguns comentários. Duvidar de Deus, da honestidade, da humanidade, é uma liberdade que temos. Condenar com base em nossas crenças é uma catástrofe. O texto é bastante claro quando faz a comparação da produção do MST com grandes transnacionais: se fosse uma empresa. A produção é direcionada aos assentamentos, a quem precisa e tem fome, não para gerar lucros em uma lógica de mercado como a do agronegócio. Eu diria que estar no supermercado é um efeito colateral.

    Responda
  6. Servulo Correa

    Onde estão esse produtos do MST? Eles existem mesmo? Torço para que tudo isto seja verdade.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Compro, em todas as semanas, produtos deles... O que eles não têm é propaganda (que, em geral, são, ao menos, parcialmente, enganosas) nos meios de comunicação em massa... Mas encontrarás na Internet facilmente...

    2. angelim pilati

      Servulo faça como eu compre só produtos sem agrotóxico , já é uma realidade não só no Brasil e no mundo. Deixe de ser envenenado pelos produtores fascistas do agro q produzem só alimentos contaminados para animais, celeiro de comida contaminada pra gados,porcos,aves e outros bichos mais. Qdo vc come carne desses animais vc tá consumindo racao contaminadas

    3. Eduardo Rocha

      Existem e compro eventualmente. Já comprei o suco de uva, a cachaça e dois tipos de arroz. Todos os produtos muito bons.

    4. Sérgio Pombo

      Deve-se procurar a marca "cabelo de freira" para encontrar os milhares de produtos do MST. Mas a luta é grande, cabelo de freira é difícil de ver.

  7. Marcelo Albuquerque

    Quadrilha

    Responda
    1. filipe moura lima

      A qual vc pertence? A do ogronegócio?

    2. LUTHERO MAYNARD

      Engano seu, Marcelo. A quadrilha é formada pelos agro negociantes que colaboraram na tentativa de golpe de 8/1. É inegável o sucesso do MST na produção de alimentos. E, como dizia Tom Jobim, sucesso no Brasil é ofensa pessoal. Ainda mais quando é alcançado por esse povinho pobre e malvestido.

    3. angelim pilati

      Quem o agro negócio

    4. gerson tavernari

      a reportagem não é sobre o Salles e o Genô

  8. Marcelo Albuquerque

    Dados que não batem. Os orgânicos.vendidos. são para ricos, o cara se.contradiz

    Responda
  9. Nicolas Sanchez

    Viva o MST! Viva a agricultura familiar! REFORMA AGRÁRIA JÁ!!!

    Responda
  10. JORGE CESAR BRUNO

    Só acho que o MST tem que parar com essas invasões e negociar com o governo! Afinal, ajudaram a eleger lo! Não faz sentido animosidade e violência!! Isso mancha a imagem do movimento e da mídia para os facistas! Diálogo e negociação, esse é o caminho!!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Negociação funciona quado as partes são razoavelmente iguais. Um bando de pobres e f*didos negociar com o governo para tirar terras de latifundiários ricos, não é o caso.

  11. Vicente Valcarcel

    Difícil acreditar. Esses dados foram dados pelo próprio MST?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Não acredita? Problema seu. Sua crença não altera a realidade. Procure uma reportagem da BBC de setembro de 22 ou o site do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

  12. Leila de oliveira

    Os produtos Terra Viva são de excelente qualidade! Eu não sabia que eram by MST! A partir de agora vou comprar mais de itens da marca.

    Responda
  13. Marcos Barbosa

    O mst hoje é a alma desse país ,é o agricultor que não se rende ao açoitamento do capital especulativo e dos quilombos onde o ex presidente dizia barbáries contra os negros ,índios . Viva o mst sempre,e até a reforma agrária companheiros!!!

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Senhor, se acredita realmente no que escreveu eu poderei começar a acreditar que o Bozo é um homem honesto e joinha.

  14. Jaqueline Orda

    Viva o MST! Viva a agricultura familiar!

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Concordo em parte. Viva a agricultura familiar e os pequenos e médios produtores rurais. Gente muito honesta, trabalhadora e que produz alimento a custos baixos para os brasileiros. O MST? Bom o MST é outra coisa.

  15. Artur Carmel

    O MST é relativo....

    Responda
  16. Artur Carmel

    Se o MST é 50% maior que uma empresa do porte da Piracanjuba, automaticamente, não pode ser considerado como "movimento". A Reforma Agrária é irremediável, mas quem tem que faze-la éo Estado. O resto é. apropriação indébita.

    Responda
  17. Artur Carmel

    Se qualquer organização é 50 % maior que uma empresa do porte da Piracanjuba, ela tb é uma empresa...A Reforma Agrária (mais que necessária) virou um 'negocio'. Quem tem que fazer Reforma Agrária é oo Estado. Fora disso, é apropriação indébita.

