-
flavio augusto orsi de camargo
Ai fico pensando que o genocida é o protótipo acabado de um ser humano estúpido. Suas ações inconsequêntes na pandemia foi terrivelmente maléfica. Tb sou forçado a pensar que aqueles que continuam apoiando um ser assim tb são estúpidos.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Excelente!
-
Antonio Carlos Pereira Britto
Bravo! Marcelo Magalhães acredito que a estrutura de sua observação está primorosa, deve constar na abertura das discussões sobre AI, ChatGPT e congêneres tecnológicos. Atualmente a Academia e outras Corporações que usam a dita AI, a primeira na pesquisa a segunda como base e forma de negócio ainda não têm o necessário fio de Ariadne para que a consciência saia dos labirintos de estupidez - criados em velocidade algorítmica. Muito bem lembrado Wittgenstein! Grande abraço.
-
Marcelo Magalhães
Wittgenstein sugere uma evolução contrária. Na primeira etapa da sua vida escreveu Tractatus Logico-philosophicus, uma tentativa de algoritmizacão da linguagem. Na sua segunda fase o filósofo renega tudo o que disse e passa a reconhecer a linguagem como um processo vivo e qualquer tentativa de parametrizá-la considera reducionista, portanto inadequada para a realidade. Esse será o freio da IA.
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
A estupidez parece causar algum tipo de atração magnética capaz de atrair os estúpidos entorno daquele que se destaca como o mais néscio, bronco e ignorante. Inclusive, há um tipo de estupidez humana levou uma pessoa extremamente estúpida a se tornar presidente de uma nação graças aos votos de milhares de estúpidos.
-
Chiara Gonçalves
Muito interessante!
-
Anderson Ribeiro
Era de se esperar que maior algoritmização do pensamento levasse a menos estupidez e não o contrário. Afinal, esse pensamento sistemático ocorre de maneira mais consciente e menos influenciado pela estupidez do subconsciente. Imagino que o que ocorre é que essa digitalização das relações nos causa confusão a respeito de nossos objetivos. Sem uma definição clara desses objetivos enfrentamos dificuldades em tomar boas decisões.
-
Alberto A Neto
"A constante dos seres humanos é a burrice. Para um gênio há dez milhões de imbecis". (Nelson Rodrigues)
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Gostei. Vivo cercada de gente estúpida, mas ambiciosa e inteligente.
-
Yuri Patrice
Cuidado com a seletividade...
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro prof. Alvaro artigo sofisticado e magistral,muito pertinente aos nossos tempos e mais assertivo no futuro.
-
CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS
Excelente
-
CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS
Excelente
-
Pedro Luis S C Rodrigues
combina compreensão pouco aderente da realidade com confiança inabalável para agir a partir de visões idiossincráticas. A questão é que isso pode definir tanto o estupido quanto o gênio
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Dito isso, não acho que a miríade de opções da internet seja a principal causa do aumento da estupidez. A questão é que o ser humano tende a ser gado por definição. É um animal grupal/tribal que gosta de ser liderado (processo decisório é extenuante é frequentemente requer coragem). A burrice aumenta porque a internet favorece esse traço de personalidade. É mais fácil se agrupar e terceirizar o processo decisório
-
-
Raymundo De Lima
Enfim, um ensaio ousado sobre a estupidez, made in conceito de Cippola. Mas a linguagem do autor é complexa, conceitual, portanto, não basta ler apenas uma vez pra entender. Preciso ler outra vez em outro estado cognitivo, para entender...
-
Felipe Vasconcelos
Para além do QI, autores como Howard Gardner desenvolveram o conceito de inteligências múltiplas. Além do mais, pessoas com alta capacidade cognitiva, mas pouca experiência de vida, em situações altamente estressantes, podem tomar atitudes questionáveis.
-
Joana Shultz
"O problema estava nas ideias desprovidas de humanidade, e não na suposta ausência de pessoas inteligentes. Talvez a empatia e compaixão sejam elementos essenciais para compor a sabedoria" isso que você escreveu enquanto eu também comentava é muito bom, Felipe.
-
Felipe Vasconcelos
Vale dizer que autores geniais, como Martin Heidegger, tinham ligações no mínimo controversas com o nazismo. Na Alemanha Nazista havia imperialismo misturado à pureza racial e cultural. O problema estava nas ideias desprovidas de humanidade, e não na suposta ausência de pessoas inteligentes. Talvez a empatia e compaixão sejam elementos essenciais para compor a sabedoria.
-
Joana Shultz
O artigo menciona a parte social e emocional e diz que a estupidez é independente, como é da baixa inteligência e ignorância. O que eu gostaria de saber é quão independente é em cada caso.
-
-
Joana Shultz
Mais um grande artigo desta coluna. Essa definição de estupidez como um problema psicológico e não neurológico (acho que posso definir assim, não sei) fez muito sentido. Conheço muita gente assim.
-
Joana Shultz
Minha sensação é que de que existem muitas questões em aberto. Será que tem mais gente estúpida hoje em dia do que no passado? Será que a política gera isso? O senhor diz que a estupidez é independente da burrice. É totalmente independente ou só em parte? A estupidez se reduz com a idade? Tanta coisa...
-
-
Alexandre Assis
E, lembrando: a estupidez também alimenta os modelos de linguagem usados nas chamadas IA. A tendência é de que a IA incorpore essa qualidade humana.
-
Luiz Alberto Brettas
Pior, Alexandre... Penso, também, que esse é um dos grandes riscos da intensificação das "Inteligências Artificiais".
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.