Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Lourenço dos Anjos

    Até quando a Folha continuará exibindo essa foto da arma? É no mínimo desnecessária.

    Responda
  2. Miguel Magalhães

    Se existe inferno...esse demônio deve estar queimando por lá e talvez quando esse outro chegar ele também fará uma homenagem.

    Responda
  3. Pedro Corselle

    Não querendo bancar o advogado do diabo, mas em quase TODAS as falas os governantes e politicos de esquerda exaltam ditadores assasinos e beeem piores que os militares que tivemos aqui no Brasil, que foram sim muito crueis. Mas enfim, é uma hipocrisia danada. Nesse nosso pais se pode de tudo, desde que seja amigo do pessoal certo hahaha

    Responda
  4. Ernesto Pichler

    Parabéns, Carmem Lúcia!

    Responda
  5. Manoel Cardoso

    Homenagear um expoente da ditadura é muita audácia, atrevimento.

    Responda
    1. jeova queiroz

      A milícia governando São Paulo.

  6. José Carlos

    Tarcísio tinha tudo para se afastar dos extremistas e se tornar líder de uma direita equilibrada. Porém, cooptado pela seita bolsonarista, insiste em cometer absurdos. Tarcísio foi formado num sistema de ensino ultrapassado adotado na AMAN, onde o cadete, futuro oficial, ainda está no período da Guerra Fria, onde os 'comunistas e pagãos' representam grande período para a sociedade. Tarcísio não é um intelectual, mas sim um decoreba de fórmulas matemáticas. Falta-lhe leitura.

    Responda
  7. Márcio Santana

    Enquanto o lixão do fascismo não for definitivamente aterrado, os ratos do chorume insistirão em nos insultar.

    Responda
  8. Ronaldo Martins

    Falar o quê? Esse sujeito foi eleito pelo mesmo sistema que os bolsominos questionam.

    Responda
  9. Gelson Otavio da Silva Silva

    O Governador do Estado de São Paulo, é mas um dos bolsonarista adépito da tortura, que tanto manchou a FFAA Brasileira e tem dado mostra que esta na trincheira, dando continuidade as aberrações dos ultimos anos.

    Responda
    1. Roberto Maximiano da Cunha

      ...adepto....

  10. Orlando Costa Filho

    e o nosso minhocao que se chama joao goulart e a ponte de santo amara qua chama marisa leticia isso vale....

    Responda
    1. Marco Túlio Cordeiro

      Orlando, por favor, estude um pouco de história e pare de ver comunismo em tudo!

    2. Joaquim Rocha

      Quanto ai presidente João Goulart, com certeza, pode e deve. Ele foi a maior vítima do golpe militar de 64. Erasmo dias foi um dos apoiadores da ditadura, da tortura e assassinatos e das prisões que quem era contra o regime. Um cráp ula monst ruoso.

    3. elcio matos

      Que falta fazem os livros de história. João Goulart foi um chefe de estado legitimamente eleito pelo voto popular e deposto por um golpe militar.

  11. Helio Cardoso

    O próximo candidato à inelegível é o carioca Tarcísio, que não sabe que vivemos numa democracia limpa e e livre da contaminação bozofascista.

    Responda
  12. Antonio Freitas

    Personagem para ser esquecido. Vergonha esta homenagem. Pode ser dado um desconto: o governador é forasteiro!

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Não, não há porque dar desconto ao forasteiro. Ele não desconhece os fatos, ele não ignora a história, ao contrário, compactua com a versão dada. Seus atos, definem sua posição de extrema direita. Vez ou outra se traveste de conservador moderado para não perder votos mas, não passa de uma harmonização facial de fato.

    2. Rosamaria Silva

      Não, não há porque dar desconto ao forasteiro. Ele não desconhece os fatos, ele não ignora a história, ao contrário, compactua com a versão dada. Seus atos, definem sua posição de extrema direita. Vez ou outra se traveste de conservador moderado para não perder votos mas, não passa de uma harmonização facial de fato.

  13. Josefina A Martins

    Com tantos personagens públicos importantíssimos que contribuíram para a grandeza do nosso Estado de SP que mereceriam importantes homenagens, o governador homenageia com sua ação , um personagem ligado à violência, ao autoritarismo, à perseguição política . Não é por acaso.

