Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Luis de Almeida

    O governo vende as estradas sucateadas ,se olhar o trecho da BR 101 trecho da ponte rio Niterói até ao trevo de Colatina no Espírito santo, tem um traçado da década de 1940 / 1960 e as últimas 1970 são 50 anos os mais atuais, foi duplicada bastante mais seguiu o traçado antigo !!

    Responda
  2. João Luis de Almeida

    O problema e que o governo quer vender caro uma estrada que não existe,, e tudo por fazer

    Responda
  3. Valter Fanini

    Quem escreveu o artigo certamente está a serviço da concessionária. Nunca vi ninguém falar dos lucros estratosférico de concessões mal feitas, como por exemplo as das rodovias do meu Paraná feitas no governo FHC.

    Responda
  4. Eduardo Rocha

    Não entendi alguns pontos no texto: o governo Dilma obrigou a empresa a participar? Se os termos da licitação eram tão ruins, porque essa empresa privada, tão capaz e eficiente, entrou na licitação?

    Responda
  5. Sergio Iatchuk

    E qual a privatização que trouxe benefícios à população? Das ferrovias? Da energia elétrica? Das telecomunicações? Dos cemitérios em SP? Do Pacaembú?

    Responda
  6. jose carlos toledo junior

    Exemplos de privatização bem feita para a folha são aqueles de SP e PR; afinal, não tem litígio porque o lucro é abusivo (pedágios mais caros do planeta!; as custas dos habitantes e do Brasil) com rodovias de qualidade questionável. Esta é uma das formas dos tucanos financiarem suas campanhas multi milionárias e se enriquecerem ilegalmente: repasses dos laranjas que ganharam as licitações para os políticos de bico longo. Talvez, o ratinho esteja brabo porque não recebe; mandou paralisar tudo.

    Responda
  7. Paulo Inácio

    Faia, voltando a ser a sempre faia, antipetista. Preço alto não significa necessariamente honestidade veja no Paraná, preços astronômicos dos pedágios, com repasses fraudulentos para o Beto Richa, do partido queridinho de vocês da folha o PSDB. Com todo problema prefiro populista do que ladrão. Mas para o herdeiro da folha se o ladrão falar inglês tá perdoado.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Que amargura...

  8. Valter Luiz Peluque

    O comentário abaixo contém ironia

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    Claro! A culpa foi da Dilma e o PT!

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      Se existe $ de fundos de pensão esta - tais, a culpa , com certeza, é....

  10. Gleison Pereira Leocadio

    Qual é o alcance do capital privado nestas concessões se, na maiorias dos casos, a maior parcela dos recursos vem do próprio governo, via subsídios ou financiamentos de longo prazo?

    Responda
  11. amauri araujo

    A Folha sempre tratando os empresários como uns coitadinhos que precisam de socorro estatal pois não sabem fazer contas ao comprar uma concessão. É constrangedor notar " O que a Folha pensa ".

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Como o estado é mau! Especialmente sob o governo do PT. Forçou a pobre coitada da empresa a assumir prejuízos só para manter uma rodovia em boas condições a um preço razoável para os usuários. Alguém já viu algo mais populista do que querer oferecer bons serviços a preços baixos? Só esse PT, que quer acabar com a insegurança alimentar, acabar com a fome, educar a população, oferecer atendimento médico universalizado, trabalhar pela mobilidade… Quanta injustiça!

    Responda
  13. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk

    Responda
  14. Ricardo Arantes Martins

    Privatização mal feita e deve ser Estatizada. tem certos setores como Energia e Bancos Públicos que são empresas que servem de fomento, crescimento e assistência ao povo. A questão é que numa democracia Sempre haverá alternância de Poder. Temos de criar mecanismos a fim de que um loki não faça besteiras irremediáveis, um tipo de clausula pétrea na constituição que para haver privatização uma lei deve ser aprovada e9anos depois a lei deve ser aprovada novamente. sei lá. alguma dificuladade.

    Responda
  15. Rodolfo Coelho

    Complementando... A FSP deve ter aplaudido a privatização da Eletrobrás, principalmente a bonificação dos acionistas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Deve ter aplaudido não, aplaudiu.

  16. Rodolfo Coelho

    Será mesmo o modelo de concessão que é falho ou a disposição da empresa que não ganhou um almoço grátis? Essas empresas adoram se apropriar do que é público, e tem demanda cativa, para encher os bolsos. Quando não ocorre, diz que o modelo econômico financeiro é falho. Çei.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Caro Marcos, uma coisa eh uma coisa outra coisa e outra coisa. A Amazon deu prejuízo no começo mas agora vai muito bem. Nao dava lucro mas tinha perspectiva de ter lucro, como de fato acabou acontecendo. Uma rodovia recebe o valor do pedágio e tem seus custos, e não e razoável esperar que a concessionaria possa aumentar o movimento da estrada ou reduzir consideravelmente os custos se a gestão já for eficiente.

    2. Marcos Benassi

      Olha, Paulo, avisa isso pro Uber, que tá perdendo uns dois bilhão por ano, há anos. Avisa o gúgol também, que ele deveria estar falido - levou uma década pra dar lucro. Enfim, exemplo de risco necessário não falta. Tá faltando culhão pros nossos "empresários".

    3. Paulo César de Oliveira

      Quando uma empresa nao tem lucro no presente nem perspectiva de te-lo no futuro, resta- lhe apenas a opção de cair fora ou continuar a ter prejuízo. Mas a opção pelo prejuízo não eh sustentável; mais cedo ou mais tarde o dinheiro acaba e vem a falência. Óbvio, não?

  17. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    Qualquer negócio tem riscos, se o edital tinha problemas era só não entrar no leilão. A união deveria ser indenizada é repassada para os pagantes os péssimos serviços prestados por estas concessionárias.

    Responda
  18. Joaquim Branco

    Para a Folha, pedágio bons são os de São Paulo ou da Via Lagos, onde se paga quase trinta reais por 70km de rodovia. Realmente, com uma imprensa como nossa o povo está fu.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Uia! 'tadinhos do peçoau, que não sabe fazer conta! É duro mesmo, ser trancado na masmorra e obrigado a comprar concessão. O pior de tudo é sofrer riscos no negócio: ah, que falta faz capitalismo, né não? Precisa proteger o empresariado do comunismo! Hahahahah!

    Responda
  20. ALEXANDRE DE CASTRO

    Privatização aqui no Brasil é para encher os co fres dos ami gos dos políticos! E os preços praticados geralmente são super fatu rados, pois quem vai pagar é a sociedade!

    Responda