-
fauzi salmem
Esses colunisas americanistas só sabem marretar iniciativas contrárias aos interesses de seus amados patrões.
-
Adller Sady Rijo Farias Costa
Freire nunca foi americanista. Classificá-lo assim parece denotar, na verdade, um -ismo particular de quem o profere. Porém, pouco importa. Cada um tem suas frases orgásticas. Se causa saculejos prazerosos chamar alguém de algo, tem-se o direito de fazê-lo. Neste mundo fugaz, no qual estamos fadados à desintegração eterna, não se deve criticar o confortável recurso ao pequeno gozo de cada dia.
-
-
Bruno Lima
Um dos piores artigos que já li aqui. E estou colocando os do Narloch na lista.
-
Geraldo da Silva
"Países não têm amigos, têm interesses. Olhando por esse viés podemos fazer algumas considerações acerca do texto do Vinícius: a China tem população 1,4 bilhão de habitantes, e não produz os alimentos necessários para satisfazer tanta gente; a Índia tem 1,5 bilhão, e precisa importar alimentos. Brasil, Argentina (Mercosul) são produtores de alimentos e outros insumos. Portanto pode acontecer aí uma química em que todos saiam ganhando.
-
Geraldo da Silva
É preciso lembrar que os árabes nadam em petróleo, mas não produzem alimentos; e vão beneficiar-se das exportações dos produtores de alimentos
-
-
Edson Miranda
Os Brics só têm condições de vingar se todos os países membros se tornarem ditaduras ou autocracias eleitorais, se todos tocarem com mão de ferro o que for decidido entre eles. Do contrário, na primeira eleição de um presidente que tenha restrições a algumas das políticas do bloco ou de sua geopolítica, a coisa desanda. Só como exemplo, a Argentina entra com seu atual presidente, e se Milei for eleito, como fica? China e Rússia vão começar a interferir mais nas eleições de seus países membros?
-
Neucir Valentim
Texto preconceituoso e cheio de recalque. E difícil até de ler, só com chá de boldo. Deve ser um bolsonarista que gostava do Brasil parea mundial que adorava ver o inelegível comendo pizza na rua dos EUA antes de discursar na ONU, sem ninguém pata conversar. Esta com saudades da diplomacia do olavista Ernesto Araújo.
-
Antonio Catigero Oliveira
Um leitor veterano percebe claramente a preocupação do colunista disfarçada em desdém, como um adolescente que não tem coragem para ousar e se unir aos mais fracos para se fortalecer, e continua puxando o saco da turma de adolescentes mais forte, porém em plena decadência.
-
Dionisio DeBarros
EUA perderam grande oportunidade na America Latina, quando ao inves de fomentar desenvolvimento e prosperidade, como fez na Europa, decidiu que a regiao deveria permenecer eternament como quintal subserviente. Ai entra em cena a China, que revoltada por ter sido feita de quintal, da ajuda desenvolvimentista a paises da regiao. Nao precisa ser advinho para saber com que lado, paises da America Latina irao se identificar. Midia Tupiniquim nao gosta dessa mudanca, mas esse eh o futuro.
-
Gilmar Maghenzani
É bom ler um comentário de quem está informado corretamente não o do pólito
-
-
Gilmar Maghenzani
Então pólito vai sair o bloco dos bolsolóides vc quer entrar?
-
Fernando Alves
Esses discursos que tudo que não envolve os Estados Unidos não vale nada são clichê nas colunas de jornais. São todos analistas com a cabeça na década de 80, acham que estão vivendo no mundo do filme Rocky IV.
-
Enrique Castro
"Os europeus ocidentais achavam que poderiam contemporizar com a Rússia". Não achavam, isso era assim até os neocons americanos, que não estudam história, forçar o conflito. Tem muita mais afinidade cultural entre Russia e Alemanha que entre Alemanha e Turquia ou Romania ( ambos NATO). Russia é Europa. Quem não entende isso não entendeu nada.
