Mercado > Salário de servidor custa 8,9% do PIB; juízes e advogados turbinam gastos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Toda a questão salarial do funcionalismo começa pela falta de transparência com os penduricalhos. Esses são absurdos no Judiciário e do Legislativo. É um desrespeito com a sociedade, como é a cultura dos poderosos em relação ao povo. Esta pode até entender que um juiz mereça ganhar 80 mil por mês, mas tem que saber disso, concordar ou não com isso. Eis a questão! Que Deus ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Essa residência jurÃdica caiu para o TRT, pois muita gente depois de prestar um concurso foram exonerados, uma vez que a corte superior cancelou tudo. Isso foi uma injustiça!
Tem uma informação incorreta na reportagem: a aposentadoria dos funcionários públicos federais não é mais integral desde 2003(há 20 anos). O teto é o mesmo do INSS e se quiserem valor maior eles têm que contribuir para um Fundo de Pensão Privado. Dá mesma forma que a Reforma da Previdência cortou diversas regalias dos servidores públicos civis.
Interessante que o longo e detalhado artigo esmiuçou a situação, mas não disse "gato", ou melhor "rato" para soldos, penduricalhos e previdência de militares nos últimos quatro anos. Granada no bolso do servidor civil, mega aumentos e privilégios para militares. Isso era guedes, o a não do governo jóia. E aÃ, folha?
Auditoria da dÃvida pública pode turbinar orçamento. Que tal essa manchete? Com o subtÃtulo: Gasto com dÃvida pública leva mais da metade do que o governo arrecada. Nem aqui, nos jornalões, nem na grobonÃus, nem em outra news qualquer, jamais veremos essa matéria.
Fico pensando sem, até agora, obter uma resposta! Por que todas as vezes que toco na questão salarial dos educadores da RME em São Paulo ( já me comprometi até a provar com holerites), a Folha não publica????
Conversa fiada, de novo!! Acabem com o serviço público, privatizem e terceirizam tudo, cobrem mais caro, quem menos e vocês verão a corrupção aumentar e a qualidade dos serviços caÃrem. A inveja de quem não é servidor público advém de quem não é ou de quem quer acabar com o serviço público e privatizar o que puder, para pagar pouco e maximizar lucros. Vejam o que ocorreu com o INSS e quando não havia advogado público para defender a autarquia: só corrupção e fraudes.
É, Folha, JuÃzes e promotores ganham muito mais que advogados públicos e tem verbas extras que sequer entram no subsÃdio e incrementam a renda, diferente dos advogados. E talvez os advogados das firmas privadas que ganhem pouco, já pensaram nisso?!? Os salários de advogados públicos estão em linha com a responsabilidade e quantidade de processos que atuam. Pela quantidade de processos que atuam e economia que proporcionam, eles ganham até pouco.
Das carreiras jurÃdicas, atualmente, os JuÃzes Federais são os que estão na pindaÃba. Os demais estão de boa.
A velha e derrotada conversa. Que bem estar geral é este que os que fizeram a matéria ou que a provocaram dizem que o Brasil vive? Professores de escolas do ensino básico vivem com salários acima do padrão? Servidores públicos outros que não sejam magistrados e cargos de confiança estão usufruindo deste bem estar geral? Trabalhadores que não têm outra alternativa além do SUS estão usufruindo deste "nababo" bem estar?
Isso Sandra! No que tange aos professores, especificamente os da Rede Municipal de Ensino em SP, o desconto da previdência, o FUNPREM, desconta um valor dos salários dos professores maior que o aumento que eles recebem! Ou seja, os professores têm que pagar o que não utilizam. Para quem fica esse dinheiro??????
Mesmo os magistrados, Selma. Destacam os casos de desembargadores que recebem acima no teto, que devem ser contidos, mas que não representam a massa da magistratura. E ninguém liga para professores. O objetivo é destruir o sistema de Justiça. Salário de juiz é trocado para empresário, e usam a velha tática de jogar o povo contra servidor mais bem situado. Estranho como nunca se fala em aumentar ganhos e condições gerais de remuneração privada e pública. É sempre pau nos ganhos dignos.
Sundfeld deixou a Procuradoria do Estado, apesar dos elevadÃssimos vencimentos, e foi para a iniciativa privada, advogar para empresas, em geral aquelas que sugam o erário, mas isso é detalhe secundário. Foi um admirável gesto de abnegação, trocar salários tão altos pela ninharia da iniciativa privada. Parabéns Sundfeld, pela sinceridade e honradez. Precisamos de gente assim, que larga o filé para roer o osso, modesto e honesto.
