Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O governo Lula não tem demonstrado essa disposição de reestruturar as FA, o que não pode ser feito sem antes promover um grande expurgo nos seus quadros, expulsando todos os que tenham qualquer ligação com as atividades golpistas e com o bozonarismo, e isso inclui todos os que se manifestaram simpaticamente ao genocida. A formação da milicada deve ser totalmente revista para incutir-lhes a submissão à constituição e às instituições do estado de direito, sendo inadmissível qualquer apoio à ditadu

    Responda
  2. Marcos Malta Campos

    excelente texto

    Responda
  3. CARLOS TARDIVO

    É urgente rever o papel, tamanho e funções das FAs, desmorallzadas, cooptados e corrompidas pelo Genocida Golpista

    Responda
  4. Ney Fernando

    As forças armadas só não "irão para o barro" porque decidiram se afundar na lama com bolsonaro.

    Responda
  5. Guilherme Nobre Souto

    Cambada, olha que triste um cidadão se referir assim ás forças armadas?!

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Nossa elite democrática, inclusive a esquerda, pecou neste caso por excesso de pragmatismo. Todos preferiam tolerar a independência de fato das Forças Armadas em relação ao Poder Civil na expectativa de que o oficialato pudesse ser cooptado por meio de verbas e privilégios. Com isso, só aumentaram a fome da besta. Hoje, todos pagamos o preço, inclusive o orçamentário.

    Responda
  7. Hernandez Piras

    "Para além" disso e daquilo é preciso ressuscitar o velho e bom "além de" e deixar de lado estes vícios de linguagem bobocas que caracterizam parte de nossa academia. Mas, se "a nível de" texto acadêmico, a professora preferir continuar "inserida no contexto" poupe pelo menos os leitores de jornal.

    Responda
  8. Carlos Telles

    as FA precisam de uma remodelação urgente. Essa série de escândalos pode ajudar a colocar os militares na fronteiras, onde nossas riquezas saem e drogas e armas entram. Acabar com quartéis em capitais ou cidades do interior sem nenhuma necessidade. Reduzir ao mínimo possível as bases aéreas, navais e do exército. Acabar com a estrutura existente hoje. Treinar e colocar tecnologia nova e renovável, com drones e satélites de monitoramento.

    Responda
  9. Manoel Cardoso

    A culpa é do Congresso que agrega no mínimo 1/3 de congressistas que agem contra a democracia, que apoiam golpistas diretamente e indiretamente. Vejam o caso da Carla Zambelli, Daniel Silveira, Eduardo Bolsonaro, entre outros que já deveriam ter sido cassados.

    Responda
  10. Jose Souza

    Corretíssima. Falta pendurar o guiso no pescoço do gato fedido.

    Responda
    1. Jose Souza

      Mário Covas ou Leonel Brizola teriam feito isso, mas preferiram Collor e Afif Domingos. Eta leseira.

  11. José Bernardo

    O que o artigo aponta é o necessário; infelizmente, porém, já surgem sinais de que não acontecerá - a Relatora da CPMI do Golpe, por exemplo, antecipou que pretende isentar os militares em seu relatório sobre o oito de janeiro...

    Responda
  12. Vera Maria da Costa Dias

    Impressionante escrito, tanto no que relata como no que conclui. Não há como discordar.

    Responda
  13. Paloma Fonseca

    Tem lógica essa afirmação de que os militares foram mais atingidos proporcionalmente, se considerarmos que eles tinham treino de guerra, manejo com armas, e por isso estariam "habilitados" à luta armada para derrubar o regime (vide Lamarca). Não sabemos o que viria depois, pois os estudantes, militares, camponeses e operários foram duramente reprimidos. Heróis de guerra, de luta armada: isso existe, baby? Vítimas de guerra, torturas, emboscadas e assassinatos, com certeza.

    Responda
  14. Vinícius Messias

    Excelente análise. Os militares envolvidos nos atos golpistas devem ser penalizados juntamente com Bolsonaro. Sem anistia! A democracia brasileira necessita de respostas.

    Responda
  15. Dimas Floriani

    Já que não houve punição aos militares, em especial da alta cúpula de dirigentes castrenses, responsáveis por crimes de lesa humanidade durante os 21 anos de ditadura, é fundamental agora punir exemplarmente os setores golpistas que embarcaram na aventura insana do bolsonarismo. Só assim será possível, de uma vez por todas, entender que as FFAA do país ao longo da história política sempre estiveram associadas com a truculência do poder dominante contra o povo brasileiro.

