Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aroldo Zella

    Eu acho que o Lula não é de esquerda nem de direita, muito menos do centro, é apenas esperto. Sabe manipular, e de vez em quando da um refresco para os pobres, aumentando o poder de compra do salário mínimo....

    Responda
  2. Ana Elisa Lobo

    Nossa, que artigo péssimo! Tem a profundidade de um pires. Escreveu com o ChatGPT?

    Responda
  3. stenio miranda

    ser de esquerda é ser contra a exploração de uma classe social por outra e pela igualdade de direitos (civis, sociais, econômicos e políticos). ser de direita é defender a desigualdade de oportunidades, é justificar a exploração e a expropriação. pautas como a descriminalização das drogas, a autonomia da mulher em relação a seu corpo, o respeito à diversidade, a preservação do meio ambiente, a defesa da democracia, não são de esquerda nem de direita, são simplesmente civilizatórias.

    Responda
  4. José Cardoso

    Acho o termo progressista mais adequado que esquerdista. A prioridade do Lula é elevar o nível de vida das massas, e não agradar as opiniões das elites intelectuais. Só que, intuitivo como é, tende a privilegiar o curto prazo e o que está mais perto de seu umbigo. Vai promovendo um voo de galinha na economia, com grandes riscos para a inflação, enquanto dá emprego para os amigos em todas as esferas do governo.

    Responda
  5. josé SOARES

    A postura de Zanin como Ministro é de fato controversa, mas daí a afirmar que Lula procura com essa indicação sua eventual blindagem é uma ilação falaciosa do articulista e criando a figura jurídica da “presunção de culpa.”

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Temos que lutar pelo fim das nomeações políticas para cargos em todos os tribunais, sobretudo os de contas e judiciais! Concurso público prá ontem!

    Responda
  7. Ney Fernando

    Sem entrar no mérito do voto do Zanin, é mil vezes melhor um juiz que julga pela sua cabeça do que um que julga sempre em benefício de quem o colocou no tribunal, caso do terrivelmente Mendonça e do Kássio com Ká.

    Responda
  8. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Lula indicou Joaquim Barbosa que criou Bolsonero no voto do mensalão então sem novidade

    Responda
  9. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Lula assinou a Lei de Tóxicos e perdeu a oportunidade de tirar o crime de porte de canhamo para uso próprio portanto a culpa não e de Zanin

    Responda
  10. José Bernardo

    A questão aqui, prezado Hélio, mais do que política - esquerda, direita - me parece humanística; e os primeiros votos do ministro deixam, sim, grande margem de dúvidas quanto à sensibilidade social dele. Quanto a Lula, parece que priorizou o pessoal sobre o coletivo nessa escolha...

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Bem, meu caro, a coisa ficou assim, digamos, perneta: que tem que ver a postura do indicado com o esquerdismo de quem o indicou? Aliás, a depender dos indicados petistas, a única coisa que dá pra inferir é que os cabra não sabem indicar bons lambe-saco, não. E que o Zanin pode estar querendo é fazer um xixizinho no poste, dando pinta de "independente". Sei não, não tomaria essas decisões do moçoilo como parâmetro de nada...

    Responda
    1. José Bernardo

      Pode ser que não, Marcos; mas o cabelo, os oclinhos, o terno com colete do "moçoilo" podem indicar mais do que o xixi no poste - podem ser o próprio poste...

  12. José Ricardo Braga

    Blindagem pra quê ?

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Blindagem pra quê ?

    2. José Ricardo Braga

      É certo que das intenções de Lula até podemos inferir muita coisa, mas sempre vai ter uma grande área insondável que diz respeito à sua individualidade, seu foro íntimo, portanto seria inútil debatermos isto, já que há opiniões tão diferentes dessa área e nem podemos ter muito mais do que estas opiniões. Acabaríamos caindo na teima "Ele é do bem", "Não! Ele é do mal" e nada de bom ou novo evoluiria daí.

    3. José Ricardo Braga

      Mas acho que seria diferente se debatêssemos quais as intenções do outro personagem dessa história, o conservador Zanin, ao aceitar fazer a defesa do grande lider político do campo oposto ao seu, o progressista.

