Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Telma Saraiva

    BRICS = agrupamento de países 'satélites' que visa o fortalecimento da China em oposição aos EUA.

    Responda
  2. Fatima Marinho

    Para vcs que são consumidores de mentiras. Indo diretamente ao ponto, o que vcs querem não é somente impor falsas consciências, mentiras ou fake news. Vcs querem criar e irradiar imaginários. Isso significa que os acontecimentos das mentiras, manipulações ou fake news são apenas a ponta do iceberg de um imaginário mais profundo, são acontecimentos criados, como o título do texto, que busca implantar a ideia que Lula é igual a Bolsonaro e está fracassando, uma mentira repetida, repetida, repetida

    Responda
  3. fauzi salmem

    Mala vazia nada. Ele trouxe na bagagem a inteligente oposição à abertura do brics, por receio de atritos com os eua e a ue, embora o objetivo seja só comercial. Manteve as relações com os dois gês.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Ótimo análise, mas dizer que guerra russa é imperial, contraria a qualidade do texto, pois omite o descumprimento pelos americanos dos acordos de mil novecentos e noventa e um, da otan não instalar bases nos países adjacentes como condição, para aceitar as fronteiras da ucrânia, o desmantelamento de bombas nucleares da urss na ucrânia etc. Estavam ameaçados desde dois mil e quatorze e reagiram. Não lembra ambições dos czares do passado.

    2. fauzi salmem

      O colunista dizer que guerra russa é imperial, contraria a realidade dos fatos, omitindo-se quanto ao descumprimento pelos americanos dos acordos de mil novecentos e noventa e um, da otan não instalar bases nos países adjacentes às suas fronteiras, como condição para aceitar as fronteiras da ucrânia, o desmantelamento de bombas nucleares da urss na ucrânia etc. Estavam ameaçados e reagiram. Não lembra ambições dos czares do passado.

  4. Vanderlei Nogueira

    Péssimo político, péssima política externa, chantagens e posicionamento dúbio, criam perspectivas e juros

    Responda
  5. David Waisman

    Devemos agradecer ao Magnoli a excelente aula de política externa. A propósito, que estranho esse fenômeno do antiamericanismo. Parece coisa fisiológica, se vejo algo crescendo no outro, sinto-me ameaçado em minhas vulnerabilidades reentrantes.

    Responda
  6. Felipe José

    Iniciativas para criar um mundo multipolar são bem vidas. É um cenário que traz oportunidades para América Latina e África, por exemplo.

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Se o sociólogo Demétrio entendesse algo de geopolítica, não daria nem pra saber, ele só repete o que lê nos jornais americanos, com os mantrass sagrados dos interesses americanos sendo continuamente repetidos, Venezuela, Cuba, Russia e China. Se alguém quiser ler algo sobre os interesses americanos, sugiro ir direto na fonte e usar o google tradutor, é melhor do a tradução do Demétrio.

    Responda
    1. Lucas Alves dos Santos

      Diz pra gente, teu pai voltou ou não de mochila vazia da reunião? rsrsrs

  8. Agemir Bavaresco

    Será que o sr. percebe que o BRICS mostra que o modelo unipolar dominado pelas potências ocidentais não funciona mais e não resolve os problemas da humanidade? A narrativa hegemônica no Ocidente contradiz a verdade da Declaração de Johannesburg: cooperação e não subordinação: Os países do BRICS não negociam princípios, nem se submetem à pressão exterior e jamais se deixam ser vassalos dos outros, ou seja, querem o multilateralismo para romper com as desigualdades estruturais.

    Responda
  9. Neucir Valentim

    Confesso que não li o artigo e não vejo nem esse articulista na globonews. Me dá ranço. Mudo de canal. E um reacionário que ainda vive na Guerra Fria, que não sabe que o Muro de Berlim já acabou. Não tem lisura nenhuma, tem um profundo complexo de vira-latas.

    Responda
  10. Antônio João

    Magnoli falou e falou e não disse nada, colocou suas teorias como se fossem as da China e da Rússia, pouco sabe da ìndia e outros preconceitos mais. Os preconceitos têm o condão de alertar e soar mal aos ouvidos.

    Responda
  11. IVAN MATHIAS FILHO

    Sobre o Lula não temos certeza, mas sobre Bolsonaro há total certeza. O problema é que os anti-esquerda só se lembram do Lula, e o chamam de ladrão contumaz, mas se esquecem das falcatruas de TODA a família Bolsonaro, das malas com dinheiro ligadas a Temer e a Aécio. Aliás, um estado que elegeu e reelegeu Paulo Maluf não pode ficar tirando onda de defender honestidade

    Responda
  12. Florentino Fernandes Junior

    Belissima analise do demetrio

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Gilberto rosa, olha a mala q deve ter um relogio chines. Frances ele ja tem

    Responda
  14. Maria do Carmo Lopes

    Lula precisa ler O Tratado Eficácia .

