Comentários para:

Não foi golpe

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eli moura

    se o povo deu poder só o povo pode tirar, os dois outros poderes, nas suas funções de freios e contra pesos, em acordo, podem solicitar um referendum, jamais dar um gollpe parlamentar. Figuras como Maduro ou Ortega crescem neste vácuo da democracia para se defenderem de golpes parlamentares, espalhados pelas republicas de bananas da America Latrina ruralista. Na democracia quem decide é o povo e não orgãos de imprensa, ruralistas, empresários ou juizes e deputados que os servem.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é o Collor quem tirou foi o povo nas ruas

  2. eli moura

    todos sabem que não foi crise economica que afastou Dilma, mas sim o mdb e o centrão que foram retirados de postos chaves na petrobrás, caixa e outros orgaos de estado. A alguma dúvida com a evidencia das pautas bombas, Aécio e as eleições fraudadas, o Temer assumir o governo e a primeira atitude é afastar a direção da PF que incomodava os parlamentares? A lava jato foi a catalisadora do golpe de estado parlamentar. Porque alguns continuam sustentando seus argumentos em mentiras e ódio?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ótimo comentário Moura, o golpe foi um vamos mudar, para continuar como estava.

    2. eli moura

      há alguma dúvida....

  3. José Bernardo

    O que a Folha "pensa"? Se não respeitam a própria inteligência, se a têm, respeitem a de seus leitores: se alguém é condenado por um crime que não foi crime, o que é esta condenação, senão um golpe? Um pretexto? Estão defendendo que pretextos são válidos para se destituir o chefe de um dos poderes da República?

    Responda
    1. raul neto

      Discorra sobre o impeachment do Collor...

    2. Antonio Lacerda

      Falou tudo!

  4. Henrique Marinho

    Editorial coerente, retratando o que ocorreu. Um governo ine pto quer agora beatificar outro.

    Responda
  5. Marina Ribatski

    Nenhuma surpresa que um dos maiores patrocinadores do golpe continue negando o golpe.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Para fazer algo de mais coerente e honesto com sua fiel militância que acredita no que o PT diz, deveriam antes de mais nada explicar na real o por que das condenações sucessivas de toda sua cúpula 3Presidentes, 2tesoureiros e 1secretário do partido. por que 2líderes de governo confessos foram presos delcidio e paloci. Parar de enganar aqueles que estão de boa-fé tornando-os gados negacionistas, tal qual os adoradores de mito e de jogar a culpa na folha, globo, congresso e supremo golpistas.

    Responda
    1. Marcelo Semiatzh

      Já ouviu falar da festa da cueca dos juízes da segunda instância?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Então fátima diga-me porque ela mandou seu líder de governo Delcidio PT foi pego em gravação nacional tentando levar o diretor da petrobras ligado ao partido fugir para a Espanha. lembrar que petrobras loteada 1diretor para PT 1diretor para PP e 1 diretor mdb a seu bel prazer. ou Dilma não sabia. tem dó era a ministra das minas e energia quando o esquema foi feito. Nação de negacionistas de direita e esquerda.

    3. Fatima Marinho

      Equívoco seu, Dilma foi eleita , não esteve metida em corrupção, apoiou todas as medidas contra a corrupção, centrão ficou com medo de ser pego pela lavajato precisavam tirar Dilma para enterrar a investigação. Foi golpe.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Diretamente a ver com Dilma. Veja que Lula criou o mensalão ao ser pego no esquema criou o petrolão e após indica a ilustre desconhecida ministra das minas e energia a quando da criação do esquema. só não ve quem não quer.

    5. Fatima Marinho

      Isso não tem nada que ver com a Dilma. O mandato era dela, foi golpeada e nunca esteve metida em corrupção

  7. Ricardo Andrade

    A Folha teve participação ativa e deveria ser acionada judicialmente para explicar como a presidenta foi afastada sem ter cometido crime de responsabilidade. Se erros políticos e econômicos viram justificativas, não se pode mais ter governo no Brasil. Aliás, se for assim, a Folha mentiu para o povo, afinal, até ontem, anteontem, o primeiro impeachment era justificado pela Folha pelas pedaladas. Folha band ida.

