Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jaqueline Orda

    A CFM e as CRMs são uma vergonha nacional

    Responda
  2. Hercilio Silva

    É a turma que trocou a medicina pelo bolsonarismo.

    Responda
  3. Joao Menezes

    Parabéns para Lygia Maria. Antenada com a ciência, com a lógica e a ética. Exatamente o oposto aos charlatões do CFM e ABP

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    Agora vamos ver se o Congresso se sacode. Tem que fazer uma legislação quanto logística da maconha, de produção até a oferta. cabe também ao Min. da Saúde através de simples portarias estudar e dizer quais os usos terapeuticos da droga.

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "A política de combate às drogas se torna mais uma forma pela qual expressamos o racismo". Frase do neurocientista Carl Hart. Em entrevista dada à Revista Cult ele explica: "No seu país, como no meu, há muito mais brancos que negros usando cocaína. Mas as pessoas que vão para a cadeia por causa de cocaína são negras." Sugiro ao pessoal do CFM o dossiê da Cult (295) "A utopia de um mundo sem drogas." Nunca usei drogas (só cerveja), mas sou a favor da liberação geral, em nome da paz e amor.

    Responda
  6. Amaury Kuklinski

    Calma. Um dos eixos investigados pela PF é o da pandemia. Vai ter muito médico acertando as contas futuramente. Porque o direito de prescrever não é ilimitado, e em determinado momento da pandemia já se sabia que a cloroquina não servia para nada, e existem as figuras da negligência, imperícia e imprudência, que pode responsabilizar toda essa malta mal formada.

    Responda
  7. Henrique Marinho

    Maco nheiro defende a mac onha. Médico a condena, por razões óbvias.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Frase tão estúpida quando curta. Defendo a legalização das drogas e não consumo nenhuma, exceto o legalizado álcool. Meu falecido pai, médico, também defendia a descriminalização da maconha. Entre seus argumentos, dizia que não se consome maconha na mesma proporção que o tabaco e este faz um mal maior. Meu pai morreu das complicações do tabaco, droga legal. Se consumisse maconha, talvez ainda estivesse vivo.

    2. Amaury Kuklinski

      Bobagem. Nunca usei nada e sou a favor, porque no enfrentamento a sociedade está perdendo. Ou não é óbvio????

  8. Fernando Bezerra de Menezes

    Sou médico. A proximidade de vários membros do CFM com o desgoverno bolsonaro (a minúscula se faz necessária) fala por si. O que se pode esperar de indivíduos assim?

    Responda
  9. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Essa qua dri lha negacionista, terraplanista, entre outras "qualidades", que domina o CFM desde a pandemia, deveria ter todos os respectivos diplomas e licenças cassados.

    Responda
  10. PETRUS JUNIOR

    Certamente o pessoal do CFM deveria estudar mais e se preocupar mais com as medicinas enganosas e profissionais incompetentes.

    Responda
    1. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Mais incompetentes que eles é impossível...

  11. PETRUS JUNIOR

    Certamente o pessoal do CFM deveria estudar mais e se preocupar mais com as medicinas enganosas e profissionais incompetentes.

    Responda
  12. Pablo Leite

    O CFM não é sério, e isso vem desde a pandemia.

    Responda
  13. TADEU PEREIRA

    Infelizmente o Conselho Federal de Medicina está com a razão. As colocações da articulista não é nada razoável. A jornalista não tem vivência do que vem por aí. Alguns lugares no mundo “execução sumária de usuários de drogas” é uma realidade. Não esqueçam do que franceses e ingleses fizeram com chineses viciando gerações. Pior brandido são is comunistas, o cristão é bonzinho e adequado.

