Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Estimada Priscilla, a censura da Folha precisa cursar o primário!

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Texto excelente, didático e fácil de entender, quero lembrar que um fator de civilidade no Brasil foi a criação do SUS, na década de 1980. Até então, 80 por cento da população brasileira estava desprovida de assistência pública à saúde, que associado á educação são fatores essenciais no desenvolvimento humano!

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Não investir em ciência e na educação para produzir riquezas, muitos jovens estão sem esperança e vão para o exterior para desenvolver e melhorar seus conhecimentos que ajudarão o país onde irão morar. Estamos exportando cérebros e não há uma política efetiva para deter parte destes jovens em desenvolver o progresso para nosso país.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    Beleza de matéria. Esse Capital Humano, esse conhecimento. Há tempos sabemos que a educação é a grande chave não só para o crescimento econômico, mas para o crescimento do Ser. Da compreensão do mundo, das coisas a sua volta. Acreditas por acaso que uma nação com Real Educação abraçaria seres como essa bancada evangélica? ou que defenderia a Enormidade do Erros, corrupção e traição que os líderes políticos nos impõem nos últimos20anos?

    Responda
  5. José Cardoso

    'O Brasil apresenta déficits significativos em termos de aprendizado, mesmo quando comparado a países de desenvolvimento econômico semelhante' Acho que não. Nossa situação é lamentável, mas semelhante à de Argentina Colômbia e México, nossos companheiros de viagem.

    Responda
  6. MARTA CAMISASSA

    Um país onde as maiores opções de trabalho são as de entregador/motorista, empacotador, etiquetagem e congêneres precisa cair na real de que não há futuro inovador nesse capital humano. Portanto, o investimento como disse a colunista precisa urgentemente se concentrar em educação, saúde e cultura!!!

    Responda
  7. MARCELO BRANDAO CARMO

    Tristíssimo tudo isso. Sou professor há mais de 20 anos. Antes lecionava jovens e adultos. Agora leciono crianças. Você tem toda razão. Infelizmente tivemos uma das piores pandemias... do mundo. Apatia, o descaso e a ignorância de jovens e adultos frente ao conhecimento me choca e indigna sempre e infelizmente as crianças são frutos disso também. Quanto aos jovens adultos, vejo que passamos do pais da festa e da alegria pra um país de bêbados incultos, ainda mais incultos que no passado. Triste.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      O pior dessa tragédia, dessa catástrofe, Marcelo, é a indiferença, a negligência, o descaso e a incompetência dos nossos gestores públicos entre 2016 e 2022. Vamos ver se com o novo governo esse quadro melhora, pelo menos um pouco.