    4. José Ricardo Braga

      Nos tempos ruins que vivemos seria de se maldar que seu engajamento seria para aproveitar a grande oportunidade de afundá-lo de vez, em momento em que se encontrava tão frágil. Wassef, por exemplo, faria isso.

    5. José Ricardo Braga

      No entanto Zanin fez a defesa do Lula com muita sabedoria, eficiência e rapidez, num país mais que conhecido pela lentidão da Justiça. E o fez ainda num contexto em que quase todo mundo queria que falhasse. E se falhasse, inclusive, seria muito fácil alegar apenas que "Não deu, infelizmente".

    6. José Ricardo Braga

      Será que pensava em vaga no STF?

    7. José Ricardo Braga

      Não, ele é católico e isso só com alguma Mãe Alguma Coisa garantindo. Angariar trabalhos para seu Escritório com o cliente famoso é plausível, mas os angariados seriam aqueles que precisam de socorro em temas que não o agradam: aborto, lgbtqi+, etc.

    8. José Ricardo Braga

      Teria ele enxergado no Lula um conservador em pele de progressista, como Hélio lança aqui? Teria ele combinado com Lula assim: "Vamos acabar de vez com a esquerda e rasgar a fantasia!" ?

    9. José Ricardo Braga

      Realmente Lula, neste caso, precisaria de blindagem pois quase sessenta milhões de brasileiros iria querer processá-lo. Mas, afora por essa possível reviravolta fantástica, porque Lula precisaria de blindagem hoje depois que a Lava Jato virou sua vida pelo avesso, com apoio do país inteiro e não encontrou nada? Quem precisa de blindagem hoje é o Bolsonaro...

  13. EDUARDO DE ALENCAR

    É lógico que o Lula procure mais se blindar do que agradar meia-dúzia de eleitores. Zanin, assim como Toffoli e o aposentado Lewandowsky, foi escolhido pela sua fidelidade ao chefe e não necessariamente pelo conhecimento jurídico.

    Responda
  14. Joel Domingos

    As guerras que existem no mundo não têm necessariamente origem na coloração ideológica dos seus promotores e sim na ambição do homem. Apenas o fazem para pôr um verniz de moralidade nos seus atos. Não obstante Marx ter se apropriado do termo “burguês” com cunho pejorativo, ele mesmo um burguês. Nunca bateu um prego pra ninguém. Jamais foi proletário, termo caro ao jargão marxiano. Sempre foi sustentado por Engels, que tinha uma considerável fortuna como herdeiro de um rico industrial (seu pai).

    Responda
  15. Joel Domingos

    (continuação) Os cartões de visita que Marx imprimira para sua esposa diziam esplendidamente em perfeito francês, a língua da aristocracia à época: "Mme Jenny Marx, née [nascida] Baronesse de Westphalen". E as "datchi" (datcha=casa de campo) na União Soviética somente para aqueles que eram fiéis ao Partido? Os Rolex que todos eles ostentavam. De Lenin a Fidel e "El Che", passando por Brejnev, Maozedong... Não é nem bom falar mais... Ah, Lula também tem um relojão. É a marca registrada.

    Responda
  16. Joel Domingos

    Malafaia aprovou a indicação dele (Zanin). Disse que é um moço de família. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Responda
  17. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não entrando no mérito se Zanin é de esquerda ou de direita(como juiz, deve ficar bem no centro como um prumo de pedreiro), mas manter a condenação de um pobre diabo por causa de cem reais, é na verdade um mal começo. Mostra-se frio como o aço.

    Responda
  18. Dario Lima

    Lula nunca foi de esquerda, porém em um país onde os militares são experientes e apaixonados por golpe de estado e onde Bolsonaro foi presidente, qualquer coisa que se move com algum sintoma de inteligência, deve ser rotulado de esquerda. A criminalização é fruto de pensamento ultrapassado de velhos e jovens ca_nalhas.

    Responda
  19. Valdir Teixeira da Silva

    É uma falácia achar que para ser de esquerda tem que defender essas pautas identitárias e etc. Conheço muita gente de esquerda que não está nem aí com essas pautas. A esquerda é ampla, recepcionou essas pautas, mas não é só isso.