    Responda
  14. Mauricio Borborema de Medeiros

    Quando comecei no ofício tinha orgulho do CFM e dos CRMs. Achava que eram os guardiões da ética e da reflexão filosófica sobre o exercício da Medicina. Hoje tenho vergonha dos colegas. É uma grande irresponsabilidade colocar cabeças-ocas -- ou pior, cheias de zerda -- em um órgão que deveria zelar por um ofício importante para toda a sociedade. Atualmente pago o CRM a contragosto, e semana passada, não me animei nem para votar. O bolsonarismo mais rasteiro dominou todas as chapas.

    Responda
  15. Michal Gejer

    O que poderia-se esperar de um Conselho Federal de Medicina, bolsonarista raíz, que admite uso de ivermectina e cloroquina para tratamento de covid com a justificativa de que "cabe ao médico a escolha do tratamento"? Entre os vários tipos de ignorantes, pior ignorante é aquele que não sabe que é ignorante, e se acha muito inteligente. Mas os psiquiatras? Devem ser os que aprovam lobotomia. Sugiro a eles auto-lobotomia.

    Responda
  16. Paulo Silva Barbosa

    A matéria defende a descriminalização da maconha traz várias consequências, muitas imprevisíveis , basta ver no estado norte-americano da Califórnia , onde a violência aumentou e a insegurança nas vias públicas das grandes cidades é um fato palpável e concreto .

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Na Califórnia a droga é liberada. A Califórnia teve onda de violência recentemente. Conclusão de um típico bolsomínion: a maconha aumenta a violência. Fico feliz em informar, não há relação causal. Há um artigo recente aqui na fsp, de 22 de julho, que trata a situação com menos pressa que sua conclusão. E a maconha não aparece como vilã.

    2. Cíntia Amaral

      Confesso que nunca vi alguém que usou maconha agredir ninguém, pelo contrário, o mais comum é a sensação de letargia. A ignorância sobre os benefícios do uso da substância benificia a indústria farmacêutica, que fatura quantias obscenas, além de muitos péssimos profissionais da área da saúde que são patrocinados por essa mesma indústria.

  17. Ney Fernando

    O conselho federal de medicina era só corporativista, mas tornou-se terrivelmente bolsonárico e acha que vacina faz mal e que só pode liberar cloroquina, e deve estar tentando tornar obrigatório o seu uso diário por toda a população.

    Responda
  18. Ricardo Valle Aleixo

    Fosse só a ignorância demonstrada pelas entidades ainda vá lá, mas o que impede a descriminalização são interesses que vão além do tráfico, como quem financia, os advogados, o sistema judiciário e prisional que lucram com o o crime.

    Responda
  19. José Fernando Marques

    A colunista tem razão. A descriminalização envolve riscos e questões, mas a experiência evidencia que a criminalização, esta sim, acarreta problemas muito graves. O tráfico e o combate ao tráfico, com a violência que os acompanha, estarão em grande parte desativados com a liberação ou descriminalização da maconha. É importante que se crie ao mesmo tempo um amplo programa de emprego voltado para as comunidades, para que o "desemprego" com a diminuição do tráfico não traga novos problemas.

    Responda
  20. eli moura

    Para o cfm cloroquina pode para curar covid Deviam analisar com cuidado as escolas de medicina que diplomas os membros do cfm e fecha las. São um enorme risco a saúde e a vida .

    Responda
  21. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

    A dependência está ligada a fatores variáveis entre grupos estudados. A concentração de THC é um deles, e não é a mesma para todas as folhas. O início de uso na adolescência é outro determinante, que leva jovens à dependência 4 vezes mais que em outras fases, idem quanto à indução de distúrbios psicóticos. O NIH estipula que cerca de 3 em 10 usuários podem adquirir disfunções decorrentes da droga.

    Responda
  22. Luis Henrique Fellin

    Essa coluna é a prova de que uma liberal, tal qual um relógio quebrado, eventualmente também acerta.

    Responda
    1. paulo werner

      Foi a primeira coisa q pensei!

  23. angelim pilati

    Já deixei de consultar alguns médicos bozolentos por adotar a linha do curandeirismo, hj a primeira erguera q faço as médicos q consulto se e bolsonarista , se sim, pulo fora dele

    Responda
  24. Carla C Oliveira

    O CFM é presidido pelo Queiroga?