    Responda
  14. Marcos Medeiros

    Igual ao bozo, representa o atraso e perigo para a democracia. São Paulo escolheu muito mal e o país está vendo o que acontece quando escolhe esse tipo de gente que só pensa em privatizar tudo e vender para amigos empresários, se achando dono dos bens públicos e governando para os ricos e matando pobres.

    Responda
  15. Hudson Rodrigues Lima

    Só falta trocar o nome do palácio dos Bandeirantes por palácio Adolf Hitler.

    Responda
  16. Paulo Jorge dos Santos Fleury

    Não hâ nada de extraordinário na "homenagem" do governador ao Erasmo Dias. Tarcísio faz parte do campo político-ideológico da direita q flerta com o extremismo bolsonarista e q se identifica com a truculência de figuras como Erasmo Dias...

    Responda
  17. elcio matos

    Por que o Tarcísio homenageou um fascista? Oras, a conduta conivente dele frente à violência da PM dele contra moradores pobres no litoral paulista explica tudo, não?

    Responda
  18. JOAO MORENO

    Resposta: porque sim, e porque o questionamento veio de comunistas que defendem o terrorismo que eles mesmos praticaram durante os governos militares.

    Responda
    1. elcio matos

      E desde quando estudantes clamando por democracia, como ocorreu em 1977, podem ser chamados de defensores de terrorismo? Pode nos explicar isso, João Moreno?

    2. Antonio Freitas

      Seguramente, não deve ter vivido a época e faltou às aulas de História .Este homenageado não merecia nem uma lápide.

    3. Josefina A Martins

      Terrorismo praticado durante o regime militar , foi praticado pelos militares , leia um pouco sobre o período da ditadura no nosso país ,pelo menos , já que gosta tanto de militares.

    4. Ernesto Pichler

      Quem praticou terrorismo durante a ditadura patronal-militar, foram os milicos. Riocentro, bancas de jornal, teatros, OAB, gasômetro... Alem dos milhares de presos e torturados e das centenas de assassinados (a grande maioria dos quais nunca pegou em uma arma - Herzog, por exemplo).

  19. Alaor Magno

    Erasmo Dias era milico que ameaçava matar os que eram contra o Golpe Militar da Ditadura de 1964. Inaugurou junto com o Maluf a desova de corpos de civis em valas e presidiarios politicos no cemitério de Perus. Um carrasco dos tempos de chumbo. Muito parecido com o brataquio do Morumbi.

    Responda
  20. Sérgio Souza Lima

    Eu já desisti de discutir com bozominion... Esses caras não tem remédio... Acho que a esquerda deveria também se armar e começar a descer a por. Rada em tudo o que eh cidadão de bem, patriota, e cristão de araque.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Poderia prender o Bolsonaro em Bangu junto com o ex governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e bozo são mel iantes de como delapidar o erário público.

  21. Max Morel

    O projeto veio da Assembléia Legislativa, e o vice governador em exercício só assinou o projeto.

    Responda
    1. Elias Alves

      Não enrola.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Podia vetar. Não vetou porque não quis.

  22. Maria Irene de Freitas

    O carioca governador de São Paulo é militar, ou ex militar, talvez na reserva, não sei nem quero saber, mas suas atitudes são os ensinamentos que recebem na caserna, nos quartéis e assim seguem toda a vida, sem novos aprendizados nem empatia pelo Outro. Nada surpreende seu modo de agir.

    Responda
  23. NELSIDES VALMOR BRERO

    Pobre Brasil, pobre Erasmo( tarde demais: vai arder no inferno, Deus com toda sua misericórdia certamente não o perdoará pq não merece perdão); pobre Brasil q ovaciona um Bolsobaro( ontem em Barretos e q ainda o querem torná-lo Cidadão honorário ); pobre Brasil q ainda tem politicos q festejam e fazem homenagem a uma data tão triste como foi o 8/1( Porto Alegre, acorda….). Vergonha, vergonha, vergonha!).

    Responda
    1. Sérgio Souza Lima

      Os 4 anos do desgoverno Bolsonaro mostraram que boa parte do Brasil é formado por selvagens.

