Vinícius Torres Freire > Como a China quer abalar o dólar e o que Brasil e Argentina têm a ver com isso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando vejo estas notÃcias no Clarin vem acompanhada de algo como Muito bem Não queremos os Ianques Fim ao Imperialismo e aquelas outras bobagens equivalentes intelectuais a uma capinha de Iphone do Che, que só se escuta ainda na America Latina. Aquele paÃs comemora quando uma multinacional fecha as portas (foram 18 este ano) e, quando perguntados sobre os empregos, dizem que É problema do governo. Quando vejo a mesma turminha escrevendo aqui, acendo uma vela por serem minoria ainda. Amém.
Eu não acredito em moeda de regime comunista e não acredito que a economia Argentina esteja no fundo por causa fo dólar, dentro em breve a China colocará limite nestas negociações.
Esse é o tipo de jornalismo declaratório e subordinado que a FSP deveria evitar. Não se dá ao trabalho de minimante entender economia polÃtica e se limita a reproduzir narrativas exógenas.
Parabéns, Brasil. Diversifique. Eua usam o dólar como instrumento de guerra. Quanto sair o despresidente do bc seria bom diversificar nossas reservas também.
A gente sabe o que tem, mas não sabe o que vem. Ainda prefiro os EUA com o seu regime democrático e aberto. A China também tem objetivos imperialistas, com o agravante de ter um regime fechado e encoberto, assim como a Russia. Tô fora!
Eua encobrem tudo. Para mim, multilateralismo sempre.
Es birro dos EUA. Muitos fakes. Comentario absurdo
Tulio, tu ta enganado ao comparar EUA e China. O governo chines faz o q quer controlando seu povone desrespeitando decisoes sobre fronteiras e soberania de paises
E os americanos sempre fizeram a mesma.
Dar poder a China e tiro no pe pra todos paises do mundo. So querem criar o imperio chines a qualquer custo partindo de campos de concentracao pros Uighurs, invasao militar no mar da China e Taiwan, invasao do Tibet e esses lulistas extremos ficam sorrindo ienamente
Bom é ter só um potência criando guerra no mundo todo. Agoniza, Império.
O novo sempre vem !
Um paÃs q deve cento é cinquenta por cento do seu pib pode ser lÃder mundial da economia ? E se a China resolver vender as ações q tem tem do tesouro americano ? Pauta p próxima coluna.
Só as dividas dos governos locais passam hoje na China de 100% do PIB. As dividas das famÃlias, empresas e governos chineses hoje já superam 150% do PIB. O Japão deve hoje 300% e a maioria dos paÃses europeus também passa de 100% do PIB em dÃvida pública. E a China não detém ações, mas bônus do Tesouro Americano, que ela não venderá, pois seria um péssimo negócio.
O mundo mudou a hegemonia econômica do Império já em queda livre desde 2008, vai acelerar muito mais agora , com a desativação gradual e segura do dólar como moeda única das transações comerciais entre PaÃses. O neo-liberalismo entra agora no seu fim, nações serão co-parceiras , jamais predatórias , a ajuda sera mútua , havera uma colaboração econômica entre nações , A Argentina em uma situação difÃcil aonde a miséria aumentou , respira aliviada como membro dos BRICS.
Graças a Deus. Novo mundo, venha!!
A China tem um modo de tornar sua moeda um padrão. Basta cotar seus produtos de exportação na moeda local. Quem quiser comprar pode fazê-lo diretamente em renimbi. Como alternativa aceitaria dólares pelo câmbio do dia. As empresas alemães ou italianas cotam seus produtos de exportação em Euros.
Obrigado pelas explicações
Destes 6 trilhões de dólares estocados em moeda, quantos estão com a China? E se ela resolver inundar o planeta com suas reservas, quem leva a pior?
Fato é que o PIB/capita, isto é, a produtividade dos Estados Unidos é ainda seis vezes maior que o da China. Para pesquisa e projetos os chineses dependem de chips avançados americanos que não conseguem, por enquanto, produzir. A ditadura polÃtica chegará um dia no seu limite. O planejamento central estatal passado fracassou totalmente e passaram para um regime hÃbrido. Cedo ou tarde terão problemas internos.