    Responda
  20. Alberto A Neto

    "Política é igual violino. Segura com a esquerda. Toca com a direita". (Lula da Silva). A frase pode ser conferida no Documentário "Entreatos" de João Moreira Salles, antes da posse, ao responder a Paulinho Land Rover e Delúbio Soares, como seria seu primeiro mandato como presidente da República).

    Responda
  21. Alberto A Neto

    "Hora de vaca não conhecer bezerro". (Vitorino Freire, folclórico político maranhense)

    Responda
  22. Ricardo Arantes Martins

    Ser conservador. O Coiso era retrógado queria um Brasil com famílias patriarcais, religiões fisiológicas e preconceitos variados. Zanin Conservador? Não sei, desde que tenha julgado dentro da lei e de seu Juízo. Ser probo no Brasil é ser progressista. Independente. Lula Conservador? sem dúvida. é só ver como o PT foi destruido em sua probidade. tivemos a prisão sucessiva de toda cúpula do PT 3presidentes, 2tesoureiros e1secretario e2lideres de governo Confessos. Isso é ser conservador no Brasil.

    Responda
  23. Fabiana Menezes

    Ainda que aos poucos se revele, além da defesa no processo de Lula, pelo menos o Zanin se posiciona, vota e deixa seu voto documentado. Pior são os deputados e senadores que fogem de temas polêmicos deixando as decisões para o Judiciário. Há nomes para esse tipo de comportamento que no mínimo tem trazido custos ao estado brasileiro.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Zanin nunca defendeu Lula judicialmente por convicção ideológica. Ali atuou o mero advogado, movido tão somente pelo interesse nos honorários advocatícios, que foram gordos. Ele se declarou católico com perfil conservador. Existe mercenarismo em todas as profissões.

  24. Giovani Ferreira Vargas

    Hélio, chore para aliviar a sua indignação...! Kkkk

    Responda
  25. Cristiano Kock Vitta

    Ótima provocação, ainda mais se aproveitarmos as reflexões suscitadas pelo filme de Ridley Scott (Napoleão), cenário no qual morre a Revolução Francesa e nasce a ditadura da burguesia. Lula é, por idiossincrasia, temperamento provavelmente - o que faz o homem é mais o temperamento do que as ideias, dizia Romain Rolland em "Jean-Christophe -, mais um girondino do que jacobino. Um pacifista, por assim dizer, cujo poder de persuasão se baseia na conciliação. Eis a verdadeira social-democracia.

    Responda
  26. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Excelente artigo. Sinto que foi direto no ponto.

    Responda
  27. José Ricardo Braga

    A melhor forma de se defender é atacar, né Hélio? Você, que criticou a indicação de Zanin mas viu que agora ele mostra independência ao Lula, poderia ser confrontado justamente por esta contradição. Achou outros pra desviar o questionamento. Vem ainda com a ilação de que Lula garantiria blindagem com a indicação. Será? Com essa independência demonstrada... Admite Hélio, que Zanin te surpreendeu e te fez calar todos os argumentos anteriores, tanto que teve que inventar outro... kk

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Hernandez, sempre que vejo comentário seu nas matérias corro pra ler pois sei que é coisa de qualidade. Ia responder aqui mas acabou virando textão. Está mais acima com o título "Blindagem pra quê?". Obrigado por ter sugerido o tema com seu comentário. Se quiser, a gente continua a conversa por lá... Abç.

    2. José Ricardo Braga

      E ainda tenta dizer que o Lula não é 'beem' de esquerda... Será que Fidel Castro ou Stalin estariam a salvo de seus mecanismos de auto-defesa ou poderiam virar direitistas qualquer dia desses para salvar algum de seus prognósticos furados ?

    3. Hernandez Piras

      Que independência? É óbvio que ele foi indicado para blindar a pessoa de Lula, não para defender pautas de esquerda. Antes mesmo de ser confirmado, já encantava a bancada evangélica e gente como Malafaia e Lula não percebeu? É claro que, para Lula, isto não importa, só a blindagem pessoal. Hélio estava tao certo ontem quanto hoje.