    Responda
  8. Marcelo Semiatzh

    A folha compactuou com o golpe apoiando a farsa das pedaladas e da lava jato além da tese das instâncias superiores na prisão do lula. Escondeu a insatisfação das manifestações populares reprimidas violentamente pelas PMs e apoiando e normalizando o fascismo bolsonarista até onde pode.

    Responda
  9. Maurício Lima

    Foi golpe sim!!! E este jornal participou ativamente!!

    Responda
  10. Marcos Serra

    Nada de novo na contumaz prática cínica, mentirosa e fraudulenta do PT em seu agir. Aos adversários, a forca. Aos "cumpanheirus", toda sorte de justificativas, desculpas e distorções da realidade para que fiquem isentos de qualquer responsabilidade ou culpa. A começar pelo descondenado, julgado culpado, por unanimidade, em três instâncias. Unidos na corrupção, nos desvios e falcatruas, protegem-se uns aos outros como forma de perpetuar erros cometidos. O golpe foi e continua sendo dado pelo PT.

    Responda
  11. Landson Abercrombie

    Foi golpe e está mais do que provado. E a folha participou. Ativamente. Aceita que dói menos.

    Responda
    1. Landson Abercrombie

      É interessante notar como os defensores do status quo, como essa sra. Neli Faria, pensam. Se apresentam como os únicos dotados de "racionalidade" e de uma "perspectiva isenta". Entretanto, como podemos observar em cada postagem contestando o absurdo da afirmação deste artigo, a sra. Neli fez questão de reafirmar veementemente e, muitas vezes, de maneira indelicada, o ponto de vista golpista, que tanto mal fez ao país nos ultimos seis anos. Deve ser difícil se perceber enganada todo esse tempo...

    2. neli faria

      Fanático pelo lula é igual a fanático pelo bolsonaro:até nas frases.

  12. Taniara Aguiar de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Claudio Gomes

      Eu nao assinaria um jornal golpista, vc sim? Pq nao cancela?

  13. RAUL MASCARENHAS

    Dilma e o PT serviu de boi de piranha para o centrão se safar dos casos de corrupção e anos depois chegarem ao poder com o Bozo.

    Responda
  14. eli moura

    Novamente a total baixeza em fazer leitura parcial de dados e fatos para criar narrativas. Dilma recebeu uma economia superaquecida com o consumo comprometido, enfrentou a crise do QE, o dump do petróleo, El Nino e El Nina e o golpe parlamentar foi promovido por ter afastado politicos do mdb e centrão da petrobrás e da caixa. A urgencia de politicos controlarem a lavajato foi o catalisadora. Onde esconderam os valores morais dos estagiários do editorial?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Cláudio. Exatamente por ser assinante o Armando tem o direito de comentar e expor a opinião dele. Armando, continue assinante e continue comentando e criticando a Folha como achaxr necessário.

    2. Claudio Gomes

      Eu, se fosse voce, cancelaria minha assinatura. Ja que vc acha o jornal baixo, parcial e feito por estagiarios, não é?

  15. Hermes Yaly

    Coerência típica dos petistas ao defenderem o impeachment de Collor e condenarem o da Dilma dizendo que o primeiro era (ou melhor, é) um corrupto e ela, não. Dilma não aceitou agrados de empreiteiros com fez seu criador mas fazia vista grossa para a corrupção a seu redor, o caso Pasadena é típico. Suas campanhas presidenciais foram as mais caras da História do Brasil, como comprovado no julgamento da chapa Dilma-Temer e ela achava que a dinheirama vinha de onde? Da venda de estrelinhas do PT?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Fátima: por que um completo ignóbil, bufão do baixíssimo clero, cuja base eleitoral era apenas a Vila Militar do RJ e os milicianos da baixada fluminense chegou à presidência? O PT e, pessoalmente, Lula e Dilma não tiveram culpa nisso? Se não tivessem deixado o país em escombros economicamente e sem escândalos de corrupção astronômicos, que argumentos o genocida usaria para sair da obscuridade e se projetar nacionalmente? Para a esquerda, a culpa é sempre dos outros, não é?

