Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Luiza Menten

    #antiespecismojá #somostodosseressencientes #compaixãopelosseressencientes

    Responda
  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Naturalmente, lendo esse título, não dá pra desprezar o fato de que considerando a espécie humana , algo aconteceu pra que metade da populcao que votou no Bozo, tenha involuido a ponto de perder esse caráter.

    Responda
  3. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Talvez, e apenas talvez, a tal empatia tenha evoluído também por conta da interação com seres humanos, que nos últimos séculos invadiram praticamente TODOS os cantos da terra e obrigaram os animais ao convívio.

    Responda
  4. Anna Amélia Meule

    Apropôs: a crueldade consciente só existe na espécie homo sapiens. Quem acha que os animais outros-que-não-humanos não sentem é gente que não consegue observar o óbvio.

    Responda
  5. José Miguel Ortega

    Quando a gente fala evoluiu também em outras espécies, a gente se pergunta se ela aparece em diversas famílias independentemente, dai o título incomoda um pouco. Mas se vem do cuidado materno, então é antiga o suficiente para aparecer em elefantes também, mesmo que tenha exacerbação em famílias muito distantes como primatas e cães né? O cuidado materno é epigenético, coisas químicas que marcam nosso material genético, e parece que a avó marca o óvulo da filha, ou seja, a neta!!

    Responda
  6. Ugo Maia Andrade

    Excelente entrevista. O especismo cega tanto quanto o racismo.

    Responda