    Responda
  15. Taniara Aguiar de Souza

    O fato é que o Brasil entrou no BRICS pelas mãos de Lula. O alargamento do BRICS mostra o interesse crescente de países em compor um grupo que representa de forma realista um mundo multipolar. Disse Celso Amorim: "Todo esse interesse que existe de expansão, de paises que desejam ser parceiros ou membros plenos dos BRICS, demonstra que o BRICS é uma nova força no mundo, que o mundo não pode mais ser visto como ditado pelo G7". Essa é a questão fundamental.

    Responda
  16. Fabio Almeida

    Balanço de todas essas viagens até agora: doações para o Fundo Amazônia. Até anunciaram que iriam fazer outro brasileiro astronauta, mas a NASA desconversou. Muito pouco perto do tipo de cooperação que um país como o nosso precisa e do alarde que a situação faz.

    Responda
  17. Daniel Almeida

    Ao menos não trouxe jóias, não é mesmo?!

    Responda
  18. José Cardoso

    O Demétrio lembrou bem dos não alinhados da época da guerra fria. Com o abandono da miragem do comunismo, os não alinhados incluem agora China e Rússia. Quanto à moeda alternativa, só os chineses tem potencial para isso. Mas o caminho seria integrar-se a Taiwan e Hong Kong, que já são polos financeiros, em vez de ameaçá-los. Uma China liberal seria um tremendo contraponto aos EUA, mas não vejo essa perspectiva no horizonte.

    Responda
  19. Ricardo Arantes Martins

    Beleza de matéria e obrigado pela análise isenta

    Responda
  20. Marco A Moreira

    Muito bom artigo. E dizem que o presidente é reconhecido internacionalmente, aclamado por onde passa. Triste ilusão!

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Reconhecido internacionalmente, mesmo, é o Bolsonaro. Reconhecido como golpista, farofeiro, ignorante, trafikante de joias rouhbadas e bosçal.

  21. Giovani Ferreira Vargas

    Brasil, sob o Lula, vira o lacaio rebelde que não cansa de tomar bofetada dos amos.

    Responda
  22. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkkkk Presidente incompetente... Kkkkk

    Responda
  23. Marcos Serra

    As justificativas dos fanáticos formatados para fingir que o Lulis não foi colocado em seu devido lugar (um corrupto inexpressivo e repudiado no cenário internacional por aqueles que realmente têm poder - excetuam-se os bajuladores de plantão) são risíveis. Foi para a reunião de salto alto e voltou de rasteirinha de camelô. Sejamos realistas e não trata-se de complexo de vira-lata: o Brasil, hoje, só possui relevância mundial por conta do agronegócio que a esquerda tanto ataca. O resto é papinho

    Responda
  24. José Bernardo

    Esquece o Lula, Demétrio!

    Responda
  25. Eli S

    O articulista parece sentir saudades do tempo do Ernesto Araújo.

    Responda
  26. Agemir Bavaresco

    Será que o sr. percebe que o BRICS mostra que o modelo unipolar dominado pelas potências ocidentais não funciona mais e não resolve os problemas da humanidade? A narrativa hegemônica no Ocidente contradiz a verdade da Declaração de Johannesburg: cooperação e não subordinação: “Os países do BRICS não negociam princípios, nem se submetem à pressão exterior e jamais se deixam ser vassalos dos outros”, ou seja, querem o multilateralismo para romper com as desigualdades estruturais.

    Responda
  27. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Coitada da Folha, precisar de um néscio para querer criar um enredo perdedor para o melhor presidente do Brasil.

    Responda
  28. Jorge Rodrigues

    Dois dos principais candidatos à presidência da Argentina desprezam os Brics e não querem a adesão de seu país. Eles estão certos. No Brics há a China (uma longeva ditadura), o Brasil (presidido por um corrupto contumaz) e a possibilidade da adesão do Irã e Venezuela (o primeiro é uma ditadura teocrática; o segundo é uma ditadura com ligações com o narcotráfico).

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, quando um desses dois candidatos for eleito, ele "pede pra sair".

    2. Sidinei Magela Thomaz

      Jorge, tudo joia contigo?

  29. EMANOEL TAVARES COSTA

    Complexo de vira-latas que, presente em muitos brasileiros, vê-se ampliado em Magnoli. Lula é protagonista no cenário mundial e está fazendo história. O resto é mimimi, à moda FHC.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Protagonista do que senhor Emanoel? Após o Petrolão ele perdeu todo prestígio que tinha, incluindo o famoso apelidado. Há muito deixou de ser o cara!