    2. Fatima Marinho

      Não estamos discutindo campanhas . Foi golpe e aquilo deu nisso: Bozo e os golpistas milicos e civis, 800 mil mortos pela COVID-19 , destruição

  16. Aleksander Hada Ribeiro

    Chora FSP

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, phôia, fica feio lamber saco assim em púBico. Que despudor!

    Responda
  18. jose eduardo serrao

    Ué? Esqueceram tudo que escreveram na época. Contrate um estagiário que ele faz um relatório para vocês.

    Responda
  19. Joel Domingos

    Tecnicamente falando, só há golpe de estado quando há ruptura institucional. O "impeachment" que destituiu Dilma obedeceu todos os procedimentos legais e institucionais para a troca de governantes. E Temer foi eleito, sim, pelo povo. Quando Dilma se candidatou Temer estava na chapa. Quem votou nela votou na chapa, formada pela presidente e pelo vice. Logo, Temer foi eleito democraticamente. Nada pessoal: votei nulo, mas a verdade tem que ser dita. E dói. "Dura lex sed lex".

    Responda
  20. CAROLINA Peletier

    O texto já inicia dizendo q não teve pedaladas e sim erros. Se não teve as pedaladas não teria impeachment. Logo FOI GOLPE de muita gente q tinha interesse em não ter o PT no poder, incluindo a Folha pra orquestrar opinião popular.

    Responda
  21. Mauricio Alfredo

    Que argumento mais raso feito pela FOLHA, decepção!! Importante lembrar que Collor foi absolvido por falta de provas justamente pq todos os personagens envolvidos morreram, alguns inclusive assassinados. Desde qdo incompetência é motivo para impeachment? Por acaso vivemos em uma República parlamentarista ?

    Responda
  22. Matheus Battistoni

    Foi golpe sim. A crise econômica foi causada pela Lava Jato e a queda do preço das nossas exportações, Dilma não teve culpa nenhuma. Collor caiu por corrupção comprovada. A Folha admite que o motivo do impeachment da Dilma foi uma farsa. Vergonha para o país.

    Responda
  23. Neli de Faria

    Foi golpe sim, mas do Lula em contra o Brasil! Lula por pensar apenas em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder ungiu a inexperiente Dilma invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso, Benedita da Silva, Viana,Olívio . Jogou o Brasil nas mãos de alguém inexperiente para se engrandecer. Golpe foi no processo de impeachment ter mantido os seus direitos políticos: contrariou a Constituição.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Essa inveja do Lula não vai passar nunca, Neli?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Mas por que escolheu Dilma? Lula é pego no mensalão, dai cria o petrolão para manter a base e dim dim para o PT e pega a então desconhecida ministra das minas e energia a quando da criação do petrolão e a indica. No Brasil só não ve quem não quer.

    3. Neli de Faria

      Nem para ser original o marqueteiro do PT foi. Se o marqueteiro pesquisasse, constataria 19/11/1992 manchete da Folha, Collor: é golpe ! O processo do impeachment foi endossado pelo Ministro do STF Lewandowisk. Deveria ter dito na abertura: não presido porque é golpe.Para encobrir o erro abissal do Lula os petistas querem reescrever a História. Golpe foi o erro do Lula contra o partido e principalmente, contra o Brasil . Pense mais no Brasil Lula! Perfeito Editorial.

  24. Sergio Moraes

    Não foi golpe. Opinião de quem emprestou carros para os meganhas da década de 1970...

    Responda
  25. Sergio Moraes

    Não foi golpe em 2016 e em 1964. E a Folha defendia a democracia quando emprestava carros para o DOI- CODI....

    Responda
  26. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

    A Folha sendo Folha

    Responda
  27. Gisele Escorel

    Mais coerência FSP…

    Responda
  28. Carlos Telles

    Inapetência parlamentar é o que a imprensa tanto questiona sobre o toma lá da ca, que geraram o mensalão e outras trocas que o governo tem que fazer com o parlamento para conseguir administrar o país. Justamente o que Dilma não quis fazer. Foi golpe.

    Responda
  29. Laércio Pugas

    Erros na economia e na política são motivos para interromper o mandato de um presidente, e " não foi golpe". O que foi então, excesso de democracia?

