Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Batista

    Zanin é ministro do Supremo e não do PT, não deve nada ao Lula.

    Responda
  2. Thyrso de Carvalho Jr

    A questão em jogo não é ser contra ou a favor do porte de maconha, mas o limite da competência do STF. Quem é tolerante com a extrapolação do Poder Judiciário somente porque agrada aos seus interesses ou opinião, deve estar ciente de que não teria argumento lógico contra a extrapolação por parte de qualquer dos outros dois poderes. Ninguém está acima da lei. O recurso a princípios constitucionais que o STF faz, vez por outra, para revogar, modificar ou criar leis tem de ser fiscalizado.

    Responda
  3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Só confirma as posições atrasadas e reacionárias do Zanin!

    Responda
  4. Waldemir Leão da Silva

    Não há dúvida que provocar polêmicas era o esporte preferido de Marco Aurélio. Mas, nesse caso, ele e zé-ninguém estão certos. Estender a aplicação de tipos penais a situações não prevista na lei é erro crasso. Não cabe ao Poder Judiciário legislar, sobretudo no direito criminal. O Princípio da legalidade é o mais caro ao Direito Penal, e representa uma garantia individual fundamental .

    Responda
    1. Waldemir Leão da Silva

      * Zanin

    2. Waldemir Leão da Silva

      ZANIN

  5. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Este sr. de tristes lembranças para a nação.

    Responda
  6. Clemente Gomes de Sousa

    Quem o Marco Aurélio, agora fora do Supremo, quer impressionar com suas opiniões. Se, enquanto no Supremo, era zero à esquerda, já que divergia (por divergir) de tudo e, por isso mesmo, ficava isolado em seus pontos de vista, imaginem agora, fora da Corte. Um zero à esquerda mais caminhão de zero depois da vírgula, até que haja um número significativo, do tipo 0,0000000000000001.

    Responda
  7. paulo da silva

    O Marco era o decano que tinha os votos mais estranhos e únicos na corte.

    Responda
  8. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Muito preocupante. Um dos mais venais ministro do Supremo apoiando alguém. Será que o apoiado terá uma trajetória tão nefasta ao país quanto o apoiador?

    Responda
    1. Carlos Augusto Luna Luchetta

      Venal ? Onde o Senhor encontrou tamanha inverdade ?

  9. Wilson Junior

    O importante é proteger o Lule e o PT, sem contar o quanto custa agora para contratar o escritório da Zanina.

    Responda
  10. mauricio silva

    Oiiiii.... há uma diferença: voce foi indicado por collor, zanin por Lula....

    Responda
  11. Rodrigo Caldas

    Algo que apoia bolsonaro não deve ter voz e vez nesta era. Se o Zanin está sendo elogiado pelo Marco Aurélio ele deveria rever suas posicionamentos, de fato.

    Responda
  12. Andre Moraes

    É Zanin, você precisa rever seus posicionamentos; o que não dá é para ficar do mesmo lado do Marco Aurélio. Esse senhor deve ter sido derrotado em 99% das decisões colegiadas; o que demonstra que nada tem a ver com uma opinião diferente ou ser conservador, é apenas o prazer de estar em una realidade paralela.

    Responda
  13. Gilberto Gomes

    E alguém está interessado em como você teria votado?

    Responda
  14. Manoel Cardoso

    Que nada Maria! Deus nos livrou do golpismo e da ditadura. O Lula pretende taxa os ricos, mas a turma do PG, do Bozo e do Lira não deixam. Amém

    Responda
  15. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    Pois é, a turma que reclama da independência do Ministro Zanin, não apareceu para reclamar da dependência do Ministro no pedido de vista do caso Revisão da Vida Toda. Ele tinha 10 dias para fazer o pedido e poderia fazê-lo no último dia, assim deixando que os outros Ministros votassem e até já decidissem a questão, mas pediu vista no segundo dia, adiando o gasto do governo por noventa dias. Tadinhos dos velhinhos!

