Comentários para:

Não foi golpe

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Washington S Silva

    Foi apenas o colaboracionismo de sempre certo?

    Responda
  2. Luciano Prado

    Foi muito GOLPE! O Impeachement deve levar em conta duas vertentes: a política e a jurídica. Sem o crime de responsabilidade a vontade política de "cassar" fica prejudicada. Vivemos sob o sistema presidencialismo e não no parlamentarismo. A relativização de tal princípio tem nos levado à debilidade democrática. Os que tentam "forçar a barra" não têm compromisso com a estabilidade democrática.

    Responda
    1. neli faria

      O marqueteiro do PT nem para ser original: Collor também falava que era golpe e o Historiador do Futuro, se souber pesquisar, vai encontrar o Collor dizendo isso na própria Folha.

    2. Henrique Hermida

      Golpismo é dizer que um processo democrático e legítimo foi golpe. Chora mais, amigo.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Por esse prisma Luciano Nem Collor nem Dilma foram condenados fora do processo de impedimento. Então todos aqueles que apoiaram o impeachment de Collor como o PT não podem falar nada, eis que seria a mais pura e cristalina forma de hipocrisia. Na verdade o julgamento é político eis que o crime de impeachment não tem pena.

    4. neli faria

      Não me fiz entender, senhor. repiso-me, a Presença do Ministro Lewandovisk apagou qualquer mácula que pudesse ter. Collor também teria sido absolvido pelo mesmo fato que deu início.O ministro Lewandovisk, se houvesse algum problema jurídico,não iria jogar seu nome no processo.

    5. Luciano Prado

      Nali, você leu o que eu escrevi, mas não entendeu nada. A presença de um magistrado não empresta ao processo o caráter jurídico (crime de responsabilidade) ao acusado. O Impeachement é processo político/jurídico. Sem crime de responsabilidade os argumentos inexistentes. Foi muito Golpe! Aliás, a conspiração foi amplamente exposta. A democracia perdeu nesse processo nojento, asqueroso.

    6. neli faria

      Jurídica? E o que o Ministro Lewandowski fazia lá? Ele estava lá para verificar os aspectos Legais e constitucionais do processo? E silenciou por quê? Collor também saiu pelo impeachment. Quanto a vertente Política, tem razão: impeachment é processo Político. Aí o ministro Lewandovisk não podia interferir, mas, no aspecto Jurídico deveria, Se Fosse o caso, interferir. Collor também disse que era golpe, mas, não teve bumbo para apoiar .

  3. Lourdes Barros

    "O impeachment não foi produto de golpe", "o atentado na véspera do dia da independência - e em plena campanha eleitoral - não pode ter sido teatro", "se Bolsonaro não fosse tão radical teria sido boa opção..." Que vergonha FSP!

    Responda
  4. Rafael Pimenta

    Tem um tal de Vinicius q está ensandecido nos comentários, deve ser algum viúvo do genocida inelegível (e futuro presidiário).

    Responda
  5. José Araújo

    Este fazedores de editoriais perdem oportunidades de ficarem "calados". Será que não sentem vergonha depois de ver seus manuscritos aleatórios publicados?

    Responda
  6. FREDERICO JANNUZZI

    Este texto, primário em todos os aspectos, consegue errar conceitos básicos constitucionais presentes em nossa Carta Maior. Vergonhoso.

    Responda
  7. Luis Alberto Silva Ferreira

    Que horror!! Nem consegui chegar ao final do texto. Uma vergonha!!

    Responda
  8. Alison Sales

    Esse texto já entrou para a história do jornalismo brasileiro como exemplo máximo de desonestidade intelectual, como cristalização absoluta do fim da dignidade da grande mídia e da condescendência de um jornal com a elite de um país absurdamente desigual. Sem pudor que lhe core a face, a Folha assume definitivamente o papel de folhetim, de departamento de comunicação oficial daquilo que há de mais tacanho no pensamento brasileiro. Um jornal a serviço da mediocridade.

    Responda
    1. neli faria

      A folha é o Jornal mais imparcial. Criticada pela boiada do Boiadeiro anterior e pela boiada do boiadeiro atual.

    2. Vinicius Branco

      Mude para A Voz Operaria. Pelo menos vc se diverte e reduz esse stress todo.

  9. Antônio João

    Juro que gostaria de saber quem escreve os editoriais da fsp, é muita bobagem, agora com pitada de fake news, escreveu, 'enquadramento de virtualmente qualquer governante'. Acho que o escrivinhador está contra a folha, que coisa esdrúxula, do Manual da Folha não retirou isso, porque já li, deve ser pouco caso mesmo, escreve lá qualquer coisa, para ver se os leitores reagem.

