Dora Kramer > Conservador, e daí? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. José Ricardo Braga

    O duplo twist carpado da Dora Kramer é hilário: Questionava e continua questionando o fato de Lula ter indicado um advogado que o defendeu em um processo, mesmo quando ele mostra independência com relação ao posicionamentos políticos de quem o indicou. Qual motivo resta, portanto, para que ainda defenda como erro a indicação? Aparências? Porque 'pega mal' ? Porque 'os outros vão falar' ? kk

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Moral? Nem todo mundo da importância a ela. Para muitos eh palavra fora de moda.

    2. José Ricardo Braga

      Jorge, eu sou da turma da esquerda. Não generaliza, repetindo outro grande erro da Dora...

    3. Jorge Guimarães

      Bom, não acho que é por aí. De qualquer forma, a crítica dela era bem fundamentada. Um ministro do STF não deveria ser indicado por questões pessoais. Esta é a questão e mesmo para o PT isso foi um problema. No entanto, o PT pode rosnar, mas não vai morder Lula e este é o tema da coluna. A premissa ideológica ou progressista da turma petista foi para debaixo do tapete em que Lula pisa sem dó.

    4. José Ricardo Braga

      Jorge, isso é fuga para não ser questionada... Ela batia na indicação de Zanin por ver perigo de alinhamento. Agora que vê-se que o argumento dela era furado ela, ao invés de ser ética e admitir que errou na expectativa, desvia a crítica a outros.

    5. Jorge Guimarães

      Você não entendeu mesmo, né? O texto critica a postura de quem cancela o Zanin tendo achado normal sua indicação pelo cliente ora presidente. A autora questionou e questiona a indicação por um princípio moral.

  2. PAULA FARIA

    Antes eu estava enojado com a indicação. Agora, estou curioso. Gostaria de ver Zanin julgando o pagamento de contribuição previdenciária por aposentados, por exemplo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Menas, ne Mario?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Eu tenho nojo dela

  3. Ricardo Arantes Martins

    Perfeita a análise. Ser progressista antes de mais nada é ser probo e julgar de acordo com seu Juízo independente. Então Lula havia indicado o primeiro ministro negro e estava p. que ele tinha condenado há cumpanheiros no mensalão e Joaquim Barbosa então disse. "O partido com o qual eu mais me identificaria seria com aquele PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bande e idos, pela corrupção. O PT de antes da candidatura Lula”, insinuando que o ex-presidente era responsável.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Insinuação maldosa. O cara sempre foi o mais honesto do mundo. Por isso foi descondenado.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Depois fugiu.

  4. francisco xavier de azaredo neto

    Até podemos discordar dos votos de Zanin, mas ministro do Supremo tem que votar com independência. Ao contrário do ex-presidente (se é que um dia foi presidente), Lula parece não querer ter X% do STF, e isso é muito bom. Independência entre os 3 poderes é pressuposto de democracia.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Vc ta falando serio ou eh so ironia?

  5. Max Morel

    Eu escutei a análise do isento Fabio Pavinato sobre o voto do ministro Zanin na questão da descriminalização da maconha. Pavinato, mestre e doutor em Direito, defendeu o voto do Ministro Zanin como o único que respeitou a Constituição. Para mim, é o bastante para entender que o Ministro Zanin agiu bem neste caso.

    Responda
  6. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Mundo bizarro. É estranho que algumas pessoas defendam o direito de falarem a besteira que bem entenderem (independente se isso causar danos em terceiros ou golpes constitucionais) e ao mesmo tempo serem contra o direito das pessoas fumarem ou injetarem o que bem entenderem em seus corpos. Uma mistura de filho rebelde com papai protetor.

    Responda
    1. Max Morel

      Marco, as pessoas têm o livre arbítrio para fumarem e etc, mas as pessoas têm que ter consciência que a substância que lhes dá prazer chega até eles após uma cadeia de crime nosos que envolvem assassinato e roubo, a maconha ou outra coisa no estilo, não cai do céu; bom , às vezes cai, mas jogada de helicópteros.

  7. Edvanio Ceccon

    Espera aí Dora: as críticas aos julgamentos de Zanin podem ser feitas, sim. Mesmo que ele tenha sido indicado por Lula por ser seu "advogado preferido", sem o "notável conhecimento jurídico ". Uma coisa não exclui a outra. Eu critiquei ambas as coisas, então fico bem à vontade para fazé-lo.

    Responda
  8. Esechias Araújo Lima

    Dora, parabéns pelo brilhante artigo! Demonizam-se pessoas que, dias atrás, eram tidas como modelo a serem seguidas. Isso em razão de decisões que, por acaso, desagradam o viés político que se defende. Princípio ético fica em último plano; o que lhes interessa mesmo é rezar na mesma cartilha, defender o indefensável. Torço que Zanin mantenha independência nos julgamentos, o que é esperado de um juiz imparcial.

    Responda
  9. Daniel Salomon Guimarães

    Louvável a coluna. Ela realmente é um ponto fora da curva das análises rasas feitas sobre a (recentíssima) atuação do ministro. Nós brasileiros temos séria dificuldade em argumentar com base em princípios. Preferimos falar a partir de mera conveniência ideológica ou modismos. O presidente nomear advogado pessoal para o STF é dado como algo perfeitamente aceitável. Agora, esse mesmo ministro decidir contra determinadas convicções políticas é um sacrilégio. Vai entender...

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Perfeita análise, Daniel! Você foi assertivo na sua observação. O compromisso é com a ética, independente de que o voto contrarie a orientação do Presidente que o nomeou (se é que o voto de Zanin opôs-se à vontade do Presidente). Conveniência e modismo não podem ser parâmetro para se julgar o voto de um juiz.

    2. eli moura

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente o presidente Lula errou na escolha! E parece que vai insistir no erro do próximo ministro do STF, nomeando novamente um homem, branco e de olhos azuis, ao invés de uma mulher!! Lamentável!!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Quer dizer que o sexo, a cor da pele e dos olhos sao determinantes na escolha de ministros e influem no alinhamento das ideias? Ser ministra mulher e negra significa obediência ao cacique mor? Não entendi o raciocínio, Jorge,

  11. Rodrigo de Sousa

    Por que a insatisfação da "esquerda" no caso do voto contrário a "descriminalização da posse" da maconha? Prestaria um grande serviço desvelar o ponto, mas e daí?

    Responda
  12. eli moura

    olhe para a cara dele e se ve a aparencia de um membro da TFP do cabelo a ponto do dedo. A capa não diz o conteúdo, mas parece estar se revelando. Qual seria a entrega dele senão tivesse sido o hacker do vaza jato. Se Lula tem que agradecer de joelhos a alguém é ao hacker da vaza jato, porque antes da vaza jato o tfpetista só acumulava derrotas e não parecia muito preocupado com isto. Outro como o general do GNDI disfarçado? Lula dormia com o inimigo?

    Responda
    1. Max Morel

      Morro de rir desse comentário.

  13. Rodrigo Andrade

    Há quase 4 anos, quando foi revista a prisão após segunda instância (pro êxtase de criminosos de colarinho branco) e depois da virada de mesa protagonizada pelo judiciário, que do nada decidiu ser incompetente a vara de Curitiba para os julgamentos da Lava-Jato, a esquerda se acha dona das decisões do STF. Benvindos de volta ao mundo real, onde nem todas as decisões seguem a mesma ideologia!

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Bem-vinda seja a volta da justiça!!!!!

  14. MARIA STELA C MORATO

    Tá certíssima. É exatamente isso.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.