Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FLÃ VIA FERREIRA ALVES

    Texto infantil!

    Responda
    1. José Duarte

      Comentário infantil, ou seria só uma visão negacionista do assunto abordado no livro?

  2. Eder Marcos

    Greta e Malala sao um alento e um exemplo de atitude politica para os jovens (e adultos tb!). Quanto ao nosso planeta os interesses de poucos sobrepujam a sobrevivencia da humanidade! E haja manipulacao de fatos, jogo sujo de bastidores, greenwashing... Efeitos ambientais jah se fazem sentir mas em 10, 15 anos o ponto de n retorno chegara ...

    Responda
  3. Francisco Barbosa

    As colunas da Folha quando não estão na militância, na disseminação de fake news (o caso Heil) ou dados históricos errados (Pondé e a guerra Israel - Egito), viraram um mero espaço de resenhas rápidas. É muita preguiça intelectual e falta do que falar. A Folha deveria então recuperar o caderno Mais, ao menos ali havia resenhistas que conheciam do metiê, e tirar do ar a maior parte de seus colunistas, que não intervêm em absolutamente nada no debate público.

    Responda
    1. José Duarte

      JP ainda está no ar e vai te ajudar encontrar alento p teu espírito.

  4. Jorge Ary Lima Martins Lima Martins

    Comprar menos é una ótima alternativa né, afinal quem precisa de empregos?

    Responda
  5. Gustavo Araujo

    Um assunto urgente e necessário. O tipo de livro que deveria atingir a maior quantidade de gente possível. Só que com esse preço fica difícil, né? Prova que mesmo os mais bem intencionados não deixam de pensar em dinheiro tbm.

    Responda
  6. Raymundo De Lima

    Giovana, agradecemos pela divulgação do livro de Greta. Alguém poderia indicar o livro ao colunista da Folha, Luiz Felipe Pondé, cuja birra com Greta é repetida nos seus textos e no LInhas Cruzadas/TvCultura-sp.

    Responda
    1. José Duarte

      Pondé é chuchuca de filósofos de renomes, tigrão para causas sociais e humanitárias contemporâneas. Teoricão sem causa própria, como o rastro de um cometa, vai no vácuo.

  7. Joel Domingos

    Pedofrastia: Argumento envolvendo crianças para sustentar uma racionalização e fazer o oponente parecer um idiota, já que as pessoas ficam indefesas e suspendem todo o ceticismo diante das crianças que sofrem: ninguém tem coragem de questionar a autenticidade ou a fonte da reportagem. Ainda mais quando a criança tem necessidades especiais. Seremos acusados de capacitismo. "Por favor, não tragam crianças para incitar empatia, isso é pedofrastia. Apresentem fatos."

    Responda
    1. José Duarte

      Negacionismo: “atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam”. (ABL)

  8. João Perles

    Como eu torço para que muitos outros jovens se inspirem e militem em favor da preservação do planeta. Greta é uma fofura!

    Responda
  9. Marcelo Fernandes

    Parabéns pela divulgação. Vivemos uma urgência planetária cada vez mais evidente. Aliás, a ironia - involuntária? - do título da coluna ajuda a entender essa urgência. Negacionistas vivem de negação, e não de leituras.

    Responda
  10. Pedro Luis S C Rodrigues

    A deficiencia cognitiva severa de quem usa Greta como referencia e acha que esta abafando...

    Responda
  11. Marcelo Fernandes

    Parabéns pela divulgação. Vivemos uma urgência planetária cada vez mais evidente. Aliás, a ironia - involuntária? - do título da coluna ajuda a entender essa urgência. Negacionistas vivem de negação, e não de leituras.

    Responda
  12. Lucas Alves dos Santos

    Pra que ler se posso fazer o que mais gosto: roubar os sonhos da Greta, como ouso? rsrsrs

    Responda
  13. Ricardo Arantes Martins

    A questão do consumo de energia no mundo está diretamente ligado ao consumo, como se dessume da matéria. E há um real crescimento economico no mundo pessoal e de nações, algumas mais rápidas outras mais devagar como na África mas não para. O Consumo de energia é exponencial e diretamente ligado ao crescimento econômico nessa sociedade de consumo e ninguém quer abrir mão e teremos cerca de11biaté o fim do séc. A única nação capaz de chegar perto do carbono zero é o Brasil.

    Responda
  14. Ricardo Arantes Martins

    Começou bem a matéria. Fazer diferente. Ler. O brasileiro já não era muito afeito a leitura e com as mídias sociais "assistem" apenas a mídias dirigidas blindando cada vez mais a mente. então a pessoa só ve novela ou futebol, Coisismo, petismo, violências do dia a dia e por ai vai. E o negacionismo virou o novo estilo. Reparem as últimas eleições onde coisistas e petistas são adorados em que pese a Enormidade dos erros de seus mitos e líderes. nação de negacionistas.

    Responda
  15. Ana Claudia Santos

    Ótimo texto.Como sempre!

    Responda
  16. Tadêu Santos

    TSNão existem muitas Gretas Thunberg no planeta e, as que existem, o sistema não permite que as mesmas sejam tão ecologicamente ativistas, qto a sueca "pirralha", conforme o ex-pres boZonaZi a tentou classificar, com descaso negacionista. A decisão de convidar outros para contribuirem na elaboração do livro foi terrivelmente sensata, principalmente para reforçar a luta ambiental contra a degradação do bioma amazônico, incluindo sua ameaçada foz no Oceano Atlântico. Tentaremos adquirir... CONT

    Responda
    1. Tadêu Santos

      .

    2. Tadêu Santos

      Temos como socioambientalistas, resistindo desde 1995 à famigerada extração de carvão mineral no Sul de Santa Catarina e a poluente queima deste combustível fóssil na térmica Jorge Lacerda 857MW. OBS. Infelizmente poderosas forças sociais, empresariais e políticas defendem a atividade carbonífera sem considerar os impactos ambientais que a mesma causa, desequilibrando os ecossistemas e à camada de ozônio, resultando no aquecimento do planeta que gera a violência das águas e dos ventos!!!

  17. José Cardoso

    Se ela nem consegue convencer os vizinhos ricos (os noruegueses) a deixar de explorar petróleo, quanto mais os pobres como a Guiana e os nossos estados do norte, que estão de olho nos royalties. Ainda espero uma decisão unilateral da Noruega, lacrando seus poços. Isso teria um grande impacto sobre o mundo.

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    E se explorar, o redbanho vai mugir uma justificativa

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    O janjo jamais vai explorar petroleo no amazonas

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Q fofa!

    Responda