    Responda
    1. neli faria

      Vinicius: não são os órfãos dela: é a boiada do Boiadeiro atual. Ele tocou o berrante e a manada vai atrás.

    2. Marcelo Pires Santana

      Vinicius você é um gênio.

    3. Vinicius Branco

      Os orfaos da Dilma me emocionam.

  10. José Bueno

    Onde está escrito na constituição que um presidente poderá ser retirado por problemas na economia? Boa pergunta do colega Severino. Foi golpe mesmo, esta folha está confessabdo o crime e a sua cumplicidade.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Perpetrado sob o olhar atento do Lewiandowski, cúmplice do golpe.

  11. José Felipe Ledur

    Que editorial chinfrin! A FSP se esmera para ser imprensa de quinta categoria. Empobrecemos ao reservar tempo para ler seus míseros escritos.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Vá embora então. Faço questão de cobrir a sua assinatura para a Folha.

  12. Humberto Santos

    Foi golpe! Dilma foi deposta unicamente por combater a corrupção. O resto é conversa pra boi dormir.

    Responda
    1. Humberto Santos

      "... com o Supremo e com tudo!"

    2. Vinicius Branco

      Ta falando serio ou eh so gozação?

  13. Tomeh Sapienza

    Mas se tinham motivos para tirar Dilma, por que inflamaram o povo com uma acusação rasteira e falsa? Na realidade tiveram que fabricar um motivo para influenciar a opinião pública. Aí é que está o golpe! E os editores da FSP sabem bem que foi assim.

    Responda
    1. neli faria

      Collor também achava que era golpe. Ou não foi golpe porque o boiadeiro atual apoiou?

  14. Ricardo Arantes Martins

    Não houve golpe contra Collor ou Dilma, nenhum dos dois foi condenado no judiciário e o crime de impeachment é sem pena, o julgamento é político e o Congresso é soberano. sem assim não for o PT não pode falar nada pois foi a favor do impedimento de Collor. Por isso também que as nações que tem bem estar social, finalidade do Estado, são antigas democracias parlamentaristas consolidadas. Se tem problemas troca-se o gabinete num processo muito menos incisivo. temos de evoluir.

    Responda
  15. Thiago dos Santos Molina

    Se não teve pedalada, mas teve impeachment, foi golpe pq não tece crime de responsabilidade. Golpe parlamentar, Law Fare e outras esquisitices substituíram os generais. Esses últimos ficaram com ciúmes e 6 anos depois tentaram fabricar um golpe a moda antiga. Isso não significa que Cunha e companhia deram, sim, um golpe parlamentar e o Supremo se acovardou.

    Responda
    1. neli faria

      Collor também foi golpe? E o Ministro lewandovisk estava lá apoiando? Um ministro íntegro. Collor também achava que era golpe.

  16. Rodrigo Kanaan

    Pois então, foi golpe e a explicação da Folha comprova. Discordar da política econômica não justifica impeachment. Mas para quem dizia que não houve ditadura e sim ditabranda no golpe militar, o que esperar.

    Responda
  17. Rafael Pimenta

    Hahahahaha...a última coisa com quem a rolha se preocupa é com o trabalhador, faz-me rir faz.

    Responda
    1. Rafael Pimenta

      Vinicius, pior q neste discurso o q ela falou fazia algum sentido sim (diferentemente de outras vezes), mas seu intelecto deve ser por demais limitado para compreender.

    2. Vinicius Branco

      Pelo menos vc se diverte. Eu curto mais a historia do ensacamento do vento. Essa me faz rir muito ate hoje.

  18. Diogenes Cerqueira

    Porque voces estão censurando meu comentário?

    Responda
  19. Felipe Araújo Braga

    Em que pese que o sucessor de Dilma - sucessor e não substituto - Bolsonaro, foi um desastre e que Aécio Neves, seu concorrente, era também terrível, Dilma mergulhou o país numa crise econômica, isso sem Guerra lá fora e sem Pandemia. Não foi Golpe, foi a política econômica desastrada de Dilma. A esquerda tem que aceitar o quão prejudicial para o país foi a gestão de Dilma.

    Responda
  20. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Golpe com letras garrafais. A grande mídia participou ativamente.

    Responda
    1. José Araújo

      Parece que esse comentarista vinicius que escreve estes editoriais da falga!

    2. Vinicius Branco

      Chame como quiser. Felizmente prevaleceu o bom senso, com a demissão da incompetente.

  21. José Jovino

    Aí fica difícil, hein, editorialistas da Folha. Foi golpe sim. Impeachment sem crime de responsalidade, que estamos carecas de saber que não houve, é o que então? Ah vá...