  24. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O que dizer desse pseudo-governador? Aliás todos sabemos que o governador do estado é bolsonaro. Tarcísio é um fantoche

    Responda
  25. Valdi Andrade

    Leiam entrevista dada pelo próprio Erasmo Dias, onde tenta prestar contas com a sua consciência, e vendo a morte próxima, admite encobertamento de crimes cometidos e verá atrocidade como o caso da rota 66 e verá o procedimento dele com os soldados , ai poderão julgar o comportamento, não é merecedor de homenagens, a biografia dele não permite honrarias. Brasileiro precisa conhecer a história real ao invés de ficar na ignorância

    Responda
  26. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    O STF deveria também mandar abolir todos os nomes de ruas avenidas etc que homenageiam o ditador Getúlio Vagas, bem como Castelo Branco e outros

    Responda
  27. Giovani Ferreira Vargas

    - Mamãe não gosta que você fale daquele moço. - Mas ele faz parte da história do país... - Mamãe não gosta, já lhe disse... Olhe! Fale, então, do ladrão lá da presidência. Desse, mamãe gosta.

    Responda
    1. Sérgio Souza Lima

      Tá errado seu comentário, o ladrão já saiu da presidência, e vc continua chamando ele de mito

  28. eli moura

    A gt fica escrevendo para este boss ta, no governo de São Paulo, descer a serra dos araras mas parece que o rumo ideal é a Regis Bittencourt em sentido Porto Alegre.

    Responda
  29. Emilio Bazzani

    Esse Supremo de Lagosta se mete em tudo.

    Responda
    1. Antonio Freitas

      Ainda bem

    2. Luiz Gomes

      Exato! Imagina vcs tem todo o direito de homenagear torturadores!

    3. Luiz Gomes

      Exato! Imagina vcs tem todo o direito de homenagear torturadores!

  30. Carlos Alberto siciliano

    Nosso governador carioca e miliciano nos envergonhando.

    Responda
  31. Francisco Nascimento

    Não entendo como o eleitor paulista, que por pertencer ao estado mais rico do Brasil, deveria ter a obrigação de ser mais lúcido e evitar eleger esse picareta bolsonarista como governador. Dar nojo essa turma que se diz seguidor de Bolsonaro, em busca desse eleitorado contaminado pelo genocida. Que geração maldita essa e possivelmente seu destino será identifico a do nazismo e dos japoneses na segunda guerra . Lixos da história

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Não generalize, por favor. Sou paulista morando na capital. Haddad teve 45% dos votos no segundo turno no estado, sendo que na capital teve 54% dos votos. Quem elegeu Tarcísio foram os fascistas de sempre (malufistas, tucanos envergonhados, bosonazis, etc..) impulsionados pelo agro-ogro. O interior elegeu o miliciano carioca! Mas, mais uma vez não devemos generalizar: Haddad teve muito voto no interior.

  32. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    Veja em quem os paulistas votaram e pretende ser candidato a presidente. Não passa de um milico que sempre viveu as custas do cofre da viúva, nunca produziu nada.

    Responda
  33. Aparecida Alves

    Cadeia é o melhor lugar para pessoas deste porte.

    Responda
  34. Antônio Carlos de Paula

    Tarcísio é filhote do futuro presidiário que defendeu na tribuna da câmara federal o torturador Brilhante Ustra. Nenhuma novidade. Parabéns a ministra.

    Responda
  35. Gustavo Brasil

    Se fosse de assassinos como Stalin, Mao Tse Tung ou Che Guevara, estava liberado.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. Assassinos e ditadores estrangeiros pode. Por questões diplomáticas. Nacionais, não pode.

    2. Noel Neves

      Não! Seria questionado da mesma forma! O Tarcísio optou pela escória nacional. O nome da praça e a homenagem em Barretos.

  36. LUIZ CARRIERI

    Esse desgovernador não perde por esperar. Não será reeleito de jeito algum. Só faz besteira bozonarista. É da caterva.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Marcel, terraplanistas são os seguidores do astrólogo da Virginia, guru da direita mais bozzzalizada.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista juramentado

  37. Fredson Lyra

    Essa caricatura de governador vive tomando atitudes tipicamente nazifascistas. É bom STF dar duro nele pra cortar  o mal pela raiz.

    Responda
  38. Ivonete Liberato da Silva

    O Psol adora ocupar o Supremo?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O PSOL apresenta demandas da democracia. O Supremo apoia a democracia.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      STF é despachante do PSOL.