    Responda
  25. Nasemar Hipólito

    O CFM mostra-se cada vez mais como um antro de atraso, arrogância, elitismo e conservadorismo burro. E, o pior, dominado por bolsonaristas: "médicos" que durante a pandemia abraçaram a cloroquina, ivermectina, etc, por razões de puro fanatismo ideológico.

    Responda
  26. José Cardoso

    O congresso deveria legalizar a maconha, submetendo-a às mesmas restrições do tabaco. Mas o assunto não é certamente da alçada do STF, que não é poder legislativo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Se a associação de álcool com futebol pode ser absurda, que tal cigarro com futebol. Já tivemos propagande de cigarro por jogador de futebol e hoje isso seria impensável. Em minha humilde opinião, podem liberar a p* toda. Só não liberem a propaganda.

    2. Eduardo Rocha

      De acordo! Incluindo também os limites aplicados ao álcool, como direção.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Bem por ae Cardoso. tinha dito sobre a propaganda em referência a sua observação de submeter as restrições do tabaco.

    4. José Cardoso

      Ricardo, também acho que a propaganda de bebidas alcoólicas devia ser proibida. A associação do futebol com cerveja por exemplo é tão banal como absurda, porque uma coisa nada a tem a ver com a outra.

    5. Ricardo Arantes Martins

      Veja que com a mera proibição da propaganda o uso do tabaco diminui de cerca de28%da pop. para cerca de9%. Se fizéssemos o mesmo em relação ao álcool Deus sabe qual seria o resultado. Veja que o álcool é a droga que mais mata e maior parte dos homicídios a pessoa está sob influência dessa substância. O mesmo se diga aos atropelamentos, acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito. Fora o SUS lotado ante as sequelas. Quanto ao uso, cada um usa o que quer. não é problema de ninguém.

  27. Florentino Fernandes Junior

    O q nao dá é esse frankstein inventado pelo stf

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    Esse assunto é complexo mas vou me posicionar pela legalizaçao

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Descriminalizar é uma coisa e legalizar é outra. Mas dar força de lei ao uso medicinal seria uma boa medida.

  29. Ricardo Arantes Martins

    A questão é de ordem prática. Descriminalização é uma coisa e outra é seu uso medicinal. A1ªnação do mundo a proibir o consumo de drogas foi os EUA na famosa lei seca que englobava outras drogas. Dado ao consuetudinário a lei não vinga, mais antes criou um mercado ilegal fazendo nascer o crime organizado. O álcool e a maconha são um fato. Devemos é proibir sua Propaganda. O álcool é a droga que mais mata em brigas, acidentes de toda ordem, mais da metade dos homicídios e doenças.

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, prezada Lygia, esse Cfm é o Cão Fumando Marofa, faz tempo: no Ziriguidum da covid, com gente morrendo que nem mosca flitada, apoiava o Bozo e seu kit macumba... Peçoau dessa jestaum não deve ser levado a sério. Aliás, tem que dar uma olhada na autoria dessas baboseiras: quem é que as cria? Passou em alguma reunião de síntese ou consulta interna, pra ser "artigo de posição" de uma entidade representativa de classe? É estranho, bem estranho.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Minha Clara Chiara, só posso baixar o rabo... Hahahah!

    2. Chiara Gonçalves

      Pô, Bena, desmereceu o kit macumba, vou ter que interceder. O combo de prato feito, cachaça e charuto, ambientado por velas, aromatizado por ervas, é oferenda pra orixás muito dos porreta, não serve a um coisa ruim desse, não.

  31. anderson ruas

    Uma entidade e toda uma classe a serviço dos laboratórios químicos!

    Responda
  32. Leandro Eustáquio da Silva

    Só vejo maconheiro(a) e traficante comemorando.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Traficante nunca vai comemorar legalização da maconha.

