-
Gustavo Eloy de Oliveira
JPC aulas de realidade e ironia, comedia! Bom demais.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
A mesma moral conduz o cinema pop estado-unidense, com algumas adaptações aos tempos atuais. Vejam a Disney. Colocam advertências sobre eventuais ofensas identitárias nos antigos desenhos do Mogli, do Dumbo e outros, mas a violência na Marvel, também Disney, corre solta. E que violência.
-
DIVINO RICARDO CAVALCANTE
Como sempre a coluna é um rasgo de lucidez nesses tempos hegemônicos do politicamente correto. Só é suportável porque há esperança que algum dia essa onda arrefeça e voltemos as inúmeras diferenças e possibilidades da humanidade que não permitem serem reduzidas a um catálogo. E como o João Coutinho mantermos sóbrios no bom humor.
-
Hernandez Piras
Há pouco tempo uma transexual brasileira interrompeu uma representação teatral em Lisboa porque, nesta, as personagens transexuais não eram interpretadas por atores idem. Fico pensando se o papel dos atores não seria exatamente este, interpretar o outro.
-
Anna Flavia Ribeiro
Solar brilhante JP. Um dos únicos três colunistas que salvam esse jornal da mediocridade absoluta
-
José Fernando Marques
Excelente. Não sei como um autor inteligente como esse pode se dizer de direita! Uma contradição em termos.
-
JOÃ O MUCCI
Inteligência não é exclusividade da esquerda.
-
MARCELO DAWALIBI
José Fernando, seu comentário é revelador de uma profunda ignorância. A direita já deu ao mundo pensadores como John Locke, Adam Smith e Friedrich Hayek, que iluminaram o mundo com suas ideias. Leia e estude um pouco mais.
-
Hernandez Piras
Fico pensando o que o colunista, um assumido conservador, diria do seu comentário preconceituoso. Se os conservadores são tão pouco inteligentes e, mesmo assim, eles exercem tamanha o influência, o que dizer da inteligência dos progressistas? Chega de sectarismo, sim?
-
-
José Eduardo de Oliveira
Enquanto isso, aqui na antiga colônia portuguesa continuam matando quilombolas, mulheres diga-se de passagem, desarmadas. Domingos Jorge Velho, vive. Marielle, foi e continua sendo apenas um ensaio do que está por vir. Assim Brasil sem porvir.
-
Marcospaulo Milagres
Quando eu crescer eu quero ser João Pereira Coutinho.
-
Florentino Fernandes Junior
Inteligente como sempre. Um primor de cronica
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Muito bom texto.
-
Ronaldo Pereira
Como sempre um ótimo artigo. Parabéns opá!
-
HELENA KESSEL
Concordo!! O Coutinho é sensacional!!
-
-
Helio Cardoso
Caro João, 1) Gerard Depardieu também usou prótese no nariz em Cyrano de Bergerac e nem por isso deixou de ganhar o prêmio de melhor ator em Cannes. 2) Se for o caso de passar um filme português nos cinemas brasileiros, deverá ser legendado? Se um aluno me pergunta "o que devo fazer para melhorar o meu português?", respondo na bucha, leia Eça de Queiroz, os quantos lhe caberem!
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Prefiro Machado
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.