Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavio França

    Eu fiquei deslumbrado quando pude ler, na faculdade de história, as discussões que ocorriam no parlamento brasileiro do século XIX. Mesmo quando era para defender algo tão bárbaro quanto a escravidão, aqueles senhores o faziam de maneira tão sublime e elevada. Chegavam a recitar poemas. Da mesma forma, as cartas que os jesuítas escreviam para suas autoridades protuguesas. Uma simples saudação, ou no caso, suas queixas sobre o clima tropical e insetos hostis, eram excelsos literários.

    Responda
  2. Ricardo Valle Aleixo

    Li outro dia um texto (infelizmente não guardei-o nem o autor) que comentava que estamos perdendo o vocabulário ante as imagens e vídeos que impregnam nossa vida atual. Sem vocabulário, perdemos a articulação mental que se representa com as palavras e tornamo-nos mais ignorantes. Terrível não é. Estamos emburrecendo!

    Responda
  3. José Cardoso

    Aldous Huxley era o cara. Embora seja conhecido pela ficção de Admirável Mundo Novo, tem muitos ensaios sobre a modernidade. Há uns cem anos escrevia sobre a mecanização geral da vida, inclusive e principalmente do lazer. Os algorítimos são a versão mais recente dessa mecanização, com efeitos inclusive sobre a política.

    Responda
    1. Ricardo Valle Aleixo

      Tenho para mim que Huxley, sociólogo de formação, tenha escrito uma tese indefensável na academia e a tornou um livro... Admirável Mundo Novo. O que está acontecendo no mundo é resultado dos "costumes" que lá incluiu.

  4. Eline Murad

    Esse é um registro antológico do espírito político que se alastra no século XXI.

    Responda
  5. Hernandez Piras

    Excelente análise!

    Responda
  6. Julio Rique

    Excelente texto!

    Responda
  7. Julio Rique

    Excelente texto!

    Responda
  8. ERNESTO CORDEIRO MARUJO

    Que ilustração genial. À altura do texto.

    Responda
  9. Cláudio Dias de Almeida

    Boa reflexão.

    Responda
  10. Ricardo Arantes Martins

    Trump usa da mesma tática que sempre usou. Culpa a imprensa, a justiça, o congresso, o sistema eleitoral. Tática que funciona eis que fanáticos estão indió-ti. Zados por suas mídias sociais, tal como cá o Coisismo continuará vivo e forte com o Coiso ou com um de seus filhotes. Aqui copiaram a fórmula Trump e adicionaram a Fórmula PT então a culpa é da folha, da globo, do congresso e supremo golpistas. mais do mesmo. gado não se importa com a realidade e sim em adorar seus mitos e líderes.

    Responda
  11. Matheus Lourenço

    Excelente!

    Responda
  12. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Que belo artigo!

    Responda
  13. Vito Algirdas Sukys

    Algumas pesquisas indicam que o QI de jovens vem diminuindo, talvez que uso excessivo de imagens.

    Responda
  14. Vito Algirdas Sukys

    O ser humano está se tornando mais visual e tecnológico. Pagará um preço muito alto no futuro.

    Responda