    2. Marcos Benassi

      Ah, as más companhias com as quais você anda, hein? Não se denuncie dessa forma...

  33. Marcelo Magalhães

    Belo texto! A classe médica se perdeu muito na medida em que virou intermediária do complexo médico financeiro. É triste, mas é verdade.

    Responda
  34. João Melo

    Esse CFM reflete a limitação dos seus associados, infelizmente. Essa representação prestou desserviço na pandemia, tem visão privatista da medicina, é contra o SUS e o programa Mais Médicos. Em suma, são a vanguarda do atraso.

    Responda
  35. MARCIO OLIVEIRA

    São conservadores até a medula, não da pra esperar nada dessa gente patética. Apenas ignorem.

    Responda
  36. Dario Lima

    Vergonhoso, a quase, disse quase totalidade dos médicos brasileiros são bolsonaristas, negacionistas, contra o SUS e contra melhoria do atendimento público da saúde, ou seja, a extrema direita. Descriminalização urgente da maconha e do aborto,dois pontos importantes pra sair da religiosidade hipócrita que assola o Brasil com a chegada do bolsonarismo.

    Responda
  37. Carlos Victor Muzzi Filho

    A colunista talvez não saiba que o STF não liberou a venda de maconha. A discussão se prende à liberação do uso. Em termos simplificados: a colunista poderá comprar a maconha dela; mas o vendedor não poderá vender, porque estará praticando o crime de tráfico. Será que isso “enfraquece” o crime organizado? Haja ingenuidade…

    Responda
  38. José Duarte

    Se o conselho da classe tem essa limitação acadêmica, imaginemos o outro extremo, os formadores e formandos dessa casta, importantíssima, mas com muitas laranjas podres.

    Responda
  39. KATIA LOPES PINTO

    CFM Q NEGA VACINA , NEGA QUALQUER ESTUDO SÉRIO . Não passam de pelegos lambedores de botas sujas de sangue . Fazendo do conselho cabide de emprego . O q há de pior na categoria ! Por isso tenho tanto medo dos médicos . Q enxergam pacientes como caixas registradoras . Não passam de desinformados , tanto q comparam a liberam do delta 9 tetra hidrocanabiol com o tabaco . Bando de ignorantes

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Digo exceções

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Espetáculo de comentário, Katia. Com sua licença, faço minhas as suas. E mais: fui casada com um cirurgião por mais de uma década. O modo como todos eles se referem aos pacientes quando longe deles é o que mais me faz temer os médicos. É claro que deve haver excessões...

  40. Isabella Andrade Guimaraes

    Qualquer pessoa interessada em se informar (a revelia de seus preconceitos, limitações e mal-caratismo) descobre rapidamente que a proibição tem efeitos piores do que a legalização e que a cannabis possui inúmeros efeitos medicinais benéficos.

    Responda
  41. Antônio Alencar

    Capitã Maconha. Nem Bolsonaro foi tão negacionista. Demais disso, ela, confiando na ignorância dos leitores, deturpa os sentidos dos artigos citados.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Explica aí, para os ignorantes leitores, os verdadeiros sentidos (?!?) dos artigos citados.

  42. julio alves

    É o que se espera de um CFM que foi omisso durante do Genocida recrutando cloroquina!

    Responda
  43. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada sempre a favor do vício.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      K gando pela boca,só podia ser Bolsonarista. Rsrsrsrsrs

    2. Miguel Gossn

      Bozominion bozolino bozoloide sempre demonstrando estupidez, que é a única coisa que consegue.

    3. Marcos Benassi

      Não se esqueça do sofrimento e morte: o pt nunca quis que tomassem vacinas, ninguém tomou, expulsou quem o fez. Quem quis ficar no partido, tatuou "I lóvi cloroquina" na testa. Esse Bilete é verdade!

    4. Joaquim Rocha

      Minions sempre demonstrando a propria falta de neurônios. Patético.

    5. julio alves

      Bozaiada sempre a favor do obscurantismo.