  39. Neli de Faria

    Em São Paulo ,a esquerda tirou o nome do Costa e Silva do Elevado e deixou o nome do ditador Tito numa avenida! Ele governou por quase trinta anos a Iugoslávia. Ditador de esquerda pode? Ou o repúdio é seletivo? Se o Costa e Silva não pode, o Tito pode? Erasmo: também não homenagearia , mas ir ao STF por isso, e deixar o Tito? Incoerência! Ministra Carmen: mande tirar a homenagem ao Tito…!

    Responda
    1. neli faria

      Elcio:e o que São Paulo tem a ver com Stálin ou Tito ? Ditador:são todos iguais! Será que Tito foi um anjinho de candura na Iugoslávia? Hoje , ele é homenageado na Servia, Eslovênia, Kosovo,Croácia, Macedônia etc.? Se foi um santo , deve ser homenageado lá e não cá. Mas, a esquerda é incoerente: repudiou o nome do Costa e Silva no Elevado , recordo que ficou menos de três anos no poder, e mantém o ditador bonzinho...! Ditador que não foi, daqui não presta e de lá presta?Poupe-me!

    2. elcio matos

      Neli, Tito foi um ditador num tempo em que o mundo todo era governado por ditadores de esquerda e de direita; mas Tito, apesar de marxista, renegou Stálin e lutou pela antiga Iugoslávia contra o nazismo de um modo admirável até mesmo pelo regime militar brasileiro. A diferença de Tito para os nossos generais da ditadura foi que Tito lutava de verdade pelo seu povo

    3. neli faria

      Se Tito,fosse brasileiro, sr Antônio, sabe-se lá se não teria participado?Todos são iguais.

    4. Antonio Freitas

      Tito não participou da ditadura no Brasil. Nem do 8 de janeiro,

    5. Antonio Freitas

      Tito não participou da ditadura no Brasil. Nem do 8 de janeiro,

    6. neli faria

      Sr.Max:não existe homenagem ,na capital,Getúlio Vargas. Por fim, ensino aos jovens: a Ditadura no Brasil era Militar, Pedro Aleixo, civil, não entrou .E os ditadores eram a termo certo. Fato que o Tito não foi: vinte e oito anos no poder. E a homenagem ao Costa e Silva,no Elevado, foi retirada. Nenhum ditador merece ser homenageado.Nem se descobrir a cura da neoplasia maligna.

    7. neli faria

      Senhor Wagner, se for a mim ,ou a outrem, que dirigiu o adjetivo,respondo: aprendi em minha longa vida, que quem xinga ou não conhece a língua portuguesa ou não sabe fundamentar. Por que não aprende? O que falta para a Esquerda é o bom senso.

    8. neli faria

      Ernesto: ditador é todo igual.Tito foi ditador por quase trinta anos, não difere de Castro, de Ortega , Vargas, Somoza,Saddam,Pinochet. Defendeu a Iugoslávia? E o que fez de útil para São Paulo?Parece que nem em sua Terra Natal é homenageado. De esquerda pode?Costa e Silva causou menos prejuízo, do que Tito,não ficou três anos no poder. Max: na capital,não existe homenagem a Getúlio Vargas. Getúlio , para quem não conhece História, foi um pouco mais útil do que Tito:deixou a CLT!

    9. Ernesto Pichler

      Tito foi um grande lutador contra o nazismo, que libertou a Iugoslávia com seus partigiani. Foi o grande líder dos iugoslavos, que se desintegraram após sua morte.

    10. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Ditador estrangeiro pode. Por questões diplomáticas. Nacionais, não. É isso.

    11. Max Morel

      Neli, homenagear o ditador Vargas cuja ditadura causou mais mortes que o regime militar de 64 pode?

    12. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

      A imbecilidade não pode ser aprovada seja de qualquer viés político.

  40. José Eduardo Campos

    Faltou informar que no cerco à PUC, bombas foram lançados e uma estudante teve o braço estraçalhado, além de outros estudantes feridos.. Esse desalmado, pra dizer o mínimo, se regozijava com esses atos, é verdade!

    Responda
    1. Valdi Andrade

      Faltou colocar o caso da rota 66 que fuzilou inocentes e foi acobertado pelo próprio Erasmo Dias

  41. wagner da silva bento

    Se fosse para Fidel ou Che podia?

