Mirian Goldenberg > 'Não tenho marido, mas sou feliz' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Da obra Sobre a Felicidade do filósofo Frédéric Lenoir --> Só podemos responder que estamos “plenamente satisfeitos com a vida” quando refletimos sobre a própria existência. Os animais certamente sentem bem-estar, mas teriam consciência da sorte que têm de se sentir bem? A felicidade é um sentimento humano ligado à consciência de si. Para ser feliz, é preciso ter consciência do bem-estar, do privilégio ou do dom que representam os bons momentos da existência.
Consciência e gratidão
Da obra Lições de Felicidade da filósofa e escritora Ilaria Gaspari Perdi muito, e entre as coisas perdidas há também aquelas que eu pensava controlar, possuir, saber: mas isso pelo menos me dá a chance de continuar a procurar, a demandar, a estudar, a espiar a vida de todos os ângulos. Vivo buscando algo que não sei; talvez apenas a felicidade de continuar a buscar. Penso nas palavras de Sócrates: uma vida sem busca não é digna de ser vivida.
Verdade
Por estarem confusas e quase sempre apressadas, as pessoas tomam o que traz sofrimento por felicidade e o que é efêmero por duradouro. Insistem em buscar a felicidade fora de si mesmas quando esta é basicamente um estado de ser. Se fosse uma condição exterior, nunca estaria ao alcance delas. Seus desejos são ilimitados e por vezes contraditórios, mas esquecem que o controle que elas tem sobre o mundo é limitado, temporário e, geralmente, ilusório.
Desejos contraditórios que provocam sofrimento
Se a felicidade depende de haver ou não uma ou mais condições podemos dizer que é estamos diante de uma felicidade condicionada. Esta talvez seja a felicidade que muitas pessoas conhecem, embora outras somente sejam felizes quando há um hiato entre sofrimentos. Enfim, tendo ou não alguém, mas se há felicidade, lembre-se que ela é transitória. PeraÃ, não tem a tal da felicidade incondicionada? Bem, esta além de rara, também é pra bem poucos...
Felicidade é um tema importante nas minhas pesquisas sobre envelhecimento
Uma coisa é certa... ter alguém é muito bom!!! Amei demais meu marido e por mais de 45 anos eu achava que era feliz por tê-lo comigo... qual o quê... pra que viver com alguém que não lhe merece, não lhe respeita, que só quer se aproveitar de sua companhia, de sua comida (maravilhosa por sinal, sem falsa modéstia), de sua lavadeira... me poupe!!! Aos quase 70 e 45 anos de convÃvio cheguei a conclusão que não dava mais! Decidi botar um fim nessa história. Nunca fui tão feliz em minha vida!!!
É o divórcio grisalho
Gente, por favor, o titulo contém ironia qto a um aspecto que já foi muito valorizado na sociedade. E o titulo nao se refere à autora e sim às histórias contadas por ela.
Exatamente
'Chegou a hora de cuidar de mim, recuperar o tempo perdido. Tenho fome de liberdade'. A liberdade de não ter que lidar de um outro alguém nos dá mais tempo para cuidar de si. Mas sem ser honesto nem corajoso bastante para deixar de colocar a culpa de seu último relacionamento no outro, vai descobrir que a sua próxima relação vai se parecer muito com a anterior. Trazemos as questões mal resolvidas numa mochila, tal qual pedras que tem pesos e tamanhos diferentes. Aproveite para aliviar o peso!
Fome de liberdade na maturidade
Cá pra nós, passar uma vida inteira num casamento.infeliz ? Esse foi o destino de nossas avós e mesmo das nossas mães. Eu acredito firmemente no velho ditado que diz "antes só, do que mal acompanhado". Viver com alguém que te maltrata, ofende, insulta e, cúmulo dos cúmulos, te agride fisicamente? Jamais!
Muitos ainda vivem esse tipo de relação tóxica
A colunista sublinhou um aspecto muito importante das possibilidades do pessoal pós 70. Em relação a casamentos é necessário levar em conta as autonomias emocional e financeira, nessa ordem. Dá pra separar mas tem que poder segurar a onda.
