Comentários para:

Não foi golpe

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristina Murta

    Erros na economia não são razão para impeachment e a Folha sabe bem disso. Dilma nunca agiu "de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo". Nunca. Pelo contrário, honrou o país em várias de suas atitudes. Errou? Sim, como todos os ex-presidentes. Mas os erros dela jamais seriam razão para impeachment. Por isso, foi golpe sim. E o fato de congresso e STF validarem, carimba ainda mais o golpe. O inelegível nunca honrou o cargo e o país, nunca teve decoro e não teve impeachment

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Não teve impeachment do inelegível ou coisa desgovernante porque os presidentes da câmara comiam na sua mão, então ficavam ali sentados em cima dos pedidos de impeachment para o ... ficar bem preso. Se levantassem o odor iria zangar... cunha que o diga.

  2. TITO Ló LÃ VIO CABRAL RENOVATO SILVA

    Erros na economia não são passíveis de impeachment.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Desastres também não ?

  3. Denizi Reis

    Foi Golpe! Que deu início e pavimentou os caminhos que levaram a eleição e ascenção ao poder executivo e parlamentar gentes brasileira arcaicas, despreparada, adeptas á violências, ao capitalismo predador, ao patriarcado sem limites, racistas, foras-da-lei e que tais. Os senhores deveriam fazer autocrítica porque engrossaram caldo do golpe.

    Responda
    1. neli faria

      Agradeça a quem só pensa em si:lula . Ungiu a inexperiente dilma, para ter mais grandeza, invés de alguém experiente do partido. Elegeu bolsonaro em dezoito e seu seguidor em são paulo com o mesmo candidato. Vocês jogam na Mídia, os erros do lula. Votei para ele em vinte e dois, mas, ao digitar meu voto não deletei o meu senso crítico: só pensa em si mesmo e em seu projeto de poder.

  4. José Bernardo

    Ignorando os mais de cem comentários críticos, amanhã a FSP escolherá três para publicar no Painel do Leitor: uma crítica amena e dois elogios ao editorial. E la nave va...

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Estamos virando reféns de políticos demagogos de todos os naipes, matizes , e incapazes de apresentar alguma solução de melhorias para o cidadão comum brasileiro , onde se paga muitos impostos e não vê quase ou nenhuma melhoria .

    Responda
  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Um "editorial" com o título "Não foi golpe", mas enfatizando que não houve pedalada fiscal, quando foi isso que norteou a ação do Congresso, é incompreensível. Parece ter sido redigido por alguém depois de digerir algumas doses de bebida alcoólica.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Bebida alcoólica? Para escrever esta insanidade "não foi golpe"... não foi gole, deve ter sido algo + forte.

  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Por isso q a imprensa e o jornalismo hoje é questionado: por não reconhecer os "erros" ou crimes q cometeram contra o país, o povo e classe trabalhadora brasileira. Por isso q prospera a desinformação via fake news: o povo prefere acreditar nas suas próprias mentiras. Até hoje a mírian pig não veio a público admitir o q fez, prefere ficar no ostracismo para ver se esquecemos. Mas eu sempre lembrarei: mirian, catanhedes, xande garcia, w. wac (vampiro da madrugada), fsp e quem quiser q complete...

    Responda
  8. Denizi Reis

    Foi Golpe! Que deu início e pavimentou os caminhos que levaram a eleição e ascenção ao poder executivo e parlamentar gentes brasileira arcaicas, despreparada, adeptas á violências, ao capitalismo predador, ao patriarcado sem limites, racistas, foras-da-lei e que tais. Os senhores deveriam fazer autocrítica porque engrossaram caldo do golpe.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      É por isso... por esta falta de autocrítica e por esta cara de pau deste jornal, que muita gente hoje prefere acreditar em fake news. Recuamos pelo menos 30 anos a partir de 2016, e uma péssima imprensa, um mal jornalismo e o oportunismo da grande mídia tem muita culpa e responsabilidade por este atraso. Foi golpe sim! E a fsp tem experiência neste tipo de serviço sujo desde 64.