    Responda
  30. Maria Abgail Farinazzi

    Que opinião mais burguesa e a favor da manutenção do status quo. Um presidente nunca é responsável por uma economia decadente, ele é sim responsável por alavancar uma certa classe social. E sabemos que a Dilma sofreu um golpe por lutar contra os interesses da classe dominante, uma elite assassina, violenta e nojenta

    Responda
  31. paulo werner

    Então não foram as pedaladas? Que coisa! Erro na política econômica justifica interrupção do mandato popular? E coisa! Então não foi Golpe? Que coisa!

    Responda
  32. MATILVANI MOREIRA

    Parabéns FoLha de São Paulo pela coragem de enfrentar o cercadinho do Lulad! Quase tudo dominado, mas, enquanto houver imprensa livre, resta esperança!

    Responda
  33. Anete Araujo Guedes

    Foi golpe sim! midiático, militar, jurídico, parlamentar e das elites econômicas, patriarcais, escravocratas e submissas às grandes potências mundiais, para manter o Brasil apenas como mero exportador de matérias-primas, agropecuária.

    Responda
  34. Cristiano Jesus

    Em um país de elite rentista, onde até a imprensa profissional defende políticas para o rentismo, a desculpa da crise económica seria para mim piada se não fosse cínica. A Lava Jato, com seu moralismo simplório odioso, colocou sob ameaça os fisiologistas que cobraram da Dilma uma solução. Ela, a pessoa mais íntegra que eu conheço, que já passou até por tortura, mais uma vez manteve-se firme e não cedeu à ignomínia.

    Responda
  35. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    A folha veio na primeira página defender o impedimento do mandato da presidente Dilma Rousseff, como pode agora dizer que foi Contra! É muita cara de paú!!!

    Responda
  36. Daniel Gibin

    A Folha sempre fez parte dos golpes

    Responda
  37. Marcelo Moraes Victor

    Ela caiu por política, querendo salvar Lula no ápice da lava-jato, quando Moro ainda não havia caído na lama. Agora “falta de decoro, decência”, e dezenas de crimes nosso Mito gabaritou por 1460 dias sendo infinitamente pior que Dilma. Mas foi protegido por 2 ca-na lh ..as chamados Lira e Aras… Que a história os puna, que por aqui seguem rindo de nós

    Responda
  38. Pipo Falda

    A Folha precisa se tratar no divã, junto com certo colunista recalcado que não vou nomear. Se o argumento é pela legitimidade das ações do Congresso, e o projeto da Gleisi é via Congresso, a Folha talvez precise frequentar uma aula de lógica básica.

    Responda
  39. Marcelo Fogaça

    Pera lá! Ela caiu por que a economia entrou em colapso ( deixando claro que a política contribui e muito para a queda do PIB somado ao pacote Levy) ? Então foi golpe! pois não há nada na carta a possibilidade de defenestrar a presidente por questões econômicas...

    Responda
    1. Antônio João

      Eduardo Cunha, junto com Temer e Romero Jucá, articularam e barram todas as medidas corretivas do governo, não passou nenhuma. Foi a Câmara dos deputados, comandadas pelo trio, mancomunados que afundaram a economia ao não permitir as sucessivas tentativas de medidas corretivas mandadas pelo governo.

  40. Rives Passos

    Foi Temer! Foi Folha Pan! Foi Pato Amarelo Skaff da Fiesp! Foi golpe!

    Responda
  41. Karina Kanazawa Rienzo

    Que vergonha Folha, depois de toda a desgraceira que se seguiu ao impeachment ainda tem a coragem de defender o ardil perpetrado pelo Eduardo cunha e sua gangue?

    Responda
  42. Denny William da Silva

    Foi golpe.

    Responda
  43. Marcos Medeiros

    Foi golpe sim, aliás a Folha apoiou da mesma maneira que em 64, colocando o país em dificuldade econômica e social. Se fosse por inaptidão teria solicitado que o gen oci da que quase destruiu o país tivesse sofrido impeachment. No futuro próximo esse jornal estará se desculpando por ter contribuído para o bozo chegar ao poder, com apoio de militares desonestos, igrejas cassa-niqueis e milicianos, gente da pior espécie.