KKKKKKKKKKKK aqui no Estado foram 2 juÃzes com 20 anos que largaram a profissão para ganhar muito mais como coach e professores privados
Esta é a maior fonte de desigualdades.
8,9% do PIB é exagero para esta casta privilegiada.
Você usa o SUS? Se usasse, deveria saber quanto ele custa e quantas pessoas ele atende.Em regra, não há saúde gratuita na maioria dos paÃses. Você acha humano deixar pessoas morrerem por não terem dinheiro para pagar tratamento médico?
9% de quanto? A Espanha gasta 9% sibre qtos Euros? Cobrar impostos de ofshores não pode mas fazer reforma adim8nstrativa em cima de fiscais, professores, tecnicos, medicos, enfermeiros pode! Conselheiros de estatais, tribunais, agencias reguladoras, etc não pode? Comecem acabando com Redes Brasil, TVs Canara e Senado, EBCs, comecem pelo Ministerio das Comunicações!
Indenizações deviam ter como limite um porcentagem diante da remuneração. Por exemplo até 50% dela. Não multiplicar a remuneração em quatro vezes como acontecem. Cadê o Congresso Nacional que deixa isso passar, prejudicando a população, que vê seus impostos virando bolsa da Chanel em vez de escolas e saúde pública de qualidade?
Qual o percentual do PIB é usado em subsÃdios ao "agro"? Qual o percentual de contribuição da arrecadação do Imposto de Renda originada dos comerciantes e profissionais liberais? Qual a proporção da população que depende de serviços públicos, como escolas e hospitais? Vamos ampliar essa discussão?
A reportagem chama a atenção para os gastos do funcionalismo e coloca no mesmo patamar todos eles como se todos estivessem na situação de marajá , 80% dos servidores ganham até 5000,00 por mês e são a grande maioria , técnicos e trabalhadores na ponta do atendimento de saúde , educação,previdência.... Os marajás são a casta dos maiores privilegiados , juÃzes ,alta patente das forças armadas e os politicos ...esses seguem tranquilos pq a reforma da previdência tirou apenas dos mais pobres .
A desvalorização e até mais tratos aos servidores públicos é uma realidade nos Maps do Brasil. Os nomeados são muito mais valorizados.
o câncer do serviço público são os paraquedistas , que não prestaram concurso, e estão lá apenas porque são protegidos de polÃticos .
E a reforma administrativa pretende aumentar e muito isso. Paulo Guedes, homenzinho cruel! Estudou na UFMG e fez doutorado nos EUA, com dinheiro público. Má lê di tô!
Sim. Isso também prejudica muito o serviço público. Muitos comissionados entravam o trabalho por falta de conhecimento e bom raciocÃnio logico. O concurso público devia ser a regra para o ingresso. Porém quem mais enfia servidor comissionado (conhecidos e parentes de conhecidos ) no serviço público, são esses honoráveis juÃzes, promotores e afins.
Algo que deve ser lembrado é que vários polÃticos são, eles também, funcionários públicos. E tem mulher, filhos, noras, genros, em posições na elite do funcionalismo público. Dessa forma, fica difÃcil mudar qualquer coisa, pois temos interesses corporativos encastelados no Congresso Nacional, legislando praticamente em causa própria. Aumento? Ah, nem se discute muito, é automático. É preciso eleger um Parlamento que reflita mais os interesses da imensa maioria da população.
Existe Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Mas, também, e são a grande maioria, professores, enfermeiros, médicos, bombeiros e policiais, servidores administrativos. Mas,e a renúncia fiscal, desoneração da folha e sonegação fiscal, além da evasão fiscal....quanto isso onera o PIB, Folha Pan? Além de Deputados e Senadores..
Os salários recebidos por alguns agentes públicos destoam da iniciativa privada - isto é fato -, mas complexo é usar isto como argumento para apoiar a reforma administrativa de Arthur Lira. Há segundas intenções no discurso "republicano" do presidente da Câmara dos deputados.
quando se fala de funcionário publico federal, a população pode pensar que todos ganham bem, não é bem assim, somos como os jogadores de futebol, poucos ganham muito e muitos ganham pouco.
O servidor é extremamente necessário para a consecução de um serviço público eficiente, para melhoria de vida do cidadão e para lograr o bem estar social. Entretanto há carreiras, empregos e funções que destoam da finalidade republicana e criam castas que se servem do aparelho de estado para adquirir riqueza e poder somente. É inadmissÃvel que em um paÃs como o Brasil cuja a desigualdade é descomunal, haja gente que enriqueça pelo simples fato de estar exercendo uma função de estado.