    Responda
  22. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Não sei quem é pior a folha de São Paulo ou a igreja Universal , affffff aja paciência pra ler tantas asne iras

    Responda
    1. Vinicius Branco

      aNo se torture. Leia O Capital que eh mais proveitoso.

  23. Reivan Franca

    Se não houve crime de responsabilidade, foi golpe sim. Malabarismo hermenêutico não justifica o impeachment. Temer chegou a ter uma popularidade mais baixa que Dilma, teve o nome envolvido em pelo menos dois pedidos de apuração de ilícitos e mesmo assim o Congresso fechou os olhos. FOI GOLPE, ainda que a Folha diga que não.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Um golpe democrático, com o aval do STF.

  24. severino gonçalves da costa júnior

    Em que mundo a Folha vive? Afirmar que "não foi golpe" para depois justificar a retirada com base nos problemas na economia? Ainda que esse fosse o motivo politico, onde está escrito na CRF 1988 que um presidente poderá ser retirado por problemas na economia? Foi golpe mesmo!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Bom, pelo menos vc concorda que a economia foi um desastre. Ja eh um bom começo!

  25. Marcos Medeiros

    É muito triste o baixo nível em que chegou a Folha. A única razão de continuar assinando é a presença de alguns colaboradores. Os editoriais perderam total credibilidade, representam o que de mais atrasado existe na sociedade. A Folha ajudou, com Cunha e outros veículos, a dar o golpe contra Dilma e a democracia, abrindo espaço ao ba ndi do Temer, depois ao bozo, quase destruindo de vez o país. Lula está salvando o país a entrar novamente no processo do crescimento e da democracia.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ta falando daquele que se diz o mais honesto do mundo?, amigo de Cabral, Renan e Geddel, entre outros honestos? O que disse que daria um cheque em branco pro Roberto Jefferson?

  26. Emerson dos Santos

    A Folha da Ditabranda apenas está sendo coerente com a sua história. Apoiou 1964, apoiou o impeachment da Dilma, que insistem em dizer que não foi golpe; apoiaram Bolsonaro; fizeram vista grossa para a Lava-jato, Moro e Dalangnol. Enfim, só os inocentes acreditam que este jornal é comprometido com a democracia. A Folha tem lado, e não é o lado da democracia. Nunca foi, exceto quando é conveniente.

    Responda
    1. neli faria

      Fácil jogar na mídia os erros do lula: ungiu a inexperiente dilma invés de alguém experiente do partido como Marta, tarso, Benedita da Silva. A folha é um jornal imparcial: criticada pela boiada do boiadeiro anterior e pela atual. Lula só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder.

    2. Vinicius Branco

      Golpe foi o que ela deu na economia. E o pior eh que foi golpe abaixo da linha da cintura.

  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Nem vou continuar lendo . Logo de cara o editor , um ignorante, Ja sai comparando Dilma a Collor. Isso eh ração de terceira qualidade pro gado. Acho que ele quer aplicar um auto golpe.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Comparacao injusta mesmo. O Collor foi bem melhor!

  28. Antonio Carlos Pereira Britto

    A fábula de Esopo: a Folha como o lobo e a ex-presidente como o cordeiro, que vergonha!

    Responda
  29. José Ricardo Braga

    A Folha admite que pedaladas foram desculpa para o impeachment. Tenta encaixar outra de apelo popular - má gestão. O motivo real nunca se fala: foi para que se pudesse demitir. O acordo de cavalheiros era "a gente suspende a CLT (desonerações) e vocês se comprometem a não demitir". Durante o governo Temer as ruas se encheram de moradores desempregados e os juros do BC subiram. Tudo para acabar com a farra de domésticas indo pra Disney, filhos delas se formando e concorrendo com os seus, etc...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Aí é só jogar a "negrada" na rua que as contas se equilibram, né Vinícius ? (contém ironia) Como na época da Abolição...

    2. Vinicius Branco

      Depois que ela bagunçou o coreto, não tinha Temer que desse jeito!

  30. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    No momento em que é declarado, como no editorial, que a causa não foi pedaladas, e o processo todo se deu em cima disto, é evidente que foi golpe. A Folha tem que deixar esta arrogância de infalível e reconhecer que atuou do lado errado.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Jamais. Os frias tem personalidade. Fazem e depois pisam em cima.