    Responda
  16. Ivan Bastos

    Só me acordem quando o bozzo for preso.

    Responda
  17. raul neto

    Enquanto não houver responsabilização criminal contra esses militares, inclusive dos crimes cometidos durante a ditadura, viveremos á sombra de golpes.

    Responda
  18. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O governo Lula assumiu achando tinha que pegar leve com a milicada para não aticça-los. Leso e Ivo engano, nunca estiveram tão frágeis! Agora é a hora, reforma profunda, fim de privilégios, expurgo de todos que tiverem o mínimo de ligação com a bozolandia e intervenção feroz na formação de oficiais, fim de qualquer identificação com a ditadura, fora com todos que resistirem e discordarem. Não se pode perder mais tempo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Respondendo ao seu comentário: você disse que democracia deve ter liberdade de expressão e liberdade política, esse mesmo argumento é usado por apoiadores de Bolsonaro para defender a Ditadura de 64 e para defender golpe militar na atualidade. Eu sou contra a permissão de tais discursos. Da mesma forma que sou contra a esquerda defender regimes socialistas ditatoriais como Cuba e Venezuela e defender uma "revolução". Entendo que seja sua ideologia, mas o Socialismo se mostrou antidemocrático.

  19. osmar pavani peres

    Se outra vez passar batido, se sentirão mais fortes que as instituições, sem receios o estado de direito tem que ser cumprido.

    Responda
  20. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Para resumir essa coluna nada é mais patético que a foto do bozo com a mão no peito e o mourão golpista dando continência. Trastes inúteis e caros para os nossos bolsos!

    Responda
  21. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Existiu na nossa história um período democrático mais longo do que esse que vivemos? Talvez a derrota do Bozo tenha sido a maior vitória da nossa democracia de todos os tempos. Foi por pouco, mas se pensarmos bem, depois de tanta artimanha, foi acachapante. O modelo econômico humano está em crise. O fenômeno facista de ultradireita é mundial, ressurge nessas circunstâncias e vai voltar com outros nomes. O melhor que os militares podem fazer é não cair em tentação e cumprir a constituição.

    Responda
  22. SEBASTIAO EUDES ALVES

    Uma força armada que tem como Deus/Lide intelectual o inominável, mostra o quão desnecessária e perigosa é para a democracia.

    Responda
  23. Petrônio Alves Filho

    Civil ou militar, quem errou tem que pagar. Este país tem que expurgar todos os antidemocráticos, sob pena de enfrentar novamente as tentavas de golpes.

    Responda
  24. Douglas Pires

    Dessa vez não pode haver anistia, sob pena de, em uma próxima ocasião, os milicos dissolverem o Estado Democrático de Direito.

    Responda
  25. LORENA PARDELHAS

    Camila Rocha, parabéns !

    Responda
  26. Luisa Rauter Pereira

    Sem anistia pra esses militares que nada fazem além de transar golpe! Ódio e nojo!

    Responda
  27. Luiz Marcos M Gomes

    Parece-me uma grande falácia a afirmação da autora de que militares teriam sido o grupo que, proporcionalmente, mais teria sido atingido pela repressão da ditadura. De onde vem tal estatística? E os operários e camponeses reprimidos, mortos e torturados, numa história que até hoje nunca foi investigada direito?

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    Me assustava muito ver o que ocorria em 2018 após a vitória de Bolsonaro: pessoas claramente defendendo a Ditadura Militar de 1964, se dizendo criacionistas, etc. É bom ver que o Bolsonarismo finalmente vai ter suas contas acertadas com o destino. Mas a esquerda também precisa mudar sua postura: no PT e fora dele, há gente defendendo abertamente Cuba, Venezuela, a invasão russa da Ucrânia e defendendo a ideia de uma "Revolução" - nada disso combina com Democracia!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Joaquim, a esquerda nos espaços de poder defende também coisas incompatíveis com a democracia: é gente defendendo revoluções ou as ocupações do MST e etc. Pior, a esquerda nos espaços de poder defende sim o autoritarismo e apoia os regimes da Venezuela, Cuba e até a invasão russa da Ucrânia. Meu medo tem cabimento sim: a esquerda é tão ou mais autoritária que o Bolsonarismo.