Tenho uma esposa mas sou infeliz e pelo que constato aquela com quem vivo tem um marido, mas é infeliz. Temos em comum a infelicidade, (con)vivendo juntos sem nutrir qualquer expectativa de que esse arranjo criado pelos dois já caiu por terra faz tempo. Apenas cuidamos um do outro, talvez, em parte pelo senso de humanidade e noutra parte por inércia.
Existem muitos motivos diferentes para escolher ficar junto com alguém. Muitas vezes, nós mesmos desconhecemos quais são
...Ã s vezes penso...
Claro que muitos estamos na mesma situação, caro José. Não esperava encontrar aqui uma descrição de relação tão igual. Penso que no meu caso é a inércia que me prende. Às penso que é a mais insana covardia...
Tenho uma esposa mas sou infeliz e pelo que constato aquela com quem vivo tem um marido, mas é infeliz. Temos em comum a infelicidade, (con)vivendo juntos sem nutrir qualquer expectativa, pois esse arranjo criado pelos dois já caiu por terra faz tempo. Apenas cuidamos um do outro, talvez, em parte pelo senso de humanidade e noutra parte por inércia.
Não existe artigo que não possa ser contestado , este também , no caso a autora parece generalizar o tÃtulo e lança o ponto de vista estritamente feminino,nas gerações anteriores ,que é o caso da abordagem a mulher na maior parte das vezes dependia do homem , que a via como uma dependente e exigia submissão , com a evolução da mulher em todos os setores, a situação por vezes se inverte e o homem sem ter o poder de mando se torna violento e até mata. Na verdade o que vale é o velho e bom amor!
O espaço que eu tenho não permite aprofundar todas as questões envolvidas, mas pretendo continuar essa discussão em breve
Artigo maravilhoso com um tÃtulo sofrÃvel... Folha, pelo amor de deus, mais esforço na hora de escolher um tÃtulo para os artigos... A escritora pode não estar mais casada mas já está em outro relacionamento... Os relacionamentos - afetivos ou de amizade - são fundamentais para a saúde fÃsica e mental...
O tÃtulo passa sempre pelos autores.
Outro artigo perfeito, ou perto disso.
Ou perto disso! Adorei
Tem muito meio homem de caráter!
O uso da conjunção adversativa " mas"na fala "Não tenho marido, mas sou feliz " mantém a ideia de que "ter" marido é fator de felicidade.
Verdadeira
A minha sugestão é que os homens também sejam entrevistados sobre o assunto.
E me desculpe de novo porque a escrita não vê o carinho q tenho por vc. Falando seria mais fácil. Mas vai demorar até q consigamos esse algoritmo na fsp.
DifÃcil mesmo, muito
Separado a dez anos. Todo ano recebo notificações da delegacia de mulheres. Nem vejo a figura. Mora na casa q compramos juntos. A juÃza mandou pagar aluguel. Nada. E aà ? Tem muito homem sacaneando por aÃ. Uma boa noite Mirian. Fique bem !
Esperando uma coluna q pelo menos fale de homens sem agressão. Desculpe mas parece q somos os últimos seres desse mundo. Q tal falar tb das mulheres q tb tem seus defeitos Mirian ?
Que sacada! Gostei e já estou ansioso pra ler a coluna da Mirian sobre isso.
Vou falar em breve
Que dureeeza!
Triste
Não tenho marido e nem quero ter. Me inclua fora disso. Tá loco meu!
Joaquim Rosa, você me representa "IP,SiS liTeRis"...!
O ser humano e sua insatisfação nata. Ouço casadas/os e solteiras/os reclamarem tanto de estarem casadas quanto de estarem solteiras/os, como acredito que não existe felicidade plena, que a vida sem altos e baixos, para, então, devemos analisar o que é melhor, porque desde que haja respeito e não haja violência, prefiro a vida a dois. Uma familiar há 1 ano se separou do segundo casamento, ainda hoje falei com ela, que me disse que não quer acabar os dias sozinha, sem companheiro
Todas as pessoas reclamam.