  28. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Hélio, você não acha uma chatice a insistente preocupação da mídia em definir a ideologia em ou com rótulos erqueda e direita?. Ser canhoto é ser de esquerda?Assassinos como Lênin, Stalin, Mao, Castro, Maduro são de esquerda. Hitler de direita. Bolssonaro e Lula, alem de ladross são o que?

    Responda
  29. Max Morel

    Alguns petralhas estão desorientados. Não sabem o que dizer ou o que pensar. Vamos ajudar num dos processos, aquele da descriminalização da maconha, segundo o jurista mestre e doutor Fabio Pavinato, o ministro Zanin foi o único que seguiu a Constituição. Pavinato é insuspeito em afirmar isso, e ele fez uma análise profunda à qual eu tive o prazer de ouvir. Então ficamos assim, o ministro Zanin cumpriu a Constituição naquela ação.

    Responda
  30. armando moura

    Lula conheceu os que passam fome e chegou de pau de arara então é de esquerda, não há duvidas disto, mas sua inteligencia é direcionada para superação e não para analise, cai levanta, cai levanta e não desiste, não analisa muito. Parece que no caso do Zanin dormiu com quem apareceu. O que Zanin teria entregue não fosse o hacker da vaza jato? O hacker é o ponto de virada e Zanin, parece um TFP, quem ve a capa não ve conteudo, mas parece que Lula errou feio.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quanto ao seu critério para definir o que é de esquerda, arrancaria de Marx belas gargalhadas. Esquerdista é o sujeito "que passou fome e andou de pau de arara"... Eu diria que é de esquerda quem postula ideias progressistas, quem valoriza tanto a igualdade quanto a liberdade. Hitler passou fome e não era nenhum progressista...

    2. Hernandez Piras

      Lula não errou. Ele indicou Zanin para blindar sua pessoa, não para votar pela esquerda. Todos perceberam que Zanin era conservador mesmo antes de sua confirmação pelo Senado. Por esta razão, até Damares o elogiou. Lula podia ter retirado a indicação. Não o fez porque, para ele, o que importa é a blindagem pessoal, não a ideologia.

    3. Ricardo Arantes Martins

      O argumento de que é de esquerda porque veio num pau de arara é esdrúxulo.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tua empregada doméstica né

    5. Max Morel

      Eu tenho um conhecido que veio de pau de arara e passou fome, mas não é de esquerda. Que esquisito critério, basta então cumprir essas duas etapas para ser de esquerda? Melhor pensar mais um pouco.

  31. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    A coisa mais lamentável no Lula é ele realmente achar que detém o monopólio da esquerda neste país. Significa dizer que quaisquer partidos ou agremiações progressistas devem obrigatoriamente ser um puxadinho do PT.

    Responda
  32. Nelson Maria de França

    O sujeito consegue escrever tão bem que ao ler o texto o desavisado logo pensa: "tá cara que ser de esquerda é o que devo seguir, pois o texto é a pura expressão sa verdade". Só me resta parabenizá-lo.

    Responda
  33. Alcides Castro

    Eu sempre desconfiei de quem penteia o cabelo para trás com gel em abundância!!!!

    Responda
  34. Ricardo Arantes Martins

    Não há dúvida que Lula é de esquerda. Tem uma visão progressista em muitos aspectos. Lula é mais esquerda do que muito petistas que que defendem ideias ultrapassadas ousem estudos sérios. são retrógados de um mundo que nunca existiu. Mas Lula maculou no Brasil o que é ser de esquerda. Ao levar seu partido a extrema corrupção com mensalão, petrolão a prisão de sua cúpula3presidentes, 2tesoureiro e1secretário e2lideres de governo confessos. E Lula sabia, ele fez os esquemas. petistas negacionistas

    Responda
  35. Rodrigo Andrade

    Ou seja, confirma-se que Lula, o eterno enamorado de si mesmo é de fato um encantador de serpentes, cujo único compromisso é com sua própria persona.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vão vender joias q vcs ganham mais....

  36. MARIA STELA C MORATO

    Isso mesmo.

    Responda