Falta coragem e compromisso com a verdade deste jornal. A verdade é que o judiciário e o legislativo drenam a maior parte dos recursos. É muito fácil comparar as vantagens destes setores com os de outros paÃses mas a Folha prefere manter o discurso vazio e colocar todos os servidores no mesmo balaio.
O Servidor público raiz é a base são os Servidores da Educação e da Saúde que representam a grande maioria. Porque nao falam nunca das inumeras vantagens de polÃticos em geral , da vergonha dos penduricalhos, dos banquetes do STF . Fora o que a gente nem sabe só imagino o que nao deve rolar.
Querem justificar a reforma administrativa precarizado o serviço público ainda mais ,,porém nada de mexer em privilégios e penduricalhos dos verdadeiros sanguessugas do serviço público .
No inÃcio do plano real a carga tributária era de 25% do pib, agora 29 anos depois passou pra 33%, é a receita federal do brasil batendo todos os recordes de arrecadação ano a ano, agora que a sociedade não suporta mais e ela não sobe, começou o desespero cm essa nova reforma tributária onde os prestadores de serviços e microempresários vão sofrer pra acabar o deficit do governo. De tudo, os servidores públicos da elite sempre vão inventar meios pra tirar dinheiro do erário de forma "legalizada"
Como sempre, quando a folha divulga algo sobre gastos públicos, o texto não diz nada sobre o excesso de cargos comissionados, o Legislativo e as Forças Armadas.
...e nem sonegação, renúncia fiscal, e evasão. Mas, esses são da Casagrande. Para isso..cri..cri..cri..
O maior problema do sistema judiciário não são os absurdos salários mas, a improdutividade do sistema.
Vc acha 5.000 processos/ano julgados em grau de recurso , baixa produtividade????
Faz se reforma só em cima da iniciativa privada, isto é uma vergonha.
Iniciativa privada que paga, que recolhe. Sobre isenção fiscal, desoneração da folha e evasão fiscal...da Casagrande, nada....o pequeno e médio, pagam, os grandes....só ver quanto o Carf deixou de arrecadar na gestão Paulo Guedes.
A reportagem tem mérito, mas parte de premissa equivocada no que respeita a juÃzes, promotores e advogados de carreiras públicas. Qualquer um capaz de passar num concurso desses tem condições de ganhar mais na área privada, onde qualquer advogado de nÃvel bom está financeiramente muito melhor, ou sonega informações. É só observar rendimentos de ministros do STJ e STF e ver se a parte principal é o salário da carreira. Muito simples.
99% dos advogados que chegam ao mercado acabam por optar por outras profissões devido aos baixos ganhos e a dificuldade de se estabelecer. E quando constroem uma carreira não ganham nem metade de um Promotor em inÃcio de carreira. A vida não é um mar de rosas Doutor. E se fosse ruim os Doutores não dariam o sangue para colocarem os filhos no mesmo caminho.
Simples nada, nenhum desses órgãos se sustentam numa auditoria severa e externa de eficiência, é tudo fora do normal, é a cara do brasil dos marajás que collor quis acabar e nunca ninguém vai acabar pois fazem parte dele, é como pedir a câmara dos deputados pra reduzir os deputados federais de 513 pra 300, nunca votam, aà só no tribunal de haia, pois aqui tá tudo contaminado cm a doença das elites, privilégios acima de qualquer coisa e o resto que se lixe
Você está equivocado. Na área privada, há incerteza, risco de se ganhar muito ou pouco. Não faz sentido premiar com rios de dinheiro mais estabilidade, toda a segurança de um cargo público.
Quanto custa ao Erário os cartões Corporativos? Quanto custa ao erário Assessores e seguranças para ex-presidentes da República?Quanto custa ao erário pensão para viúvas de ex-presidentes da Repúblicas? Isso é gasto indevido. Quem carrega a Administração Pública nas costas não são os assessores , mas, o Servidor Público. Quem descobriu as joias da Coroa foi Servidor Público da Receita.E se o Servidor Público coloca o Interesse do polÃtico acima da sua carreira, processo disciplinar nele.
Retifico o que disse , senão serei deserdada na FamÃlia: minha irmã se chama Darci, mas, a homenagem não foi para a Darcy Vargas. Os pais não gostavam do Getúlio e quando souberam que a esposa se chamava Darcy, foram até o cartório para mudar. E o dono do Cartório convenceu a permanecer: a sua filhinha é Darci com i e a do Getúlio com Ãpsilon.