    Responda
  16. José Roberto Franco Reis

    Tchau Marco Aurélio!

    Responda
  17. Jose Ferreira

    Deve votar de acordo com a constituição e convicção . Na hora de tirar o pé de cana do xilindró, esquerdistas o idolatraram .

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      Não entendi sua colocação, José Ferreira. Quer dizer que ele estava certo em ambos os casos, ou errado em ambos os casos????

  18. Ricardo Arantes Martins

    Ser progressista antes de mais nada é ser probro e julgar de acordo com seu Juízo independente. Então Lula havia indicado o primeiro ministro negro e estava p. que ele tinha condenado há cumpanheiros no mensalão e Joaquim Barbosa então disse. "O partido com o qual eu mais me identificaria seria com aquele PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bande e idos, pela corrupção. O PT de antes da candidatura Lula”, insinuando que o ex-presidente era responsável pela degradação ética da legenda.

    Responda
  19. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Suposto conservadorismo"... Esse é o ponto. Trago música dos Titãs para ilustrar: "Que não é o que não pode ser que / Não é o que não pode / Ser que não é / O que não pode ser que não / É o que não /Pode ser / Que não / É. / O que não pode ser que / Não é o que não pode ser / Que não é o que / O que? / O que? /O / que? / O que?". É sobre isso bicho! Agora, se a turba quiser q eu desenhe... Quanta ingenuidade: de parte da esquerda q excomunga, da direita que comemora e de jornalistas e imprensa!

    Responda
  20. Maria Antonia Di Felippo

    Mais um gravíssimo erro do Lula. Sempre votei nele, mas como esse mandato está completamente dissociado dos anteriores.

    Responda
  21. Neli de Faria

    Folha: pergunta para o meu ídolo no STF, ministro Celso de Mello o que ele acha desses votos.Na época dos grandes julgamentos, ficava à espera do voto do ministro Celso de Mello e o voto dele sempre batia com o que eu pensava.

    Responda
  22. Paula CMiranda

    Incrível a fsp dar espaço a essa mediocridade chama Março Aurélio Mello, primo de Collor.

    Responda
  23. Neli de Faria

    Data vênia: julgar ao pé da letra? Por que ter STF? A dupla Lula e Dilma indicou excelentes ministros para o STF! Saudosos Direito, Teori Zavraski; aposentados: Grau,César Peluso, Ayres de Brito, Barbosa; os atuais:Barroso, Fux, Fachin, Carmen, Rosa. Ministros que enaltecem o Judiciário! Cumprimento Temer pelo excelente ministro Moraes. E por vezes o STF julga de acordo com a cláusula implícita na Constituição: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.

    Responda
    1. neli faria

      Maria Antonia: Gilmar Mendes foi indicado pelo FHC. Gilmar Mendes tinha, tem, um cabedal jurídico imenso. Passou em difíceis concursos públicos, estudou na Alemanha. Não concordo com seus julgamentos no STF, mas, reconheço: uma cultura jurídica ímpar. Igual Não tem uma postura de magistrado,discreta, como Rosa Weber, Cesar Peluso,uma Carmen Lucia,mais ainda, Celso de Mello. E tem uma qualidade:é santástico.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Inclusive Gilmar Mendes. Atualmente, qualquer um que passar na frente do STF, pode ser feito Ministro. Que tristeza.

  24. roberto cardoso

    Bendita aposentadoria. Acho que o ex ministro vota o atual, mas não no caso de candidato a presidência da República, não é mesmo? Tem vinho que envelhece e fica melhor outros não adianta...

    Responda
  25. Tersio Gorrasi

    Afinal um magistrado não pode exercer seu direito de julgar de forma livre, consciente e imparcial? Tem que ser censurado e julgar somente de acordo com o que terceiros desejam? Não precisaríamos de juízes neste caso

    Responda
  26. Manoel Cardoso

    E o processo conta o Fernando Collor já transitou em julgado ou prescreveu? Nesse caso, como votaria o Marco Aurélio?