-
Enrique Castro
Cardoso, você deve saber que o kaiser e o kzar (na primeira guerra mundial) eram primos de primeiro grau, certo? Estude. E dizer que a Alemanha é mais próxima culturalmente que a Turquia (imperio Otomano)... realmente você não entendeu nada. Como se chama o pessoal que lê mas não entende o que está escrito? E você fala em estudar... não consegue raciocinar.
-
Enrique Castro
Ahhh sim Cardoso... a Alemanha e a Russia zarista eram tão diferentes que o kaiser e o kzar eram primos de primeiro grau, isso enquanto a Turquia era o imperio otomano. Se você leu, nao entendeu nada. Analfabeto funcional.
-
José Cardoso
Errado. Há muito mais afinidade dos Alemães com a Turquia que com a Rússia. E isso desde Frederico o Grande pelo menos. Estude um pouco história.
-
-
José Roberto Franco Reis
O problema desses analistas de tudo e mais um pouco ( de economia, política, entretenimento, cultura etc etc etc.) é que eles não sabem nada de história... História como conhecimento que ensina a gente a ser mais humildes mas prospecções pois o que pela frente é sempre muito indeterminado e um Brics que tem Índia e China envolvidos e interessados merecearia mais cuidado e humildade nos vereditos taxativos.
-
Gilmar Maghenzani
Desde quando o pólito entende de alguma coisa?, apenas de criticar a esquerda nisso ele é enfático
-
José Roberto Franco Reis
Digitação por celular rápido dá nisso.... "ensina a gente a ser mais humilde nas prospecções pois o que vem pela frente é sempre...." "...mereceria mais cuidado e humildade ...."
-
-
Manoel Cardoso
É geopolítica. A China precisa criar demandas comerciais que fortaleçam a força do yuan como moeda de troca internacional. Os Estados Unidos tá negociando com a Venezuela retomar compra de petróleo. É normal?
-
José Cardoso
O grupo tem o país que fabrica o mundo (a China) e outro que tem armas nucleares capaz de destruí-lo (a Rússia). Qual nosso papel? Talvez na cozinha, alimentando o mundo.
-
Regina Heineck
O discurso do artigo é completamente desapropriado, que história é essa de diminuir o Brasil? Ou a Índia? Essa visão é muito restrita em relação ao Bloco, nada de útil ou sério informa ao público. Sugiro uma boa dose de atualização, e se desprender do pensamento classista que grita no discurso. A visão será mais ampla e terá um melhor entendimento da real importância do bloco no desenvolvimento dos países emergentes.
-
Gilmar Maghenzani
Pra ele bom era o País do bozo
-
-
Abrão Lacerda
O Brasil só é nanico visto do Brasil. E não há ninguém no mundo menosprezando os Brics, a não ser por aqui. Cito The New York Times,The Guardian, Le Monde, Le Figaro, El País, El Mundo, Deutschewelle, BBC, France 24, TVE, que acompanho regularmente. Será a imprensa mundial tão ingênua ou é o complexo de vira lata que pretende sempre nos diminuir?
-
Gilmar Maghenzani
Quem o pólito? se é o Lula nada presta se é o bozo aí não
-
-
José Carlos Tridapalli Junior
O BRICS está se transformando num balaio de gatos.
-
Gilmar Maghenzani
Cujo balaio vai dar muito dinheiro pro País
-
-
paulo werner
Seriam os indianos tão ingênuos assim? Não sabem eles que uma década de crescimento acelerado faria deles uma *ameaça* aos interesses dos EUA, como a China hj? A histeria americana sugere outro diagnóstico, hein?
-
HUMBERTO FERREIRA DE JESUS
O Zé da matéria Escobar a grandeza dos Brics, mas tirando a China que é uma potência, qual voz teriam separados, nesse grupo têm mais força de fazerem algo mais construtivo, lógico e não é o contrário no G5 etc... cada um tem seus interesses ,,, veja o copo mais cheio !
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.