  30. Fatima Marinho

    Lula não trouxe joias contrabandeadas na mochila.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Para vcs que são consumidores de mentiras. Indo diretamente ao ponto, o que vcs querem não é somente impor falsas consciências, mentiras ou fake news. Vcs querem criar e irradiar imaginários. Isso significa que os acontecimentos das mentiras, manipulações ou fake news são apenas a ponta do iceberg de um imaginário mais profundo – mais precisamente, são acontecimentos como o expresso no título do texto, que busca implantar a ideia que Lula é igual a Bolsonaro, uma mentira repetida.

    2. Vinicius Branco

      Tudo ladrao. A diferença eh que um eh ladrao de galinha, e outro eh ladrao de bilhões.

    3. Fatima Marinho

      Cloroquina causa delírios em altas doses. Fabio, recomendo vc reduzir sua dose, estás delirando e criando narrativas ilusórias.

    4. Fabio Almeida

      Procure se informar. Ele ainda não voltou ao Brasil. Quando pousar, questione a receita federal sobre o que a comitiva declarou. Aí poderemos ter certeza.

    5. Fabio Almeida

      Da maconha direto pro Crack

    6. Fatima Marinho

      Fabio, a cloroquina está te deixando em estado delirante, vê uma coisa e pensa que é outra.

    7. Fabio Almeida

      Será? O resto é ozonoterapia e religião paga com dinheiro do SUS

    8. Fatima Marinho

      Fabio, reduza a dose de cloroquina, apesar de ser uma droga legal não se deve abusar ou começam os delírios.

    9. IVAN MATHIAS FILHO

      Sobre o Lula não temos certeza, mas sobre Bolsonaro há total certeza. O problema é que os anti-esquerda só se lembram do Lula, e o chamam de ladrão contumaz, mas se esquecem das falcatruas de TODA a família Bolsonaro, das malas com dinheiro ligadas a Temer e a Aécio. Aliás, um estado que elegeu e reelegeu Paulo Maluf não pode ficar tirando onda de defender honestidade

    10. Fabio Almeida

      Certeza?

  31. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Clube que tem uma ditadura russa e vai entrar duas ditaduras religiosas do Irã que oprime mulheres e gays e da Arábia Saudita. Cruel falar isso pra esquerda infantil do comunismo mas sim, EUA é bem melhor do que Rússia, Arábia e Irã. E EUA até nos ajudou recentemente qd nosso genocida queria dar um golpe. Melhor um democracia imperfeita do que uma ditadura.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mello, EUA deu o golpe, lembre do que Snowden falou, lembre da já muito conhecida participação americana na lava Jato, lembre que Biden era vice, se não les somente a folha, deve ter visto tudo isto. Depois EUA realmente mudou de ideia, o monstro da joias e dos 700 mil, nem mais aos interesses americanos servia, de tão ruim e descontrolado que é, também já tinha feito o estrago principal.

    2. Gilberto Rosa

      Mello, EUA deu o golpe, lembre do que Snowden falou, lembre da já muito conhecida participação americana na lava Jato, lembre que Biden era vice, se não les somente a folha, deve ter visto tudo isto. Depois EUA realmente mudou de ideia, o monstro da joias e dos 700 mil, nem mais aos interesses americanos servia, de tão ruim e descontrolado que é, também já tinha feito o estrago principal.

    3. Nelson Esteves

      Agora não sei o que é Brics mais.

  32. Peter Janos Wechsler

    É uma questão de cultura e conhecimento. Ambos carentes em Lula. Sobra megalomania irrealista.

    Responda
  33. Peter Janos Wechsler

    É uma questão de cultura e conhecimento. Ambos carentes em Lula. Sobra megalomania irrealista.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Você tem razão, Luiz. Sempre quis ser semianalfabeto inculto. Se a osmose da presidência funcionar, vou chegar lá. Mas jamais no nível do modelo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E o Peter continua com inveja do Lula.

  34. adenor Dias

    O Demétrio Magnoli adora desmerecer o trabalho do Lula e do PT! Eu gostaria de ver gente como este professor na presidência do Brasil, para saber se estes são tão competentes como querem nos mostrar.

    Responda
  35. Emilio Bazzani

    O Luis é uma marionete. India em ascenção.

    Responda
  36. eli moura

    O ex lbelu, algum companheiro deve ter pego a namorada dele, não percebeu o que se busca e formar quase cincoenta por cento do PIB mundial para sair da condicionante dólar no comércio mundial. O inimigo é o dólar. Teriam conseguido se a Indonésia não desse para trás. Dividir o mundo em dois pólos e muito ruim para a economia dos países periféricos.