    Responda
  27. Manoel Cardoso

    Marco Aurélio ainda pensa que é relevante para a política e justiça brasileira. Pensa que influencia. Melhor parar com o saudosismo. Melhor curtir a vida boa.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Depois de soltar um grande traficante.

  28. Andre Rypl

    O problema é exatamente esse. Não é de Marcos Aurélios que o STF precisa, e sim de juízes que vivam no século XXI.

    Responda
  29. José Sampaio

    Num tô nem ai...

    Responda
  30. Edemar Afonso Gonçalves

    Esse Marco Aurélio calado é um poeta.

    Responda
  31. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Acho que é mais questão de inteligência do que ideológica, usa se a bandeira ideológica, mas encarceramento de usuários ou dependentes nada mais que resulta no fornecimento ilimitado de soldados para o tráfico de drogas.

    Responda
  32. eli moura

    Pronto já achou a alma gêmea, o STF tinha seus garantistas, seus contextuais do Cabral, seus representantes da linha de pensanento da universidade de mulamanca e os aloprados . Basta olhar para este Zanin e parece um membro do TFP, então vai pra mulamanca ou dar sobrevida aos aloprados.

    Responda
  33. roberto liberatoscioli de carvalho

    Com a palavra o primo do Fernando Collor

    Responda
  34. Luciano Prado

    O que não abona as decisões, ao contrário, desabonam. Marco Aurélio nunco foi uma boa referência no STF. Nem para firmar jurisprudências, súmulas... fixação de doutrina.

    Responda
  35. Fernando Jose da Costa Brito

    Eu sei que o voto dele seria este e aí está o problema

    Responda
  36. Marcos Medeiros

    Quem apoiou o bozo e pelo histórico não deveria nem ser consultado, o país se livrou desse atraso.

    Responda
  37. Artur Carmel

    Marco Aurélio é daquela turma de magistrados que fala em falsete .

    Responda
  38. Maria Lopes

    Zanin anda frequentando más companhias no voto. O terrivelmente evangélico e o capacho de Bozo. E agora o ex ministro que soltou um perigoso criminoso, famoso traficante.

    Responda
  39. Mara Gabriel

    Ainda bem que ele não está mais atuando

    Responda
  40. José Roberto Pereira

    É fã ou hater? Vindo de um Collor que bajulou o bolsogolpismo, me deu ainda mais motivos para reclamar de Zanin.

    Responda
  41. Daniel Pimentel

    O quero quero de arquibancada.

    Responda
  42. André Silva de Oliveira

    Zanin, o conservador lulista... Cortou o barato da turma.

    Responda
  43. Evandro Luiz de Carvalho

    Marco Aurélio Mello, foi nomeado para o STF pelo seu primo ex-presidente Fernando Color de Mello, precisa dizer algo mais?

    Responda
    1. Artur Carmel

      Fernando Collor, primo de Marco Aurélio, fez parte dos dois governos de Lula e do 1/1/2 de Dilma...Precisa dizer mais ?

    2. Neli de Faria

      Cabedal jurídico à época tinha:foi procurador público do trabalho, por concurso público; juiz do tribunal do trabalho etc , tem mestrado ou doutorado. Podia não concordar com seus julgamentos no STF, mas, com certeza não estava lá por ser primo do Collor. A única prima mais importante que tenho é uma jornalista do Sport tv: nem sabe que existo!

  44. Luiz Antônio I

    Quanto vale a opinião de quem, sistematicamente, votava contra a maioria dos ministros, o popular voto vencido e, eleitor declarado do Bozo.

    Responda
  45. Abigaill Santos Sousa

    Um ministro que uso o termo "opção sexual" já era de esperar como votaria. Sem mais.

    Responda