  9. PAULO ROBERTO HASSE

    O L Loroteiro está tentando usar o modelo soviético para tentar reescrever a história , apagar o passado negativo e só mostrar o lado positivo mas que não é real . Pensa que é estadista mas é estatista .

    Responda
  10. josé SOARES

    “Não foi golpe” e a Ditadura torturadora e assassina foi “branda”.

    Responda
  11. Orasil coelho pina

    Quando o Lula falou em reparação pelo afastamento de Dilma, pensei que ele iria pedir para ela assumir o Senado por Minas Gerais, onde teve aquela estrondosa votação.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Mineiro que elege o Zema, Nikolas, Aécio Neves, sei não...

    2. Hermes Yaly

      Por muito pouco ela não foi eleita para o Senado... Com duas vagas em disputa, ficou em quarto lugar! Só por um tantinho...

  12. Orasil coelho pina

    Realmente não dá para comparar a Dilma com Collor, a Dilma é mais brilhante, conseguiu um emprego de 300 mil por mês!

    Responda
    1. Joao Carlos Felicio de Oliveira

      Ê inveja. E o seu amiguinho Hermes está bem informado. Cada uma que eu vejo

    2. Hermes Yaly

      Ora, o Collor não é tão canhestro assim... Depois que se aliou ao PT, ganhou a indicação de uma diretoria de Petrobrás e hoje tem até Rolls Royce! E isso sem precisar ir para o outro lado do mundo!

  13. FABIO SOUZA

    Editorial para entrar para a história do jornalismo e da política nacional. Não pela qualidade, mas pelo cinismo e o despudor. Calunia ao chamar de sinecura o cargo de Dilma no BRICS (desmerece a entidade, a relevância do cargo e a capacidade da gestora) e admite que uma presidenta eleita pode ser deposta por desagradar o Mercado. E ainda tem a vigarice de usar o nome do trabalhador em vão.

    Responda
  14. Gilmar Maghenzani

    Acho melhor a foia tirar o editorial do jornal pq não acerta uma meu Deus

    Responda
  15. Joel Domingos

    Tecnicamente falando, só há golpe de estado quando há ruptura institucional. O "impeachment" que destituiu Dilma obedeceu todos os procedimentos legais e institucionais para a troca de governantes. E Temer foi eleito, sim, pelo povo. Quando Dilma se candidatou Temer compunha a chapa. Quem votou nela votou na chapa, formada pela presidente e pelo vice. Logo, Temer foi eleito democraticamente. Nada pessoal: votei nulo, mas a verdade tem que ser dita. E dói. "Dura lex sed lex".

    Responda
    1. Joel Domingos

      Se todos mentem, Cristina, segundo a Lei, não é golpe, não: é falso testemunho. Deu pra entender agora?

    2. Cristina Murta

      Seguindo a lei, se todos mentem para dizer que o processo segue a lei, e isso não é verdade, é golpe. É o chamado golpe parlamentar, executado pelo parlamento "seguindo a lei" mas mentindo sobre ela.

  16. SERGIO DIAS CANELLA

    É estranho ler diversos políticos e jornalistas hoje afirmando que o impeachment não foi golpe, embora tenha sido um erro. É estranho também que como se esquecem das PAUTAS BOMBA votadas no Congresso com o intuito de prejudicar o governo em sua tentativa de recuperar a economia, o que acabou priorando a crise que já não era pequena. Foi didático ver partidos que defendiam a responsabilidade fiscal apoiando tais procedimentos. Com toda essa trama ainda não consideram ter havido golpe.

    Responda
  17. Marcelo Magalhães

    Há algo correto no último parágrafo, quem merece reparação pelo golpe na Dilma é o trabalhador. Teto de gastos sociais, precarização dos contratos trabalhistas, confisco da previdência dos pobres, juros estratosféricos para premiar os rentistas, que não trabalham e corrosão progressiva dos serviços públicos estavam no projeto do golpe, idealizado pelos especuladores de mercado, que tiveram como consequência a insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e a fome de 33 milhões.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Isso foi o reflexo do golpe pq crime de responsabilidade se vc ver o artigo da CF não tem pedalada

  18. Valter Luiz Peluque

    Foi golpe e a Folha participou dele como toda a grande imprensa. Agora , impede a publicação do meu comentário

    Responda
    1. Claudio Gomes

      SQN. Tai seu comentario publicado. Vai se retratar?

