Mercado > Salário de servidor custa 8,9% do PIB; juízes e advogados turbinam gastos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Os gastos de pessoal com as Organizações Sociais na Saúde ficam fora da LRF: esse é o sentido de hoje se tê-las, pois aà se libera limite pra se pagar outros salários mais altos. Enquanto isso falta profissionais na Saúde pública porque não se faz mais concursos, também. A Saúde foi jogada no balcão de negócios, enquanto a população mais envelhece e a renda não cresce. Óbvio que isso dará problemas ainda maiores à frente.
Não é o funcionalismo que paga muito, é o setor privado que paga muito pouco. Seria interessante um jornalista comparar o seu salario aqui da folha com o salario do jornalista de carreira em um orgao qualquer do governo federal.
Matéria incompleta, faltou dizer o quanto servidores da ponta são importantes para garantir direitos básicos a população, e quanto ganham pouco. Professores, enfermeiros, assistente social, agente de saúde, etc... tbm não foi mencionado o quão importante é o funcionário ter estabilidade para poder fazer seu trabalho com segurança (vocês lembram que foi um funcionário público que teve coragem de reter as joias que vinham ilegalmente para o presidente).
Absurdo dos maiores é não se respeitar o piso constitucional, que é o vencimento dos Ministros do STF. Qualquer penduricalho não pode ser considerado para que se possa ultrapassar o teto. O objetivo foi esse e deve ser obedecido. As interpretações para ultrapassar não podem ser consiseradas.
O Brasil precisa de uma reforma administrativa que modernize o setor público. Nossas esquerdas são muito atrasadas, queriam reverter até as reformas trabalhista e previdenciária. Por isso digo: precisamos urgentemente que o Estado sirva ao cidadão e não que se sirva dele.
La vai a Folha de São Paulo edificar um outro mito, um outro caçador de marajás. Um Bolsonaro e um Collor foi pouco. Quem vão tentar colocar no poder desta vez?
Ademais, só % do PIB não nos dá uma ideia dos serviços prestados, qual desses, tem SUS, nesses eu consigo um transplante de ( córnea, coração) etc. Pelo serviços públicos. ? Quais serviços outros (Estados)oferecem que não temos?
Faltou ressaltar que "os terceirizados" ganham muito mal, mas os patrões (deles) vão bem obrigado.
Repiso-me, o que acaba com o Brasil é o cargo em Comissão. E isso a mÃdia silencia.
O governo Guedes/ Bolsonaro esmagou os servidores civis, recompôs a remuneração militar, principalmente das altas patentes, e sucateou o resto, altos salários na repressão e esfera do judiciário se explicam pelos interesses de classe da burguesia em reprimir e manter sob controle as classes exploradas, outras versões são parte da maquiagem ideológica para enganar incautos!
Comparar o serviço público do Brasil com outros paÃses que não possuem a dimensão continental, é absurdo ! A saúde e a educação, por serem públicos, acreditam os gestores, legisladores e os de toga, que não pagamos fatura, aluguel, comprar e manter casa, pagar altos valores de energia elétrica, de água de má qualidade ... Os serviços públicos não precisam de parlamentares, recebendo adendos pois é a classe mais imoral, usurpando o que falta para os/as trabalhadores/as !
Depto de estado engana a população mundial com mortes de militares americanos na Ucrânia. Estão morrendo centenas todos os dias. Para as famÃlia americanos, sempre chega notÃcia que helicóptero e aviões de pequeno porte caÃram com militares americanos. Vergonhoso essa mentirainhada. .
Rússia enfrenta as agressões 33 paÃses da OTAN + a Ucrânia e está vencendo. Fato - O resto é Luar de Paquetá.
A Europa está sem garrafas pra vender seus vinhos - Fruto das sanções contra a Rússia
Europa está vendendo seus vinhos caros em galões de plásticos, não há vidros - Graças às sanções americanas contra a Rússia. Kkk
Europa - vassala dos EUA.
Veja as notÃcias, todos os dias estão caindo aviões pequenos e helicópteros com militares americanos - Só que, todos fora da Ucrânia, mas, é só pra justificar a famÃlia - Estão morrendo na Ucrânia. Fica feio para os EUA seu soldados morrendo na Ucrânia e aà tem essa FAJE NEWS de queda de aviões. Hj mesmo caiu um avião com 23 soldados americanos no Canadá.
Dois fenômenos mundiais do momento - Aeronaves americanos caindo com militares mundo a fora e empresário russos caindo das janelas. A verdade é a primeira vÃtima das guerras.
Mais uma vez tentam impor ao funcionário público a pecha do bode expiatório pelas mazelas decorrentes pela má gestão pública. Falar que um professor do ensino público e um médico do SUS ganham muito é um acinte. Há muito sabemos que funcionários do legislativo e do judiciário têm salários extraordinários pela função que desempenham e que os salários de funcionários do setor executivo ganham muito menos do que aqueles que exercem funções equivalentes no setor privado. Simples assim.
