Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. andre s cardoso

    Realmente, não entendi essa suspenção das autorizações para caça. Os javalis e javaporcos SÃO espécies invasoras. Causam enormes danos às plantações e aos biomas que invadem. A decisão mais acertada seria no sentido de eliminar esses animais das matas brasileiras.

    Responda
  2. jose prado

    Estão dando um tiro no pé! Lembrem que capivaras são hospediros de carrapatos estrela e cavalos e fatos tbem!

    Responda
  3. Davi Oliveira

    A matéria falha ao deixar de informar o motivo pelo qual o Ibama fundamenta a decisão. Dizer que está preocupado com o aumento do número de locais autorizados para a caçada não parece motivo sério, uma vez que javali e javaporco são espécies exóticas e afetam o equilíbrio do meio ambiente onde estão inseridos. Por favor, melhorem esse debate aí. Deixem de fazer matéria só de release.

    Responda
  4. Mario Kurtz Filho

    Outro absurdo desse desgoverno...

    Responda
  5. Cristiano Kock Vitta

    Em primeiro lugar, a reportagem carece de didatismo. É necessário esclarecer, ouvindo quem entende do assunto, que existe uma enormidade de espécies do que chamam "javali" ou coisa parecida. As denominações para este tipo de animal são várias e se confundem: javaporco, coleira branca, cateto, caititu, porco-do-mato e por aí vai. Não é praga. São animais selvagens que foram punidos pela civilização que tomaram seus territórios e, agora, os servem em churrascarias.

    Responda
  6. ISAIAS DA SILVA

    Javaporco, tucunare, caramujo africano, peixe leão. Todos são maleficos ao meio ambiente e devem ser erradicados. Mas não são maus, só querem sobreviver. O que me incomoda são os caçadores babando dé ódio ao animal e abatendo-os com requinte de crueldade. E não por acaso costumam usar camiseta amarela.

    Responda
  7. Alcides Castro

    Também pode matar seres humanos.

    Responda
  8. Geraldo Rangel de França Neto

    O javaporco precisa ser erradicado. Não tem predadores naturais, pode chegar a 300 kg. Come ovelhas e outros animais, além de dizimar plantações. Se reproduz 4 vezes ao ano e a população cresceu no Sul e no Centro-Oeste. Por isso, aumentou os locais de caça.

    Responda
  9. Geraldo Rangel de França Neto

    O Javaporco é uma praga terrível. Não tem predadores naturais, pode chegar a 300 kg, come ovelhas e mata outros animais, além de dizimar plantações. Se reproduz 4 vezes por ano e a população hoje existente é imensa. Cresceu o abate porque a população de javaporcos cresceu muito. Precisa haver uma política de erradicação do animal.

    Responda