  19. Valter Luiz Peluque

    Não só o Congresso e o Judiciário erraram na condução do golpichment aplicado a Dilma. Também a grande imprensa participou de forma decisiva para aquele desfecho e duas consequências. Um erro não justifica outro. De todo modo comparar Dilma a Collor é um absurdo histórico. E a história já está sendo escrita, goste ou não os editorialistas dos jornalões.

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    A Folha é seu dono Frias, banqueiro bilionário, são uma vergonha, representam o atraso de nossa elite. Folha, com seus golpes e tudo mais, é responsável pela chegada do monstro das joias e dos 700 mil ao poder, assim como foi em 64 responsável pelo golpe e pelas atrocidades de Ulstra.

    Responda
    1. neli faria

      Quem foi responsável pela chegada do bolsonaro no poder, foi o próprio Lula. Elegeu bolsonaro em dezoito e o seguidor dele em São Paulo com o mesmo candidato. Fácil jogar nas costas da mídia e passar a mão sobre aquele que só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder!

  21. Ricardo Arantes Martins

    Não houve golpe contra Collor ou Dilma, nenhum dos dois foi condenado no judiciário e o crime de impeachment é sem pena, o julgamento é político e o Congresso é soberano. sem assim não for o PT não pode falar nada pois foi a favor do impedimento de Collor. Por isso também que as nações que tem bem estar social, finalidade do Estado, são antigas democracias parlamentaristas consolidadas. Se tem problemas troca-se o gabinete num processo muito menos incisivo. temos de evoluir.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Lula tem dois L

    2. Gilberto Rosa

      Sim, Collor e Dilma são iguais, os dois tem L no nome.

  22. Gilberto Rosa

    Hoje em editorial, a Folha contraria a decisão de ilegalidades da destituição de Dilma, que levou a Temer e Bolsonaro. Folha esquece de dizer que o Brasil foi parado por Cunha e pela Lava Jato, que levou primeiro a Temer e ao choque neoliberal, com privatizações fraudulentas, como eletrobras, aumento gasolina para pagar bilhões a acionistas e principalmente os juros, que enchem o bolso do banqueiro bilionário Frias, dono da Folha.

    Responda
  23. neli faria

    O Boiadeiro atual falou ,o vaqueiro já entrou , e a boiada vai atrás batendo o bumbo. Depois falam dos bovídeos do boiadeiro anterior: são iguais. Perdoa-se a manada anterior, porque descobriu política em dezoito e acha que deve apoiar o eleito o resto dos dias. A manada atual? Pseudo intelectual que não sabe pensar. Perfeito Editorial. Falta do que fazer. Ou então, devolva o Mandato para Collor também.

    Responda
    1. neli faria

      Marluce: impeachment é processo político. Pedalada houve. se dilma é inocente collor também é . Ou collor não é inocente porque seu impeachment foi apoiado pelo pt?

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Neli, o que levou ao impeachment foram as alegadas pedaladas fiscais, que já na época era uma alegação que forçava a saída Dela ( na verdade todos os demais presidentes e a maioria dos governadores e prefeitos "pedalaram"). O que se Configura golpe é que a Perícia conclui que Dilma não participou de pedaladas fiscais! Ela na verdade era linha dura e não compactuava com o centrão e com o Cunha, condenado posteriormente.

    3. neli faria

      Gilberto: sou inteligente sim. Não sou fanática por político. Aprenda, senhor: político é para ser cobrado, jamais idolatrado. E repiso o que os senhores falam dos fanáticos pelo bolsonaro: são iguais.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Falta de Conteúdo e negacionismo Rosa é dizer que não houve nada. Houve a prisão sucessiva de toda cúpúla do PT, 3presidentes, 2 tesoureiros e 1secretario. 1líder do governo na camara paloci e 1líder do governo no senado e Confessos. Dai lula é pego no mensalão e cria o petrolão e com tantos nomes no PT indica a ministra de minas e energia para sucedê-lo e só não ve quem não quer. isso é o mais puro e destilado negacionismo, igual aos Coisistas que tanto criticam.