    Responda
  18. Sérgio Pombo

    Se o MST produzisse alguma coisa seriam muito bem vistos pelos produtores rurais deste País. Seriam pares nossos, mas não se vê na terra a mesma desenvoltura produtiva que o MST paz, amor tem na mídia.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Entendo. Como você ignora a realidade, essa não existe. Argumento típico daqueles que acreditam que a terra é plana.

    2. Julio Shiogi Honjo

      É só pesquisar corretamente. Embora produzam em pequenos pedaços de terras, cuja renda não raras vezes dá para a subsistência familiar, fizeram doações no período da pandemia para famílias em situações piores ainda. Não se viu idêntica solidariedade por parte dos produtores rurais aos quais se referiu.

    3. Sérgio Pombo

      Dos produtores rurais, lógico.

    4. José Miguel Bendrao Saldanha

      Que lógica! A matéria fala justamente de uma parte da produção do MST. E o que seria "pares nossos"? Nossos de quem?

  19. Sérgio Pombo

    A retórica do MST PAZ, AMOR E AGROECOLOGIA não me convence. Segundo eles, possuem 500.000 famílias assentadas e tendo sucesso em alimentar o Brasil e bastaria cada família de seus produtores colaborar com R$1.000,00 por mês que teriam arrecadado R$6.000.000.000,00 (seis bilhões) e poderiam comprar terras para todos os seus 60.000 acampados e ainda sobraria muito dinheiro para custeio. Então, o que é verdade nisto tudo?

    Responda
    1. Thiago Dias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Sérgio Pombo

      Produtor rural faz agricultura de precisão, não desperdiça insumos e planta na palha. Não mata a terra, seu maior patrimônio.

    3. Sérgio Pombo

      500.000 famílias assentadas doando 1.000,00 cada, perfaz um montante de 500.000.000,00 por mês e 6.000.000.000,00 em um ano. Sobre ganhar terra eu nunca, jamais e em tempo algum recebi de graça nem um palmo de terra. Eu comprei e não me arrependo.

    4. José Miguel Bendrao Saldanha

      Explique essa conta, está algo estranha... Além disso, porque ter de pagar para comprar terra que não foi comprada pelos seus atuais "donos"?

    5. José Valter Cipolla Aristides

      Sérgio, talvez você não compreenda o que significa o MST. Esqueça um pouco a exploração capitalista predatória. A propósito, se batermos uma enxada numa plantação convencional de soja, sairão minhocas de lá? Provavelmente não, devido ao excesso de produtos químicos. Ou seja, na plantação convencional intensiva a terra está morta.

    6. Julio Shiogi Honjo

      Nada conhece de agricultura. Um mil , dois mil metros de terras dá para produzir, mas a renda não raras vezes nem suficiente para subsisitência. Muitas das mulheres dessas famílias trabalham como domésticas na cidade. Sucesso para eles não é ganhar Rolex de outros e vender, é conseguir produzir alguma coisa e poder sustentar a família decentemente!

  20. Florentino Fernandes Junior

    Porisso a imprensa dita seria tem perdido reputaçao. Essas redaçoes militantes

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    A fsp tem uma responsabilidade na publicaçao de uma materia dessa.

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Baseado em q dados essa materia foi produzida? Depois falam em fake news

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Não acredita? Problema seu. Sua crença não altera a realidade. Procure uma reportagem da BBC de setembro de 22 ou o site do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

    2. Thiago Dias

      Dentre as características do analfabetismo funcional, está a incapacidade de discernir entre os diferentes gêneros textuais. Juninho, isto é uma entrevista, não uma matéria.

  23. Florentino Fernandes Junior

    É serio?

    Responda
  24. Rafael Pimenta

    Todo apoio ao MST! Qm produz para alimentar gado chinês e europeu não paga imposto e tem, há décadas, subsídios de empréstimos às nossas custas; já qm produz para matar a fome de irmãos brasileiros, não. Não é o agrobusiness q carrega o Brasil nas costas, nós q o carregamos (parafraseando Jo Ma).

    Responda
  25. José Antônio

    ´´Assim como o estado subsidia o agronegócio com Plano Safra e com exoneração fiscal, deveria fazer isso para produção de alimento orgânico.`` Touché!

    Responda
  26. PAULO CURY

    tomara que de certo e não tenhamos que ouvir mst para o resto de nossas vidas , se é legítimo e viável. que o governo atenda logo o que eles querem e vamos tocar a vida para frente. Seria eles economizarem um dinheirinho para comprar umas terras como a maioria do produtores fazem

    Responda
    1. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      A maioria tem origem na invasão, na gritarem.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Muitos dos grandes latifundios do país ou são constituídas de terras púlbicas dadas de graça pelos governos ao longo para amigos do poder ou de grilagens de terras por meio de expulsões ou assassinatos dos pequenos posseiros originais por abastados. Nem tudo veio do trabalho! Desss famílias que assim amealharam terras estão alguns políticos (governador, deputados) apoiados, por desconhecimento, por pobres trabalhadores, agricultores.