As solteiras reclamam, mas as viúvas não
Um dos principais motivos da separação, principalmente na velhice, deve ser falta de sabedoria e maturidade, porque a solteirice pode até ser boa, mas no final, ninguém quer ficar só, mas quando entram as cobranças de ambos os lados, aà complica qualquer relação. Uma vez vi uma entrevista da zélia gatai, que disse que o Graciliano ramos se não me engano, quando foi pedi a noiva em casório, a mãe falou que a moça não sabia cozinhar, lavar e etc. e ele falou que não tava procurando uma empregada;
Os idosos também fazem o serviço doméstico. E como!
Sabedoria e maturidade
não sei onde tá escrito que serviço doméstico é do gênero feminino, ainda bem que os mais jovens já dividem as tarefas e contas.
Oi querida Mirian! Sabe onde está a pedra no caminho quando se trata de separação em casamentos longevos? No tal juramento de casamento que deveria ser de mão dupla, mas ao longo dos anos parece que somente as mulheres lembram...na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, blá-blá-blá. Essa promessa fica tatuada no coração feminino e nos assombra cada vez que não reconhecemos mais nosso parceiro no dia a dia, conforme teu texto tão sabiamente mostra. É a velha e cruel culpa bÃblica...
As atitudes são recÃprocas de homem e mulher.
Querida Gaya, falta reciprocidade, respeito e reconhecimento, infelizmente
E recomendo Afrodite, da mesma Allende.
Lindo
A alma humana e seus mistérios, será que um dia vamos entender como realmente deve ser a vida? Como será que vamos resolver a forma que deve ser a reprodução humana? Será que no futuro o filho será responsabilidade dos pais ou será que o Estado cuidará disso? Grandes mistérios!
"Saberemos cada vez menos o que é um ser humano" - livro das previsões
Desafios e mistérios
Maravilhar-se com a pessoa amada a cada dia, conquistá-la a cada oportunidade juntos, até no simples ato de um cafezinho ou um beijo inesperado. Um tango? (Mirian, já te convidei! Qualquer dia destes aà no Rio!) Se a separação ocorrer e for melhor, que venha libertadora.
O mais difÃcil é o cotidiano mesmo
Se as pessoas casassem sem esperar que o outro lhe complemente em algo, aquela velha história da cara metade, talvez tivéssemos menos separações. Para casar cada um tem que estar no seu 100% em todas as áreas da sua vida, se não , vai chegar um dia que 50% com 50% não vai dar 100% e sim 0
DifÃcil não ter expectativas
É você mesma? Não creio que a jornalista leia comentários dos leitores comuns. Já ouvi um professor celebridade dizer que os comentários são o "esgoto do site de notÃcias" e que ele não lia de jeito nenhum (deve ter lido uma vez, né). Por isso desconfio...
Outros cronistas também se comunicam com os leitores, favoráveis ou desfavoráveis.
O esgoto da internet mesmo são as redes ditas sociais, como twitter, tiktok, facebook e instagram.
Geralmente a seção de comentários na internet é chorume total - mais reveladora sobre o povo que muita tese acadêmica. Mas há honrosas exceções, e a coluna da Profa. Mirian é uma.
Sou eu mesma, José. Leio todos e gosto muito de responder aos meus leitores e leitoras
Em tempos de modernidade/amor lÃquidos, penso que a pergunta certa seria: por que tantos casais continuam juntos na velhice - já que muitas pessoas hoje nem se casam, ou se separam cada vez mais rápido, e as taxas de natalidade caem no mundo todo?
Excelente pergunta
Pelo mesmo motivo que estão unidos até o momento em que separam.
Será?
Para conhecer a beleza de Isabel Allende, basta ler Inês de Minha Alma.
Adorei
Ensinava o mestre Stephen R. Covey que o primeiro sucesso que precisamos buscar e manter na vida é o sucesso em casa. E para isso é fundamental nos conhecermos e construirmos relações baseadas no ganha ganha. Você escreve sobre casamentos e infelizmente vejo o mesmo tipo de problema entre irmãos , paÃs e filhos, amigos .. a idade deveria nos prover de maior sabedoria, mas para isso há que se ter um constante aprendizado.
Verdade, aprendizado e maturidade
Sou mais Sartre e Simone.