Quanto a despesas, senhora, que esse povo dá.Esse povo cumpre as leis que são feitas no Legislativo. Aludi a Getúlio ,em vinte e quatro de agosto fez sessenta e nove anos que ele saiu da vida.Também mencionei Darci.Darcy Vargas foi primeira dama do Brasil.E minha irmã se chama Darci e nasceu em quarenta e três.Certamente foi em homenagem a Darcy Vargas, embora meus pais não gostassem do Getúlio.
Senhora:primeiro não sou homem, portanto, não sou Senhor, e meu nome não é unissex como Darci. Não comparei Presidente da República, mas Ex! E ex é aquele que foi, aquele que deixou de Ser. Ex-presidente aquele que foi, que cumpriu o mandato, aquele que foi, que cumpriu mandato. Aquele que Já o era! Fiz-me entender, Senhora? Ex-presidente da República. Também tem pensão para Viúvas de Ex-presidentes da República. Aquele que foi e não aquele que faleceu na função como Getúlio.
Você compara um Presidente da República com milhares de JuÃzes, Promotores, Defensores e tal? O senhor não sabe a despesa que esse povo dá. Fora as constantes obras e termos aditivos de prédios novos e reformas para acolher suas equipes de apoio, pois eles mesmos só passam lá para assinar o trabalho dos outros c
O que infla o salário deles são as indenizações, cargos e outros penduricalhos
O que deve ser feito é impedir a concessão de indenizações absurdas que multiplicam até por cinco vezes a remuneração desses servidores de alto escalão. Ou colocar a soma de sua remuneração e das indenizações dentro do limite dos vencimentos dos Membros do STF
Promotores e JuÃzes já ganham muito bem, e dispor de grandes equipes de apoio para fazer seu trabalho. Precisam bater ponto como todos os servidores...isso sim.
Caro AK, têm servidores que trabalham à , feriados, final de semana. Há policiais, médicos, enfermeiros, bombeiros, etc... que fazem plantão. Faz parte da profissão.
Doutor Amaury, se faz plantão em sábado e domingo não vai fazer sozinho. Certo? Tem uma equipe de servidores lá. E se tem, com certeza o que vão ganhar não vai quadruplicar a remuneração deles. Repito, tem que rever a carga de indenizações dos honorários membros.
caro Amaury - depende - Colega minha já trabalhou, no plantão, na noite de Natal, fazendo parecer sobre va-ga-bun-do que foi preso em flagrante, passando moeda falsa num boteco .
KKKKKKKKKK Servidor trabalha sábado e domingo?????
kkkkkkkkkkkkkkkk coitado.
E os Cargos em Comissão, para bajularem os PolÃticos, quanto custa ao Erário? A mÃdia é contra o Servidor Público, porque jornalista, aqueles que não têm capacidade de trabalharem em grandes empresas, querem se encostar num polÃtico. Um vereador, no Rio de Janeiro,tem oito assessores. Para quê? Um deputado estadual em São Paulo tem cinquenta assessores. Por quê? Quanto se paga de pensão para Viúvas de Ex-presidentes da República, salário atual do presidente?
Forças armadas têm recurso de 39 bilhões de dólares anuais, além dos efetivos possuem aposentadorias à s mulheres que não se casam, um absurdo desembargadores, juÃzes, promotores receberem à s vezes 500.000 de retroativos referentes a diversos tipos de auxÃlios, se vc passar mal na rua o SAMU te socorre e pronto socorro faz o necessário,se não têm dinheiro têm os IFES, escolas estaduais e municipais,quem ensina recebe uma merreca e é chamado de doutrinador,sem educação um povo está condenado.
Sem contar pensão para viúvas de..VIVOS. ..expulsos por má conduta ou crimes. Que absurdo!
Quando teremos a contra reforma ? Servidores de apoio perderam muito e os de alto escalão só ganharam. Que paÃs é esse?
E a reforma da reforma da Previdência? Quando vira? E os direitos dos servidores que ingressaram boa quadros antes de 2003, que foram arrancados da Constituição Federal do nada, desrespeitando o direito adquirido? E as pensões de salário mÃnimo das viúvas pobres que foram cortadas de forma absurda? Enquanto isso JuÃzes e Promotores ganham, além de altas remunerações, várias indenizações que elevam seus ganhos na ativa a mais de 109 mil reais por mês. Cadê o estado social ?
Querem equiparar os salários dos juÃzes, promotores e procuradores do Estado ao da iniciativa privada, então a primeira coisa a ser feita é retirar a obrigatoriedade da dedicação exclusiva, permitindo que esses profissionais possam complementar a renda assessorando particulares, vendendo cursos pela internet ou ainda atuando em processos dos quais não estejam sob sua jurisdição, igual aos profissionais que atuam no mercado privado. Vai dar certo, pode ter certeza.