    5. Gilberto Rosa

      A Neli deve se achar a intelectual, toda hora repetindo que os outros são gado. Deve achar uma super inteligente tirada, uma expressão tão batida, completa falta de conteúdo.

  24. Alan Alves Pereira

    Curioso os editorialistas dessa Folha pedirem reparação ao trabalhador brasileiro pelos erros econômicos da presidenta. Quero saber se essa mesma Folha também está disposta a reparar, inclusive financeiramente, seu apoio serviçal a ditadura militar, época inclusive de grande lucro do jornal. Se a Folha pagar indenização ao povo brasileiro, quem sabe a história do impeachment seja mais sustentável.

    Responda
  25. neli faria

    A Verdade é uma só: para encobrir o Erro do lula ao ungir a dilma, inexperiente, técnica,como ele disse este ano, o pt diz que é golpe. Golpe foi dado pelo lula ao ungir a dilma, invés de alguém experiente do partido, ex Governador: Tarso, Benedita, Olívio, Vianna, Marta. Teriam feito um governo muito melhor do que o do lula...e apagaria seu suposto brilho.

    Responda
    1. neli faria

      Na época que lula ungiu a inexperiente dilma era.

    2. Gilmar Maghenzani

      A Marta não era do PT Neli

    3. Gilberto Rosa

      A verdade é uma só, dale arrogância!!!

  26. Filipo Studzinski Perotto

    O negócio é que a folha apoiou o golpe : impeachment, lava-jato, prisão de Lula. Ainda que se possa fazer nuances, e que se possa sim imaginar mecanismos para interromper um mandato presidencial no meio, o que aconteceu foi um tapetão, uma manobra desonesta no mínimo, com ajuda da imprensa e da direita revanchista. Nada mais correto do que se fazer essa reparação simbólica.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Neli. Aproveite e lidere um movimento a favor do Collor, para redimi-lo do impeachment.

    2. neli faria

      Interrompeu também do Collor. Ou do Collor não foi interrompido porque o pt apoiou?

  27. raul neto

    Lula foi, e é, um ótimo presidente mas errou feio ao indicar uma pessoa completamente incompetente para sucedê-lo. Essa história de golpe contra Collor e Dilma é discutivel. Eles não demonstraram a menor condição de gerenciar um país. Dilma ainda gerou bolsonaro, o genocida, corrupto, o pior presidente da história do país, que não caiu porque se entregou ao Centrão de corpo e alma.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Dilma gerou Bolsonaro como? Vencendo o Aécio na eleição?

  28. raul neto

    Para mim, com pedaladas ou sem pedaladas, o impeachment da incompetente foi correto. Bolsonaro merecia até mais que ela, impeachmente e cana. E por fim, qual a diferença entre o impeachment de dilma e de collor, petistas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O collor cometeu crime lembra do PC farias e o contrabando de ouro do Uruguai?, a Dilma não cometeu crime nenhum apenas o Cunha fez a vingança

  29. Gregorio Amarante

    Muito me conforta que ainda exista lucidez. Obrigado pelo artigo, decididamente não foi golpe.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só pq vc quer?

  30. Marcos Lima

    A técnica mais manjada de todas... oferecer pílulas de sensatez, pra destilar hipocrisia/maldade. Técnica do traficant... pra viciar o "eu paro quando quiser"; da folha pra com nós leitores, que temos vomitar com editoriais como este.

    Responda
  31. José Tarcísio Aguilar

    Foi golpe. O erro da Dilma foi não negociar com a fome por emendas e cargos do congresso. Impunidade mesmo teve o Temer. E com o jb o congresso foi ao banquete das emendas secretas de relator, algo inimaginável em qualquer projeto democrático. Além da impunidade pelo desastre da saúde na pandemia.