  31. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Erros na economia e na política, não pedaladas, levaram ao impeachment de Dilma". Então, é lógico que foi golpe. Má administração não é motivo para impeachment. A Folha apoiou o golpe mas não admite sua responsabilidade. Um pouco de prurido lhe faria bem.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vinícius. Tente fazer um comentário/resposta inteligente. Acho que o senhor consegue. Então, o que comentei é lógico, ou não?

    2. Vinicius Branco

      A esquerda toda desopilando o figado. Pior eh a falta de imaginação. Parece que um copia o outro, numa ladainha chata e interminável.

  32. Nilton Silva

    A nossa presidenta cassada foi expulsa do cargo apenas por ser inepta. Não há o que se discutir.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Apenas? Como assim?

    2. Joaquim Rocha

      Bolsonaro foi 20x mais "inepto" e não houve processo de impeachment. Não houve justificativa para o impeachment de Dilma. Golpe de estado disfarçado de impeachment.

  33. Antonio Catigero Oliveira

    E o Eduardo Cunha; as arbitrariedades da Lava Jato, do Moro, Dallagnol e cia golpista ilimitada em parceria com os canais de TV, jornais, rádios etc... A 'crise econômica e política' foi criada pelos meios de comunicação; este jornal sempre achando espalhafatos bombásticos, como escutas ilegais e tantas outras aberrações fora dos trâmites legais. São atos escandalosos e vergonhosos, e a História vai contar. Não tem como mudar o rumo dos fatos, pois estão todos registrados, para quem quiser ver.

    Responda
  34. Antonio Catigero Oliveira

    Este jornal centenário quer dizer que uma Presidente eleita legitimamente pode ser deposta por enfrentar ''crise econômica'' criada e mantida pela própria mídia? Acompanho essas notícias tendenciosas desde 2010, quando Dilma foi eleita 1ªvez; os leitores que sabem o que estão lendo, perceberam o complô que surgiu desde aquela época, culminando nas manifestações de esquerda e de direita, em 2013. Mesmo assim, o Povo elegeu Dilma novamente, e o derrotado avisou que iria sabotar; e sabotou mesmo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Depois tentou pra senadora e deu no que deu. Nem a esquerda aguentou aquela senhora confusa e sem noção da realidade.

  35. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bastou o Mariane entrar de férias

    Responda
  36. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sobre o Cunha nenhuma linha....

    Responda
  37. PAULO ROBERTO HASSE

    O L Loroteiro está testando a paciência dos eleitores , do Congresso e do STF , acostumou-se a dizer asneiras sendo pouco contestado . Vai ver se cola esta conversa fiada e assim tentar reescrever a realidade do passado . Isto sim é NARRATIVA barata .

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tem alguma joia p vender ?

  38. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Uma leitura mais atenta à Constituição seria suficiente para desfazer os argumentos. Questões econômicas não levam ao impeachment! Veja os argumentos que implicam em processo de impeachment! Folha sendo Folha!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Neli e Vinicius, o LewandoWsky só acompanhou e deve estar bem arrependido. Demais não havia ainda o julgamento, que só agora veio, esclarecendo que não houve pedalada!

    2. neli faria

      Lewandoviski errou? Ele estava lá para afastar eventuais ilegalidades, por que ele nada fez? Porque sabe que impeachment é processo político. Vocês falam dos bolsonaristas, mas, são iguaizinhos.

    3. Vinicius Branco

      O STF errou?

  39. osvaldo heller da silva

    Mais uma vez a Folha não reconhece que errou. Além de reacionária é obtusa

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sei não ze. Dá p explicar. ?

    2. Jove Bernardes

      O senhor sabe o que é "reacionário", Silva?

  40. Joao Carlos Felicio de Oliveira

    Me parece, que eu deveria continuar não assinando a Folha. Que lástima!!! Cenário econômico dá direito a um impeachment então ? A Folha sabe que foi golpe, só falta assumir isso.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      So comenta quem assina. Ta dando golpe na FSP?

  41. Camila Arraes de Alencar Pimenta

    Que contrassenso, Folha! Comparar a falta de dignidade e honra com aspectos da política econômica? Comparar a Dilma e o Collor que confiscou dinheiro das poupanças? Quanta gente se matou na época do Collor por causa desses confiscos. Acho que o jornal foi imprudente ao fazer essa comparação.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ele confiscou e devolveu. O que ela fez foi uma catástrofe sem precedentes. Pagamos por isso ate hoje.

  42. marcio tulio viana

    O Jornal cai em duas contradições. A primeira quando explica o impeachment por questões econômicas. Não temos em nosso Direito esse tipo de remdio quando o governo vai mal, e muito menos em tempos de pautas bomba. A segunda quando - a despeito de sua posição tradicionalmente liberal, em termos socio-econômicos - tenta se mostrar preocupado com o "trabalhador brasileiro"...