Acabei de escrever sobre o sofrimento dela no prefácio de A convidada
Cara Mirian, você tratou de um tema real e atual. Y. Harari menciona essa reinvenção do ser humano no séc. 21, depois dos 40, 60, 80 anos. No caso de Isabel Allende, além de uma linda mulher, ela é a maior escritora latino-americana. Seu livro Ines de Alma MÃa, sobre a vida de Ines Suarez, co-fundadora do Chile, me cativou. Ainda sobre o tema da coluna, me separei aos 62, e estou reinventando a vida. É uma renovação. Abs.
Tem que ter muita coragem
Há uns 30 anos atrás conheci um médico obstetra e morávamos no interior do RS, metade da cidade veio ao mundo pelas mãos dele. Estávamos num restaurante e entrou uma senhora de 60 anos que havia enviuvado há 1 ano, o comentário foi de como estava bonita, ao que o sábio médico falou da "sÃndrome da cueca suja", ou seja, depois de 6 meses que a viúva se toca que não tem que prestar contas ao marido de nada, rejuvenesce muito. Um ano se ela amar muito o marido.
Observei isso na famÃlia. O fato da viúva receber 2 pensões também ajuda - mais dinheiro e uma pessoa a menos para discutir para onde ele vai. Mas a alegria costuma durar mais 6 meses a 1 ano.
O mito da viúva alegre
Na vida, não podemos resumÃ-la a uma frase . Cada dia será um dia diferente.
Há aquele estereótipo cômico cinematográfico de casais (em geral italianos ou judeus) sempre brigando e sempre juntos. Será que que a possibilidade de ter alguém para descarregar e colocar culpa tem uma utilidade para a saúde?
Brigar é uma coisa. Discordar é outra. Eu e minha esposa discordamos sobre uns 75% das coisas. Mas é por isso que a amo e quero estar com ela, porque ela me faz refletir e me mostra outros pontos de vista. E Deus me livre de estar com alguém idêntico a mim o tempo todo.
Acho que não
Educar nossas meninas de forma a serem independentes e responsáveis por suas vidas. Sem a expectativa de encontrarem o tal "prÃncipe encantado ". Sempre tive a convicção que mulheres e homens são livres para viverem como melhor lhes aprouver. Por acaso tenho quarenta anos de casada e casaria de novo se fosse com o mesmo felizardo.
É isso aÃ. Eu chego em casa feliz porque vou ver minha mulher e meus cachorros, e escolho isso todo dia. Se isso não acontecer mais, peço o divórcio. E ela sabe que é livre para fazer o mesmo. Pelo que você escreveu, seu marido é um felizardo.
Criei minhas filhas assim, livres, procurei interferir o mÃnimo nos seus relacionamentos. Quando uma delas falou que estava se relacionando com outra mulher, tive uma recaÃda para o lado ruim, mas logo me recompus, pois trabalhei a vida toda para que elas tivessem liberdade nas escolhas, e logo eu que iria contrapor o que preguei? Mudei imediatamente minha postura.
Adorei, Rita
Liberdade é felicidade!
Liberdade é a melhor rima para felicidade
Melhor só do que mal acompanhado..
Nunca fui entusiasta da separação. Acredito que devemos investir no relacionamento, ser tolerante e compreensivo com a fragilidade alheia, que também é nossa. Mas não dá pra ser escravo de ninguém, jamais. Às vezes é preciso dar um basta e sair da relação.
Eu acredito que a tendência daqui pra frente, é homens e mulheres optando por viver sozinhos. Como experiência própria, eu não tenho mulher, nem sou feliz, porém quando tinha era muito mais infeliz. Ser cobrado todos os dias, é muito ruim...
É o que já acontece em outras culturas
A gente deve fazer as coisas porque quer, não porque a sociedade ou as outras pessoas determinam. Na vida, deve-se chegar onde se quer estar pelas próprias pernas, não pelas alheias. Você protagoniza sua própria história.
Adorei seus comentários acima. Fico muito feliz
Vale cada pena, professora. Ser feliz ou triste, vencer ou perder, mas sempre nos seus termos. A sociedade que sofra, não eu. Não sou responsável pelas expectativas que tiverem de mim.
Precisa muita coragem e sabedoria
Porque não tinham mais o que fazerem juntos.
Deixaram de se amar
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > 'Não tenho marido, mas sou feliz' Voltar
Comente este texto