    Responda
    1. Roberto Maximiano da Cunha

      A Avenida Marechal Tito, localizada na cidade de São Paulo, SP, recebeu o nome em homenagem ao Marechal Tito Livio de Morais, um militar brasileiro que se destacou durante a Segunda Guerra Mundial. O nome foi oficializado em 1967.

    2. Ernesto Pichler

      Fidel e Che foram grandes lutadores pela democracia, contra o imperialismo.

    3. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

      A imbecilidade não pode ser aprovada seja de qualquer viés político. Sabia que este Tarcísio trabalhou como Diretor do DNIT no governo da Dilma ?

    4. Neli de Faria

      Tem o nome do Ditador Tito numa avenida de São Paulo! Ditador de esquerda pode!

    5. Fabiano Meirelis Belem

      O senhor defende a homenagem feita por Tarcísio, é isso?

  42. Renato Souza Oliveira

    esse tal erasmo dias deve estar sendo cozinhado no caldeirão das profundezas. Genuíno representante da ditadura. vade retro. quanto ao Tarcizão, aspirante a ocupar o lugar daquele traste cujo nome não vale nem a pena pronunciar, está seguindo os passos do chefe dele.

    Responda
  43. Jose Zimmerman

    São Paulo sabe votar.

    Responda
    1. Cristiano Penteado

      vide o Tiririca

  44. José Moreira

    Erasmo não vale uma missa!

    Responda
  45. Vilarino Escobar da Costa

    Desde a redemocratização, na década de oitenta , tudo que se faz em nosso país é com medo de melindrar os militares ! As Instituições civis precisam agir com coragem e tratar a tortura do regime militar com seriedade , para que possamos escrever uma história honesta que nos ensine a evitar a repetição de erros do passado !

    Responda
    1. Samuel Santos

      Sem duvida Vilarino, Temos dois marcos na nossa história, que precisam ser devidamente discutidos. Ambos com as reparações que lhe cabem. O período escravocrata, que demanda politicas de ações afirmativas e ações indenizatórias aos descendentes de escravizados. E um processo de educação para a sociedade. O outro é a ditadura militar. Previsamos voltar as investigações, sanarmos as dúvidas. E daí punirmos através do devido processo legal, todos torturadores, inclusive in memorian.

    2. Samuel Santos

      Sem duvida Vilarino, Temos dois marcos na nossa história, que precisam ser devidamente discutidos. Ambos com as reparações que lhe cabem. O período escravocrata, que demanda politicas de ações afirmativas e ações indenizatórias aos descendentes de escravizados. E um processo de educação para a sociedade. O outro é a ditadura militar. Previsamos voltar as investigações, sanarmos as dúvidas. E daí punirmos através do devido processo legal, todos torturadores, inclusive in memorian.

    3. Salvador Pereira Vicente

      É preciso por fim a essa reverência indevida aos militares, q devem ficar fora da política, e cuidar dos seus deveres legais. Não existe reserva moral da nação. Todos somos responsáveis. Não precisamos de tutela.

  46. Gilberto P Santos

    E se o governador pretender ampliar as homenagens, poderá lembrar do personagem preferencial de seu a u t o cr á t i co mentor: Maj or T i bi r i çá, cod i nome do chefe do D OI-COD I paulista, Carlos Alberto B r il h a nt e U s tr a.

    Responda
  47. Vilarino Escobar da Costa

    Nesta mesma linha é preciso investigar o Dia dos Patrio thários criado pela Câmara Municial de Porto Alegre RS , definido como o mesmo dia da tentativa de golpe ocorrida em janeiro ! Isso é apologia ao crime !

    Responda
  48. Jose Martins

    Governador vá embora do Estado de SP, pois ele é muito maior que o Sr. O interior de SP sabe o que é o "estado de direito", democracia, liberdade e, o respeito a liberdade. Tudo que este coronel aviltou.

    Responda
    1. Mau S

      Infelizmente ele só esta ai por causa do interior de SP.....

  49. Jose Martins

    Ministra, orgulho da Sra. --- o Coronel Erasmo Dias foi o maior escárnio no Estado de SP. Um "carrasco", "assassino" e, com certeza um ser "menor" da humanidade, digno do inferno pela eternidade.

    Responda
  50. angelim pilati

    É lamentável o q este desgovernados está fazendo com São Paulo, os estragos feitos pelo bozó no Brasil continua em alguns estados fascistas do centro sul. Teremos mais três anos e meio de destruição ou a prisão do ex

    Responda