    Responda
    1. Antônio João

      Eduardo Cunha, junto com Temer e Romero Jucá, articularam e barram todas as medidas corretivas do governo, não passou nenhuma. Foi a Câmara dos deputados, comandadas pelo trio, mancomunados que afundaram a economia ao não permitir as sucessivas tentativas de medidas corretivas mandadas pelo governo.

  43. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    Uai, e desde quando erros, que não sejam crimes, é motivo pra impedimento o Presidente? Se fosse assim, não ficava um.

    Responda
  44. Silene Barbeta

    Erros na economia e na política não são motivos para impeachment, mesmo que o tipo seja amplo! Convenhamos! Dilma virou um cachorro morto, fácil de chutar aka muito provavelmente, quem lê críticas contra ela concorda... Editorial voltado para o antipetismo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Agora ja foi. Ainda bem. E espero que continue bem longe.

  45. Ricardo Arantes Martins

    Para fazer algo de mais coerente e honesto com sua fiel militância que acredita no que o PT diz, deveriam antes de mais nada explicar na real o por que das condenações sucessivas de toda sua cúpula 3Presidentes, 2tesoureiros e 1secretário do partido. por que 2líderes de governo confessos foram presos delcidio e paloci. Parar de enganar aqueles que estão de boa-fé tornando-os gados negacionistas, tal qual os adoradores de mito e de jogar a culpa na folha, globo, congresso e supremo golpistas.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Estamos falando dos motivos que levaram ao impeachment de Dilma, Ricardo. Seu disco está riscado, repetindo, repetindo.

    2. Joao Carlos Felicio de Oliveira

      A Dilma foi julgada por algum crime ? Próximo

  46. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

    Foi golpe sim! E a Folha foi um dos que conspirou e disso jamais vou esquecer!

    Responda
  47. Alison Sales

    Uma hora dessas a Folha vem com um editorial li xo desses! Dilma cometeu erros, mas não cometeu crimes, logo FOI GOLPE SIM! Golpe inclusive midiático, com a ampla participação desse jornal.

    Responda
  48. João Eduardo

    "Ela caiu porque a sua política econômica produziu recessão monstruosa no país. O PIB recuou 3,6% em 2015 e outros 3,3% no ano seguinte" Por favor, a título de não corroborar com "fake news", nos informe onde na lei consta que essa informação de fato serviria para processar um e por fim impichar um presidente. Grato pela honestidade.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pergunte ao Congresso que a impichou, e ao STF que validou.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Esse ze Bernardes já devia ter aprendido isso.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Fonte. Minha cabeça. Foi golpe sim.. Baseado ops nisso o imbroxavel sim com x, deveria já estar preso.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Fonte. Minha cabeça. Foi golpe sim.. Baseado ops nisso o imbroxavel sim com x, deveria já estar preso.

    5. Jove Bernardes

      "A lei dos crimes de responsabilidade, que define os motivos pelos quais as casas legislativas podem processar e depor o presidente da República, é flexível a ponto de permitir o enquadramento de virtualmente qualquer governante." Está lá, João Eduardo. É por essas e outras que literalmente qualquer coisa pode servir de desculpa. A lei é falha, não há o que fazer quando a isso senão corrigi-la.

  49. Ismar Cruz

    Erros na política e na economia não configuram crime de responsabilidade. Qualquer cidadão minimamente esclarecido sabe disso. O inusitado é a Folha não saber. A destituição de um presidente legitimamente eleito sem motivação legalmente prevista é golpe. Podem chamar de "golpe parlamentar", "golpe político", "golpe jurídico". "golpe institucional", ou qualquer outra denominação. Mas que foi golpe, ah, isso foi.

    Responda
    1. Nelson Dumas

      Ué, a matéria afirma, anteriormente, essa possibilidade (considerar qq coisa como crime de responsabilidade): "A lei dos crimes de responsabilidade, que define os motivos pelos quais as casas legislativas podem processar e depor o presidente da República, é flexível a ponto de permitir o enquadramento de virtualmente qualquer governante." Leia o art. 11, da Lei 8429/1992, sobre atos que atentam contra os princípios da administração pública.

  50. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Não foi golpe"... foi gole... muito gole para escrever este editorial tonto. Bebida destilada de mais na hora de escrever dá "nisso daí". O editorialista podia fazer como os interrogados da cpi, usar a prerrogativa do silêncio. Principalmente quando sabe que bebeu demais e tem culpa no cartório. Ou então... vai dormir e sonhar com o seus filhotes: o conde drácula temer e a coisa desgovernante.

    Responda