    2. Felipe Araújo Braga

      Henrique Piraz: a esquerda não tem o direito de defender revoluções ou regimes autoritários da mesma forma como a direita não tem o direito de defender golpes ou ditaduras militares. Isso vale para qualquer um.

    3. Joaquim Rocha

      Felipe, uma coisa é radicais de esquerda, que são raríssimos e não tem poder nenhum. O medinho do comunismo foi a direita que tentou enfiar na cabeça de quem não pensa e não se informa sobre o asunto. Outra coisa é a esquerda real, que governa juntamento com forças de centro. Esse seu medo não tem o mínimo de cabimento. Ele foi difundido apenas para que pessoas passem para o lado do verdadeiro mal que é a direita extremista, essa sim muito poderosa e perigosa.

    4. Hernandez Piras

      Em suma, o problema de nossas Forças Armadas é que sua doutrina oficial, ensinada nas escolas militares, é essencialmente anti-democrática. Nestas escolas, ao contrário do que ocorrebem democracias autênticas, não existe o menor pluralismo político-ideológico. Se um general, como o ex-ministro do GSI no governo Temer, ousa escrever para um jornal que as FA são "essencialmente conservadoras", o que esperar dos demais?

    5. Hernandez Piras

      Felipe, concordo com sua condenação desse discurso da direita autoritária, mas não se deve equiparar o que diz um militante e um servidor público, o que é dito em assembleias partidárias e o que se ensina escolas militares, mantidas pelo Poder Público. O cidadão dispõe de liberdades que não podem ser reconhecidas a um servidor no exercício da função pública.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Democracia sem liberdade de expressão, sem liberdade política? Como assim? O que não pode é atentar para derruba-la.

  29. bagdassar minassian

    ... as presenças e os assédios sistemáticos nas sucessivas visitas aos centros e locais das Polícias e das Forças Armadas, a sedução e tentação provocadas pelas vantagens vislumbradas e cobiças adormecidas incentivaram em ocuparem o Poder, mais o apoio irrestrito dos empresários de todos os setores aos 'cantos da sereia' e das perspectivas vantajosas cantadas pelo ex-presidente levou-os a cessão aos atos que, em tempo, foi sendo por um triz neutralizado porem, hoje, contidos e não superados.

    Responda
  30. Dario Lima

    Milico = ditadura militar, essa é a história do Brasil, alguém tem dúvida??

    Responda
  31. Ricardo Arantes Martins

    Sem dúvida esse é um grande momento para se pensar no futuro das forças armadas de uma utilização melhor. Pode ser usada nos rincões da nação ou mesmo me regiões carentes. Pode ainda e com o mesmo número de praças mas que dure mais o tempo de exército, onde se ensine cursos profissionalizantes.

    Responda
    1. Jose Souza

      Infelizmente falta-lhes vontade, fibra e principalmente cobrança.

  32. Paulo da Silva batista

    Uma parte atual são filhotes da ditadura!era como Brizola gostava de chamar Collor de Melo!!!

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Maluf. Brizola chamou Maluf de filhote da ditadura, no3ºou4ºdebate.

  33. Marcelo Silva

    Sem anistia para estes filhotes da ditadura!

    Responda
  34. Antônio Carlos de Paula

    Quando se alia a um sujeito corrupto que foi afastado do Exército por tentar atos terrorista, é porque a ética e caráter dessa há muito tempo já foi para o brejo. Agora está na hora de passar o país a limpo e colocar todos esses militares golpistas na cadeia.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Dessa gente.

  35. LENIVALDO DE ALVES

    Não pode ficar impune novamente.

    Responda
  36. EMANOEL TAVARES COSTA

    De acordo com a leitura que a douta articulista faz da espada de Dâmocles posta pelas FFAA, em conluio com a direita, sobre a institucionalidade nacional. Na minha visão, as FFAA sempre foram, são e serão fator de instabilidade institucional não apenas no Brasil mas tbm em boa parte dos países periféricos.

    Responda
    1. Jose Souza

      Perfeito Emanoel, perfeito. Parabéns pela síntese.