    Responda
  32. jose carlos toledo junior

    Pela lógica qquer presidente em crise pode ser deposto por impeachment. Dilma não perdeu apoio por inabilidade, mas orquestra da elite mais egoísta do planeta e peter pans golpistas e ambiciosos que colocam seus interesses acima do pais. Temer e Aécio nunca trabalharam e nunca se tornaram homens. Cooptaram facilmente criminoso na pres do legislativo e prometeram acabar com a lavajato. Perderam também. Aécio é deputado para não ser preso e temer, ora, um-indhiota.

    Responda
  33. Andre Rypl

    É preciso uma mistura de coragem e desfaçatez para escrever um editorial como esse. Continuem assim, talvez vocês consigam ressuscitar o Aécio.

    Responda
  34. Rodrigo de Sousa

    Um texto sem contexto para defender o indefensável.

    Responda
  35. Jose emanuel Cunha lima

    A tese do "golpe" se alimenta do fanatismo que sempre busca um mártir, um pai ( ou mãe....), um mito! E deixa a mostra o pouco apreço as regras da democracia. O "foi golpe!" é uma afirmação autoritária.

    Responda
  36. Paulo Roberto Silveira Bueno Filho

    Golpistas. Todos os governos fazem pedalada fiscal. Se fosse qualquer outro não tinha destituição do cargo de presidente, mas como e mulher e de esquerda, pode. Vivam os fascistas, o integralismo e os golpistas. Nojo desse mundo.

    Responda
  37. Abrão Lacerda

    Dilma dançou quando perdeu apoio popular ao mentir descaradamente na campanha da reeleição. Jurou de pés juntos que estava tudo bem e um mês depois de reeleita a casa caiu. Vale lembrar a arrogância da esquerda à época, tão radical quando os bonossauros de hoje, dispostos a cortar a cabeça de quem quer que seja que discordasse de suas palavras sagradas, a fonte de toda sapiência, o maná dos tapados, etc, etc.

    Responda
    1. neli faria

      Dilma no início de dois mil e treze, determinou ao Haddad para que adiasse o aumento dos transportes públicos que era sempre feito em janeiro. Fez isso para controlar a inflação. Quando o Hadad foi aumentar , houve a manifestação popular.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Esse era o discurso do Aécio, endossado pela Fsp. Na verdade há anos o mundo atravessava ondas de recessão e o Brasil não poderia escapar, apenas retardou. Tais ondas são usuais e não conduzem ao caos, mas a oposição e a fsp preferiram o oportunismo. Tanto que não foi revertida a tendência com Temer nem jb.

  38. Diogo Costa

    “Também foi compreensível a banalização do impeachment por essa Folha”, diz à Folha. Vcs estão de brincadeira, só pode…

    Responda
  39. RODRIGO FERNANDES PEREIRA

    Ou seja , o editorial reconhece que não houve pedaladas fiscais , mas por um governo desastroso era factível o impeachment ? Kkk. Piada. O lastimável editorial é vergonhoso e confirma o golpe ! P q Folha, fazes isso?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      típico de bolsonaristas se acusarem, eles mesmo se atacam

  40. Maria Tereza Castro

    Foi golpe e com a ajuda da Folha e de outros veículos de comunicação. Dilma pode ter cometido erros econômicos, mas sequer teve tempo de corrigi-los. O massacre da mídia foi desproporcional e oportunista. A folha e a midia em geral tem responsabilidade por empurrar o pais ao desastre que foram os anos pós Dilma e PT.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Impeachment sempre vai ser golpe a não ser que seja por roubo descarado, por exemplo se o bozo fosse reeleito ele seria impichado pelas joias

    2. raul neto

      E o Collor? Foi golpe também?

  41. Chiara Gonçalves

    Que piada! O autor só pode usar óleo de peroba no skincare.