Os próprios juÃzes não cumprem a lei, não respeitam o teto de salário e benefÃcios que deve ser os ganhos dos ministros do STF, bem como os demais poderes. Ainda tem as aposentadorias integrais de militares e seus dependentes, até de militares expulsos, as esposas recebem, um verdadeiro Estado bandoleiro.
Esse pessoal fala de "privilégios do funcionalismo" mas esquece que quem tem privilégios é uma minoria, e algumas instituições tem critérios próprios e autonomia para darem aumento à si mesmo, judiciário e legislativo se encaixam nesses privilegiados. A maioria do funcionalismo, como já se mostrou em pesquisas ganham mal e tem categorias que o salário base é menor que o salário mÃnimo, sendo os peduricalhos e/ou abonos que aumentam artificialmente os salários, mas não contam para aposentadorias.
O servidor público federal, estadual e municipal tem pouca eficiência. Precisa sim uma reforma.
Em verdade, é a iniciativa privada quem paga mal e explora muito o trabalho alheio, desde o Brasil Colônia.
"Direito adquirido" de uma casta, perpetuando privilégios e vantagens econômicas, em detrimento de milhões, condenados à pobreza e miséria, pois o orçamento não consegue atender a todos. O que.me indigna é que, se o orçamento der uma folguinha eles vão pedir mais dinheiro e privilégios. Nunca seremos uma nação justa e nunca cresceremos, pois não deixam sobrar 1 centavo sequer para investimentos, sugam tudo.....
Funcionários públicos: quem toca essa nação. Na Saúde, Educação, Previdência, Agricultura. E todas as atividades que fazem. Reformas há muito tiraram inúmeros direitos. Pouco salientado aqui. Um exemplo: quanto Embrapa emplacou em desenvolvimento para o paÃs! Quanto só a Embrapa realizou em divisas!?
Retomam os ataques aos salários dos servidores públicos... São eles que detém grandes fortunas nos paraÃsos fiscais, são os detentores de fundos bilionários. Que coisa mais antiga...
Esse economista é adepto do liberalismo meio século 19. Remuneração é para comer e pagar o vale transporte. Bom, o funcionário público vai pagar a prestação da casa própria ou aluguel com quê? Segundo ele saúde e educação privadas. Melhor pagar para o patrão logo pela sua bondade
Na verdade, é a iniciativa privada quem paga mal. O trabalho formalizado e o sistema de proteção e seguridade social são defenestrados no Brasil. O padrão civilizatório da CF de 1988 só pode ser desejado por rentistas e burgueses milionários, ou seja, por quem não vende sua força de trabalho. Abutres.
Samuel Pessoa envelheceu muito mal. Ele acha sucateamento uma ideia genial de economia, recursos humanos e governança corporativa.
O wufffff está querendo criar uma fortinha de fumaça aqui com comentários desconexos. Deve ser um membro que, naturalmente, substitima a inteligência alheia.
Falta nessa análise uma ferramenta básica para o estudo estratégico dos custos, uma curva ABC, regra de pareto. Uma pequena parcela de servidores com privilégios, há muito que sabemos, indecentes, é responsável por essa situação.
A máquina que sustenta servidores, comissionados e membros polÃticos suga mais do dinheiro público que só o suficiente para pagar salários. Imaginem a despesa com a manutenção das instituições (prédios, material de consumo, aluguel de carros novos, equipamentos de informática, etc) ? Não basta cortar no quadro, tem que se fiscalizar externamente obras e compras feitas por estes "órgãos independentes". Assim como no âmbito das Forças Armadas...ver quanto leite condensado tem nesse pudim.
Nesses abusos com o Tesouro Nacional e os recursos públicos dos Brasileiros, Xandão e petralhada ficam quietinhos, né?
Na época do chefe da fami lÃcia distribuindo barras de ouro, você não levantava o dedinho para falar, né ?
O nosso sistema é de concurso público, graças a Deus. Imaginem o sistema Americano no Brasil (eleição para promotor, delegado e Juiz), kkkkkkkk seria um pesadelo.
Ou aprenderiamos votar, nem que fosse na (porr%ada) morra
Sempre que se gala de funcionalismo público, quem conseguiu abocanhar sua teta apela para os de nivel médio e inferior, estes realmente ganham o justo, mas encobrem os de nÃvel superior que ganham acima da média nacional a quando comprado aos cidadãos comuns. Veja pelos números nos concursos públicos como as carreiras são atraentes, penso que como no brasil antigo , ou acaba com a saúva pu ela acaba com o brasil, hoje as saúvas são os funcionários de nÃvel superior, em especial o judiciá
Funcionário público concursado é melhor para o Estado, porque as contratações de terceirizados saem mais caro, devido ao superfaturamento de mão de obra para pagar comissões aos gestores corruptos, que se apropriariam das finanças, especialmente nas prefeituras. O que falta ao funcionalismo é treinamento, capacitações contÃnuas para cumprimento de seu mister.
Pagtos de juros para os ricos custam 56% do PIB.