  37. José Lino da Silva Lino

    Juntando evangélico tentando controlar a moral e sexualidade alheia com militares tentando controlar a conduta política do indivíduo, estaremos no inferno aqui na terra mesmo.

    Responda
  38. André Luiz

    Quanta bobagem e preconceito nessa análise cheia de chavões, rasa e deturpada pela ideologia. Misturou Serviço Militar, já amplamente debatido pela sociedade , com períodos da história contemporânea. Seria bom para a "doutora" sair da caixa e ler autores e pesquisadores contemporâneos, como os da FGV, para arejar a sua visão bitolada de mundo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozoloide, a milicada é golpista desde sempre, a república começou com um golpe militar, daí para frente foi uma sucessão deles. Fora milicada. Expurgo geral nas FA.

  39. André Luiz

    Quanta bobagem e preconceito nessa análise cheia de chavões, rasa e deturpada pela ideologia. Misturou Serviço Militar, já amplamente debatido pela sociedade , com períodos da história contemporânea. Seria bom para a "doutora" sair da caixa e ler autores e pesquisadores contemporâneos, como os da FGV, para arejar a sua visão bitolada de mundo.

    Responda
  40. Geraldo Lourenço Brita

    Militares em todo mundo se tornaram afeitos ao golpe após o início da Era Atômica, vez que esta os tornou quase obsoletos, apenas servindo para controle da população...! Temerosos de perderem privilégios ou até mesmo serem abolidos, os mais graduados literalmente "embarcam" nesta canoa furada sob os mais diversos pretextos, não se envergonhando de empunhar inclusive bandeiras nazifascistaS para manter o "status quão"...!

    Responda
  41. Geraldo Lourenço Brita

    Militares em todo mundo se tornaram afeitos ao golpe após o início da Era Atômica, vez que esta os tornou quase obsoletos, apenas servindo para controle da população...! Temerosos de perderem privilégios ou até mesmo serem abolidos, os mais graduados literalmente "embarcam" nesta canoa furada sob os mais diversos pretextos, não se envergonhando de empunhar inclusivas bandeiras nazifascistaS para manter lo "star os quão...!

    Responda
  42. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Ótimos pontos, doutora Camila! Seria uma excelente partida destacar os militares que efetivamente se impuseram em favor da democracia e foram injustamente perseguidos.

    Responda
    1. Afonso Tadeu Madeira de Oliveira Oliveira

      Perfeita sua observação, e poderia começar pelo então Cap. Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho, conhecido por Sérgio Macaco do Parasar, por ter se recusado a cumprir tais ordens , como da explosão do gasômetro, e denunciou o plano do Brigadeiro Burnier. Foi perseguido e excluído da FAB.

  43. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Quando um picareta, assume uma posição, é tudo, muito arriscado !

    Responda
  44. Aparecida Alves

    Bolsonaro, acabou com ele, e com as forças armadas, isso que dá ser ganâncioso.

    Responda
  45. SERGIO saraceni

    Essa malta de ordinários que veste farda ou pijamas tem de pagar caro que horror que causaram ao Brasil de 2018 pra cá.

    Responda
  46. PAULO CURY

    inocente, sabe nada

    Responda
  47. claudio sander

    Chegou a vez (mesmo que tardiamente) de acertar as contas com os golpistas militares de todas as gerações. Última chamada! Pinochet foi preso aos 80 anos. Ou troquemos o nome da nação para República dos Miltares Eternamente Protegidos do Brasil.

    Responda
  48. Rubens gonçalves

    Vejam o que os ilustríssimos magistrados do supremo decidiram sobre seus próprios benefícios jurídicos . Depois falem do futuro das forças armadas .

    Responda
    1. Jose Souza

      E o Lula, hein?

    2. Claudio Carvalho

      Então vou falar do Judiciário e depois das Forças Armadas. Primeiro veio a desordem jurídica com a Lavajato; em seguida foi a anarquia militar com os militares participando de uma aventura fascista e genocida. Melhorou ou quer que eu desenhe?

  49. frankklim alencar figueiredo

    Pai Hacker russo de Araraquara - Solta inocente e prende criminoso em pouco tempo.

    Responda
  50. frankklim alencar figueiredo

    Se há um sujeito que merece uma "Chuva de PIX" é o Walter Delgatti. Esse merece.

    Responda