    Responda
  37. Mario Habka

    Esse Demetrio é incorrigível mesmo!!! O Lula tem razão em querer o Brasil protagonista sim, afinal somos um grande país , só dependemos de nós mesmos temos de tudo aqui Mas infelizmente um colunista que não gosta do Brasil escreve um monte de coisas desconexas !!!

    Responda
  38. roberta melissa oliveira sales

    Lula precisa olhar para o Brasil. Enquanto ele estava lá o povo aqui continua amargando uma inflação que não cede, uma violência interna com índices de guerra e milhões sem acesso a moradia. Ninguém lá fora vai levar o Brasil a sério enquanto a gente viver de comodites e não ser um país "sério".

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Bom sábado, Dona Roberta. Esqueceu-se ou escondeu os maiores juros do mundo em seu arrazoado crítico. E quem olhou, mesmo, para o Brasil foi o bolsocaro ladravaz contumaz, né não?

    2. eli moura

      Exato precisamos exportar produtos de maior valor agregado, dai a necessidade de lula ir para fora. A China se tornou com este tamanho de economia com exportações cada vez mais de produtos com maior valor agregado. Um capitalismo agressivo que gera riqueza para ser distribuída. Isto passa em sair da condicionante dólar

  39. José Carlos Tridapalli Junior

    Ótima análise Demétrio. Sugiro aos críticos lerem novamente o artigo pois provavelmente deixaram passar despercebido a posição do Haddad e do Lula na ânsia de defenderem seus gurus políticos de estimação.

    Responda
  40. Marcia Alves

    Texto muito lúcido, só não entende quem não quer. O palhaço, megalomaníaco, pirotécnico: leia-se L, não tem a menor compreensão de onde está entrando, como disse um comentarista da globo news, balaio de gatos, não importa se tem 5 ou 50, não deixa de ser um balaio de gatos. O tempo dirá......

    Responda
  41. Marcos Medeiros

    Esse colunista não deve ser levado muito em consideração, pois o histórico de suas falas são conhecidas. Sempre é contra o governo Lula, mas o que importa é que o país está novamente voltando a respirar. Lula é um estadista, pois está realizando em poucos meses o que ninguém fez na presidência, o resto é adorador do marreco e outros atrasos.

    Responda
  42. JOAO FERREIRA

    Festa pobre... Nações não tem amiguinhos. Tem interesses. Ninguém cria uma moeda forte, por decreto, por acordo com outras nações, ou por imprimi-las; cunha-las. Tome-se como exemplo EUA, Japão, Alemanha.. Educação de Qualidade + Justiça + Trabalho, é a fórmula.

    Responda
  43. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Ótimo artigo

    Responda
  44. Gilberto Rosa

    Demétrio gostava quando presidente voltava com joias? Negócios de médio e longo prazo não são feitos no dia, é um trabalho longo, mas normal que Demétrio não entende do tema.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Bruno, se o sociólogo entendesse algo, não daria nem pra saber, ele só repete o que lê nos jornais americanos, com os mantrass sagrados dos interesses americanos sendo continuamente repetidos, Venezuela, Cuba, Russia e China. Se quiser ler sobre os interesses americanos, sugiro ir direto na fonte e usa o google tradutor, é melhor do a tradução do Demétrio.

    2. Gilberto Rosa

      * mantras

    3. Gilberto Rosa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Bruno Araujo

      Se tem um tema que o Demétrio conhece, é relações internacionais. É referência. Ele resgatou o conceito do NAM, que é a mais pura verdade quanto a esse novo grupo ampliado. O tempo dará razão a ele. Ainda temos chance de corrigir a rota a fim de não nos alinharmos com países que depreciam a democracia e as liberdades individuais. Pirigozim morreu, mas o Pirigozão continua livre em Moscou.

  45. Joaquim Rosa

    Jinping e Ramaphosa combinaram o modelito para a festa, do pisante ao paletó. Já Narendra Modi só passou para dar um alô para a rapaziada, seus trajes denunciam que seu destino só pode um baile a fantasia.

    Responda
  46. Claudio Luiz da Cunha

    DM a eterna viúva do juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol.

    Responda
  47. Rodrigo Cabral

    Ah vá. Xi = estadista Lula = populista

    Responda
  48. Rodrigo Cabral

    Ah vá.... Lula x Xi = Fusca (70) x Ferrari.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Eita complexo de vira-lata, hein? Se o Lula é um Fusca, o que seria o ladrãozinho de joias?

  49. Henrique Marinho

    Quem muito quer, pouco tem. Quem não se organiza, toma. O pior é que tem imb ecis sugerindo o 9 e o cabe ça de ovo para o Nobel da Paz. Tristes trópicos.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Muuuuu