    Responda
  42. Maria Tereza Castro

    Foi golpe e com a ajuda da Folha e de outros veículos de comunicação. Dilma pode ter cometido erros econômicos, mas sequer teve tempo de corrigi-los. O massacre da mídia foi desproporcional e oportunista. A folha e a midia em geral tem responsabilidade por empurrar o pais ao desastre que foram os anos pós Dilma e PT.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A mídia é a maior responsável pelo golpe e fez a propagação do ódio do PT e do Lula que culminou no bozo

  43. Gil Carlos Dias

    Um editorial abjeto, desprezível, mas que pelo menos traz a confissão da Folha de que, para ela, a forma como se tira um presidente do cargo é apenas um detalhe. E por que ainda não pediram desculpas por terem alimentado a Lava Jato até a prisão de Lula. Mas isso eles não vão confessar. Eu, um simples mortal, sabia que havia manipulação entre juiz e procuradores. A imprensa sabia o tempo todo também. E mesmo com com a vaza jato desnudando tudo, nunca houve mea culpa. E ainda perseguem Lula.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc está certíssimo foi o que aconteceu em gênero número e grau e acho que quem escreve o editorial é o dono do jornal

    2. Claudio Gomes

      Vc devia cancelar sua assinatura, se despreza tanto assim o jornal. Ficar so no 247 e Carta Capital, que tal?

  44. Joaquim Rocha

    É muita ingenuidade ou apenas má fé em afirmar que o golpe não foi goloe.

    Responda
  45. Amarildo Caetano

    Foi mais um golpe , não sœ contra Dilma ,mas contra o povo ,o que culminou com a eleição de um genocida.

    Responda
  46. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Pelo visto a Folha é parlamentarista. Impeachment de presidente é muito dolorido para o país e não pode ocorrer devido a coisas que não ocorreram. O impeachment da Dilma gerou o Bolsonaro, o que deveria fazer a Folha pensar melhor.

    Responda
  47. Ricardo Sá Miranda

    Apoia um ladrão de jóias e que cometeu diversos outros crimes, mas apoiou um golpe cont a uma mulher honesta. Essa é a telha....

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Mulher honesta, não! Honestíssima! Pena que distraída... Foi min. das Minas e Energia "presidenta" do Conselho de Administração da Petrobrás e nunca reparou no esquema milionário de corrupção na empresa, denunciado desde os anos 90 pelo saudoso Paulo Francis. Suas campanhas presidenciais foram as mais caras da História do Brasil mas ela nunca passou o pires para ninguêm! Mas tampouco quis saber quem passava...

  48. Peter Janos Wechsler

    O que conta mesmo é que Dilma foi um desastre em tudo que fez. Arrogante e petulante. Não leu o escrito em letras pequenas na compra de Pasadena. Se cercou de economistas incompetentes. O seu Currículo Lattes fajutado é prova cabal de sua honestidade intelectual. Desastre completo em todas as áreas. O trem bala prometido ainda está esperando por ela custando uma fortuna.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Gilmar. Não uso ZAP. Currículo Lattes com com diploma de mestrado e doutorado inexistentes. (já retirados) são fatos. Houve até desmentido da Unicamp. Pasadena é fato. Trem bala prometida para os jogos e custando milhões em projeto inútil é fato. ZAP é seu comentário.

    2. Gilmar Maghenzani

      Suas informações são do zap faça uma revisão

  49. Martins Costa

    O que a folha pensa? "Os carros são meus e empresto a quem quiser".

    Responda
  50. Fatima Marinho

    Folha golpista.

    Responda
    1. neli faria

      Golpista foi lula que ungiu a Dilma invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso, Benedita da Silva em dois mil e dez. Fácil jogar nas costas da mídia, e esquecer que lula só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Lula elegeu bolsonaro em dezoito e com o mesmo candidato elegeu seu seguidor em São Paulo. Criticar a mídia é mais fácil, né?

    2. Gilmar Maghenzani

      Toooooome Claudio

    3. Fatima Marinho

      Claudio, eu assino o NYT para me informar. A Folha eu leio para saber dos golpes da elite escravocrata e patrimonial.

    4. Claudio Gomes

      Pq vc não cancela sua assinatura? Eu não assinaria, nem leria um jornal que eu achasse golpista.

    5. Fatima Marinho

      Golpista, busca uma manobra diversionista colocando o caso do Collor.

    6. raul neto

      Golpista porque apoiou o impeachment do Collor?