Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Se for um imposto progressivo, é justo. O que não pode é cravar quem deixa uma casinha para os herdeiros.

    Responda
  2. Helio Siqueira

    Sou a favor de que o país tribute conforme os países mais ricos do mundo, seja EUA ou os países europeus... todo eles tributam pouco produção e circulação de mercadorias e serviços, e tributam BASTANTE o IR e tb herança e doação, de forma progressiva.

    Responda
  3. Mario Garcia

    Meter a mão no bolso do contribuinte para sustentar um Estado corrupto e ineficiente é um filme que se repete cada vez que a conta não fecha. Vide Previdência e episódios assemelhados.

    Responda
  4. MARCIA CRISTINA POLON

    Não acho justo de qualquer forma, pois que se um homem/mulher possui, digamos, 800 mil na poupança, e morre, estes 800 mil que ela tem já pagou os impostos, não veio de graça sem imposto, e ai quando o herdeiro vai pegar este dinheiro precisa pagar imposto novamente? Seria imposto sobre um valor que já foi tributado, por isso não acho justo.

    Responda
  5. Ivan Bastos

    Taxação tem de ser bem elevada para grandes fortunas. Patrimônio acima de dois milhões de reais tem de ser altíssimo. Abaixo de 200 mil isento. As novas gerações precisam trabalhar para seu sustento e contribuir por mais igualdade social, para tornar sua vida mais cheia de significado e o país receba os frutos do seu trabalho. Todos ganham com isso.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Alguns multibilionários do mundo deixarão cerva de 5% para seus filhos. São esclarecidos e sabem que a nova geração precisa de ser estimulada a trabalhar, poupar, construir, se educar etc etc. Não querem criar parasitas mórbidos, mas a cultura patrimonialista dos brasileiros é muito arcaica, vem de séculos este acúmulo de fortunas multimilionárias que tornam os herdeiros parasitas.

  6. Renate Stegmann

    Sou contra. Pois a herança foi acumulada com sobras de poupança e economias que já foram tributadas.

    Responda
  7. José Antônio

    ´´De acordo com a Tax Foundation, a taxa sobre herança mais alta do mundo, de 55%, está no Japão, seguida por Coreia do Sul (50%), França (45%) e EUA (40%). Mesmo vizinhos latino-americanos têm taxas mais altas que a do Brasil, como o Chile (25%) e o Peru (10%).``

    Responda
  8. Ramurti Barbosa

    Tinha que ser mais justo. Hoje os pobres que tem um Minha Casa Minha Vida pagam, porque a faixa de isenção é muito baixa. Tinha que elevar essa faixa de isenção e, para manter a arrecadação, compensar isso com alíquotas maiores dos mais ricos. É preciso lembrar que países em desenvolvimento como a Índia nem tem esse imposto, isso é coisa de país rico.

    Responda
  9. PAULO CURY

    acho até justo, pena que os recursos vão para o esgoto com estes governos perdulários e incompetentes.

    Responda
  10. PAULO CURY

    acho até justo, pena que os recursos vão para o esgoto com estes governos perdulários e incompetentes.

    Responda
  11. Rubens marques

    Não.

    Responda