Perdemos dois juÃzes esse mês com mais de 20 anos de carreira... simplesmente pediram exoneração. A carreira de cursos e couch estava rendendo muito mais e o CNJ não permite. Pior, excelentes juizes.
Os maiores percentuais dessa conta ficam por conta do judiciário, legislvativo e forças armadas. O resto é tudo bagrinho com salários de no máximo 4 a 5 mil reais no fim de carreira. Deem uma olhada no edital de concurso público lançado pela Prefeitura de Florianópolis. Ali os salários são de correr lágrimas nos olhos.
A realidade é essa. É muito fácil comparar os vencimentos dos juÃzes e forças armadas com os "bagrinhos". A Folha não quer ou tem preguiça de fazer o dever de casa.
Pois é, Lira falando em cortar gasto, mas é processado por improbidade administrativa. Diria que é discurso para inglês ver. Outra questão, querem pagar pouco para o servidor público mas a prestação de um serviço de qualidade. Acho que essa lógica não funciona na iniciativa privada. Por exemplo, quem precisou de médico particular sabe que os bons profissionais cobram um preço bem salgado.
O resultado de tudo isso, cidades tomadas pelo comércio de entorpecentes, desemprego, violência, desemprego, essa elite de servidores públicos bem remunerada e com eficiência ruim, vive num outro mundo, não pode nem viver aqui no meio dos pobres, não pode viver vida normal, vive sonhando cm a qualidade de vida dos eua e europa, ganham bem mas vivem a vida dos infernos cm tanto dinheiro sem poder viver bem aqui, não sai na rua, na fazenda, nada pq tem medo do paÃs que construiu cm sua ganancia
Os comentários aqui são lamentáveis: de um patrimonialismo muito grande. O setor público brasileiro precisa de reforma sim: não entregam um serviço adequado para a maior parte da população em se tratando de saúde, educação e segurança. É necessária sim uma reforma administrativa que acabe com tantos privilégios. Por fim: até imposto sindical a esquerda quer ressuscitar, esse pessoal parou no tempo.
Simples. Não quer, vai para os EUA. Lá o transplante do Faustão custa um milhão de dólares. Tem, faz. Não tem, morre. Aqui se faz de graça pelo SUS. Para quem é perseverante, estudioso e quer os "privilégios", tem concurso público. É das minorias ou PcD? Tem cota pra vc. E ao entrar em exercÃcio, não estranhe a carga avassaladora de trabalho provocada pela insuficiência de servidores. O Estado brasileiro tem muitas distorções, mas o serviço público não é uma delas.
Espero que seu comentário seja uma ironia
O funcionalismo público é inchado, ineficiente, tem privilégios (como a estabilidade) e a sua previdência é altamente deficitária. Mas mesmo com esses desastrosos fatos não se cogita em fazer uma reforma administrativa que, pelo menos, amenize o problema. Pelo contrário, o que se faz é amplificar ainda mais o problema (como os concursos públicos anunciados pelo atual governo para inúmeros cargos e com milhares de vagas).
Depois de 4 anos deixando o pessoal aposentar e não repondo???? IBGE, IMPE, INSS, todas as carreiras defasadas e sem funcionários. Está refletindo uma realidade que já não corresponde, com a lei de responsabilidade fiscal e outros....
Quem garante o emprego no serviço público é a LEI e não a sua eficiência.
A esquerda não sabe fazer nada além de expandir continuamente os gastos... a população votou por isso, fazer o quê?
Pegue a população das capitais na década de 70, dê um google e veja, os suburbios se favelizaram, salvador tinha um milhão de habitantes, hj tres milhões. De outra forma o governo federal cresceu suas receitas cm a criação das contribuições não compartilhadas cm estados e municÃpios, cofins e cslucrolÃquido, tem 60% da arrecadação, 27 estados 25% e 5567 municÃpios apenas 15%, daà o abuso em supersalários saem da mobilização de carreiristas de brasÃlia, rui costa mostrou isso, nós pagamos........
Artigo 5CF:" Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza....." Este artigo não é verdadeiro. Sou engenheiro contribui com a Previdência o tempo exigido em Lei, e recebo o valor máximo permito em torno de RS7.000,00. Os senhores Promotores , Desembargadores, Ministros do Supremo aposentam com valor integral dos seus vencimentos..(em torno de R$50.000,00). Precisamos retificar o referido artigo 5, da CF para Constar: "Todos são iguais perante a lei, salvo o funcionalismo pú
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Salário de servidor custa 8,9% do PIB; juízes e advogados turbinam gastos Voltar
Comente este texto