Melhor comentário até aqui. Esse é o verdadeiro ralo aberto por onde escoa a riqueza do Estado (para a qual todos contribuÃmos), direto para as contas corretamente dos rentistas desse paÃs. Incluindo os donos da Folha de São Paulo, a famÃlia Frias.
Importante é nos percebemos a ineficiência dos serviços públicos. A burocracia, a falta de transparência e a sua inércia de ação muitas vezes complicam a nossa vida. O mÃnimo o que se esperaria seria que os três poderes se sujeitasse a um controle de qualidade da máquina estatal. Sobretudo, que não legislassem em causa própria.
Atualmente no Judiciário existem ISO 9000 e tantos para todo lado, fiscalização on line do CNJ em todos os Estado, inspeções para verificar tudo que está acontecendo....vc não tem idéia como a vida está fácil, com 5.000 processos para julgar por ano. Maiores usuários do judiciário: União, Estado, MunicÃpio, bancos, seguradoras e planos de saúde, todos por não pagarem corretamente o que devem, o que é um absurdo. Sem isso poderia reduzir o judiciário a metade.
Matéria enviesada! Faz uma salada de números e apresenta indicadores que nem sei se são representativos (% salário X PIB ?). Uma coisa que deveria ser destrinchada, e creio que contribua pra essa discussão, seria a classificação dos salários. Daria uma bela ideia. Creio que não façam isso pois já sabem que se depararão com algo parecido com a distribuição da riqueza no paÃs.
Que precisamos fazer uma reforma da previdência dos inativos ( no geral das carreiras) e ativos do judiciário isso é fato...mas sinto que o assunto de tributar os mais ricos está tirando do gaveta este assunto. Forçando a tese do presidente da Casa de cortar na carne ( dos outros e evidente)
E quando a FSP vai colocar na discussão aquilo que parece ser proibido falar: salários, pensões e demais penduricalhos dos militares! O gasto per si com as FAsao um escárnio para um paÃs que não tem ameaças reais a sua soberania.
A mesma estratégia usada na reforma da previdência, aponta-se casos anedóticos do poder judiciário e depois atinge os mais pobres. Mais de 82% dos que perderam aposentadorias estão entre os que ganham 1 e 2 salários mÃnimos. O presidente Lula não deveria permitir que o mercado tome de assalto os serviços públicos. O paÃs está indo para o buraco nesse Ãmpeto financeirização da vida.
Faltou dizer que a profunda maioria ganha MUITOOOO MAL
Nada de errado em pagar bem a quem faz um bom trabalho, mas quem o faz nos serviços públicos? Que parte da população aprova? Pior, os prematuramente aposentados passam a manhã em clubes, a tarde no pornô da internet e as noites nas novelas, então como podem ganhar como os supostos ativos?
Além da contribuição previdenciária muitÃssimo acima da iniciativa privada!
Sua visão do serviço público é tacanha e distorcida e desatualizada. Servidores públicos aposentam com 65 anos e 35 de contribuição e não mais com salários integrais.
Quem aumenta nos salários do judiciário e do legislativo são eles próprios. O executivo fica com os piores salários. Além disso ainda temos os cargos comissionados. Outra mazela. Sem falar na terceirização q leva a quem foi contratado não ter zelo pois sabe que em as troca de administração pode ser manão embora do trabalho. Concurso p todos os nÃveis !
Infelizmente os dados mostrados são de uma visão distorcida. O Brasil possuà o SUS, ou seja, atendimento médico gratuito universal, que não existe na maioria dos outros paÃses. Isso aumenta em muito o gasto com funcionários públicos. Seria necessário retirar isso da equação para termos um comparativo sério. Na área do direito, juÃzes e promotores são, em regra, da nata dos juristas. Um bom advogado privado em São Paulo ganha muito mais que um juiz ou promotor. Comparação rasa.
A estratégia da Folha é usar salário de juiz para convencer a população de uma reforma administrativa que não vai mudar salário de juiz. Essa é a sacada!
Muito bem dito, Rafael! É isto mesmo!
Brasil gosta de discutir pelo fim, não pelo inicio, e nossa imprensa só faz reverberar. Setenta por cento da mão de obra ativa, ganha de zero a dois salários mÃnimos, juros altÃssimos e dúvida pública de curtissimo, curto e medio prazos absurda, entre outras aberrações econômicas. Ai a culpa é do social e a saÃda inteligentinha é o Estado minimo. Aja heim!!!
A colunista responsável pela coluna não leu a LRF que determinou uma fração da "receita corrente lÃquida" como teto da folha de pagamentos. Tal limite tem sido respeitado pela União desde 1998, pelo conjunto dos estados, exceto RJ, RS e SP. 95% dos municÃpios respeitam a LRF. As lengalengas de excesso de funcionários e da alta remuneração são uma cantilena requentada desde Collor de Mello - o 'Caçador de Marajás' -, que inaugurou o impeachment no Brasil com "pedaladas" no caixa 2 de 'PC Farias'!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Salário de servidor custa 8,9% do PIB; juízes e advogados turbinam gastos Voltar
Comente este texto