Ilustrada > Napoleão de Ridley Scott: o líder francês era mesmo um monstro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
certamente napoleão tinha mais a ver com alexandre, o grande, do que com hitler ou stalin.
O Ridley Scott está coberto de razão. A seu favor, apesar de pessoalmente ser um psicopata, Stálin não somente salvou a Rússia dos nazistas como foi o responsável, junto com outros lideres mundiais, pela libertação da Europa. A Rússia, contrariamente à "democrata" França com relação a Bonaparte, teve coragem de fazer uma revisão histórica revelando os crimes cometidos por Stálin.
Hitler e Stálin criaram o que hoje chamamos de regimes totalitários e, portanto, Napoleão foi, no máximo, um ditador expansionista, nunca um lÃder totalitário, responsável pelo extermÃnio de milhares de pessoas em campos de concentração. Resta uma dúvida: salvo engano, os franceses ocuparam Portugal com a fuga da famÃlia real para o Brasil, foram lideradas pelo general Junot. Mas a matéria afirma que Portugal nunca foi ocupada - procede? Fiquei em dúvida.
Quis dizer Portugal nunca foi ocupado.
Pelo lado artÃstico, Joaquin Phoenix vem se mostrando cada vez melhor em sua atuação cinematográfica.
Era semelhante à Hitler na dominação da Europa, com exceção da Inglaterra, pela força das armas. Antes do desastre da campanha russa, já tinha se atolado na penÃnsula ibérica, onde enfrentou uma dura campanha de guerrilhas. Hitler não teve esse problema, mas ainda assim deu ruim no final para ele.
Essas comparações são pra causar polemica e propaganda do filme. Óbvio que tudo precisa ser colocado em contexto. Com Hitler a unica semelhança é a campanha pra conquistar a Russia, no caso Hitler quis fazer o que Napoleão não conseguiu. Talvez quis dar mais importancia ao personagem histórico, mas precisa explicar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Napoleão de Ridley Scott: o líder francês era mesmo um monstro? Voltar
Comente este texto