Comentários para:

Apagão da razão

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    O pt ja tem certeza q a culpa é da cia

    Responda
  2. Marcos Gandelsman

    Com a privatização da Eletrobrás, desmonte da EPE e do Cepel, o setor elétrico brasileiro está acéfalo, a não ser que considerem os donos das Americanas, os maiores acionistas da Eletrobrás, como empresários responsáveis cidadãos. Vejo tempos sombrios pela frente e nossa imprensa corporativa apostando no quanto pior melhor, contanto que uns poucos ganhem muito dinheiro.

    Responda
  3. Edimilson Volpe

    Este jornal vem se submetendo ao vexame com este lamentável episódio. O responsável, para a Folha , é o governo, ignorando o fato de que o sistema elétrico nacional é gerido e executado pelas ANEL e Eletrobrás - privadas. Esta privatização escandalosa é um crime e um tiro no próprio pé dos privatistas. Inclusive de quem a defende tão dogmaticamente.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Este primeiro apagão foi uma amostra do que está para vir. O desmonte feito na Eletrobrás está sendo algo escandaloso, totalmente irresponsável e sem nenhuma previsão de algo sério. Quem tiver juizo, pode ir preparando para comprar um gerador doméstico porque o bicho vai pegar.

  4. José Bueno

    A precariedade de informações não impediu que esta folha fizesse exploração política anti-petista rasa do episódio.

    Responda
  5. José Cardoso

    Pode ser que ninguém saiba ao certo o que ocorreu. Muito menos o ministro, para o qual as equações de Maxwell são impenetráveis.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      O sistema de monitoramento da Aneel é um dos melhores do mundo. Alguns segundos após a ocorrencia os computadores informam com detalhes e máxima precisão toda informação necessária para eventual intervenção. O resto é balela.

  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O jornal segue marchando na sua "imparcialidade", mostrando sempre que tem lado, mesmo quando não pode, busca justificar a qualquer custo sua "racionalidade" insuspeita!

    Responda
  7. Ney Fernando

    A ausência de qualquer explicação até agora indica que o apagão aconteceu por falha humana de alguém importante do governo.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Caro Joaquim, o fato é que até agora ninguém explicou nada, nem mesmo quem seria o responsável pelo ocorrido.

    2. Joaquim Branco

      Totalmente desinformado. Hoje o governo não gere o sistema, pois a ONS e a Eletrobras são privatizadas. Ora, por isso, a PF foi acionada. Cobra de quem entregou a Eletrobras aos donos das Americanas.

  8. AFRANIO Gonçalves de Souza

    Energia, Água, Telefonia, Educação, Saúde são de suma importância para o desenvolvimento do país e não pode e nem deve estar nas mãos de entidades privadas.

    Responda
  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O Jornal mostra sua ideologia privatista. Empresa privatizada é vaca sagrada e sequer se escreveu Eletrobras, quando se falava do apagão. Não se pode questionar nem na Justiça, porque cá está o Jornal, que provavelmente vai censurar este texto.

    Responda
  10. William Rachid

    Há tanta interferência política na Eletrobrás, que onde deveria existir técnicos, que já teriam explicado o ocorrido, há políticos que não entendem do assunto.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Ela é privada. Ora, interferência de quem?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Chama a atenção o fato de o Jornal sacralizar a privatização. O ato não pode sequer ser questionado na Justiça.

  11. Gil Carlos Dias

    A Folha defende as privatizações. Mas sabemos que a Petrobras foi comprada por Lemann, o mesmo que deu o calote das lojas Americanas. A primeira coisa que ele faz ao comprar uma grande empresa é enxuga-la o máximo que pode e obter muito lucro. E seu funcionamento fica inviável.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas não se pode escrever isso, pois o ato de privatizar torna a empresa sagrada.

  12. Marcelo Magalhães

    O que esse editorial não expõe é que o presidente da Eletrobrás exonerou-se na véspera do apagão de forma inusitada. Omite que o grupo que tomou o controle da empresa, mesmo sem ter percentual de ações para isso, é liderado pelo trio da loja Americanas, responsável pela maior fraude registrada na história do Brasil. Aliás, por serem donos da AmBev, Burguer King grandes anunciantes da mídia corporativa provavelmente pagaram por esse editorial. Não cita as demissões para cortar custos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem, se ao menos o editorial foi pago pelos anunciantes, aí entendo: capitalismo é assim. Pagou levou.

  13. Joaquim Branco

    A imprensa acusa o governo por não divulgar a causa do apagão, porém esquece que essas informações devem ser prestadas pelo ONS e provavelmente pela Eletrobras, donde se originou a causa. Ora, se esses estiverem escondendo informações para se protegerem, o governo não terá como responder a essas cobranças. A imprensa pouco conhece de tecnologia; dogmática a favor da privatização, julga que as demissões de profissionais experientes e qualificados não afetariam o funcionamento desses órgãos.

    Responda
  14. paulo werner

    Ficaram nervosos!!!! Privatização é assunto sensível pra Folha! Sonham com o dia da venda Petrobras…..mal contém a ansiedade de ver brasileiros abastecendo seus veículos com combustíveis dolarizados! “Desastre de Mariana? Que Mariana?”

    Responda