A China também é um império e não é nada bonzinho. Na negociação das dividas soberanas de paÃses pobres tem sido durÃssima. Num empréstimo para a construção de uma rodovia no Montenegro exigiu, no caso de inadimplência, direitos soberanos sobre a estrada. Não há impérios do bem ou do mal, só impérios.
A ver. Quem está perdendo força é o império. Que venha o multilateralismo.
Obrigado pela ajuda Mário. Umas seis vezes e o PIB um pouco menor apesar disso.
A China tem quantas vezes a população dos eeuu ?
Acho que estamos no mato sem cachorro. Se ficar o bicho come se correr o bicho pega. China não é ingênua, se um dia virar o jogo, seremos todos capacho. É claro que ela faz o papel dela, comendo pelas beiradas como dizem os mais vividos. A china mandava uma semente junto com os produtos comprados dela, qual a finalidade? Deu em quê a investigação?
A Argentina "quebrada" tem um IDH de 0,842 e Brasil com 0,761
Um belo resumo de complicações.
O recado está claro: o Brasil (e outros pequenos e pobres) vai sair perdendo nessa briga da China com os EUA.
É razoável os EUA emitirem moeda sem limites? Eles só mandam os outros fazer o "dever de casa". Porque eles podem exportar papel moeda com valor enquanto os demais precisam ter algum produto pra trocar por esse papel, que nem mais papel é?
Pensar que a China não usaria do mesmo privilégio e delusional.
EUA farão de tudo pra o Brasil continuar na fome mesmo que sejam o "celeiro" do mundo e seja rico em minerais.
A metade das exportações do Brasil para os EUA são de bens manufaturados, que não chegam a 10% de nossas vendas para a China. Sua visão é totalmente descolada da realidade. Estreitos aliados dos EUA, como Taiwan, Coreia do Sul, Malasia, Tailândia e tantos outros não deixaram de se desenvolver por este motivo.
Pra o Brasil crescer, os EUA tem que diminuir.
O Brasil nunca vai ganhar nada com a vassalagem aos EUA - Que venha a China.
Ja vejo a expansao chinesa com preocupacao. E um pais q nao respeita direitos humanos e nem fronteiras internacionais. Pra quem nao gosta dos americanos, o governo chines e muitissimo mais imperialista
A China não respeita os direitos humanos e os Estados Unidos colocam as crianças dos imigrantes em jaula separadas dos pais.
E os EUA respeitam direitos humanos ou fronteiras internacionais????
Ferenao Luis. Fica calminho
Volta da Disney.
Não vejo motivo para o mundo capitalista trocar o dólar por uma moeda se um paÃs comunista , qual seria os planos chineses em relação à s potencias capitalistas , simplesmente não bate , como uma opção local pode até ter seus méritos mas no resto não faz sentido
Não sei o que se entende hoje por "comunismo" mas o comunismo original já se extinguiu faz muito tempo
Cuidado ,o comunismo pode tomar o seu Chevette ano 1974.
Nenhum paÃs tem nada a ver com isso. Trata-se simplesmente da expansão econômica da China que caminha para se tornar nos próximos 10 anos a maior economia mundial superando os EUA.
Com vcs ctf.
O que é renminbi?
Tem explicação no Wikipedia. Algo como a libra e o pennie.
Outro nome da moeda chinesa...~ (tipo gÃria, sacô...?)
A moeda chinesa. Não sei porque se fala em renminbi e por vezes em yuan, mas no papel moeda que eu trouxe de lá está escrito renminbi.
Quanto de inflação americana é transferida pelo dólar aos demais paÃses?
Inflação média de 10% ao ano! Mesmo computando a inflação do ano passado, excepcionalmente elevada, a inflação americana não chega ao nÃvel dos 10% desde os anos setenta! Número totalmente absurdo!
Boa pergunta...! (Aproximadamente 10% ao ano, que é a inflação por lá na média dos últimos anos, s.m.j.)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Como a China quer abalar o dólar e o que Brasil e Argentina têm a ver com isso Voltar
Comente este texto