    Responda
  44. Leonardo Trindade

    Queremos reparação sobre os carros que a Folha emprestou à Ditadura para perseguir, torturar e matar opositores. Sobre isso nenhum pio, né?

    Responda
    1. carlos campos

      A folha sequer usou o termo ditadura, optando por ditabranda. Esperar o que deste jornal , que agora reconheça seus erros? Impossível, desde que virou porta voz do bozo pela idolatria ao paulo guedes .

    2. AIK MAURICE ESKINAZI

      A folha vai responder que não foi golpe em 64! Que o ls militares agiram corretamente pq o Jango ia conduzir o Brasil ao comunismo e bl@ bla bla...

  45. Ricardo Arantes Martins

    As nações que tem bem estar social, finalidade do Estado, são antigas democracias parlamentaristas consolidadas. Se tem problemas troca-se o gabinete num processo muito menos incisivo. Não houve golpe contra Collor ou Dilma, nenhum dos dois foi condenado no judiciário e o crime de impeachment é sem pena, o julgamento é político e o Congresso é soberano. sem assim não for o PT não pode falar nada pois foi a favor do impedimento de Collor. Simples assim.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Exato Hermes, O PT conta com o negacionismo de fanáticos. É a mais pura e destilada hipocrisia do partido. Leve-se em conta ainda que seu líder de governo no Senado, Delcidio que sucedeu Romero Jucá foi pego em gravação nacional ao tentar levar o diretor da petrobras ligado ao PT para Espanha (ambos confessos e presos). Tudo isso é esquecido.

    2. Hermes Yaly

      Engraçado defenderem o impeachment de Collor e condenarem o da Dilma dizendo que o primeiro era (ou melhor, é) um corrupto e ela, não. Dilma não aceitou mimos de empreiteiros com fez seu criador mas fazia vista grossa para a corrupção a seu redor, o caso Pasadena é típico. Suas campanhas presidenciais foram as mais caras da História do Brasil, como comprovado no julgamento da chapa Dilma-Temer e ela achava que a dinheirama vinha de onde? Da venda de estrelinhas do PT?

    3. Ricardo Arantes Martins

      Collor não foi, ele é. mas nenhum dos dois foi condenado, entenda. O processo de impeachment é político e o congresso soberano

    4. jose fernandes de lima junior

      Collor foi e é um corrupto. Sem comparação.

  46. carlos campos

    A folha, infeliz como sempre, publica uma opinião dizendo que o que derrubou Dilma nai foram as pedaladas fiscais, mas sim uma má condução da economia, ou seja , compactuando com uma tramóia q condenou uma Presidenta legalmente eleita e impedida de terminar seu mandato , por algo q nao cometeu. Se má condução de economia fosse motivo de impeachment, FHC , queridinho da midia, nao teria terminado nem seu primeiro mandato. Compactuar com um conluio é ser cúmplice dele.

    Responda
  47. Jaime Antônio Sardi

    Foi golpe sim. Cristalinamente....sabemos onde os interesses da folha se ancoram....onde as empresas deitam e rolam...escorcham os consumidores....onde gangsterismo e atividade empresarial são uma coisa só. Tenho dito.

    Responda
  48. Rubens gonçalves

    O que a folha pensa sobre a ex presidência da Dilma não vai mudar meu ponto de vista. Se o trf 1 disse que não houve crime de pedalada fiscal pela qual ela foi impichada pelo congresso. Então se confirma o golpe de estado promovido pelo parlamento e pela imprensa.

    Responda
  49. Joel Domingos

    No antepenúltimo parágrafo foi usada a expressão "inapetência parlamentar". Acho que ali caberia melhor a expressão "inaptidão parlamentar". Inapetência significa falta de apetite. Mesmo em sentido amplo, seria falta de vontade, falta de ânimo. Não apontei o suposto erro por outro caminho em off visto que a fsp nunca registra ou acata a sugestão.

    Responda
    1. carlos campos

      A meu ver Joel, a folha nunca registra ou acata sugestões apenas e tão somente porque tem ciência de que o que ela pensa , nunca é ou será a verdade. Se o fizesse, seria como q reconhecer seu viés golpista e sempre do lado errado da historia.

  50. Galdino Formiga

    Não foi golpe. Já houve a reparação com a presidência do banco.

    Responda